software loja virtual em Vinhedo


Encontre software loja virtual em Vinhedo na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Loja

Casa térrea.
Pavimento térreo de, uma casa.
Casa para venda de mercadorias.
Oficina.
Habitação assobradada, ao rés do chão.
Casa de associação maçónica.


Loja

Designação do ânus da cavalgadura.


Virtual

Que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual.
Possível; susceptível de se realizar.
Potencial.
Diz-se do foco de um espelho, determinado pelo encontro dos prolongamentos geométricos dos raios luminosos.

Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Nota:Â Se procura pelo terreiro onde são plantadas videiras, consulte Vinha.Município de Vinhedo
"Cidade da Uva"BandeiraBrasãoHino
Aniversário2 de abril
Fundação31 de outubro de 1908 (110Â anos)
Emancipação2 de abril de 1949 (70Â anos)
Gentílicovinhedense
Lema"PRO BRASILIA ET SANCTO PAULO" (Pelo Brasil e por São Paulo)
Padroeiro(a)Sant'Ana
CEP13280-000 até 13289-999
Prefeito(a)Jaime César da Cruz (PSDB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Vinhedo em São PauloVinhedo Localização de Vinhedo no Brasil
23° 01' 48" S 46° 58' 30" O23° 01' 48" S 46° 58' 30" O
Unidade federativaSão Paulo
Região intermediária
Campinas Região imediata
Campinas Região metropolitanaRegião Metropolitana de Campinas
Municípios limítrofesItupeva, Itatiba, Valinhos, Louveira, Jundiaí
Distância até a capital75Â km[1]
Características geográficas
Área81,742 km² [2]
População72Â 550 hab. IBGE/2015[3]
Densidade887,55 hab./km²
Altitude725 m
Climatropical de altitude
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,817 (SP: 6°) ? muito alto PNUD/2010[4]
PIBR$ 7Â 306Â 490,00 mil IBGE/2014[5]
PIB per capitaR$ 102Â 594,74 IBGE/2014[5]
Página oficial
Prefeiturawww.vinhedo.sp.gov.br
Câmarawww.camaravinhedo.sp.gov.brVinhedo é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se na micro e mesorregião de Campinas, a 75 quilômetros da capital paulista. Com uma população de 72Â 550 habitantes segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, destaca-se por ser um dos municípios com maior Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.Índice1 História
2 Geografia2.1 Ecologia e meio ambiente
2.2 Clima
3 Demografia3.1 Composição etnica
3.2 Religião3.2.1 Catolicismo
3.2.2 Espiritismo
4 Comunicações
5 Cultura5.1 Festa da Uva
6 Turismo
7 Educação7.1 Centros de Educação Infantil (CEIs)
7.2 Escolas Municipais (EM)
7.3 Escolas Estaduais (EE)
8 Esportes
9 Governo
10 Rodovias e Transporte10.1 Rodovias
10.2 Principais ruas e avenidas
11 Ver também
12 Notas
13 Referências
14 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
A região do planalto paulista era habitada por diversos grupos indígenas, alguns, provenientes do litoral, que buscavam refúgio das guerras e da escravidão movidas pelos colonizadores ibéricos. Outros, como grupos de Tupi-Guaranys e Jês (como os Kaigang e os Kayapó meridionais), moravam na região desde antes da colonização.
Com a chegada de europeus ao continente sul-americano, a região foi percorrida pelas Bandeiras, que ocupavam terras consideradas inexploradas e caçavam índios para trabalho escravo, bem como buscavam recursos naturais como madeiras nobres, ouro e pedras preciosas, durante o século XVII. Para isso, as tribos indígenas foram dizimadas ou expulsas da região. Escravos africanos foram introduzidos para ajudar forçadamente nas Bandeiras ou trabalhar nas recém-criadas lavouras de subsistência que iam se formando no caminho para Goyáz.
No fim do século XIX fazendas cafeicultoras instalam-se na região norte do município de Jundiaí ? muitas delas aproveitando antigas fazendas que desde o século XVIII produziam açúcar e aguardente. Todo o trabalho era realizado por escravos negros. Trabalhadores brancos, principalmente imigrantes europeus patrocinados pelo governo e por fazendeiros, ocuparam as vagas deixadas pelos escravos após a abolição.
Intenso comércio entre a região cafeicultora e a capital paulista movimentava tropas de muares pela Estrada Velha de Campinas. Partindo de São Paulo rumo ao interior do Brasil, criaram-se grandes cidades a cada cerca de 50 quilômetros, e entre uma e outra, ás vezes, um ponto de parada temporária.
Entre Jundiaí e Campinas, criou-se naturalmente, em meados de 1620, um pouso de tropeiros e, para usufruto destes, uma pequena plantação de subsistência, uma ?rocinha?. Uma das primeiras propriedades instaladas no local tornar-se-ia, mais tarde, a conhecida Fazenda Cachoeira[6], que acabaria por transformar uma senzala em Quilombo, décadas depois da escravidão.
