orçamento webdesign em Franco da Rocha


Encontre orçamento webdesign em Franco da Rocha na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

 Nota: Para o médico psiquiatra brasileiro, veja Francisco Franco da Rocha.Município de Franco da Rocha
"Franco"
Vista do centro de Franco da RochaBandeiraBrasãoHino
Aniversário30 de novembro
Fundação21 de setembro de 1934 (84Â anos)
Emancipação30 de novembro de 1944 (74Â anos)-de Juquery
Gentílicofranco-rochense
CEP07800-001 ? 07899-999
Prefeito(a)Kiko Celeguim (PT)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Franco da Rocha em São PauloFranco da Rocha Localização de Franco da Rocha no Brasil
23° 19' 19" S 46° 43' 37" O23° 19' 19" S 46° 43' 37" O
Unidade federativaSão Paulo
Região intermediária
São Paulo IBGE/2017 [1]Região imediata
São Paulo IBGE/2017Região metropolitanaSão Paulo
Municípios limítrofes7 Norte: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Atibaia Leste: Mairiporã Sul: Caieiras Oeste: Cajamar
Distância até a capital27Â km[2]
Características geográficas
Área133,931 km² [3]
DistritosVila Lanfranchi, Parque Pretória
População152Â 433 hab. estimativa IBGE/2018[4]
Densidade1Â 138,15 hab./km²
Altitude740 m
ClimaSubtropical
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,731 alto PNUD/2010 [5]
PIBR$ 2Â 460Â 082,33 mil IBGE/2016[6]
PIB per capitaR$ 16Â 661,58 IBGE/2016[6]
Página oficial
Prefeiturahttp://www.francodarocha.sp.gov.br
Câmarahttp://www.camarafrancodarocha.sp.gov.brFranco da Rocha é um município do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo na microrregião de Franco da Rocha. Pertence a sub-região norte da grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011[7] e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI)[8]. A população estimada em 2018 era de 152433 habitantes e a área é de 133,9Â km², o que resulta numa densidade demográfica de 931,9 hab/km².Índice1 História
2 Origem do Nome
3 Enchentes
4 Subdivisão
5 Política Municipal
6 Geografia
7 Infraestrutura7.1 Comunicações
7.2 Transportes
7.3 Rodovias
8 Cultura8.1 Pontos turísticos
8.2 Esporte
9 Municípios limítrofes
10 Referências
11 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Ver também: Lista de prefeitos de Franco da RochaA cidade de Franco da Rocha tem sua primeira documentação histórica datada em 1627, época em que o rei de Portugal oferecia sesmarias (que eram doações de terras com a obrigação de cultivo dentro de três anos, sob a pena de revogação) aos interessados em cultivar a área. Na época, o benefício foi concedido ao senhor Amador Bueno da Ribeira, para que cuidasse dos Campos do Juquery.
Franco até o século XIX, era uma região que servia de caminho para os bandeirantes ou todos aqueles que se dirigiam ao Estado de Minas Gerais. Nessa época, tratava-se de um lugarejo, que era conhecido pelos tropeiros, como Parada do Feijão, onde a topa que transportavam gados e mercadorias faziam suas refeições.
Onde hoje se encontra o município, nada mais eram que grandes fazendas. No ano de 1807, surgem as primeiras escrituras, como do sítio Borda da Mata, que em 1866 foi vendido para a Estrada de Ferro São Paulo Railway, juntamente a fazenda Belém e Cachoeira, onde anos depois a cidade começaria a mudar de ares, com a inauguração da estação de trens. A estação do Juquery foi fundada em 1º de fevereiro de 1888. E nesse mesmo ano, chegou na cidade o italiano Filoteo Beneducci que tinha a intenção de descobrir ouro em grande escala no lugar, conhecido na época como Pedreira, atualmente a Quarta Colônia. Como no local não existia a quantidade esperada pelo imigrante que resolveu se dedicar à extração de pedras enviadas para a cidade de São Paulo pela Estrada de Ferro recém-inaugurada. Essa extração é tida como a primeira atividade industrial de Franco da Rocha. Museu Osório César, parte integrante do patrimônio tombado do Juquery.
O desenvolvimento da cidade prosseguiu com um fato marcante, que mudaria para sempre a vida no município com a instalação do Hospital Psiquiátrico no Juquery. Sua construção, em uma área de 150 hectares começa em 1885, com o projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, denominada Colônia Agrícola do Juquery, para suprir a demanda de pacientes mentais, já que os locais que atendiam os doentes mentais de todo Estado de São Paulo ? Hospital de Alienados, na capital e em Sorocaba e a Chácara Ladeira do Tabatinguera não tinham mais condições de receber pacientes e o número aumentava a cada dia. Inaugurado com capacidade inicial de 800 leitos, o Hospital ocupava um terreno à margem da linha férrea, próximo à estação Juquery. Com o passar dos anos as terras da Quarta Colônia, as fazendas Cresciúma e Velha foram incorporadas ao patrimônio do Hospital. Na Quarta Colônia, aliás, foi instalada a usina elétrica do hospital - hoje Cachoeira Quarta Colônia - que durante anos forneceu energia também para a estação Juquery e todo o povoado.
