orçamento empresa site em Medina


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Empreendimento.
Negócio.
Associação, organizada para explorar uma indústria.
Aqueles que dirigem ou administram essa associação.


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Símbolo, divisa.

 Nota: Para outros significados, veja Medina (desambiguação).
Medina??????? ???????al-Madinah al-Munawwarah

  Cidade Â

Panorama de Medina Apelido(s): Cidade do Profeta
MedinaLocalização de Medina na Arábia Saudita


Coordenadas24° 28' N 39° 36' E País Arábia Saudita ProvínciaMedina
Administração
- PrefeitoAbdulaziz Bin Majid (????????? ?? ????)
Área .mw-parser-output .nobold{font-weight:normal}[1]
- Município589Â km² Â - Urbana293 km²
Altitude [2]619Â m
População (Censo 2010)Â [3][4]
 - Total1 100 093    ? Densidade 1 687,9 hab./km²
 - Urbana918 889    ? Densidade urbana 3 136,1 hab./km²

- Fuso horárioArabia Standard Time (UTC+3)













Medina (em árabe: ??????? ???????; transl.:Â al-Madinah al-Munawwarah) é uma cidade localizada no oeste da Arábia Saudita, na região do Hejaz. O aglomerado possui cerca de 1 milhão e 300 mil habitantes (estimativa 2006) e é uma das cidades sagradas do islamismo. Até 622, quando o profeta Maomé entrou na cidade durante o episódio da história do Islamismo conhecido como Hégira, passou a ser designada como Iatrebe (Yathrib ou Iatreb). Do ponto de vista histórico-religioso, Medina foi a primeira cidade regida por princípios teocráticos adotados pelo profeta Maomé, difusor do islamismo.Índice1 História1.1 Antes dos judeus
1.2 Tribos judaicas
1.3 Banu Aus e Banu Khazraj
1.4 Conflito civil
1.5 A chegada de Maomé1.5.1 A Batalha de Badr
1.5.2 A Batalha de Uude
1.5.3 A Batalha da Trincheira
1.6 Cidade Capital
1.7 Medina Medieval
1.8 Medina Moderna
2 Geografia2.1 Clima
3 Demografia
4 Educação
5 Transportes5.1 Aéreo
5.2 Rodovias
5.3 Ferroviário
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Antes dos judeus[editar | editar código-fonte]
A primeira menção à cidade remonta ao século VI a.C., aparecendo em textos assírios (Crônica de Nabonido) como Iatribu.[5] Na época de Ptolomeu, o oásis era conhecido como Látripa (Lathrippa).[6] Os primeiros povos a se instalar no oásis de Medina foram as tribos de Banu Matraweel e Banu Haufe que traçam sua linhagem de Sem, filho de Noé. Estas tribos foram as primeiros a plantar árvores e cultivar na cidade. Quando as tribos iemenitas Banu Aus e Banu Khazraj chegaram, havia cerca de 70 tribos árabes e 20 tribos judaicas em Medina.Tribos judaicas[editar | editar código-fonte]
Os judeus chegaram à cidade no século II, na sequência das Guerras judaico-romanas. Houve três importantes tribos judaicas que habitaram a cidade até o século VII: a Banu Qaynuqa, a Banu Curaiza e a Banu Nadir.[7] ibne Cordadbe relatou mais tarde que durante a dominação do Império Sassânida na região de Hejaz, os Banu Curaiza atuaram como coletores de impostos para o xá.[8] Durante a guerra entre judeus e romanos no século III, muitos judeus fugiram de Jerusalém e migraram para o local de seus ancestrais, Iatrebe (atual Medina). Nero enviou força romana maciça sob comando de Petra Lenidas para massacrar todos os judeus de Medina em 213Banu Aus e Banu Khazraj[editar | editar código-fonte]
A situação mudou após a chegada do Iêmen de duas tribos árabes, chamadas Banu Aus (Banu Aws) e Banu Khazraj. No início, essas tribos eram dependentes dos judeus, mas, posteriormente, elas se revoltaram e se tornaram independentes.[9] Por volta do final do século V,[10] os judeus perderam o controle da cidade para os Banu Aus e Banu Khazraj. A Enciclopédia Judaica relata que eles agiram da seguinte forma "solicitaram ajuda do lado externo e massacraram traiçoeiramente, em um banquete, os principais judeus". Assim, as tribos Banu Aus e Banu Khazraj finalmente tomaram o controle em Medina.[7]