Justamente no vale entre a Fazenda Cachoeira e a Estrada Velha de Campinas, já chamada popularmente de Estrada da Boiada, a Rocinha foi se tornando, a partir de 1840, uma pequena vila onde escravos negros beneficiavam café, que logo passaria a ser vendido para cidades próximas e, posteriormente, a capital paulista. Com a abolição, os ex-escravos negros foram libertados e, sem instrução educacional nem ofertas de trabalho livre, migraram para as Minas Gerais e a capital paulista. Poucos permaneceram na pequena vila que já tinha em sua população a presença de imigrantes portugueses, espanhóis, alemães, franceses, árabes, alguns norte-americanos e principalmente italianos. Rocinha passou à condição de Vila e Distrito de Paz pertencente a Jundiaí em 31 de Outubro de 1908, por lei promulgada pelo então Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Albuquerque Lins.
Já nesta época, com a vinda de mais imigrantes italianos em substituição à de mão de obra escrava, foi introduzida na então vila de Rocinha a cultura da uva como principal produto agrícola, posto que o preço do café da região sofrera sensível queda com a expansão da produção nas cidades do centro-oeste do estado de São Paulo e a construção da estrada de ferro da Companhia Mogiana, que fazia fácil ligação entre o norte do estado e o porto de Santos, tornando obsoleta a produção cafeeira da pequena rocinha.
A uva passa então a ser a base da economia local. Espalham-se por todo o distrito as plantações de uva para produção de vinhos, vinagres, doces e o que mais se pudesse explorar das videiras que preenchem a paisagem do lugar. Rocinha então deixa de ser conhecida apenas como posto de ?paragem? e entra em franca ascensão econômica e política.
Um fato curioso ocorre em 1916: o proprietário de uma fazenda na Estrada da Boiada, cerca de dois quilômetros da estrada de ferro, contratou um trabalhador para que este ampliasse um poço para captação ou reserva de água, com aproximadamente 25 metros de profundidade.
Durante os trabalhos, um desmoronamento interno soterrou parcialmente o obreiro, que ficou preso no fundo da construção. Por cinco dias tentou-se o resgate, utilizando-se para isso todos os meios disponíveis na ocasião. O fato tomou dimensão, sendo amplamente noticiado na época. O homem não sobreviveu, e a história[7] ajudou na divulgação do nome do vilarejo.
Na década de 1920 começam a chegar as primeiras indústrias à região do distrito, como alternativa aos altos custos de instalação nos municípios de Jundiaí e Campinas. O distrito já não tinha mais aspectos de uma simples vila, e principiam os movimentos emancipatórios. Em 1948, um plebiscito oficializa a emancipação de Rocinha e seu desligamento da administração de Jundiaí. Em 2 de Abril de 1949 Rocinha torna-se município, sendo sugeridos para a nova cidade nomes como Parreiral, Videiral, Videiras, Vinhalândia e o escolhido, Vinhedo. Seus habitantes são chamados Vinhedenses.
A partir de 1950 começa a ser oficialmente realizada a Festa da Uva de Vinhedo, por iniciativa do Pe. Favorino Carlos Marrone (que anos mais tarde se tornou o Monsenhor, 1917-2009), pároco da Paróquia Sant'Ana, na região que hoje compreende o centro do município, junto à pequena capela dedicada à santa, sendo uma plataforma de divulgação do principal produto da cidade. A princípio, esta foi uma pequena celebração ao estilo das quermesses interioranas, mas hoje a festa tem números metropolitanos, tanto em custos aos cofres públicos como em geração de renda aos mesmos, além de habitualmente trazer nomes famosos da música para apresentações especiais, alavancar os lucros de uma parte do comércio local e proporcionar trabalho temporário, principalmente para os jovens da região. Desta festa os pontos positivos apontados por visitantes e moradores são o clima de "carnival" e feira agrícola; os shows de artistas famosos e de artistas populares da própria cidade e região; a oportunidade de conhecer uma das cidades tidas como mais ricas do país; e o comércio de artesanato, além de um pequeno e tradicional parque de diversões, sempre presente no evento. Os pontos negativos são uma certa decepção com os pontos turísticos da cidade; a superlotação da própria festa, realizada atualmente em recinto fechado, longe do centro da cidade; os altos preços cobrados pelos restaurantes e barracas de produtos locais; e o alto índice de furtos de automóveis nas imediações da festa.
Segundo Censo do IBGE de 2010, cerca de 58,26% das pessoas que hoje residem no município nasceram em outras cidades ou estados do país. Na ocasião do Censo, havia residentes no município apenas 1,23% de imigrantes. Cerca de 670 estrangeiros e outros 122 naturalizados.
O mesmo Censo mostrou que aproximadamente 73,28% da população se declarava Branca, e 25,8% se declarava Negra, sendo 21,88% Parda, 3,8% Preta e 0,12% Indígena. Outros 0,8% se declaravam Orientais, e 0,12% se declarava Mestiça, de outras raças/cores ou não responderam. Segundo a mesma pesquisa, cerca de 11,4% da população tem 60 anos ou mais. Vinhedo tem cerca de 12.740 crianças com idades até 14 anos, cerca de 20% de sua população, e enfrenta déficit de vagas em creches e escolas públicas para essa faixa de idade. Aproximadamente 16% da população de Vinhedo tem algum tipo de limitação motora, sensorial ou mental. O sistema público de saúde do município também passa por reestruturação e possui pontos aprovados e reprovados por seus habitantes.