Com o falecimento do sr. Frederico Alvarenga, em 1896, o Doutor Francisco Franco da Rocha, a serviço do Governo do Estado, foi designado para administrar o maior Hospital Psiquiátrico da Brasil e da América Latina.
A religiosidade também esteve sempre presente na cidade. No ano de 1908, foi iniciada a construção da Igreja Matriz, em louvor a Nossa Senhora da Conceição, que se tornou a Padroeira do Município.
A primeira escola primária de Franco da Rocha ficava em um local muito castigado pelas enchentes e em 1909, a escolinha Rural Masculina passou a funcionar onde hoje é a Rua Azevedo Soares e ficou sob a tutela do professor Ernesto Alves de Oliveira. Entre outras escolas tradicionais em Franco da Rocha estão o Grupo Escolar de Franco da Rocha, atual E.E. Professor Domingos Cambiaghi, homenagem ao diretor de mesmo nome. O Grupo Escolar Azevedo Soares foi inaugurado em 1950 e o Ginásio Estadual Benedito Fagundes, O BEFAMA, foi criado no dia 15 de maio de 1952.
Franco da Rocha foi elevado a distrito do município de Mairiporã, em 21 de setembro de 1934, e em 30 de novembro de 1944, Franco da Rocha tornou-se uma cidade autônoma.[9]Origem do Nome[editar | editar código-fonte]
Por ocasião da inauguração do Hospital Psiquiátrico, idealizado pelo médico Psiquiatra Francisco Franco da Rocha o município e a estação homônimos, na época chamados de Juquery foram batizados com o nome do médico em homenagem a dedicação que o mesmo teve pelo hospital, e que ajudou a transformar o sanatório numa colônia agrícola, onde os alienados eram na sua maioria curados pelo contato com a natureza, e a fauna local, literalmente soltos. É sabido que o fundador do município não foi o médico psiquiatra, mas sim o italiano Fileteo Beneducci, pois o mesmo já tinha uma pedreira na atual Quarta Colônia, que gerou vários empregos no local e até teve um Tramway para transporte das pedras, e posteriormente convertido em bonde puxado á burro para acessar o Complexo Hospitalar do Juquery (CHJ).Enchentes[editar | editar código-fonte]
Por ser um local banhado por vários rios, o município sempre foi conhecido por ser castigado pelas enchentes.
JANEIRO DE 2011:Uma enchente que praticamente alagou toda a área central da cidade, em 11 de janeiro de 2011 foi causada pelo aumento da vazão da Represa Paiva Castro. Ela normalmente é de 1 m³/s, e chegou a 80 m³/s. Moradores do município não conseguiam trabalhar desde 11 de janeiro devido aos alagamentos que tomaram as ruas do Centro. Somente no dia 13 de janeiro a água começou a baixar, mas tanto prédios públicos, como a prefeitura, a delegacia, o Fórum e a Câmara Municipal, quanto estabelecimentos comerciais permaneciam fechados e cercados pela água. Não houve informações sobre mortos. Duas de três entradas para a cidade - de Mairiporã e Caieiras - ficaram inacessíveis. Foi determinado às secretarias municipais "providências a minimizar os efeitos decorrentes das chuvas". O serviço de energia elétrica foi interrompido em trechos de 10 bairros que registram pontos de alagamento. O trecho da Linha 7 - Rubi entre as estações Baltazar Fidélis e Caieiras foi interditado.[10][11][12]. Cachoeira Quarta Colônia, localizada no Parque Pretória - Franco da Rocha SP
MARÇO DE 2016:
No dia 11 de março de 2016, depois de uma forte chuva que caiu sobre a Região Metropolitana de São Paulo, o centro da cidade ficou alagado. A maior parte da água que alagou a cidade, veio da Represa Paiva Castro, que estava com pouco mais de 30% da capacidade no dia 10 de março, e foi para para 100% as 2:00 da manhã.[13] As 6:00 da manhã, a SABESP abriu as comportas da represa, para não se romper e causar mais danos ou mortes pela região.
A circulação dos trens foi interrompida entre Perus e Jundiaí às 23h40 do dia 11 de Março, foi normalizada alguns dias depois, apenas entre Luz e Caieiras, houve restrições de tráfego entre Fco. da Rocha e Francisco Morato, devido á várias quedas de bairreira.