A maioria dos historiadores modernos aceita a alegação de fontes muçulmanas que, após a revolta, as tribos judaicas se tornaram clientes (subordinadas) aos Aus e Khazraj.[11] De acordo com William Montgomery Watt, a clientela das tribos judaicas não é corroborada pelos relatos históricos do período anterior a 627, e sustentou que os judeus mantiveram a independência política.[9]
Ibne Ixaque fala de um conflito entre o último rei iemenita do Himiar (ou Reino Himiarita)[12] e os moradores de Iatrebe. Quando o rei estava passando pelo oásis, os moradores mataram seu filho, e o governante iemenita ameaçou exterminar o povo e cortar as palmeiras. De acordo com ibne Ixaque, ele foi impedido de fazê-lo por dois rabinos da tribo Banu Curaiza, que imploraram ao rei para poupar o oásis, porque seria o lugar "para onde um profeta do coraixita migraria para ser sua casa e local de descanso". O rei iemenita, desta forma, não destruiu a cidade e se converteu ao judaísmo. Ele levou os rabinos com ele e, em Meca, os rabinos teriam reconhecido a Caaba como um templo construído por Abraão e aconselharam o rei a fazer o que o povo de Meca fazia: circundar o templo, venerá-lo e honrá-lo, raspar a cabeça e comportar-se com toda a humildade até deixar seu recinto." Ao se aproximarem do Iêmen, conta ibne Ixaque, os rabinos mostraram ao povo local um milagre ao saírem ileso de um incêndio, convertendo os iemenitas ao judaísmo.[13]Conflito civil[editar | editar código-fonte]
Algumas vezes, as tribos Banu Aus e Banu Khazraj brigaram entre si, sendo que na época da Hégira (migração de Maomé e seus seguidores para Medina), eles estavam em luta por 120 anos e se consideravam inimigos mortais.[14] As tribos Banu Nadir e Banu Curaiza eram aliadas da tribo Banu Aus, enquanto a tribo Banu Qaynuqa era aliada da tribo Khazraj.[15] Eles lutaram um total de quatro guerras.[9]
A última e mais sangrenta batalha foi a de Bu'ath,[9] travada alguns anos antes da chegada de Maomé.[7] O resultado da batalha foi inconclusivo e a contenda continuou. Abdalá ibne Ubai, um chefe Khazraj, se recusou a participar da batalha, o que lhe valeu a reputação de equidade e paz. Até a chegada de Maomé, ele era o habitante mais respeitado de Iatrebe.A chegada de Maomé[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Hégira
Mesquita de Quba, a primeira mesquita construída por Maomé em sua chegada à Medina
Em 622, Maomé e os muhajirun deixaram Meca e chegaram a Iatrebe, um evento transformaria o panorama político e religioso completamente; a longa inimizade entre as tribos Aus e Khazraj foi reduzida uma vez que muitos habitantes destas duas tribos adotaram o Islamismo. Maomé, ligado a tribo Khazraj através de sua bisavó, logo virou o chefe e uniu os muçulmanos convertidos de Iatrebe sob o nome de Ansar (os "patronos" ou "os ajudantes"). Após a chegada de Maomé, a cidade aos poucos passou a ser conhecida como Medina (literalmente "cidade" em árabe). Alguns consideram esse nome como um derivado da palavra aramaica Medinta, que os habitantes judeus teriam usado para a cidade.[16]
De acordo com ibne Ixaque, os muçulmanos e os judeus da região assinaram um acordo, a Constituição de Medina, que comprometeu as tribos judaicas à cooperação mútua com os muçulmanos. A natureza deste documento, como registrado por ibne Ixaque e transmitido por ibne Hixam, é objeto de controvérsia entre os historiadores modernos, muitos dos quais consideram que este "tratado" é, possivelmente, uma montagem de acordos, orais e não escritos, de diferentes datas, e que não está claro exatamente quando eles foram feitos.[17]A Batalha de Badr[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Batalha de Badr
Parte da série sobreIslamismo
CrençasAlá ·
Unicidade de Deus
Maomé · Outros profetasPráticasProfissão de fé · Oração
Jejum ·
Caridade · PeregrinaçãoTextos e leisAlcorão · Suna · Hádice
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Hinduísmo · Sikhismo · JainismoVeja tambémCríticas ·Â Islamofobia
Vocabulário do islã ·Â Portal Islã
vde
A Batalha de Badr foi uma batalha fundamental no início do islamismo e uma virada na luta de Maomé com seus oponentes entre os coraixitas em Meca.
