orçamento loja virtual em Doverlândia


Encontre orçamento loja virtual em Doverlândia na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Loja

Casa térrea.
Pavimento térreo de, uma casa.
Casa para venda de mercadorias.
Oficina.
Habitação assobradada, ao rés do chão.
Casa de associação maçónica.


Loja

Designação do ânus da cavalgadura.


Virtual

Que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual.
Possível; susceptível de se realizar.
Potencial.
Diz-se do foco de um espelho, determinado pelo encontro dos prolongamentos geométricos dos raios luminosos.

Esta página ou seção precisa ser wikificada.Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.Editor: considere colocar o Mês e o Ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:wkf}}
Município de DoverlândiaBandeiraBrasãoHino
Aniversário14 de maio
Fundação1982
Gentílicodoverlandense
Prefeito(a)Zilda de Rezende Araújo Machado (PMDB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Doverlândia em GoiásDoverlândia Localização de Doverlândia no Brasil
16° 43' 12" S 52° 19' 08" O16° 43' 12" S 52° 19' 08" O
Unidade federativaGoiás
MesorregiãoSul Goiano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoSudoeste de Goiás IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesBaliza, Caiapônia e Mineiros
Distância até a capital401Â km
Características geográficas
Área3Â 207,543 km² [2]
População7Â 892 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade2,46 hab./km²
Altitude509 m
Climasemi-úmido quente tropical
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,71 alto PNUD/2000[4]
PIBR$ 96Â 283,899 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 11Â 227,13 IBGE/2008[5]Doverlândia é um município brasileiro do estado de Goiás. A População Total do Município era de 8.558 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000) e a estimativa de 2006 é de 7.892[6] habitantes e mostrando um decréscimo da população a atualização do Ceso Demográfico do IBGE mostra em 2016 a cidade com 5.792 habitantes. Sua Área é de 3.208Â km² representando 0.9432% do Estado, 0.2004% da Região e 0.0378% de todo o território brasileiro. A população urbana constitui 62,27% do total e a população rural em 37,73%. Homens representam 53,21% e mulheres 46,79%.Índice1 História
2 Turismo
3 Festas e eventos
4 Localidades de Baladas e Eventos
5 Meios de Comunicação
6 Transporte
7 Prefeitos
8 Referências
9 Ver tambémHistória[editar | editar código-fonte]
A cidade de Doverlândia Goiás teve seu início com a chegada de uma família vinda de Correntina na Bahia, o senhor Manoel Ribeiro Campos saindo de lá com pouco mais de 15 anos filho de Sebastiana Joaquina da Silva e de Anastácio Ribeiro Campos, casou se com Dona Zulmira Maria Campos nascida em 1941, filha de Pompilio Pereira da Silva e de Dona Marculina Maria de Jesus, também de Correntina na Bahia, que também saiu de lá por volta dos 15 anos de idade, casou se com o senhor  Manoel no Mato Grosso do Sul e veio morar no município de Baliza, na fazenda Pedra Branca nas proximidades do Ribeirão das Perdizes.
Em 1948, vieram para o município e cultivaram uma lavoura de milho e arroz. Surge assim às margens do Rio do Peixe com o povoado do Rio do Peixe.O Senhor Manoel Ribeiro Campos, chegou nessa região com a finalidade de cultivar agricultura com o plantio de arroz e milho. No dia 18 de julho de 1949, o mesmo adquiriu propriedade de 250 alqueires de terras, na qual se deu o marco histórico do Município. Essa terra foi adquirida de Dona Maria Vitória de Carvalho, que inicialmente concordou em dar como posse das terras para o senhor Manoel na área compreendida entre foz do córrego Rufino em sua margem direita e subindo pela mesma, seguindo até a atual serrinha (na época, mata da serrinha). Daí, seguindo margeando a até ao Val da atual Ponte Velha de lá retornando pela margem direita do Rio do Peixe, até o ponto de partida, o que dista em de 6 km da atual sede do município. Esse acordo foi até que se procedesse à demarcação e verificação da quantia correta, mas essa demarcação nunca foi feita, sem, entretanto causar transtornos legais para a sociedade local. A área inicial do então povoado do Rio Peixe foi retirada da fazenda Faustino, de 5000 alqueires, propriedade esta de dona Maria Vitória de Carvalho, que por motivo de viuvez dispôs de parte de seus bens. Â
As primeiras estradas foram abertas a facão e machado lideradas pelo Sr.º Manoel Ribeiro Campos, que em 18 de Dezembro de 1950 construiu sua casa as margens do Rio do Peixe onde passou a residir com sua família, atual casa da esposa do Sr.º José Ferreira, ao lado da Laticínio Catupiry.  A família do senhor Manoel, apelidado de Manezinho, na chegada, era composta por ele e a esposa, e os filhos por ordem de idade:
