orçamento loja virtual em Centralina


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Loja

Casa térrea.
Pavimento térreo de, uma casa.
Casa para venda de mercadorias.
Oficina.
Habitação assobradada, ao rés do chão.
Casa de associação maçónica.


Loja

Designação do ânus da cavalgadura.


Virtual

Que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual.
Possível; susceptível de se realizar.
Potencial.
Diz-se do foco de um espelho, determinado pelo encontro dos prolongamentos geométricos dos raios luminosos.

Centralina utilizada num veículo Isuzu Geo Storm.
Uma centralina é um dispositivo eletrônico utilizado no controlo de uma grande variedade de dispositivos mecânicos e elétricos/eletrónicos de um automóvel.
De forma muito simplificada, o funcionamento de uma centralina, é o seguinte:
Sensores ? Centralina ? AtuadoresSensores (também designados Transductores de Entrada): Convertem as grandezas mecânicas em sinais eléctricos.
Centralina: Recebe dos sensores, os sinais elétricos correspondentes a grandezas físicas, processa esses sinais, e envia para os actuadores os sinais eléctricos correspondentes a acções que os actuadores devem executar.
Actuadores (também designados Transductores de Saída): Convertem os sinais elétricos recebidos da centralina para grandezas físicas, correspondentes às acções mecânicas e/ou elétricas que devem executar.
A centralina, por sua vez, é constituída pelos seguintes módulos: Conversor A/D: Converte sinais eléctricos analógicos para digitais (recebidos dos sensores).
Processador Digital de Sinal (em inglês DSP - Digital Signal Processor): Processa os sinais recebidos, efetuar os cálculos e gera sinais resultantes dos cálculos efetuados.
Memória EEPROM ou FLASH: Onde reside o programa que controla o funcionamento da centralina.
Memória RAM: Onde o DSP guarda temporariamente dados, sobre o estado de funcionamento em que se encontra o veículo, a cada instante.
Portos de E/S (entrada e saída): Portas de comunicação entre o DSP e os conversores A/D e D/A.
Conversor D/A: Converte sinais eléctricos digitais para analógicos (que envia para os actuadores).
Este era o funcionamento clássico de uma centralina que controlava todo o veículo.
Atualmente os veículos, em vez de uma única centralina, dispõem de uma rede de centralinas, cada uma delas especializada numa determinada tarefa, e podendo ter entre 80 a 100 centralinas especializadas, e uma que supervisiona o funcionamento geral do veículo.
Temos assim: Unidade de Controlo do Motor (em inglês ECU - Engine Control Unit)
Unidade de Controlo de Transmissão (em inglês TCU - Transmission Control Unit)
as duas unidades acima, em conjunto são designadas Módulo de Controlo de Potência (em inglês PCM - Powertrain Control Module)
Unidade de Controlo da caixa de velocidades (em inglês GCU - Gearbox Control Unit)
Unidade de Controlo de Airbag (em inglês ACU - Airbag Control Unit)
Unidade de Controlo de Telefone (em inglês TCU - Telephone Control Unit)
Interface Homem-Máquina (em inglês MMI - Man Machine Interface)
Unidade de Controlo de Portas (em inglês DCU - Door Control Unit)
Unidade de Controlo de Bancos (em inglês SCU - Seat Control Unit)
Unidade de Controlo de Climatização (em inglês CCU - Climate Control Unit)
Unidade de Controlo de Velocidade (em inglês SCU - Speed Control Unit)
Unidade de Controlo do Painel de Instrumentos (em inglês CCU - Convenience Control Unit)
Unidade de Controlo de Parqueamento (em inglês PCU - Park-assistant Control Unit)
A Centralina principal (Unidade de Controlo Electrónico) é vulgarmente designada "cérebro do carro"vdePartes do automóvelMotorizaçãoCabeçoteÁrvore de cames • Balanceiro • Colector • Distribuidor • Injetor • Tucho • Válvula • VelaBloco e cárterBiela • Bronzina • Cambota • Cilindro • Junta do cabeçote • Pistão • Volante do motor

SobrealimentaçãoTurbocompressor • Supercompressor
TransmissãoConversor de torque • Diferencial • Dupla embreagem • Eixo • Eixo cardã • Embreagem • Junta homocinética • Semieixo • Sincronizador  • Transeixo  •
Transmissão continuamente variávelSuspensãoAmortecedor • Barra de torção • Braço oscilante • Bieletas • Coxim • PneuFrenagemABS • EBD • ESP • Freio a disco • Freio de estacionamento • Freio a tambor • Pastilha de freio • Freio de serviçoCarroceriaAerofólio • Body kit • Capô • Chassi • Difusor • Para-choque • Para-brisa • Quebra-mato • Quebra-vento • Teto solar • Santantônio • SpoilerSegurançaAirbag • Alarme automotivo • Buzina • Cinto de segurança • Farol de rodagem diurna • Luzes automotivas • Limpador de para-brisa • Retrovisor • Sensor de estacionamento • Pneu reserva (estepe) • Triângulo de segurança • Pisca-alertaInjeção e igniçãoBomba injetora • Carburador • ECU • Estequiômetro • Injetor • Injeção eletrônica • VelaExaustãoCatalisador • Colector • Escapamento • Filtro de partículas dieselElétricaAlternador • Bateria automotiva • Motor de arranqueGuarda objetosPorta-malas • Porta-luvas • Porta-coposInteriorVolante • Acendedor de cigarros • Quebra-sol • Acelerador • Tacômetro • Odómetro • Velocímetro • Medidor de combustívelOutrosAquecedor central • Ar condicionado • Alavanca de câmbio • Calota • Coluna de direção • Direção assistida • Filtro de ar • Radiador • Trava elétrica • Macaco