Na primavera de 624, Maomé recebeu informação de suas fontes de inteligência que uma caravana de comércio, comandada por Abu Sufiane ibne Harbe e protegida por trinta a quarenta homens, estava viajando da Síria de volta para Meca. Maomé reuniu um exército de 313 homens, o maior exército que os muçulmanos já haviam posto em campo. No entanto, muitas fontes muçulmanas primitivas, incluindo o Alcorão, indicam que nenhuma luta séria era esperada,[18] e o futuro califa Otomão ficou para trás para cuidar da esposa doente.
À medida que a caravana se aproximava de Medina, Abu Sufiane começou ouvir dos viajantes e dos cavaleiros sobre uma emboscada planejada por Maomé. Ele enviou um mensageiro chamado Damdam a Meca para alertar os coraixitas e obter reforços. Alarmados, os coraixitas reuniram um exército de 900 a 1000 homens para salvar a caravana. Muitos dos nobres coraixitas, incluindo Amir ibne Hixam, Ualide ibne Utba, Xaiba e Omáia ibne Calafe, ingressaram no exército. Entretanto, parte do exército regressou posteriormente para Meca, antes da batalha.
A batalha começou com os melhores de ambos os exércitos se apresentando para entrar em combate. Os muçulmanos enviaram Ali, Ubaidá ibne Alarite (Obeida) e Hâmeza ibne Abdal Mutalibe. Em um combate três-a-três, os muçulmanos liquidaram os melhores de Meca, Hâmeza matou sua vítima logo no primeiro ataque, embora Ubaidá tenha sido mortalmente ferido.[19]
Na sequência, ambos os exércitos começaram a atirar flechas um contra o outro. Dois muçulmanos e um número desconhecido de coraixitas foram mortos. Antes da batalha começar, Maomé havia dado ordens para os muçulmanos atacar com suas armas de longo alcance, e só enfrentar os coraixitas com armas brancas quando eles avançassem.[20] Posteriormente, ele deu ordem para atacar, atirando um punhado de pedras em direção ao exército de Meca, o que era provavelmente um gesto tradicional árabe, enquanto gritava "Desfiguradas sejam aquelas faces!"[21][22] O exército muçulmano gritou "Y? man??r amit!"[23] e avançou sobre as linhas coraixitas. O exército de Meca, sem força e entusiasmo para a luta, rapidamente desistiu e fugiu. A batalha em si durou apenas algumas horas e já estava terminada no início da tarde.[21] O Alcorão descreve a força do ataque dos muçulmanos em muitos versos, que se referem aos milhares de anjos descendo do céu em Badr para massacrar os coraixitas.[22][24] Antigas fontes muçulmanas interpretam essas palavras literalmente, e existem vários hádices onde Maomé debate com o Anjo Jibril seu papel na batalha.
A Ubaidá ibne al-Harite (Obeida) foi dada a honra de ser "quem atirou a primeira flecha pelo Islamismo", enquanto Abu Sufiane ibne Harbe mudou de lugar para escapar do ataque. Em retaliação por este ataque, Abu Sufiane ibne Harbe solicitou uma força armada de Meca.[25]
Durante todo o inverno e primavera de 623 outros grupos de ataque foram enviados por Maomé de Medina.A Batalha de Uude[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Batalha de Uude
Em 625, Abu Sufiane ibne Harbe, rei de Meca, que pagava impostos regularmente para o Império Bizantino, novamente liderou uma força de Meca contra Medina. Maomé marchou ao encontro desta força, mas antes de chegar à batalha, cerca de um terço das tropas sob comando de Abdalá ibne Ubai se retirou. Mesmo assim, as tropas de Medina marcharam adiante para a batalha, e, embora em número muito inferior, os muçulmanos foram bem sucedidos inicialmente e empurraram as linhas de Meca para trás, deixando a maior parte do acampamento de Meca desprotegido. Quando a batalha parecia estar próxima de uma vitória muçulmana, um erro grave cometido por uma parte do exército muçulmano mudou o resultado da batalha. A desobediência às ordens de Maomé pelos arqueiros muçulmanos, que deixaram os seus postos designados para espoliar o acampamento de Meca, permitiu um ataque surpresa da cavalaria de Meca, liderada pelo veterano de guerra Calide ibne Ualide, trazendo o caos para as fileiras muçulmanas. Muitos muçulmanos foram mortos e até o próprio Maomé quase morreu, saindo gravemente ferido. Os muçulmanos tiveram que se retirar das encostas de Uude. O exército de Meca não aproveitou sua vitória para invadir Medina e retornou para Meca.A Batalha da Trincheira[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Batalha da Trincheira