Em geral, a cidade oferece boa qualidade de vida, enquanto por outro lado, o custo de vida seja considerado alto.
Ao lado das vizinhas Valinhos e Louveira, Vinhedo é conhecida pelo grande número de condomínios com residências de alto padrão.
Também é notório o sistema de vigilância monitorada em diversos pontos da cidade, o que ajuda a manter estáveis os índices de violência e criminalidade na cidade, que tendem a subir concomitante divulgam-se os dados da economia local. Devido às constantes reportagens sobre a estrutura e qualidade de vida do município (com um dos maiores IDHs do país), um grande número de pessoas vem à cidade em busca de melhores condições de vida, com frequência demandando uma infraestrutura que a cidade ainda tem que desenvolver.Geografia[editar | editar código-fonte]
Ecologia e meio ambiente[editar | editar código-fonte]
A maior parte da vegetação original que tinha na cidade, a Mata Atlântica, foi devastada. Assim como outros 13 municípios da Região Metropolitana de Campinas, o município sofre severa tensão ambiental. Vinhedo, juntamente com Campinas e Artur Nogueira, é considerada uma das áreas mais sujeitas a inundações e assoreamento e responde por menos de 5% da cobertura vegetal.
Para tentar reverter esse quadro, vários projetos foram e estão sendo realizados e planejados, como a construção de corredores ecológicos. Há também vários projetos ambientais para combater a destruição das matas ciliares localizadas às margens dos rios Cachoeira, Capivari e Pinheirinho, que apresentam alto índice de poluição de suas águas. Atualmente, é importante preservar o Parque Municipal Jayme Ferragut, em Vinhedo. O parque tem uma área de 877 m², sendo um dos principais parques da RMC.[8]Clima[editar | editar código-fonte]
O clima de Vinhedo é considerado tropical em altitude (do tipo Cwa) na classificação climática de Köppen-Geiger, segundo o Centro de Meteorologia e Climatização Aplicada à Agricultura (CEPAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com a diminuição das chuvas no inverno e temperatura média anual de 18,0 ºC, com invernos secos e amenos e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. O mês mais quente, janeiro, tem uma temperatura média de 21,6 ° C, e a mais fria, julho, de 15,2 ° C. O outono e a primavera são estações de transição. A precipitação média é de aproximadamente 1.404 milímetros (mm) anuais, concentrada entre outubro e março, sendo janeiro o mês de maior precipitação (191 mm). As precipitações ocorrem principalmente na forma de chuva e, às vezes de granizo, podendo ser de intensidade intensa e ainda acompanhadas de raios e trovoadas. A umidade do ar é relativamente alta, com médias mensais entre 60% e 80%, com uma média anual de 71%, podendo ficar abaixo de 30%, principalmente no período da tarde, durante o inverno, o que contribui para o aumento de queimados nas colinas e arbustos, principalmente na área rural, bem como pelo desmatamento e liberação de poluentes na atmosfera, prejudicando ainda mais a qualidade do ar.[9]
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para o período de 1961 a 1967 (até 31 e agosto) e 1971 a 1981 (até 31 de março) a temperatura mais baixa registrada em Vinhedo foi de 0,6 ° C em agosto de 1965 e julho 18, 1975, e a mais alta alcançou 37,7 ° C em 21 de setembro de 1961. A maior precipitação acumulada em 24 horas foi de 106,1 mm em 22 de outubro de 1963. A menor umidade do ar foi de 15% em 9 de setembro de 1963.[10]Demografia[editar | editar código-fonte]
Composição etnica[editar | editar código-fonte]
Segundo Censo do IBGE de 2010, cerca de 58,26% das pessoas que hoje residem no município nasceram em outras cidades ou estados do país. Na ocasião do Censo, havia residentes no município apenas 1,23% de imigrantes. Cerca de 670 estrangeiros e outros 122 naturalizados.
O mesmo Censo mostrou que aproximadamente 73,28% da população se declarava Branca, e 25,8% se declarava Negra, sendo 21,88% Parda, 3,8% Preta e 0,12% Indígena. Outros 0,8% se declaravam Orientais, e 0,12% se declarava Mestiça, de outras raças/cores ou não responderam. Segundo a mesma pesquisa, cerca de 11,4% da população tem 60 anos ou mais. Vinhedo tem cerca de 12.740 crianças com idades até 14 anos, cerca de 20% de sua população, e enfrenta déficit de vagas em creches e escolas públicas para essa faixa de idade. Aproximadamente 16% da população de Vinhedo tem algum tipo de limitação motora, sensorial ou mental. O sistema público de saúde do município também passa por reestruturação e possui pontos aprovados e reprovados por seus habitantes.[11]Religião[editar | editar código-fonte]
Catolicismo[editar | editar código-fonte]
Vinhedo pertence à Arquidiocese de Campinas. A cidade possui 4 paróquias, nomeadamente a Paróquia de Sant'Ana (Centro), a Paróquia de São Sebastião (Bairro Nova Vinhedo), a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes (Bairro Capela) e a Paróquia de São Francisco de Assis (Vila João XXIII).[12] Mas, sem qualquer dúvida, a maior referência religiosa da cidade se trata da igreja de Nossa Senhora do Desterro, a igreja do Mosteiro de São Bento, no qual reside um importante órgão de tubos de fabricação nacional. Aos domingos, às 8h, é celebrada a missa solene da comunidade monástica, que atrai diversos fieis da região de Campinas e de todo Estado de São Paulo, justamente pelo uso de tão sublime instrumento e pelo emprego do canto gregoriano e do canto coral nas celebrações.
