orçamento loja virtual em Janduís


Encontre orçamento loja virtual em Janduís na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Loja

Casa térrea.
Pavimento térreo de, uma casa.
Casa para venda de mercadorias.
Oficina.
Habitação assobradada, ao rés do chão.
Casa de associação maçónica.


Loja

Designação do ânus da cavalgadura.


Virtual

Que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual.
Possível; susceptível de se realizar.
Potencial.
Diz-se do foco de um espelho, determinado pelo encontro dos prolongamentos geométricos dos raios luminosos.

 Nota: se procura pelo município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, veja Janduís (Rio Grande do Norte).
Janduí(Otxucaianas)
População total
DesconhecidaRegiões com população significativaParaíba e Rio Grande do Norte (Â Brasil)
Línguas
macro-jêReligiões
Animismo
Os Janduís foram um grupo indígena brasileiro que, no século XVII, habitava as margens dos rios Açu, Moçoró e Apodi, nos estados brasileiros de Rio Grande do Norte e Paraíba.[1] Foram chamados também de Otxucaianas e já estão extintos a pouco tempo.[1]Índice1 Etimologia
2 História
3 Referências
4 Ligações externasEtimologia[editar | editar código-fonte]
O termo "janduí" deriva de Nhandu-í (que significa "ema pequena", "o corredor" ou "o veloz").[2] Em sentido diverso, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro aponta, como origem do termo, o tupi antigo îandu'y, que significa "rio das emas" (îandu, ema e 'y, rio).[3]História[editar | editar código-fonte]
Durante o período colonial, existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa Portuguesa. Dentre estas, uma das mais aguerridas era a dos Janduís.
As balas dos colonizadores quebraram, por fim, essa resistência, assim como a escravidão, a assimilação cultural, as doenças trazidas pelos europeus e várias mortes dissolveram essas tribos. Restaram, por fim, a lenda e o nome.
Dos Janduís, procede o grupo indígena Canindés, que ainda persiste no século XXI.[carece de fontes?]Referências? a b «As nações indígenas da Paraíba». Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Consultado em 28 de março de 2012 ? Luís da Câmara Cascudo (1968). Nomes da terra: geografia, história e toponímia do Rio Grande do Norte. [S.l.]: Fundação José Augusto. 321 páginas ? NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigo? a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 580.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Kanindé CulturalEste artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.Editor: considere marcar com um esboço mais específico.