Painel representando a mesquita de Medina (atualmente na Arábia Saudita). Encontrada em ?znik (Turquia), século XVIII
Em 627, Abu Sufiane ibne Harbe mais uma vez liderou as forças de Meca contra Medina. Por causa de uma trincheira escavada pelos habitantes de Medina para proteger a cidade, este evento tornou-se conhecido como a "Batalha da Trincheira". Depois de um prolongado cerco e vários conflitos, o exército de Meca se retirou. Durante o cerco, Abu Sufiane ibne Harbe havia feito um acordo com a tribo judaica remanescente dos Banu Curaiza para atacar os muçulmanos por trás das linhas. O plano, no entanto, foi descoberto pelos muçulmanos e o ataque frustrado. Isto representou uma violação da Constituição de Medina, e, após a retirada de Meca, Maomé marchou imediatamente contra os Curaiza e cercou seus redutos. Os judeus finalmente se renderam. Alguns membros da tribo Banu Aus intercederam em favor dos seus antigos aliados e Maomé concordou com a indicação de um dos seus chefes, Sade ibne Muade, como juiz. Sade julgou pela lei judaica que todos os membros masculinos da tribo deveriam ser mortos e as mulheres e crianças feitas prisioneiras, como estabelecia o Antigo Testamento em caso de traição (Deuteronômio).[26] Esta ação foi concebida como uma medida defensiva para garantir que a comunidade muçulmana pudesse estar segura de sua sobrevivência em Medina. O historiador Robert Mantran argumenta que a partir deste ponto de vista a ação foi bem-sucedida - a partir deste ponto, os muçulmanos já não se preocupavam mais essencialmente com a sobrevivência, mas sim com a expansão e conquista.[26]Cidade Capital[editar | editar código-fonte]
Nos dez anos seguintes da Hégira, Medina se tornou a base a partir da qual Maomé atacava e era atacado, e foi daí que ele marchou sobre Meca, tornando-se seu governante sem batalha. Mesmo quando a lei islâmica foi estabelecida, Medina permaneceu por alguns anos a cidade mais importante do Islã e a capital do califado.Medina Medieval[editar | editar código-fonte]
Sob os quatro primeiros califas, conhecido como o Califado Ortodoxo, o império islâmico se expandiu rapidamente e passou a incluir centros históricos da civilização, como Jerusalém, Damasco e Mesopotâmia. Após a morte de Ali, o quarto califa, a sede do califado foi transferida para Damasco e depois para Bagdá. A importância de Medina diminuiu e ela se transformou mais num lugar de importância religiosa do que de poder político. Após a fragmentação do Califado, a cidade se submeteu a vários governantes, incluindo os Mamelucos no século XIII e, finalmente, desde 1517, os turcos otomanos.
Em 1256, Medina foi ameaçada pelo fluxo de lava da última erupção do Harrat Rahat.[27]Medina Moderna[editar | editar código-fonte]
Medina em 1890
Medina em 1940
No início do século XX, durante a Primeira Guerra Mundial, Medina testemunhou um dos mais longos cercos na história. Medina era uma cidade do Império Otomano. O governo local estava nas mãos dos hachemitas como xarifes ou emires de Meca. Facri Paxá era o governador otomano de Medina. Ali bin Hussein, o xarife de Meca e líder do clã Hachemita, revoltou-se contra o califa e se aliou com a Grã-Bretanha. A cidade de Medina foi cercada por suas forças, Facri Paxá resistiu bravamente durante o Cerco de Medina desde 1916, mas em 10 de janeiro de 1919, foi forçado a se render. Após a Primeira Guerra Mundial, o hachemita Saide Ali ibne Huceine foi proclamado rei da independente Hejaz, mas, em 1924, ele foi derrotado por Ibn Saud, que integrou Medina e Hejaz em seu reino da Arábia Saudita.
