orçamento empresa site em Macaé


Encontre orçamento empresa site em Macaé na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Empresa

Empreendimento.
Negócio.
Associação, organizada para explorar uma indústria.
Aqueles que dirigem ou administram essa associação.


Empresa

Símbolo, divisa.

 Nota: Para outros significados, veja Macaé (desambiguação).Município de Macaé
"Capital Nacional do Petróleo""Princesinha do Atlântico"
Nascer do sol em MacaéBandeiraBrasãoHino
Aniversário29 de julho
Fundação29 de julho de 1813 (205Â anos)
Gentílicomacaense
Prefeito(a)Aluízio dos Santos Júnior (MDB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Macaé no Rio de JaneiroMacaé Localização de Macaé no Brasil
22° 22' 15" S 41° 47' 13" O22° 22' 15" S 41° 47' 13" O
Unidade federativaRio de Janeiro
MesorregiãoNorte Fluminense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoMacaé IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesCarapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Trajano de Moraes
Distância até a capital180Â km
Características geográficas
Área1Â 215,904 km² [2]
População251Â 631 hab. estatísticas IBGE/2018[3]
Densidade206,95 hab./km²
Altitude7 m
ClimaTropical Aw
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,764 (RJ: 7º) ? alto PNUD/2010[4]
PIBR$ 17 580 176,08 mil (BR: 42º) ? IBGE/2016[5]
PIB per capitaR$ 73Â 412Â 55 IBGE/2016[6]Reproduzir conteúdo
Macaé é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado a 180 quilômetros a nordeste da capital do Estado. Sua população é de 251.631 habitantes em 2018. Possui uma área total de 1 215,904Â km². É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.[7]
As ligações da sede municipal são feitas por duas rodovias e uma ferrovia. A RJ-106 percorre todo o litoral, de Rio das Ostras a Carapebus, atravessando o centro da cidade. A RJ-168 corta o município de leste a oeste, acessando a BR-101, que alcança Conceição de Macabu, ao norte, e Rio das Ostras, ao sul. Com apenas um pequeno trecho asfaltado, a RJ-162 tem um traçado pelo interior, alcançando Trajano de Moraes, ao norte e Casimiro de Abreu, ao sul. A ferrovia, que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, já foi usada quase que exclusivamente para transporte de cargas, mas hoje está sem utilidade.Índice1 Etimologia
2 História
3 Política
4 Geografia4.1 Clima
4.2 Hidrografia
4.3 Subdivisões
5 Economia
6 Turismo
7 Cultura7.1 Carnaval
8 Transportes8.1 VLT
9 Esporte9.1 Futebol
9.2 Basquete
9.3 Futebol Americano
10 Relações Internacionais
11 Referências
12 Ligações externasEtimologia[editar | editar código-fonte]
O nome do município é uma referência ao Rio Macaé. Não restam dúvidas de que este é um vocábulo de origem indígena, porém seu significado ainda é controverso:Queriam alguns estudiosos que o termo procedesse da corruptela de maca-ê, "que, entre os nativos, significa macaba doce, por extensão coco doce, produzido pela palmeira macabaíba, abundante na região". Eduardo de Almeida Navarro aponta, como origem etimológica, o termo do tupi antigo mokaîé, que designava a variedade de palmeira conhecida como mocajaíba ou bocaiuva.[8] A atual bandeira da cidade apresenta o desenho de um coqueiro;
Outros afirmavam que os índios goitacás se utilizavam da palavra Macaé, que significaria "Rio dos Bagres", para denominar o Rio Macaé.
História[editar | editar código-fonte]
Descobertas de sambaquis na Praia de Imbetiba comprovam que a região já era povoada por indígenas há milhares de anos atrás. Quando os primeiros colonos de origem europeia chegaram ao local, no século XVI, encontraram duas tribos rivais: os tamoios e os goitacás.
As terras do atual município faziam parte da Capitania de São Tomé, indo do Rio Itabapoana ao Rio Macaé e foi batizada de "Macahé".
Seu povoamento de origem europeia iniciou-se em 1614, quando Portugal se encontrava sob o domínio da Espanha. Para evitar invasões de inimigos, criou-se uma aldeia de índios catequizados.
Os primeiros registros dos jesuítas em Macaé datam de 1634. No princípio, foi fundada, à margem do rio Macaé e próxima ao Morro de Sant'Ana, uma fazenda agropecuária, que, no correr dos anos, ficou conhecida como "Fazenda de Macahé".
Na base do morro, entre este e o rio, levantou-se um engenho de açúcar com todas as dependências e lavouras necessárias. Além do açúcar, produziam farinha de mandioca em quantidade e extraíam madeira para construções navais e edificações. No alto do morro, foram construídos um colégio, uma capela e um pequeno cemitério, o qual guarda, até hoje, os restos mortais de alguns jesuítas. Em 1759, a fazenda foi incorporada aos bens da coroa portuguesa pelo desembargador João Cardoso de Menezes. Nesta ocasião, os jesuítas foram expulsos do Brasil, imposição feita pelo Marquês de Pombal.