O tráfego entre Fco. Morato e Botujuru foi seriamente prejudicado, com operação PAESE entre Morato e Campo Limpo Paulista.[14]Subdivisão[editar | editar código-fonte]
Bairros*Alameda das Araucárias
Aldeia Ivoturucaia
Alto dos Guaianases
Alto da Serra
Bairro Areias
Bairro Centro
Bairro dos Penhas
Bairro dos Ortiz
Chácaras Bom Tempo (CDHU)
Chácaras das Colinas
Chácaras do Rosário
Chácaras Maristela (ou Ibratim)
Chácaras Rutina Strauss
Chácaras São José
Chácaras São Luiz
Companhia Fazenda Belém I
Companhia Fazenda Belém II
Complexo Hospitalar Juqueri
Cristal Park
Distrito Parque Industrial I
Distrito Parque Industrial II
Estância Green Valley
Estância Lago Azul I (Alto)
Estância Lago Azul II (Baixo)
Estância Paineira
Estância Pouso Alegre
Estância Santa Cruz dos Valos
Estância Vargem Grande
Fazendas Reunidas Mato Dentro
Fazendas Reunidas São Roque
Franco da Rocha Velha
Glebas I, II e III (Divisa Campo Limpo Paulista)
Jardim Alice
Jardim Alpino
Jardim Benintendi
Jardim Cedro do Líbano
Jardim Cruzeiro
Jardim das Colinas
Jardim das Jabuticabeiras
Jardim dos Bandeirantes
Jardim dos Lagos I
Jardim dos Lagos II
Jardim dos Reis (Paradinha)
Jardim Elba
Jardim Luciana
Jardim Luíza
Jardim Pinho
Jardim Primavera
Jardim Santa Filomena
Jardim Sinki
Jardim Progresso I ou A (Antigo)
Jardim Progresso II ou B (Baixo)
Jardim Progresso III ou C (Alto/Novo)
Jardim União
Jardim Vera Cruz
Olaria (Residencial interno do Complexo Juqueri)
Parque dos Eucaliptos
Parque Industrial
Parque Lanel
Parque Monte Verde
Parque Montreal I (Antigo/Alto)
Parque Montreal II (Novo/Baixo)
Parque Munhoz
Parque Paulista
Parque Santa Delfa
Parque São Luís
Parque Vitória I (Alto)
Parque Vitória II (Baixo)
Parque Pretória
Pólo Industrial I
Pólo Industrial II (Gleba Jardim dos Lagos/Fazenda São Roque)
Portal das Alamedas
Portal da Estação
Quarta Colônia (Estância Vargem Grande "de baixo" - Divisa SP-23)
Recanto da Lapa
Residencial Flamboyant
Residencial Pedro II
Residencial Santo Antônio (Paradinha)
Sítio Atibainha ou Sítio Divisa
Sítio Borda da Mata
Sítio Marilene
Sítio Rosemeire
Vila Alves
Vila Amália
Vila Aparecida
Vila Artur Sestini
Vila Barbosa
Vila Bazú
Vila Bela
Vila Belmiro
Vila Cariri
Vila Carmela de Túlio
Vila dos Comerciários
Vila dos Ortiz
Vila Elisa
Vila Francisco de Túlio
Vila Guarani
Vila Humbelina
Vila Ida (Paradinha Velha)
Vila Irma
Vila José Palma
Vila Josefina
Vila João de Tullio
Vila Lanfranchi
Vila Lemar
Vila Leópolis
Vila Machado
Vila Maggi
Vila Margarida
Vila Martinho
Vila Nita
Vila Olinda
Vila Palmares
Vila Pariz
Vila Ramos
Vila Rodrigues
Vila Rosa
Vila Rosalina
Vila Santa Rosa
Vila Santista
Vila São Benedito
Vila Sônia
Vila Verde I
Vila Zanela
Fonte: CRECI-SP.
Política Municipal[editar | editar código-fonte]
Câmara Municipal
NºNomeinício do mandatofim do mandatoObservações
1Benedito Fagundes Marques1 de janeiro de 194522 de novembro de 1945primeiro mandato
2Cevero Oliveira Morais23 de novembro de 194515 de dezembro de 1945primeiro mandato
?Cevero Oliveira Morais24 de março de 194715 de abril de 1947segundo mandato
3João Victor Júnior1 de janeiro de 194831 de dezembro de 1951primeiro prefeito eleito
4Bernardino Pereira Mauro1 de janeiro de 195231 de dezembro de 1955único mandato
5José Alves Ferreira Filho1 de janeiro de 195631 de dezembro de 1959primeiro mandato
6Pedro Lélis de Sousa1 de janeiro de 196031 de dezembro de 1963único mandato
7José Alves Ferreira Filho1 de janeiro de 196426 de março de 1965segundo mandato
8Emílio Hernandez Aguilar26 de março de 196531 de janeiro de 1969primeiro mandato
9Donald Savazoni1 de fevereiro de 196931 de janeiro de 1973primeiro mandato
10Ângelo Celeguim1 de fevereiro de 197331 de janeiro de 1977único mandato
11Donald Savazoni1 de fevereiro de 197725 de abril de 1980segundo mandato
12Oscar de Almeida Nunes26 de abril de 198031 de janeiro de 1983primeiro mandato
13Emílio Hernandez Aguilar1 de fevereiro de 198331 de dezembro de 1988segundo mandato
14Oscar de Almeida Nunes1 de janeiro de 198931 de dezembro de 1992segundo mandato
15Mário Maurici de Lima Morais (PT)1 de janeiro de 199331 de dezembro de 1996único mandato
16José Benedito Hernandez (PTB)1 de janeiro de 199729 de fevereiro de 2000único mandato
17Roberto Seixas (PTB)29 de fevereiro de 200031 de dezembro de 2000vice-prefeito nomeado a prefeito
?Roberto Seixas (PTB)1 de janeiro de 200131 de dezembro de 2004reeleito com: 20.295 votos
18Marcio Cecchettini (PSDB)1 de janeiro de 200531 de dezembro de 2008eleito com: 22.398 votos
?Marcio Cecchettini (PSDB)1 de janeiro de 200931 de dezembro de 2012reeleito com: 42.448 votos
19Kiko Celeguim (PT)1 de janeiro de 201331 de dezembro de 2016eleito com: 33.598 votos
?Kiko Celeguim (PT)1 de janeiro de 2017reeleito com: 46.652 votos, maior votação da história da cidadeGeografia[editar | editar código-fonte]
Vista da área urbana de Franco da Rocha em região bem próxima a área central.