Protestantismo
Além de inúmeras igrejas evangélicas, está presente também no município a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Bairro Nova Vinhedo).Espiritismo[editar | editar código-fonte]
Vinhedo possui seis núcleos de espiritismo, entre os quais todos os fiéis da referida religião, o centro espírita mais conhecido do município, é o Centro Espírita "Paulo de Tarso", Casa de Oração "Caminho das Flores e da Luz", Centro Espírita " Allan Kardec ", Centro Espírita" Batuíra de Vinhedo ", Fraternidade" Luís Sérgio ", Grupo Espírita" Amor e Luz ".[13]Comunicações[editar | editar código-fonte]
A cidade era atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[14], que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[15], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[16] para suas operações de telefonia fixa.Cultura[editar | editar código-fonte]
Responsável pelo setor cultural de Vinhedo, a Secretaria Municipal de Cultura visa planejar e implementar políticas culturais do município por meio do desenvolvimento de programas, projetos e atividades voltadas ao desenvolvimento cultural. Vinhedo tem um teatro municipal, centros culturais e uma biblioteca pública.[17]Festa da Uva[editar | editar código-fonte]
O evento começou antes mesmo da emancipação do município. Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Piazza Sant'Anna em 1948. Com o avanço dos tempos aumentou suas proporções. Em 2009, a Festa da Uva realizou a Festa do Vinho, que em 2016 estará em sua 7ª edição e que foi incorporada ao calendário de eventos do município.[18]
Atualmente, as festividades acontecem no Parque Municipal Jayme Ferragut e recebem milhares de pessoas, tanto locais como turistas. Tem diversas atrações como exposição e venda e leilão de frutas, artesanato, parque de diversões, shows com artistas de renome nacional, apresentações de dança, bandas regionais em vários estilos musicais, performances variadas, praça de alimentação, desfile de cavaleiros, passeio de motociclistas, entre outras atividades.
O evento também elege anualmente suas promotoras, mulheres de 18 a 35 anos que divulgam a festa em outros eventos e veículos de mídia da região e do estado.[19]Turismo[editar | editar código-fonte]
Vista da Montanha Russa Montezum do Parque Temático Hopi Hari, em Vinhedo.
Parque Temático Hopi Hari, na Rodovia dos Bandeirantes (acesso somente por Jundiaí ou Campinas).
Igreja Matriz de Sant'Ana, no centro da cidade.
Avenida Apparecida Tellau Seraphim, acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 78.
Parque Municipal Jayme Ferragut, local da Festa da Uva, do Parque Aquático Municipal e da sede do Grupo Escoteiro Vinhedo.
Portal do Imigrante, com Monumento ao Imigrante e Memorial do Imigrante, no Jardim Itália.
Centro Cultural Engº Güerino Mário Pescarini e Teatro Sylvia Alencar Matheus, no centro da cidade.
Estação Ferroviária de Cargas e Passageiros[20] (desativada, tem prédio histórico atualmente abandonado), no centro da cidade.
Represa João Gasparini.
Fazenda Cachoeira e Quilombo remanescente (patrimônio abandonado).[21]
Cristo Redentor e novo Portal de acesso à cidade de Itatiba.
Mosteiro de São Bento em Vinhedo.
Casa de Retiro Siloé.
Observatório Abrahão de Moraes (mantido pela USP, pertence ao município de Valinhos, acesso somente sob agendamento prévio).[22]
Bosque Municipal José Carlos Giunco (desativado, possuía área verde nativa, trilhas, área para piqueniques, mini zoológico e cachoeira).
Praça do Aquários, no bairro residencial Aquários.
Igreja de São Sebastião, no bairro Nova Vinhedo.[23]
Adega Ferragut (vinho artesanal, suco de uva, frutas da época, visita monitorada à plantação de uva e produção de vinho e suco).