O projeto "Cidade de Conhecimento Econômico de Medina", uma cidade focada em indústrias baseadas no conhecimento, tem sido planejado e é esperado impulsionar o desenvolvimento e aumentar o número de postos de trabalho em Medina.[28]Geografia[editar | editar código-fonte]
Medina está localizada no lado ocidental da Arábia Saudita nas coordenadas 24° 28? 00? N, 39° 36? 00? L a 619 metros acima do nível do mar.[2] Está situada 430Â km a norte de Meca (Makkah Al-mukarama), 150Â km a leste do Mar Vermelho e 850Â km da capital Riad. O município possui área total de 589Â km², sendo 293Â km² correspondente a área urbana (cidade).[1]Clima[editar | editar código-fonte]
Medina possui um clima desértico, caracterizado por uma aridez constante e temperaturas geralmente muito quentes durante o dia. As manhãs de inverno possuem temperatutas bem mais frescas.
Dados climatológicos para Medina
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima recorde (°C)323639414547474646423732 47
Temperatura máxima média (°C)232629343942424241362925 34
Temperatura mínima média (°C)121417222628292928231813 22
Temperatura mínima recorde (°C)0311214191921211151 0
Precipitação (mm)5,1010,212,75,10000010,25,1 53,3
Fonte: www.weatherbase.com[29] 11-7-2010Demografia[editar | editar código-fonte]Crescimento populacional da cidade[30][31]
ano
população
Década de 1920
18Â 000
Década de 1960
72Â 000
1992
608Â 295
2004
918Â 889
De acordo com o último censo realizado em 2004, o município possui 994Â 175 habitantes, sendo 918Â 889, ou seja, 92,4% em sua área urbana.[32] A densidade demográfica é de 1Â 687,9 hab/km² no município 3Â 136,1 hab/km² apenas na área urbana (cidade).Distribuição da população por sexo e nacionalidade (sauditas/não-sauditas)[32]
Área deabrangência
Moradiashabitadas
Sauditas
Não-sauditas
População total
Homens
Mulheres
Subtotal
Homens
Mulheres
Subtotal
Homens
Mulheres
Total
Município
177Â 404
350Â 378
353Â 573
703Â 951
185Â 237
104Â 987
290Â 224
535Â 615
458Â 560
994Â 175
Cidade
163Â 116
319Â 606
320Â 966
640Â 572
174Â 816
104Â 450
279Â 266
494Â 422
425Â 416
919Â 838Educação[editar | editar código-fonte]
No passado, a educação em Medina estava centrada nos cantos e nas escolas corânicas espalhados pela cidade, e ao longo do tempo deixou de existir todas estas, sendo substituídas por escolas, universidades e centros educacionais.
Escolas: Medina inclui cerca de 309 escolas, incluindo 112 escolas primárias e 95 do ensino médio públicas e 102 escolas privadas.
As três universidades de Medina incluem:Universidade Islâmica de Medina
Universidade Taibah
Universidade Aberta Árabe
Transportes[editar | editar código-fonte]
Aéreo[editar | editar código-fonte]
O Aeroporto Internacional Príncipe Mohammad Bin Abdulaziz é o principal aeroporto que serve a cidade de Medina, está localizado 15Â km a nordeste do centro da cidade e é um dos principais locais de chegada e partida de peregrinos provenientes do exterior com destino às peregrinações de Haje e Umra, em Meca. Inaugurado em 1972, inicialmente como aeroporto doméstico, pois os voos internacionais estavam limitados ao período da Hajj, foi transformado em 2006 em aeroporto internacional, devido ao aumento significativo no número de voos para os períodos da Hajj e Umrah.[33][34][35]Rodovias[editar | editar código-fonte]
Medina possui uma rede de auto-estradas, que a liga ao resto das cidades e regiões da Arábia Saudita, a saber:Rodovia Medina - Al Qasim.
Rodovia Medina - Tabuk.
Rodovia Medina - Yanbu.
Rodovia Medina - Meca.