Cachoeira Quarta Colônia, localizada no Parque Pretória em Franco da Rocha.
Reservatório Paulo de Paiva Castro, entre Mairiporã e Franco da Rocha.
O clima é temperado e inverno seco. O solo é ácido, erodido em sua maior parte, exceto região de aluviações no Rio-Abaixo e Mato Dentro.Hidrografia
Rio Juquery
Reservatório Juquery
Ribeirão Euzébio
Ribeirão Borda da Mata
Ribeirão Itaim
Tanque Velho
Cristais
Santa Inês
Córrego da 3º Colônia
Infraestrutura[editar | editar código-fonte]
Escola Superior de Bombeiros, a maior da América Latina.
Biblioteca Municipal
Existe pelo menos uma escola técnica em Franco da Rocha: Escola Técnica Estadual Doutor Emílio Hernadez Aguilar.Comunicações[editar | editar código-fonte]
A cidade foi atendida pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB) até 1973[15], quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[16], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[17] para suas operações de telefonia fixa.Transportes[editar | editar código-fonte]
Viaduto Pref. Donald Savazoni (conhecido como pontilhão) que serve de conexão viária entre os dois lados da cidade separados pela linha férrea e liga a SP-023 com a SP-332.
Movimentação no centro da cidade.
Franco da Rocha é servida por trens da CPTM com as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis, ambas na Linha 7 - Rubi da CPTM.
Franco da Rocha é atendida pela viação Cidade de Caieiras, sob o nome fantasia de "Nossa Cidade"
com linhas urbanas e rurais atendendo vários bairros.
e pelo Consórcio Anhanguera através de linhas intermunicipais
para seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo,
Caieiras, Cajamar - inclui-se o Distrito de Jordanésia,
Francisco Morato, Mairiporã e São Paulo)
fiscalizadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
(EMTU)
e linhas com destinos para três municípios fora da RMSP por linhas intermunicipais
fiscalizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).Rodovias[editar | editar código-fonte]
SP-332 - Rodovia Tancredo Neves
SP-023 - Rodovia Luiz Salomão Chamma
SP-354 - Rodovia Edgard Máximo Zamboto
SP-348 - Rodovia dos Bandeirantes - Cruza o território de Franco da Rocha, porém sem acesso direto à cidade.
BR-381 - Rodovia Fernão Dias - Acesso por Mairiporã.
Cultura[editar | editar código-fonte]
Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]
Hospital Psiquiátrico do Juqueri;
Parque Estadual do Juqueri;
Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Esporte[editar | editar código-fonte]
Centros poliesportivos
Paulo Rogerio Seixas
CSU (Centro Social Urbano)
CIE - Centro de Iniciação ao Esporte
Quadra do Cruzeiro
Parque Municipal Benedito Bueno de Morais (Pista de Atletismo, Ciclovia, Skate, Quadra Poliesportiva)
Futebol
Sport Club Corinthians de Franco da Rocha
Clube Atlético Expedicionários
Esporte Clube Flamengo
Campo de futebol do Parque Municipal
Grêmio Desportivo Garoa (Futsal)
Skate
PV Plaza
Pista de Skate do Parque Municipal
Áreas de Lazer
Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Cachoeira Quarta Colônia
Xadrez e Damas
Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
CIE
Parque Montreal
Municípios limítrofes[editar | editar código-fonte]
Seus limites são Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista (minimamente) a noroeste, Francisco Morato a norte, Atibaia (minimamente) a nordeste, Mairiporã a leste, Caieiras a sul, e Cajamar a oeste.