Educação[editar | editar código-fonte]
O português é a língua nacional oficial e, portanto, a principal língua ensinada nas escolas. Mas o inglês e o espanhol fazem parte do currículo oficial do ensino médio. Vinhedo tem cerca de 12.740 crianças de até 14 anos, cerca de 20% de sua população, e enfrenta escassez de vagas em creches e escolas públicas para essa faixa etária.[24]
Em 2015, os alunos dos anos iniciais da rede pública da cidade tinham uma nota média de 6,6 no IDEB. Para os alunos nos anos finais, essa nota foi de 5,2. Na comparação com cidades do mesmo estado, a nota dos alunos dos anos iniciais situou esta cidade na posição 127 de 645. Considerando a nota dos alunos dos anos finais, a posição passou para 123 de 645. A taxa de a escolaridade (de 6 a 14 anos) foi de 97,5 em 2010. Posicionou o município na posição 446 de 645 entre as cidades do estado e na posição 2904 de 5570 entre as cidades do Brasil.[25]Centros de Educação Infantil (CEIs)[editar | editar código-fonte]
CEI. Branca de Neve
CEI. Chapeuzinho Vermelho
CEI. Cuca
CEI. Emília
CEI. Grilo Falante
CEI. Mágico de Oz
CEI. Marquês de Rabicó
CEI. Monteiro Lobato
CEI. Narizinho
CEI. Pequeno Príncipe (Complexo Educacional Norberto Elias)
CEI. Pequeno Polegar
CEI. Peter Pan
CEI. Saci-Pererê
CEI. Sítio do Pica-Pau Amarelo
CEI. Tia Anastácia
CEI. Tio Barnabé
CEI. Turma da Mônica
CEI. Vila Sésamo
CEI. Visconde de Sabugosa
CEI. Pedrinho
(Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo)Escolas Municipais (EM)[editar | editar código-fonte]
'Do 1º ao 9º ano do ensino fundamental' EM. Abel Maria Torres
EM. Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben
EM. Dom Mathias
EM. Dr. Abrahão Aun
EM. Jair Mendes de Barros
EM. Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut (Complexo Educacional Norberto Elias)
EM. Integração
EM. Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro
EM. Professora Darci Ana Dêgelo Briski
EM. Professora Maria de Lourdes Von Zuben
EM. Professora Magdalena Lébeis
EM. Professor André Franco Montoro
EM. Professor Cláudio Gomes
EM. Professor Ricardo Junco Neto
(Fonte: Prefeitura Municipal de Vinhedo)Escolas Estaduais (EE)[editar | editar código-fonte]
Embora não façam parte da Rede Municipal de Educação e estejam diretamente ligadas ao governo estadual, as escolas abaixo mencionadas estão localizadas no município.EE. Israel Schoba
EE. Profª Maria do Carmo Ricci Von Zuben
EE. Patriarca da Independência
(Fonte: Governo do Estado de São Paulo)Esportes[editar | editar código-fonte]
Vinhedo abriga clubes de futebol conhecidos regionalmente, que são em grande parte equipes de amadores. Está presente nos clubes de voleibol, rúgbi entre outros. O Município de Vinhedo, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, vem investindo para que toda a população tenha acesso ao esporte, oferecendo academias ao ar livre. Esse investimento tem atraído mais investimentos para o município e, assim, despertando o interesse dos moradores com a prática do esporte.[26]Governo[editar | editar código-fonte]
A administração municipal é dada pelos poderes executivo e legislativo. O poder executivo é exercido pelo prefeito, auxiliado por seu gabinete de secretários e eleito por voto direto para um mandato de quatro anos. Vinhedo teve como primeiro prefeito Abrahão Aun, que permaneceu no cargo entre 1949 e 1953. O atual prefeito é Jaime César da Cruz, vice-prefeito que foi empossado após a destituição do ex-prefeito Milton Álvaro Serafim, tendo como vice Claudineia Vendemiatti Serafim, ambos do PSDB O poder legislativo é exercido por 13 vereadores.[27]Rodovias e Transporte[editar | editar código-fonte]
Rodovias[editar | editar código-fonte]
SP-330 - Rodovia Anhanguera
SP-348 - Rodovia dos Bandeirantes (sem acesso à cidade, passando apenas pelo território)
SP-332 - Rodovia Visconde de Porto Seguro (Estrada da Boiada)
SP-324 - Rodovia Miguel Melhado Campos (Vinhedo-Viracopos)
Principais ruas e avenidas[editar | editar código-fonte]
Avenida Independência (principal via da cidade, proporcionando acesso às diversas regiões e bairros do município).
Estrada da Boiada (estrada por onde chegaram os bandeirantes a Vinhedo, além de ter sido anteriormente utilizada para transporte de gado. Atualmente, dá acesso à saída Norte da cidade em direção ao município de Valinhos).
Rua Nove de Julho (principal via do centro comercial da cidade).
Avenida Apparecida Tellau Seraphim e Avenida dos Imigrantes (Dá acesso ao portal da cidade e alguns dos principais condomínios do município).
Rua Humberto Pescarini (rua onde está localizada a Prefeitura Municipal e a Igreja Matriz de Sant'Ana).
Rua Manoel Matheus (rua que proporciona acesso às diversas regiões e bairros do município).
Avenida Presidente Castelo Branco (via que liga a cidade de Vinhedo a Valinhos).
Estrada da Capela (via que liga a cidade à região Oeste, a mais populosa do município).