Ferroviário[editar | editar código-fonte]
No passado, Medina era conectada por vias-férreas à região do Levante através da Ferrovia do Hejaz, uma linha que ligava Medina a cidade de Damasco. Esta linha começou a ser construída em 1900, foi inaugurada oficialmente em 1908 e continuou a funcionar até o ano de 1916, quando, na Primeira Guerra Mundial, foi devastada pela Grande Revolta Árabe e pela queda do Império Otomano após a guerra.[33]
Para o futuro, Medina estará ligada a Meca através do projeto chamado "trem expresso Duas Mesquitas Sagradas", um projeto de ferrovia elétrica com extensão de 450Â km, que vai ligar Meca a Medina passando por Jeddah e Rabigh. A primeira fase do projeto cobrirá a construção de cinco estações de passageiros, incluindo duas em Meca, duas em Jeddah no Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz e no centro da cidade, e a quinta estação em Medina. É esperado para a segunda fase a construção de uma outra estação em Rabigh.[33]Ver também[editar | editar código-fonte]
Meca
Constituição de Medina
Referências? a b «Al Madina Al Monawrah» (em inglês). Saudi Commission for Tourism and Antiquities. Consultado em 11 de julho de 2010 ? a b «Al Madinah al Munawwarah, Saudi Arabia Page» (em inglês). Falling Rain Genomics. Consultado em 11 de julho de 2010 ? «Population by Gender and Nationality (Saudi/Non-Saudi) and Administrative Area in the Kingdom - Administrative Area : Al-Madina Al-Monawarah» (em inglês). Central Department Of Statistics & Information - Ministry of Economy & Planning. Consultado em 11 de julho de 2010 ? «Cities With Population of More Than 5000 Persons» (em inglês). Central Department Of Statistics & Information - Ministry of Economy & Planning. Consultado em 11 de julho de 2010 ? «Chronicle of Nabonidus» (em inglês) ? 1954 Enciclopédia Americana, vol. 18, pp.587, 588? a b c Enciclopédia judaica Medina? Peters 193? a b c d "Al-Medina." Encyclopaedia of Islam? for date see "J. Q. R." vii. 175, note? See e.g., Peters 193; "Qurayza", Enciclopédia Judaica? fontes muçulmanas normalmente referem-se aos reis do Himiar com o título dinástico de "Tubba".? Guillaume 7?9, Peters 49?50? «The Events of the First Year of Migration» (em inglês). Consultado em 13 de julho de 2010. Arquivado do original em 24 de maio de 2012 ? Para alianças, ver Guillaume 253? Lucien Gubbay. «The Jews of Arabia» (em inglês) ? Firestone 118. Para pontos de vista disputando a data inicial da Constituição de Medina, ver e.g., Peters 116; "Muhammad", "Encyclopaedia of Islam"; "Kurayza, Banu", "Encyclopaedia of Islam".? «Sahih al-Bukhari: Volume 5, Livro 59, Número 287». Consultado em 17 de julho de 2010. Arquivado do original em 12 de fevereiro de 2006 ? «Sunan Abu Dawud: Livro 14, Número 2659». Consultado em 17 de julho de 2010. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2011 ? «Sunan Abu Dawud: Livro 14, Número 2658». Consultado em 17 de julho de 2010. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2011 ? a b Armstrong, p. 176.? a b Lings, p. 148.? "Ó quem Deus fez vitorioso, mate!"? Alcorão: Al-i-Imran? «quarto». The Biography of Mahomet, and Rise of Islam. Extension of Islam and Early Converts, the assumption by Mahomet of the prophetical office to the date of the first Emigration to Abyssinia by William Muir (em inglês). [S.l.: s.n.] ? a b Robert Mantran, L'expansion musulmane Presses Universitaires de France 1995, p. 86.? «Harrat Rahat» (em inglês). Global Volcanism Program ? Department of Mineral Sciences ? National Museum of Natural History ? Smithsonian Institution. Consultado em 17 de julho de 2010 ? «Economic cities a rise» (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2010. Arquivado do original em 24 de setembro de 2009 ? «Medina, Saudi Arabia - Estatísticas do clima em weatherbase.com» (em inglês) ? «Saudi Arabia - cities» (em inglês). citypopulation.de. Consultado em 17 de julho de 2010 ? «Medina» (em inglês). archnet.org. Consultado em 17 de julho de 2010 ? a b «Population by Gender and Nationality (Saudi/Non-Saudi) and Administrative Area in the Kingdom - Markazes & Governorates in Al-Madina Al-Monawarah Administrative Area» (em inglês). Central Department Of Statistics & Information - Ministry of Economy & Planning. Consultado em 12 de julho de 2010 ? a b c «Good Teeba» (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2010 ? «Prince Mohammad Bin AbdulAziz Int'l Airport - About Airport» (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2010 Parâmetro desconhecido |BNRLxmbrbuNG2d9KoPtolQ= ignorado (ajuda)? «Medinah Airport Public-Private-Partnership» (em inglês). Consultado em 12 de julho de 2010Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
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