Localização geográfica de Franco da Rocha
Várzea PaulistaJundiaíCampo Limpo Paulista//Francisco MoratoFrancisco MoratoAtibaia
CajamarMairiporã
  Franco da Rocha    CajamarCaieirasCaieirasReferências? «O recorte das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias de 2017» (PDF). Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2017. p. 20?34. Consultado em 10 de agosto de 2017 ? «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 28 de janeiro de 2011 ? IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 31 de dezembro de 2018. Consultado em 31 de dezembro de 2018 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2016». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 5 de março de 2019 ? «Lei Complementar nº 1.139, de 16 de junho de 2011». Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Consultado em 1 de fevereiro de 2017 ? «Região Metropolitana de São Paulo». Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo. Consultado em 1 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2017 ? TI, Diretoria de Gestão em. «Prefeitura Municipal de Franco da Rocha». www.francodarocha.sp.gov.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2018 ? Priscila Trindade (12 de janeiro de 2011). «Chuva isola Franco da Rocha, na Grande São Paulo». São Paulo: O Estadão ? «Trecho da CPTM em Franco da Rocha continua interditado pelas chuvas»Â ? «Com Franco da Rocha alagada, moradores não conseguem trabalhar». G1. 13 de janeiro de 2011 ? Gomes, Rodrigo (15 de março de 2016). «MP apura responsabilidade da Sabesp por danos de enchentes em Franco da Rocha». RBA - Rede Brasil Atual ? «Após chuvas, trens circulam com velocidade reduzida na Linha 7-Rubi». G1. 14 de março de 2016 ? «Relação do patrimônio da CTB incorporado pela Telesp» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo ? «Nossa História». Telefônica / VIVO ? GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Categoria no Commons
Guia turístico no Wikivoyage
Commons
WikivoyagePágina da prefeitura (em português)
Página da câmara (em português)
Franco da Rocha no WikiMapia (em português)
Portal Online Franco da Rocha (em português)
vde Região Metropolitana de São PauloSub-região norteCaieiras ? Cajamar ? Francisco Morato ? Franco da Rocha ? Mairiporã ? São Paulo (zona norte)Sub-região lesteArujá ? Biritiba Mirim ? Ferraz de Vasconcelos ? Guararema ? Guarulhos ? Itaquaquecetuba ? Mogi das Cruzes ? Poá ? Salesópolis ? Santa Isabel ? São Paulo (zona leste) ? SuzanoSub-região sudesteDiadema ? Mauá ? Ribeirão Pires ? Rio Grande da Serra ? Santo André ? São Bernardo do Campo ? São Caetano do Sul ? São Paulo (zona sudeste)Sub-região oesteBarueri ? Carapicuíba ? Itapevi ? Jandira ? Osasco ? Pirapora do Bom Jesus ? Santana de Parnaíba ? São Paulo (zona oeste)Sub-região sudoesteCotia ? Embu das Artes ? Embu-Guaçu ? Itapecerica da Serra ? Juquitiba ? São Lourenço da Serra ? São Paulo (zona sudoeste) ? Taboão da Serra ? Vargem Grande Paulista São Paulo,  Brasil
vde São Paulo Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalSão PauloRegiões MetropolitanasComplexo Metropolitano Expandido ? Baixada Santista ? Campinas ? Ribeirão Preto ? São Paulo ? Sorocaba ? Vale do ParaíbaRegiões AdministrativasAraçatuba ? Barretos ? Bauru ? Campinas ? Central ? Franca ? Itapeva ? Marília ? Presidente Prudente ? Registro ? Ribeirão Preto ? Santos ? São Paulo ? São José do Rio Preto ? São José dos Campos ? SorocabaRegiões de GovernoAdamantina ? Andradina ? Araçatuba ? Araraquara ? Assis ? Avaré ? Barretos ? Bauru ? Botucatu ? Bragança Paulista ? Campinas ? Caraguatatuba ? Catanduva ? Cruzeiro ? Dracena ? Fernandópolis ? Franca ? Guaratinguetá ? Itapetininga ? Itapeva ? Jales ? Jaú ? Jundiaí ? Limeira ? Lins ? Marília ? Ourinhos ? Piracicaba ? Presidente Prudente ? Registro ? Ribeirão Preto ? Rio Claro ? Santos ? São Carlos ? São João da Boa Vista ? São Joaquim da Barra ? São José do Rio Preto ? São José dos Campos ? Sorocaba ? Taubaté ? Tupã ? VotuporangaRegiões geográficas intermediáriasAraçatuba ? Araraquara ? Bauru ? Campinas ? Marília ? Presidente Prudente ? Ribeirão Preto ? São José dos Campos ? São José do Rio Preto ? São Paulo ? SorocabaRegiões geográficas imediatasAdamantina-Lucélia ? Amparo ? Andradina ? Araçatuba ? Araraquara ? Araras ? Assis ? Avaré ? Barretos ? Bauru ? Birigui-Penápolis ? Botucatu ? Bragança Paulista ? Campinas ? Caraguatatuba-Ubatuba-São Sebastião ? Catanduva ? Cruzeiro ? Dracena ? Fernandópolis ? Franca ? Guaratinguetá ? Itapetininga ? Itapeva ? Ituverava ? Jales ? Jaú ? Jundiaí ? Limeira ? Lins ? Marília ? Mogi Guaçu ? Ourinhos ? Piracicaba ? Piraju ? Presidente Epitácio-Presidente Venceslau ? Presidente Prudente ? Registro ? Ribeirão Preto ? Rio Claro ? Santa Fé do Sul ? São José do Rio Pardo-Mococa ? Santos ? São Carlos ? São João da Boa Vista ? São Joaquim da Barra-Orlândia ? São José dos Campos ? São José do Rio Preto ? São Paulo ? Sorocaba ? Tatuí ? Taubaté-Pindamonhangaba ? Tupã ? VotuporangaMais de 1 000 000 habitantesSão Paulo ? Guarulhos ? CampinasMais de 500 000 habitantesSão Bernardo do Campo ? Santo André ? Osasco ? São José dos Campos ? Ribeirão Preto ? SorocabaMais de 200 000 habitantesMauá ? São José do Rio Preto ? Santos ? Mogi das Cruzes ? Diadema ? Jundiaí ? Carapicuíba ? Piracicaba ? Bauru ? São Vicente ? Itaquaquecetuba ? Franca ? Guarujá ? Taubaté ? Praia Grande ? Limeira ? Suzano ? Taboão da Serra ? Sumaré ? Barueri ? Embu das Artes ? São Carlos ? Indaiatuba ? Cotia ? Marília ? Americana ? Araraquara ? Jacareí ? Itapevi ? Presidente Prudente ? Hortolândia ? Rio ClaroMais de 100 000 habitantesAraçatuba ? Santa Bárbara d'Oeste ? Ferraz de Vasconcelos ? Francisco Morato ? Itapecerica da Serra ? Itu ? Bragança Paulista ? Pindamonhangaba ? São Caetano do Sul ? Itapetininga ? Mogi Guaçu ? Franco da Rocha ? Jaú ? Botucatu ? Atibaia ? Araras ? Santana de Parnaíba ? Cubatão ? Valinhos ? Sertãozinho ? Ribeirão Pires ? Jandira ? Catanduva ? Barretos ? Guaratinguetá ? Birigui ? Votorantim ? Tatuí ? Várzea Paulista ? Salto ? Caraguatatuba ? Itatiba ? Poá ? Ourinhos ? Assis ? Leme ? PaulíniaSudeste, Brasil
vde Dados Estatísticos de São PauloPopulação
2018
2010
2007
2000
1996
1991
1985
1980
1978
1970
1966
1960
1958
1950
1946
1940
1937
1934
1929
1925
1920
1916
1910
1900
1890
1886
1872
Área e divisão territorial
Após 2016
2013?2015
1997?2012
1993?1996
1980?1992
1965?1979
1960?1964
1954?1959
1949?1953
1945?1948
1939?1944
1937?1938
1930?1933
1929
1920?1921
1911
1901
Processos de emancipação
Após 1996
1987?1995
1971?1985
1963
1958
1953
1948
Outros critérios
Altitude
PIB
IDH-M
Índice FIRJAN
Códigos de área (DDD)
Relacionados
Lista de municípios de São Paulo
Lista de distritos de São Paulovde Telecomunicações em São PauloEmpresaspaulistas
CETERP
COTESP
CTB
CTBC-Borda do Campo
TELESP
Telesp Celular
Código de área(DDD) 11
Alumínio
Araçariguama
Arujá
Atibaia
Barueri
Biritiba Mirim
Bom Jesus dos Perdões
Bragança Paulista
Cabreúva
Caieiras
Cajamar
Campo Limpo Paulista
Carapicuíba
Cotia
Diadema
Embu das Artes
Embu-Guaçu
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guararema
Guarulhos
Igaratá
Itapecerica da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Itatiba
Itu
Itupeva
Jandira
Jarinu
Joanópolis
Jundiaí
Juquitiba
Mairinque
Mairiporã
Mauá
Mogi das Cruzes
