orçamento loja virtual em Gaspar


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Loja

Casa térrea.
Pavimento térreo de, uma casa.
Casa para venda de mercadorias.
Oficina.
Habitação assobradada, ao rés do chão.
Casa de associação maçónica.


Loja

Designação do ânus da cavalgadura.


Virtual

Que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual.
Possível; susceptível de se realizar.
Potencial.
Diz-se do foco de um espelho, determinado pelo encontro dos prolongamentos geométricos dos raios luminosos.

 Nota: Para outros significados, veja Gaspar (desambiguação).Município de Gaspar
"Coração do Vale"BandeiraBrasãoHino
Fundação18 de março de 1934 (85Â anos)
Gentílicogasparense
Prefeito(a)Kleber Wan-dall (MDB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Gaspar em Santa CatarinaGaspar Localização de Gaspar no Brasil
26° 55' 51" S 48° 57' 32" O26° 55' 51" S 48° 57' 32" O
Unidade federativaSanta Catarina
MesorregiãoVale do Itajaí IBGE/2008[1]
MicrorregiãoBlumenau IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesBlumenau, Brusque, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Luís Alves e Massaranduba
Distância até a capital120Â km
Características geográficas
Área386,776 km² [2]
População66Â 213 hab. estatísticas IBGE/2016[3]
Densidade171,19 hab./km²
Altitude18 m
Climasubtropical
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,765 alto PNUD/2010[4]
PIBR$ 1Â 668Â 182,000 mil IBGE/2011[5]
PIB per capitaR$ 28Â 337,19 IBGE/2011[5]Gaspar é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se na região do Vale do Itajaí, entre Blumenau e Itajaí, em Santa Catarina, na região Sul. Na última estimativa do IBGE em 2016, o número de habitantes era de 66.213.
A cidade ganha grande destaque com a rota das águas, devido ao grande número de parques aquáticos. O primeiro parque fundado na região foi o Parque Aquático Cascata Carolina. No verão, a cidade recebe mais de 300.000 turistas, inclusive estrangeiros.
As principais atividades econômicas do município são a indústria, o comércio e a agricultura, destacando-se a rizicultura e a indústria têxtil.Índice1 História
2 Geografia2.1 Clima
2.2 Divisão territorial
3 Infraestrutura3.1 Transporte público
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
A colonização da região onde hoje é o município iniciou-se com a chegada dos Xoclengues e Caingangues que buscavam um local seguro dos caçadores de índios, os chamados bugreiros. Esses índios foram exterminados durante os séculos XVII e XIX.
Durante esse período houve também a chegada dos novos colonizadores, que se instalaram na Região do Médio Vale do Itajaí, onde havia temor constante pelos ataques dos silvícolas. Existem registros de autores da época como Augusto Zitlow que confirmam as caçadas de indígenas pelos bugreiros, estes financiados pelos colonos, .
Os Vicentistas, homens oriundos da Capitania de São Vicente, que aportaram às margens do Rio Itajaí em busca de ouro, índios e riquezas foram sucedidos pelos açorianos, que segundo relatos, chegaram ao litoral catarinense com o intuito de efetivar a posse da Coroa Portuguesa dessas terras que eram cobiçadas pelos espanhóis.
Com os europeus começou a se formar a base econômica e populacional da cidade. A colonização italiana, muito forte na cultura da cidade, foi propiciada pelo fato de que a Itália estava saturada de mão de obra, assim como a Áustria, Suíça e Alemanha, que sempre acolheram a mão de obra ociosa daquele país. A solução passou a ser a migração para Santa Catarina, a qual já era o destino de milhares de italianos.
Os ?negreiros? que eram os agentes de imigração, vendiam uma imagem falsa do que era a América na Europa, ao omitir e deturpar a verdade. A vida nas colônias no Sul do Brasil era árdua e sofrida. Os italianos acharam a terra muito estranha e diferente de sua pátria.
Com o passar dos anos os lotes se valorizaram, o que gerou grande disputa por terras nas proximidades do Rio Itajaí-Açu, tornando poderosos seus proprietários.
Após se estabelecerem, já no século XX, os imigrantes iniciaram o plantio do arroz irrigado, até hoje um dos produtos de maior destaque na economia do município.
Com a chegada dos imigrantes alemães, tiroleses, poloneses e russos, iniciou-se de maneira ampla o cultivo também do feijão, milho, aipim, taiá, batata, abóbora, verduras e amendoim.
Anos mais tarde, em 1880, as freguesias de São Paulo Apóstolo de Blumenau e São Pedro Apóstolo de Gaspar (pertencentes até então ao município de Itajaí) passaram a formar um município, chamado Blumenau. Nessa data, o número de habitantes do então município, com 11 mil quilômetros quadrados, era de 16.308 pessoas. Havia três mil residências, 255 engenhos de açúcar, 152 engenhos de farinha de mandioca, seis descascadores de arroz, 29 moinhos de fubá, fábricas de louças de barro, tecidos, serrarias, olarias, cervejarias, vinho e vinagre, padarias, açougues, entre outros.
