orçamento programação de site em Alexânia


Encontre orçamento programação de site em Alexânia na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2015).Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Município de Alexânia
AlexâniaBandeiraBrasãoHino
Aniversário14 de Novembro
Fundação14 de novembro de 1958 (60Â anos)
Gentílicoalexaniense
Prefeito(a)Dr. Allysson Silva Lima (PPS)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Alexânia em GoiásAlexânia Localização de Alexânia no Brasil
16° 04' 55" S 48° 30' 25" O16° 04' 55" S 48° 30' 25" O
Unidade federativaGoiás
MesorregiãoLeste Goiano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoEntorno do Distrito Federal IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesCorumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Abadiânia e Luziânia
Distância até a capital93Â km
Características geográficas
Área847,891 km² [2]
População27,288 hab. (GO: 45º) ? IBGE/2018
Densidade0,03 hab./km²
Altitude1096 m
Climatropical Aw
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,682 médio PNUD/2010[3]
PIBR$ 261Â 998,039 mil IBGE/2008[4]
PIB per capitaR$ 12Â 680,80 IBGE/2008[4]Alexânia é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Sua população estimada em 2018 segundo o IBGE era de 27.288 habitantes.
Alexânia foi construída às margens da BR-060, que liga as cidades de Brasília, Goiânia e Anápolis. Começou a povoar-se no ano de 1957.Índice1 História
2 Economia
3 Geografia
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Travessia da BR-060, onde Alexânia foi desenvolvida.
A fundação de Alexânia está ligada a construção de Brasília. O povoamento planejado iniciou-se em abril de 1957, quando da inscrição de seu loteamento o consequente construção das primeiras moradias.
Com advento de Brasília, as condições de desenvolvimento comercial, imobiliário e industrial despertaram o interesse geral para a formação do núcleo urbano, ás margens da BR-060 entre Anápolis e a nova capital, numa posição privilegiada, topograficamente, além do excelente clima da região.
Conforme o plano de edificação elaborado, foram feitos levantamentos, aerofotogramétricos, climatológicos, hidrográficos e de solubidade, procedendo-se como incentivo, a distribuição gratuidades de lotes residenciais, com prazo estipulado para construção.
Inicialmente, era para ser chamada de Olhos D'Água, pois sua fundação foi oriunda do povoado deste nome. A Câmara Municipal de Corumbá de Goiás, Município administrador da região, colocou em votação o nome que levaria a nova cidade, entre eles Nova Flórida, indicado por um dos fundadores da cidade, o professor Nelson Santos, que tinha residência na cidade norte americana de mesmo nome; Olhos D'Água, como já citado, e Alexânia, em homenagem a um outro fundador Alex Abdalah. Reza a Lenda, que os vereadores fizeram votação secreta, e aclamaram pelo nome de Alexânia, para surpresa da população.Economia[editar | editar código-fonte]
Se nos tempos da inauguração a zona urbana de Alexânia ainda não conseguia ter vida própria, foi na zona rural que a economia do município começou a se firmar. Segundo os mais antigos moradores, Brasília nunca conseguiu produzir todos alimentos que o grande mercado consumidor necessitava, assim, desde o início, foram os municípios do entorno que abasteceram a capital federal. E Alexânia, por conta do fácil acesso, e sua terra fértil, saiu na frente.
Hoje, os setores industrial e de serviços ganharam destaque na economia local, estando entre os mais pujantes do entorno do Distrito Federal.
Com localização privilegiada, cortada pela BR-060 e integrante do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, em 2003 foi inaugurada em Alexânia uma grande fábrica da cervejaria Schincariol (posteriormente foi adquirida pelo grupo Brasil Kirin e hoje pertence à Heineken), mudando completamente a expectativa econômica da cidade. O investimento milionário gerou centenas de empregos. Isso alavancou a construção do Distrito Industrial de Alexânia - DIAL na região, alguns anos depois.
A inauguração da usina hidrelétrica Corumbá IV, em 2006, também possuiu grande impacto econômico em toda a região de Alexânia.O município, antes cortado pelo Rio Corumbá, passou a ser margeado por um grande lago, que hoje é grande gerador de renda na área do turismo, atraindo pessoas de todas a região por sua beleza.
No ano de 2012 foi inaugurado o Outlet Premium Brasília no município, segundo empreendimento brasileiro com esse padrão. Com mais de 80 lojas instaladas, o estacionamento para 2.000 veículos fica completamente lotado nos dias de maior movimento.
A mais recente novidade de Alexânia é a construção de um resort. A Rede Tauá de Resorts, uma das maiores dos país, vai construir um complexo turístico com 400 apartamentos no município, cuja primeira fase deve ser concluída em 2019, consolidando de uma vez por todas a economia de um dos municípios goianos que mais tem se desenvolvido nos últimos anos.
Em março de 2017 a Segplan realizou o Diagnóstico da Gestão Municipal (DGM) e levantou uma série de aspectos sobre o município (DGM - Alexânia).Geografia[editar | editar código-fonte]
Alexânia se localiza no estado de Goiás, centro-oeste do Brasil. Sua área é de aproximadamente 847,893Â km
O bioma da cidade de Alexânia é o cerrado, e sua população é de 25.468.
É possível acessar Informações mais detalhadas no Perfil Socioeconômico de Alexânia no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômico.Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? «Área territorial oficial». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resolução da Presidência. 10 de outubro de 2002. R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». IBGE. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de municípios de Goiás
Lista de municípios do Brasil
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Prefeitura
Página no Facebook
vdeRegião Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e EntornoDistrito Federal ? Abadiânia (GO) ? Água Fria de Goiás (GO) ? Águas Lindas de Goiás (GO) ? Alexânia (GO) ? Cabeceiras (GO) ? Cidade Ocidental (GO) ? Cocalzinho de Goiás (GO) ? Corumbá de Goiás (GO) ? Cristalina (GO) ? Formosa (GO) ? Luziânia (GO) ? Mimoso de Goiás (GO) ? Novo Gama (GO) ? Padre Bernardo (GO) ? Pirenópolis (GO) ? Planaltina (GO) ? Santo Antônio do Descoberto (GO) ? Valparaíso de Goiás (GO) ? Vila Boa (GO) ? Buritis (MG) ? Cabeceira Grande (MG) ? Unaí (MG)Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais
Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Portal do Brasil