Morungaba
Nazaré Paulista
Osasco
Pedra Bela
Pinhalzinho
Piracaia
Pirapora do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Salesópolis
Salto
Santa Isabel
Santana de Parnaíba
Santo André
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Paulo
São Roque
Suzano
Taboão da Serra
Tuiuti
Vargem
Vargem Grande Paulista
Várzea Paulista
Código de área(DDD) 12
Aparecida
Arapeí
Areias
Bananal
Caçapava
Cachoeira Paulista
Campos do Jordão
Canas
Caraguatatuba
Cruzeiro
Cunha
Guaratinguetá
Ilhabela
Jacareí
Jambeiro
Lagoinha
Lavrinhas
Lorena
Monteiro Lobato
Natividade da Serra
Paraibuna
Pindamonhangaba
Piquete
Potim
Queluz
Redenção da Serra
Roseira
Santa Branca
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São José do Barreiro
São José dos Campos
São Luís do Paraitinga
São Sebastião
Silveiras
Taubaté
Tremembé
Ubatuba
Código de área(DDD) 13
Bertioga
Cajati
Cananeia
Cubatão
Eldorado
Guarujá
Iguape
Ilha Comprida
Itanhaém
Itariri
Jacupiranga
Juquiá
Miracatu
Mongaguá
Pariquera-Açu
Pedro de Toledo
Peruíbe
Praia Grande
Registro
Santos
São Vicente
Sete Barras
Vicente de Carvalho
Código de área(DDD) 14
Águas de Santa Bárbara
Agudos
Álvaro de Carvalho
Alvinlândia
Anhembi
Arandu
Arco-Íris
Arealva
Areiópolis
Avaí
Avaré
Balbinos
Bariri
Barra Bonita
Bastos
Bauru
Bernardino de Campos
Bocaina
Bofete
Boraceia
Borebi
Botucatu
Brotas
Cabrália Paulista
Cafelândia
Campos Novos Paulista
Canitar
Cerqueira César
Chavantes
Conchas
Coronel Macedo
Dois Córregos
Duartina
Espírito Santo do Turvo
Fartura
Fernão
Gália
Garça
Getulina
Guaiçara
Guaimbê
Guarantã
Herculândia
Iacanga
Iacri
Iaras
Ibirarema
Igaraçu do Tietê
Ipaussu
Itaí
Itapuí
Itatinga
Jaú
Julio Mesquita
Lençóis Paulista
Lins
Lucianópolis
Lupércio
Macatuba
Manduri
Marília
Mineiros do Tietê
Ocauçu
Óleo
Oriente
Oscar Bressane
Ourinhos
Paranapanema
Pardinho
Paulistânia
Pederneiras
Piraju
Pirajuí
Piratininga
Pompeia
Pongaí
Pratânia
Presidente Alves
Promissão
Queiroz
Quintana
Reginópolis
Ribeirão do Sul
Sabino
Salto Grande
Santa Cruz do Rio Pardo
São Manuel
São Pedro do Turvo
Sarutaiá
Taguaí
Taquarituba
Tejupá
Timburi
Torrinha
Tupã
Ubirajara
Uru
Vera Cruz
Código de área(DDD) 15
Alambari
Angatuba
Apiaí
Araçoiaba da Serra
Barão de Antonina
Barra do Chapéu
Barra do Turvo
Boituva
Bom Sucesso de Itararé
Buri
Campina do Monte Alegre
Capão Bonito
Capela do Alto
Cerquilho
Cesário Lange
Guapiara
Guareí
Ibiúna
Iperó
Iporanga
Itaberá
Itaoca
Itapetininga
Itapeva
Itapirapuã Paulista
Itaporanga
Itararé
Jumirim
Laranjal Paulista
Nova Campina
Piedade
Pilar do Sul
Porangaba
Porto Feliz
Quadra
Ribeira
Ribeirão Branco
Ribeirão Grande
Riversul
Salto de Pirapora
São Miguel Arcanjo
Sarapuí
Sorocaba
Tapiraí
Taquarivaí
Tatuí
Tietê
Torre de Pedra
Votorantim
Código de área(DDD) 16
Altinópolis
Américo Brasiliense
Aramina
Araraquara
Barrinha
Batatais
Boa Esperança do Sul
Borborema
Brodowski
Buritizal
Cajuru
Cândido Rodrigues
Cássia dos Coqueiros
Cravinhos
Cristais Paulista
Dobrada
Dourado
Dumont
Fernando Prestes
Franca
Guará
Guariba
Guatapará
Ibaté
Ibitinga
Igarapava
Ipuã
Itápolis
Itirapuã
Ituverava
Jaboticabal
Jardinópolis
Jeriquara
Luiz Antônio
Matão
Miguelópolis
Monte Alto
Morro Agudo
Motuca
Nova Europa
Nuporanga
Orlândia
Patrocínio Paulista
Pedregulho
Pitangueiras
Pontal
Pradópolis
Ribeirão Bonito
Ribeirão Corrente
Ribeirão Preto
Rifaina
Rincão
Sales Oliveira
Santa Cruz da Esperança
Santa Ernestina
Santa Lúcia
Santa Rosa do Viterbo
Santo Antônio da Alegria
São Carlos
São Joaquim da Barra
São José da Bela Vista
São Simão
Serra Azul
Serrana
Sertãozinho
Tabatinga
Taiaçu
Taiuva
Taquaral
Taquaritinga
Trabiju
Vista Alegre do Alto
Código de área(DDD) 17
Adolfo
Altair
Álvares Florence