Durante os 54 anos que seguiram, Gaspar foi distrito de Blumenau, para qual recolhia tributos, que eram devolvidos na forma de serviços para a comunidade, porém, segundo relatos da época, os mesmos eram de má qualidade e deveras precário.
Em 1870 já haviam sido estabelecidos alguns lotes urbanos na área que hoje é conhecida como o centro do município. O comércio começou a impulsionar o crescimento do distrito, porém apenas em 18 de março de 1934 houve a emancipação, com Leopoldo Schramm se tornando o primeiro prefeito.
Com forte colonização alemã, a cidade de Gaspar sempre cultivou as tradições trazidas pelos imigrantes, especialmente na área cultural. Prova disso é a existência de dois grandes símbolos culturais da cidade que vêm se fortalecendo ao longo dos anos: o Coro Misto Santa Cecília e o Clube Musical São Pedro. O papel desses grupos, que promovem o ensino e aperfeiçoamento musical para Gaspar e região prestando voluntariamente serviços à comunidade, é de grande importância, afinal, desde o início da história da cidade eles animam as festas populares e difundem a cultura para toda a sociedade.Geografia[editar | editar código-fonte]
Gaspar possui uma área de 386,35Â km², das quais 40Â km² de área urbana e 346,35Â km² de área rural.Â
Localiza-se na latitude 26º55'53" sul, longitude 48º57'32" oeste. A altitude média do municípo é de 18 metros, seu território é composto por planícies situadas próximas ao rio Itajaí-Açu e serras localizadas nos extremos Norte e Sul.
O ponto mais alto do município é o Morro do Cachorro, situado na divisa com Blumenau e Luis Alves, com 857 metros acima do nível do mar.Clima[editar | editar código-fonte]
Seu Clima é considerado Subtropical, com verões quentes. Os invernos são frios mais dificilmente chegam a 0 graus. Durante os períodos de outono e primavera os dias podem variar muito entre frios, amenos e quentes. Há poucas ocasiões de temperaturas negativas, mas apenas nos extremos da cidade, que são bairros mais altos.Divisão territorial[editar | editar código-fonte]
Existem vinte e um bairros em Gaspar:
Alto Gasparinho
Arraial Do Ouro
Barracão
Bateias
Bela Vista
Belchior
Belchior Baixo
Belchior Central
Centro
Coloninha
Figueira
Gaspar Grande
Gasparinho
Gaspar Alto
Gaspar Mirim
Lagoa
Margem Esquerda
Macucos
Poço Grande
Santa Terezinha
Sete de SetembroInfraestrutura[editar | editar código-fonte]
Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar.
Transporte público[editar | editar código-fonte]
Até o início da década de 1970, Gaspar era cortada pelos trilhos da Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC), por onde passavam trens de carga e de passageiros. Mesmo assim, a cidade contava com a Viação Gaertner, que fazia viagens e passeios.
Em 1973, a Viação Verde Vale recebeu autorização para explorar o transporte coletivo municipal, sem nenhuma licitação. Em 1999, a empresa ganhou a concessão por mais 20 anos, novamente sem licitação. Porém, por considerar ilegal a prorrogação em favor da Viação Verde Vale, o poder judiciário catarinense ordena a abertura de um processo licitatório para a operação do serviço público de transporte coletivo.
A concorrência é aberta, e a Viação Verde Vale não obtém êxito. Em outubro de 2002, após quase 30 anos de monopólio, a Auto Viação Do Vale é criada. O novo sistema de transporte coletivo é implantado, inclusive com a criação do primeiro terminal urbano do município. Este terminal era provisório, criado às pressas para o novo sistema de transporte.
Em 2005, é inaugurado o Terminal Urbano Vereador Norberto Willy Schossland (sistema integrado), para onde também é transferido o Terminal Rodoviário de Gaspar. Os terminais antigos, urbano e rodoviário, são desativados.
Hoje, a Viação Verde Vale continua operando as linhas intermunicipais, ligando Gaspar, Blumenau, Ilhota e a localidade do Baú, também em Ilhota.
Atualmente, a Auto Viação Caturani conta com uma frota de 24 ônibus, enquanto a Viação Verde Vale conta com 22 veículos urbanos.Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE. «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 12 de janeiro de 2014Â ? «Estimativa Populacional 2016». Censo Populacional 2016. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Setembro de 2016. Consultado em 06 de maio de 2017Â Verifique data em: |acessodata= (ajuda)? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 15 de fevereiro de 2014Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2011». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 12 de janeiro de 2014Â
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de municípios de Santa Catarina por data de criação
Lista de municípios de Santa Catarina por população
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da prefeitura
Página da câmara
vdeRegião Metropolitana do Vale do ItajaíNúcleo metropolitanoBlumenau ? Gaspar ? Indaial ? Pomerode ? TimbóÁrea de expansãoApiúna ? Ascurra ? Benedito Novo ? Botuverá ? Brusque ? Doutor Pedrinho ? Guabiruba ? Ilhota ? Luiz Alves ? Rio dos Cedros ? Rodeio
Portal do Brasil
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