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de prefeitos de VinhedoNotas[editar | editar código-fonte]
http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/ranking/
http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/vinhedo_sp
http://www.vinhedo.sp.gov.br/noticia.php?id=9038
http://www.vinhedo.sp.gov.br/interna.php?id=103
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6093.htm
http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=355670
http://www.vinhedo.sp.gov.br/noticia.php?id=9566
Referências? «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 28 de janeiro de 2011 ? IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 ? «Censo Populacional 2015». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de agosto de 2015. Consultado em 15 de outubro de 2015 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de agosto de 2013 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 12 jun. 2017 ? http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/02/ig_paulista/243483-ltima-quilombola-de-vinhedo-e-derrubada.html? http://www.fn10.com.br/vinhedo-o-que-aconteceu-com-o-homem-do-poco/? «Pontos Turísticos». www.camaravinhedo.sp.gov.br. Consultado em 7 de julho de 2018 ? «Clima em Vinhedo». Meteo Blue. 1 de fevereiro de 2017. Consultado em 5 de março de 2018 ? «Clima característico em Vinhedo, Brasil durante o ano - Weather Spark». pt.weatherspark.com. Consultado em 7 de julho de 2018 ? «População étnica de Vinhedo». População Net. 1 de janeiro de 2018. Consultado em 3 de março de 2018 ? Carlos, João (3 de março de 2016). «Turismo Religioso de Vinhedo». Consultado em 3 de março de 2017 ? Tarso, Centro Espírita - Paulo de. «Centro Espírita - Paulo de Tarso». Centro Espírita - Paulo de Tarso ? «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) ? «Nossa História». Telefônica / VIVO ? GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 ? «Cultura e Turismo». 1 de janeiro de 2018. Consultado em 6 de maio de 2018 ? «Oficialização do evento» (PDF). 23 de janeiro de 208. Consultado em 6 de junho de 2018 Verifique data em: |data= (ajuda)? «Festa da Uva e do Vinho». Secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo. 2 de fevereiro de 2018. Consultado em 3 de junho de 2018 ? https://sinfer.wordpress.com/2015/04/05/antiga-estacao-ferroviaria-de-vinhedo-vai-abrigar-centro-cultural/? http://portal.folhanoticias.com.br/noticia.php?id=9368? http://www.usp.br/mapas/materia01.html? http://arquidiocesecampinas.com/local/paroquia-sao-sebastiao-2? «IBGE - Vinhedo». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 1 de outubro de 2015. Consultado em 5 de julho de 2018 ? Lorezon, Gilberto (1 de janeiro de 2013). «Unidades da Rede Municipal de Ensino». Prefeitura Municipal de Vinhedo. Consultado em 6 de julho de 2018 ? «Secretaria de Esporte da Prefeitura define formato do Futebol Amador 2017». Prefeitura de Vinhedo. 26 de janeiro de 2017. Consultado em 6 de junho de 2018 ? Municipal, Acessoria (1 de janeiro de 2018). «Histórico da Cidade». Prefeitura de Vinhedo. Consultado em 6 de julho de 2018Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da prefeitura
Vinhedo no WikiMapia
Portal do Brasil Portal de São Paulo
vde Telecomunicações em São PauloEmpresaspaulistas
CETERP
COTESP
CTB
CTBC-Borda do Campo
TELESP
Telesp Celular
Código de área(DDD) 11
Alumínio
Araçariguama
Arujá
Atibaia
Barueri
Biritiba Mirim
Bom Jesus dos Perdões
Bragança Paulista
Cabreúva
Caieiras
Cajamar
Campo Limpo Paulista
Carapicuíba
Cotia
Diadema
Embu das Artes
Embu-Guaçu
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guararema
Guarulhos
Igaratá
Itapecerica da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Itatiba
Itu
Itupeva
Jandira
Jarinu
Joanópolis
Jundiaí
Juquitiba
Mairinque
Mairiporã
Mauá
Mogi das Cruzes
Morungaba