Américo de Campos
Aparecida d'Oeste
Ariranha
Aspásia
Auriflama
Bady Bassitt
Bálsamo
Barretos
Bebedouro
Cajobi
Cardoso
Catanduva
Catiguá
Cedral
Colina
Colômbia
Cosmorama
Dirce Reis
Dolcinópolis
Elisiário
Embaúba
Estrela d'Oeste
Fernandópolis
Floreal
Gastão Vidigal
General Salgado
Guaíra
Guapiaçu
Guaraci
Guarani d'Oeste
Guzolândia
Ibirá
Icém
Indiaporã
Ipiguá
Irapuã
Itajobi
Jaborandi
Jaci
Jales
José Bonifácio
Macaubal
Macedônia
Magda
Marapoama
Marinópolis
Mendonça
Meridiano
Mesópolis
Mira Estrela
Mirassol
Mirassolândia
Monções
Monte Aprazível
Monte Azul Paulista
Neves Paulista
Nhandeara
Nipoã
Nova Aliança
Nova Canaã Paulista
Nova Castilho
Nova Granada
Nova Luzitânia
Novais
Novo Horizonte
Olímpia
Onda Verde
Orindiúva
Ouroeste
Palestina
Palmares Paulista
Palmeira d'Oeste
Paulo de Faria
Pedranópolis
Pindorama
Pirangi
Poloni
Pontalinda
Pontes Gestal
Populina
Potirendaba
Riolândia
Rubineia
Sales
Santa Adélia
Santa Albertina
Santa Clara d'Oeste
Santa Fé do Sul
Santa Rita d'Oeste
Santa Salete
Santana da Ponte Pensa
São Francisco
São João das Duas Pontes
São João de Iracema
São José do Rio Preto
Sebastianópolis do Sul
Severinia
Tabapuã
Tanabi
Terra Roxa
Três Fronteiras
Turmalina
Ubarana
Uchoa
União Paulista
Urânia
Urupês
Valentim Gentil
Viradouro
Vitória Brasil
Votuporanga
Código de área(DDD) 18
Adamantina
Alfredo Marcondes
Alto Alegre
Álvares Machado
Andradina
Anhumas
Araçatuba
Assis
Avanhandava
Barbosa
Bento de Abreu
Bilac
Birigui
Borá
Braúna
Brejo Alegre
Buritama
Caiabu
Caiuá
Cândido Mota
Castilho
Clementina
Coroados
Cruzália
Dracena
Echaporã
Emilianópolis
Estrela do Norte
Euclides da Cunha Paulista
Flora Rica
Flórida Paulista
Florínea
Gabriel Monteiro
Glicério
Guaraçaí
Guararapes
Iepê
Ilha Solteira
Indiana
Inúbia Paulista
Irapuru
Itapura
João Ramalho
Junqueirópolis
Lavínia
Lourdes
Lucélia
Luziânia
Lutécia
Marabá Paulista
Maracaí
Mariápolis
Martinópolis
Mirandópolis
Mirante do Paranapanema
Monte Castelo
Murutinga do Sul
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Nova Independência
Osvaldo Cruz
Ouro Verde
Pacaembu
Palmital
Panorama
Paraguaçu Paulista
Parapuã
Pauliceia
Pedrinhas Paulista
Penápolis
Pereira Barreto
Piacatu
Piquerobi
Pirapozinho
Planalto
Platina
Pracinha
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Quatá
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rinópolis
Rosana
Rubiácea
Sagres
Salmourão
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Antônio do Aracanguá
Santo Expedito
Santópolis do Aguapeí
São João do Pau-d'Alho
Sud Mennucci
Suzanápolis
Taciba
Tarabai
Tarumã
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista
Turiúba
Valparaíso
Zacarias
Código de área(DDD) 19
Aguaí
Águas da Prata
Águas de Lindoia
Águas de São Pedro
Americana
Amparo
Analândia
Araras
Artur Nogueira
Caconde
Campinas
Capivari
Casa Branca
Charqueada
Conchal
Cordeirópolis
Corumbataí
Cosmópolis
Descalvado
Divinolândia
Elias Fausto
Engenheiro Coelho
Espírito Santo do Pinhal
Estiva Gerbi
Holambra
Hortolândia
Indaiatuba
Ipeúna
Iracemápolis
Itapira
Itirapina
Itobi
Jaguariúna
Leme
Limeira
Lindoia
Louveira
Mococa
Mogi Guaçu
Mogi Mirim
Mombuca
Monte Alegre do Sul
Monte Mor
Nova Odessa
Paulínia
Pedreira
Piracicaba
Pirassununga
Porto Ferreira
Rafard
Rio Claro
Rio das Pedras
Saltinho
Santa Bárbara d'Oeste
Santa Cruz da Conceição
Santa Cruz das Palmeiras
Santa Gertrudes
Santa Maria da Serra
Santa Rita do Passa Quatro
Santo Antônio de Posse
Santo Antônio do Jardim
São João da Boa Vista
São José do Rio Pardo
São Pedro
São Sebastião da Grama
Serra Negra
Socorro
Sumaré
Tambaú
Tapiratiba
Valinhos
Vargem Grande do Sul
Vinhedo
Relacionados
Códigos de área (DDD) de todos os municípios paulistas