Maria Rosa Campos, (substituído Campos por ?Silva? com o Casamento).
Domingo Ribeiro Campos.
Dominga Maria Campos, (substituído Campos por ?das Neves? com o Casamento).
Maria Abadia Campos, (substituído Campos por ?de Jesus? com o Casamento).
Nascidos no Povoado por ordem de idade:
Rosa Maria Campos (Rosa do Livertino)
Ana Maria Campos, falecida de coqueluche com 1 ano de idade.
Nilso Ribeiro Campos recém nascido, (morte por mal de sete dias).
Lindomar Ramos Campos
Alaides Maria Campos (acrescido Oliveira com o Casamento)
 Manoel Ribeiro Campos em 5 de maio de 1951construiu o campo de aviação, devido à dificuldade de transporte.
Apesar do processo de formação do povoado do Rio do Peixe ter-se dado pelo incentivo imediato do senhor Manoel Ribeiro Campos, antes, porém, naquela localidade já se encontrava um ponto de repouso de viajantes que passavam pela região vinda do Mato Grosso, Goiás e Bahia. Esse ponto de repouso também se configura como um dos elementos de fundação do povoado. Sendo assim, o que pode se considerar que a atual Cidade de Doverlândia surgiu, também, partir de pouso de tropeiros que faziam o percurso entre a cidade de Baliza e de Caiapônia, percorrendo, as estradas de carro de boi a região da bacia do rio Araguaia, ou mesmo e ai saindo deste vale, margeavam o Rio de Peixe, contornando seus afluentes e utilizando-se destes, conseguiam passagem das tropas cargueiras e dos carros de bois que ligavam a Região do Oeste Goiano.
OS PIONEIROS DESSA MUNICIPALIDADE
José Lagoa e irmãos Região da Lagoa (atual Val do Quelè).
Manoel Ribeiro Campos 1948
Clemente José da Silva (Quelé) com a família 1948, para as margens do Ribeirão Capivara e em seguida para o Povoado.
Valdemar José da Silva (Vavá) 1954
Dovercino Borges 1959
Senhor Manoel Luiz de Castro e família 05/06/01974, conforme relato próprio.
Carmino machado Sobrinho
Elias Farias de Sousa
Os pioneiros, conforme a relação foram os desbravadores, que organizaram o município, elevando - o á condição de distrito e posteriormente de município.
Os referidos pioneiros embrenharam se na região, à procura de terras férteis, que posteriormente, viria a ser pouso de tropeiros e pontos de paradas para outras comitivas que cortavam a região no sentido de Mato Grosso ? Goiás e vice -versa, posteriormente, começaram os primeiros mercadores a se instalar na região nesse Caso cita se o senhor José Garcia e o Senhor "Nego Cândio", fazendo o lugar tornar se fonte de atrativos para outras famílias e outros comerciantes.
As primeiras estradas foram abertas a facão e machado sob a liderança do Sr.º Manoel Ribeiro Campos, em 1950 e tinham por objetivo facilitar o intercâmbio do povoado e seu município sede, a cidade de Caiapônia. Em 13 de Novembro de 1969, o povoado do Rio do Peixe foi elevado á categoria de distrito pela Lei Municipal n.º 215, chamada de Doverlândia, posteriormente, em homenagem ao líder político da época, Sr.º Dovercino Borges. Em 14 de Maio de 1982, Doverlândia conseguiu sua emancipação político-administrativa.
O primeiro loteamento foi em uma área que pertencia a Sr.ª Maria Ramiro e adquirida pelo Sr. Dovercino Borges com o proposito de fazer na região uma cidade. Esse loteamento compreendia a região entre os seguintes marcos atuais:
Da avenida, Joaquim Firmino de Carvalho, até a Pacífico Vilela de Carvalho, com início na atual Avenida Ponte Branca até a Av. Independência, sendo esse o primeiro loteamento e realizado pelo senhor Dovercino com terras cedidas pelo senhor Manoel Ribeiro Campos o segundo
O segundo loteamento realizado pelo senhor Manoel Ribeiro Campos, a partir da Av. Independência até o atual aeroporto na atual fazenda do senhor Adelino Ribeiro
O terceiro loteamento, em uma área que pertencia ao SR. Manoel Ribeiro Campos e adquirida pelo Sr. Dovercino Borges, compreendido entre José Alves de Assis e a Av. Rio do Peixe, da Rua Joaquim Firmino de Carvalho, até a Av. Antonio Carlos Paniago, segundo os conhecedores da questão, essa área poderia ser considerada polêmica, conforme a forma em que ela se deu.
Os demais loteamentos, parte do setor Alto Paraíso, cidade Campos, parte do Setor Aeroporto e parte do setor Sudoeste, foram realizados pelo senhor Manoel Luiz de Castro, após a sua eleição e após a sua emancipação do distrito.
O loteamento de parte do setor Sudoeste, e setor Bela Vista, foi realizado pelo Prefeito da época Alfredo Arantes da Rocha.
( fonte: relato de Cores Antonio de Carvalho filho de Dona Maria Vitória de Carvalho e Domingo Campos em depoimento em (10 de maio de 2005)
( publicado em UEG/Go[7])