Nazaré Paulista
Osasco
Pedra Bela
Pinhalzinho
Piracaia
Pirapora do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Salesópolis
Salto
Santa Isabel
Santana de Parnaíba
Santo André
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Paulo
São Roque
Suzano
Taboão da Serra
Tuiuti
Vargem
Vargem Grande Paulista
Várzea Paulista
Código de área(DDD) 12
Aparecida
Arapeí
Areias
Bananal
Caçapava
Cachoeira Paulista
Campos do Jordão
Canas
Caraguatatuba
Cruzeiro
Cunha
Guaratinguetá
Ilhabela
Jacareí
Jambeiro
Lagoinha
Lavrinhas
Lorena
Monteiro Lobato
Natividade da Serra
Paraibuna
Pindamonhangaba
Piquete
Potim
Queluz
Redenção da Serra
Roseira
Santa Branca
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São José do Barreiro
São José dos Campos
São Luís do Paraitinga
São Sebastião
Silveiras
Taubaté
Tremembé
Ubatuba
Código de área(DDD) 13
Bertioga
Cajati
Cananeia
Cubatão
Eldorado
Guarujá
Iguape
Ilha Comprida
Itanhaém
Itariri
Jacupiranga
Juquiá
Miracatu
Mongaguá
Pariquera-Açu
Pedro de Toledo
Peruíbe
Praia Grande
Registro
Santos
São Vicente
Sete Barras
Vicente de Carvalho
Código de área(DDD) 14
Águas de Santa Bárbara
Agudos
Álvaro de Carvalho
Alvinlândia
Anhembi
Arandu
Arco-Íris
Arealva
Areiópolis
Avaí
Avaré
Balbinos
Bariri
Barra Bonita
Bastos
Bauru
Bernardino de Campos
Bocaina
Bofete
Boraceia
Borebi
Botucatu
Brotas
Cabrália Paulista
Cafelândia
Campos Novos Paulista
Canitar
Cerqueira César
Chavantes
Conchas
Coronel Macedo
Dois Córregos
Duartina
Espírito Santo do Turvo
Fartura
Fernão
Gália
Garça
Getulina
Guaiçara
Guaimbê
Guarantã
Herculândia
Iacanga
Iacri
Iaras
Ibirarema
Igaraçu do Tietê
Ipaussu
Itaí
Itapuí
Itatinga
Jaú
Julio Mesquita
Lençóis Paulista
Lins
Lucianópolis
Lupércio
Macatuba
Manduri
Marília
Mineiros do Tietê
Ocauçu
Óleo
Oriente
Oscar Bressane
Ourinhos
Paranapanema
Pardinho
Paulistânia
Pederneiras
Piraju
Pirajuí
Piratininga
Pompeia
Pongaí
Pratânia
Presidente Alves
Promissão
Queiroz
Quintana
Reginópolis
Ribeirão do Sul
Sabino
Salto Grande
Santa Cruz do Rio Pardo
São Manuel
São Pedro do Turvo
Sarutaiá
Taguaí
Taquarituba
Tejupá
Timburi
Torrinha
Tupã
Ubirajara
Uru
Vera Cruz
Código de área(DDD) 15
Alambari
Angatuba
Apiaí
Araçoiaba da Serra
Barão de Antonina
Barra do Chapéu
Barra do Turvo
Boituva
Bom Sucesso de Itararé
Buri
Campina do Monte Alegre
Capão Bonito
Capela do Alto
Cerquilho
Cesário Lange
Guapiara
Guareí
Ibiúna
Iperó
Iporanga
Itaberá
Itaoca
Itapetininga
Itapeva
Itapirapuã Paulista
Itaporanga
Itararé
Jumirim
Laranjal Paulista
Nova Campina
Piedade
Pilar do Sul
Porangaba
Porto Feliz
Quadra
Ribeira
Ribeirão Branco
Ribeirão Grande
Riversul
Salto de Pirapora
São Miguel Arcanjo
Sarapuí
Sorocaba
Tapiraí
Taquarivaí
Tatuí
Tietê
Torre de Pedra
Votorantim
Código de área(DDD) 16
Altinópolis
Américo Brasiliense
Aramina
Araraquara
Barrinha
Batatais
Boa Esperança do Sul
Borborema
Brodowski
Buritizal
Cajuru
Cândido Rodrigues
Cássia dos Coqueiros
Cravinhos
Cristais Paulista
Dobrada
Dourado
Dumont
Fernando Prestes
Franca
Guará
Guariba
Guatapará
Ibaté
Ibitinga
Igarapava
Ipuã
Itápolis
Itirapuã
Ituverava
Jaboticabal
Jardinópolis
Jeriquara
Luiz Antônio
Matão
Miguelópolis
Monte Alto
Morro Agudo
Motuca
Nova Europa
Nuporanga
Orlândia
Patrocínio Paulista
Pedregulho
Pitangueiras
Pontal
Pradópolis
Ribeirão Bonito
Ribeirão Corrente
Ribeirão Preto
Rifaina
Rincão
Sales Oliveira
Santa Cruz da Esperança
Santa Ernestina
Santa Lúcia
Santa Rosa do Viterbo
Santo Antônio da Alegria
São Carlos
São Joaquim da Barra
São José da Bela Vista
São Simão
Serra Azul
Serrana
Sertãozinho
Tabatinga
Taiaçu
Taiuva
Taquaral
Taquaritinga
Trabiju
Vista Alegre do Alto
Código de área(DDD) 17
Adolfo
Altair
Álvares Florence
Américo de Campos
Aparecida d'Oeste
Ariranha
Aspásia
Auriflama
Bady Bassitt
Bálsamo
Barretos
Bebedouro
Cajobi
Cardoso
Catanduva
Catiguá
Cedral
Colina
Colômbia
Cosmorama
Dirce Reis
Dolcinópolis
Elisiário
Embaúba
Estrela d'Oeste
Fernandópolis
Floreal
Gastão Vidigal
General Salgado
Guaíra
Guapiaçu
Guaraci
Guarani d'Oeste
Guzolândia
Ibirá
Icém
Indiaporã
Ipiguá
Irapuã
Itajobi
Jaborandi
Jaci
Jales
José Bonifácio
Macaubal
Macedônia
Magda
Marapoama
Marinópolis
Mendonça
Meridiano
Mesópolis
Mira Estrela
Mirassol
Mirassolândia
Monções
Monte Aprazível
Monte Azul Paulista
Neves Paulista
Nhandeara
Nipoã
Nova Aliança
Nova Canaã Paulista
Nova Castilho
Nova Granada
Nova Luzitânia
Novais
Novo Horizonte
Olímpia
Onda Verde
Orindiúva
Ouroeste
Palestina
Palmares Paulista
Palmeira d'Oeste
Paulo de Faria
Pedranópolis
Pindorama
Pirangi
Poloni
Pontalinda
Pontes Gestal
Populina
Potirendaba
Riolândia
Rubineia
Sales
Santa Adélia
Santa Albertina
Santa Clara d'Oeste
Santa Fé do Sul
Santa Rita d'Oeste
Santa Salete
Santana da Ponte Pensa
São Francisco
São João das Duas Pontes
São João de Iracema
São José do Rio Preto
Sebastianópolis do Sul
Severinia
Tabapuã
Tanabi
Terra Roxa
Três Fronteiras
Turmalina
Ubarana
Uchoa
União Paulista
Urânia
Urupês
Valentim Gentil
Viradouro
Vitória Brasil
Votuporanga
Código de área(DDD) 18
Adamantina
Alfredo Marcondes
Alto Alegre
Álvares Machado
Andradina
Anhumas
Araçatuba
Assis
Avanhandava
Barbosa
Bento de Abreu
Bilac
Birigui
Borá
Braúna
Brejo Alegre
Buritama
Caiabu
Caiuá
Cândido Mota
Castilho
Clementina
Coroados
Cruzália
Dracena
Echaporã
Emilianópolis
Estrela do Norte
Euclides da Cunha Paulista
Flora Rica
Flórida Paulista
Florínea
Gabriel Monteiro
Glicério
Guaraçaí
Guararapes
Iepê
Ilha Solteira
Indiana
Inúbia Paulista
Irapuru
Itapura
João Ramalho
Junqueirópolis
Lavínia
Lourdes
Lucélia
Luziânia
Lutécia
Marabá Paulista
Maracaí
Mariápolis
Martinópolis
Mirandópolis
Mirante do Paranapanema
Monte Castelo
Murutinga do Sul
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Nova Independência
Osvaldo Cruz
Ouro Verde
Pacaembu
Palmital
Panorama
Paraguaçu Paulista
Parapuã
Pauliceia
Pedrinhas Paulista
Penápolis
Pereira Barreto
Piacatu
Piquerobi
Pirapozinho
Planalto
Platina
Pracinha
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Quatá
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rinópolis
Rosana
Rubiácea
Sagres
Salmourão
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Antônio do Aracanguá
Santo Expedito
Santópolis do Aguapeí
São João do Pau-d'Alho
Sud Mennucci
Suzanápolis
Taciba
Tarabai
Tarumã
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista
Turiúba
Valparaíso
Zacarias
Código de área(DDD) 19
Aguaí
Águas da Prata
Águas de Lindoia
Águas de São Pedro
Americana
Amparo
Analândia
Araras
Artur Nogueira
Caconde
Campinas
Capivari
Casa Branca
Charqueada
Conchal
Cordeirópolis
Corumbataí
Cosmópolis
Descalvado
Divinolândia
Elias Fausto
Engenheiro Coelho
Espírito Santo do Pinhal
Estiva Gerbi
Holambra
Hortolândia
Indaiatuba
Ipeúna
Iracemápolis
Itapira
Itirapina
Itobi
Jaguariúna
Leme
Limeira
Lindoia
Louveira
Mococa
Mogi Guaçu
Mogi Mirim
Mombuca
Monte Alegre do Sul
Monte Mor
Nova Odessa
Paulínia
Pedreira
Piracicaba
Pirassununga
Porto Ferreira
Rafard
Rio Claro
Rio das Pedras
Saltinho
Santa Bárbara d'Oeste
Santa Cruz da Conceição
Santa Cruz das Palmeiras
Santa Gertrudes
Santa Maria da Serra
Santa Rita do Passa Quatro
Santo Antônio de Posse
Santo Antônio do Jardim
São João da Boa Vista
São José do Rio Pardo
São Pedro
São Sebastião da Grama
Serra Negra
Socorro
Sumaré
Tambaú
Tapiratiba
Valinhos
Vargem Grande do Sul
Vinhedo
Relacionados
Códigos de área (DDD) de todos os municípios paulistasvde Região Metropolitana de CampinasMunicípios:Americana ? Artur Nogueira ? Campinas ? Cosmópolis ? Engenheiro Coelho ? Holambra ? Hortolândia ? Indaiatuba ? Itatiba ? Jaguariúna ? Monte Mor ? Morungaba ? Nova Odessa ? Paulínia ? Pedreira ? Santa Bárbara d'Oeste ? Santo Antônio de Posse ? Sumaré ? Valinhos ? VinhedoSão Paulo, Brasil