Em 29 de agosto de 2007, registrou-se em cartório público a morte do Sr. Dovercino Borges aos 86 anos de idade, na cidade de Goiânia-GO, onde há anos residia. Deixou 9 filhos.[8]Seu primeiro prefeito eleito pelo voto direto foi o Sr. Manoel Luiz de Castro, que realizou grandes obras, trazendo infra-estrutura para a cidade, e muitos benefícios para a população doverlandense.Todo o relato antes mencionado foi embasado em depoimento dos pioneiros citados acima, sendo excluído o Sr. Manoel Ribeiro Campos , em que o depoimento foi o de sua esposa e o do senhor Dovercino Borges que na época não residia mais em Doverlândia. todo o documentário foi publicado em estudo dirigido pela Universidade estadual de Goiás e publicado pela mesma( publicado em UEG/Go[9])
Turismo[editar | editar código-fonte]
Doverlândia e região possui muitos rios e cachoeiras que proporcionam um lazer bastante agradável como: pescaria, trilhas e muita aventura, como a escalada da Pedra[10], Ponto Culminante de Doverlândia. Dentre os rios: O Rio do Peixe, Rio Paraíso, Rio Araguaia, Caracol, Lajeado e etc. Cachoeiras: Cachoeira da Bandeirantes[11][12], Cachoeira do Alvino, Cachoeira do Paraíso, Cachoeira do Lajeado[13], Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Gratassu[14], Cachoeira Santa Márcia,Cachoeira da Água Limpa[15] Cachoeira do Rufino e[16] etc?
O Rio do Peixe é dotado de algumas praias, são praias um pouco desertas, mas para quem quer acampar e ficar um pouco longe da correria é ótimo, as praias em destaque são: Praia do Quelé, Praia do José Goiano e outras.Festas e eventos[editar | editar código-fonte]
Festa do Nosso Senhor Bom Jesus
Festa de São Miguel do Arcanjo (Padroeiro)
Festão De São Sebastião (Ireno)
Festa de Aniversário da Cidade
festas Juninas
Festa Virada do Ano
Leilão Direito de Viver (Em prol do Hospital do Câncer de Barretos)
Festival do Milho (Igreja Bom Jesus)
Festa do Chope
Festa Comitiva Os Bartira
Rodeio Show
Team Roping (Sindicato Rural)
Luau das Havaianas
Brahmeiros
Localidades de Baladas e Eventos[editar | editar código-fonte]
Athenna Fest Music
Associação Atlética Do Banco Do Brasil
Clube Recreativo De Doverlândia
Eclipse Espaço para Eventos
Meios de Comunicação[editar | editar código-fonte]
Rádio FM: 87,9Â MHz - Rádio Aliança
DoverlândiaGO.com.br
www.doverlandia.go.gov.br
Leia mais: http://ecoturismodoverlandia.webnode.com//
Transporte[editar | editar código-fonte]
O município de Doverlândia é cortado pelas rodovias GO-221, GO-194, GO-465 e GO-461Prefeitos[editar | editar código-fonte]
Manoel Luis de Castro (1982-1988)
Jerônimo Jacinto da Ponte Filho (1989-1992)
Manoel Luis de Castro (1993-1996)
Alfredo Arantes da Rocha (1997-2000)
Alfredo Arantes da Rocha (2001-2004)
Ipácio Divino de Oliveira (2005-2008)
Gaspar Alves de Souza (2009-2012)
Roberto de Faria Salomão (2013-2016)
Zilda de Rezende Araújo Machado (2017-2020)
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? «Censo Populacional». Censo Populacional. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 25 de agosto de 2011 ? Valadão, Waltenes Matias,; Valadão, Valdo Matias (2008). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE DOVERLÂNDIA GOIÁS:. Um estudo sobre os problemas do desmatamento, erosão e assoreamento. Iporá: UEG/GO ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Histórico do município de Doverlândia - GO». Consultado em 25 de agosto de 2011 ? Valadão, Waltenes Matias, (2009). A educação Ambiental nas Escolas de Doverlândia. [S.l.: s.n.] ? Waltenes Matias Valadão (27 de setembro de 2012). «A Pedra». Waltenes Matias Valadão. Consultado em 8 de abril de 2015 ? Waltenes Matias Valdão (8 de abril de 2015). «Cachoeira do Rio do Peixe (Bandeirantes)». Waltenes Matias Valdão Em falta ou vazio |url= (ajuda); |acessodata= requer |url= (ajuda)? Waltenes Matias Valadao (6 de abril de 2015). «cachoeira do Rio do Peixe (bandeirantes)». Waltenes Matias Valadao. Consultado em 9 de abril de 2015 ? Waltenes Matias Valadão (7 de abril de 2015). «Cachoeira do Lajeado». Waltenes Matias Valadão. Consultado em 8 de abril de 2015 ? Waltenes Matias Valadão (9 de setembro de 2012). «Cachoeira da Gratassu». Waltenes Matias Valadão. Consultado em 8 de abril de 2015 ? Waltenes Matias Valadão (10 de outubro de 2013). «Cachoeira da Água Limpa». Waltenes Matias Valadão. Consultado em 8 de abril de 2015 ? Waltenes Matias Valadão (4 de abril de 2015). «Cachoeira do Rufino». Waltenes Matias Valadão. Consultado em 8 de abril de 2015Â
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de municípios de Goiás
Lista de municípios do Brasil
Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Portal do Brasil