Em 1813, foi elevado a município e, em 1846, a Vila de Macaé passou à condição de cidade. Como a produção açucareira e cafeeira se expandiram muito e o Porto de São João da Barra não estava mais dando conta do movimento, iniciou-se, então, em 1844, a construção do Canal Campos-Macaé, com 109Â km.No dia 11 de abril de 1832 o famoso naturalista inglês Charles Robert Darwin, após meses de viagem a bordo do navio Beagle, vindo com seus auxiliares da região dos lagos a cavalo e após passar por barra de São João (Distrito de Casimiro de Abreu) se sentiu mal e, ao chegar a Macaé, devido à forte exaustão, desmaiou, sendo levado à localidade situada a três quilômetros ao sul da entrada do Rio Macaé (Praia de Imbetiba, onde hoje existe a Base da Petrobras). Neste lugar, Darwin pernoitou em um estabelecimento comercial chamado "Venda do Mato" e, no dia seguinte, foi para a "Fazenda do Socego", de propriedade de Manoel Figueiredo, cuja filha era casada com um escocês chamado Lawrie, que Darwin conhecera no Rio de Janeiro. Nesta fazenda, hoje parte do município de Conceição de Macabu, Darwin coletou insetos e répteis que foram catalogados e incorporados a sua famosa coleção e que serviram de base para sua mais notável publicação, "A Origem das Espécies" (On the Origin of Species by Means of Natural ion, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life) publicada em 1859[9]. Avenida Feliciano Sodré (meados do século XX).1873 Criação da Sociedade Musical Nova Aurora.
Em 1875, foi construída a Cia. Estrada de Ferro Macahé-Campos.
A via férrea trouxe novo impulso e, mais tarde, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina.Reproduzir conteúdo Macaé, 1953. Arquivo Nacional.
A partir de 1974, com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, o município, que permanecia rural, começou a sofrer profundas mudanças em sua economia e cultura, recebendo grande quantidade de pessoas de várias partes do país e do mundo, a fim de atender a crescente demanda desta cidade por mão de obra especializada, até hoje ainda não suprida totalmente, tornando os salários oferecidos na cidade bem atraentes.
Apesar de receber grande quantidade de mão de obra especializada, também é grande a quantidade de pessoas não especializadas que procuram a cidade em busca da promessa de emprego, nem sempre atendida pelo exigente mercado de trabalho. Muitas destas pessoas acabam ficando na cidade, e sem conseguir o tão sonhado emprego, acabam populando cada vez mais as favelas da cidade, que aumentam assustadoramente a cada dia. A inaptidão governamental, ou falta de uma política pública para criação de moradias populares, reformar o sistema de transporte público, garantir saneamento básico assim como reforçar a segurança na cidade, também colabora para a falta de qualidade de vida da maior parte da população Macaense.Política[editar | editar código-fonte]
O atual prefeito é Aluízio Júnior (PMDB), que foi antecedido por Riverton Mussi (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), encerrando assim o ciclo de quarenta anos de alternância de membros da Família Mussi no comando do município, sendo o primeiro o médico Carlos Emir Mussi e o último o seu primo Riverton Mussi.
Em 2012, a disputa eleitoral culminou na vitória de Aluízio (Partido Verde), que teve, a seu lado, Danilo Funke (Partido dos Trabalhadores) como candidato a vice-prefeito.
Nas comunidades mais pobres, como na Nova Holanda, Lagomar e nas Malvinas, a ausência estatal começa a ser ocupada por frações do tráfico de drogas oriundas da capital estadual, como Amigos dos Amigos e Comando Vermelho.Câmara Municipal
O prédio da Câmara Municipal de Macaé fica na Avenida Rui Barbosa, no Centro. Aproveita elementos do estilo neoclássico e se dispõe em dois blocos agregados. Foi construído no século passado e recentemente foi totalmente restaurado. As visitações podem ser feitas na segunda e sexta-feira, no horário comercial.
A nova câmara municipal, que custou dezenas de milhões aos cofres públicos, sofrendo diversas acusações de desvios milionários de verba está situada na estrada da Virgem Santa, e leva o nome de Palácio do Legislativo Natálio Salvador Antunes (nome do pai do vereador Paulo Antunes).Prefeitura Municipal
Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio da Prefeitura Municipal fica localizado na Avenida Presidente Sodré, Centro. O arquiteto foi contratado em 1983 pelo então prefeito Alcides Ramos para criar o projeto da nova sede do administrativo municipal. Niemeyer projetou uma estrutura de oito andares, porém foi informado que o gabarito da cidade (tamanho permitido para construções) só permitia uma estrutura com quatro andares. Esse impasse durou até 2001. Niemeyer era famoso por não alterar suas criações, mas, nesse ano, enfim, o arquiteto entendeu as limitações da cidade e cedeu. O prédio possui quatro andares e terraço e foi concluído apenas em 2004.[10].
Esta é a lista de prefeitos de Macaé, eleitos ou não, desde a autonomia do município.NºNomePartidoInício do mandatoFim do mandatoObservações
1João Francisco Moreira Neto19131915Primeiro Prefeito
2José de Oliveira Lobo Vianna Júnior19151923
3Jayme Afonso19231923
4Jayme Memória19231924
5Sizenando Fernandes de Souza19241927
6Francisco de Miranda Sobrinho19271929
7Sizenando Fernandes de Souza19291930
8Bento Costa Júnior19301930
9Álvaro Rodrigues da Silva19301932
10Floriano Castilho Saddock de Sá19321935
11Durval Coutinho Lobo19351935
12Ivair Nogueira Itagiba19351936
13Raul Garnier da Silva19361936
14Ivair Nogueira Itagiba19361937
15Juvenal Barreto Junior19371937
16Télio Barreto19371944
17Ferry Jaccoud D'Azeredo19441944
18Oyama Muniz19441945
19Álvaro Teixeira da Assunção19451946
20Elias Agostinho19461946
21Jorge Costa19461946
22Álvaro Teixeira da Assunção19461947
23Ronald de Souza19471947
24João Alves Pedro Sobrinho19471947
25Milne Evaristo da Silva Ribeiro19471951
26Elias Agostinho19511955
27Antonio Curvello Benjamin19551959
28Eduardo Serrano19591960
29Antonio Otto de Souza19601960
30Alcides Francisco Ramos19601961
31Gerson Maciel Miranda19611962
32Iltamir Honório Abreu19621962
33Gerson Maciel Miranda19621963
34Antonio Curvello Benjamin19631966
35Aristeu Ferreira da Silva19661967
36Cláudio Moacyr de Azevedo19671970
37Romeu Pereira19701971
38Antonio Curvello Benjamin19711973
39Alcides Francisco Ramos19731977
40Carlos Emir Mussi19771982
41Nacif Salim Selen19821983
42Alcides Francisco Ramos19831988
43Sylvio Lopes Teixeira19881992Eleito
44Carlos Emir Mussi19931996Eleito
45Sylvio Lopes Teixeira19972000Eleito
PSDB20012004Reeleito
46Riverton Mussi RamosPSDB20052008Eleito
PMDB20092012Reeleito
47Aluízio dos Santos JúniorPV20132015Eleito
PMDB20162018ReeleitoGeografia[editar | editar código-fonte]
Macaé está localizada a uma latitude de -22º22'33" e longitude de -41º46'30" e faz divisa com as cidades de Carapebus, Conceição de Macabu, ao Norte; Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, ao Sul; Trajano de Moraes e Nova Friburgo, a Oeste; e com o Oceano Atlântico, a Leste. Peito do Pombo
Arquipélago de Sant'Ana
O Arquipélago de Sant'Ana é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant'Ana. Localizado a 8 quilômetros do cais do Mercado Municipal é utilizado para o lazer e para a pesca. Nele vivem colônias de gaivotas além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno.Pico do Frade
O Pico do Frade é o ponto mais alto do município.É um dos lugares mais altos de Macaé , contendo 1.429 metros de altitude, e está a 56Â km do centro urbano. Ideal para a prática de escaladas e caminhadas, de preferência com guias, que podem ser contratados na cidade.Peito do Pombo
O Peito do Pombo, com 1Â 120 metros, situado próximo ao Arraial do Sana, onde a natureza esconde belezas exuberantes, incluindo cachoeiras praticamente intocadas.Clima[editar | editar código-fonte]
Contando com 23 quilômetros de litoral, o clima é quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas que variam entre 23Â °C e 38Â °C, amplitude térmica considerável, ocasionada pela troca de ventos entre o litoral e a serra, relativamente próximos. É também conhecida como "Princesinha do Atlântico".
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes aos períodos de 1979 a 1983 e 1986 a 1996, a menor temperatura registrada em Macaé foi de 8,8Â °C em 27 de junho de 1994.[11] Mínimas abaixo dos 10Â °C também ocorreram em 28 de junho de 1994 (9,2Â °C) e 7 de agosto de 1983 (9,9Â °C).[11] O recorde de maior temperatura é de 38,8Â °C em 10 de janeiro de 1995.[12] O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 207 milímetros (mm) em 19 de abril de 1990. Outros grandes acumulados iguais ou superiores a 100Â mm foram: 169,8Â mm em 7 de setembro de 1992, 137,6Â mm em 5 de novembro de 1992, 126,7Â mm em 24 de dezembro de 1994 e 103,5Â mm em 20 de abril de 1994.[13] Setembro de 1992, com 371,3Â mm, foi o mês de maior precipitação.[14]
Dados climatológicos para Macaé (PESAGRO)
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima recorde (°C)38,837,638,237,436,235,434,23738,736,637,838,2 38,8
Temperatura máxima média (°C)31,131,830,629,427,626,826,326,426,327,328,929,9 28,5
Temperatura mínima média (°C)22,122,421,620,518,516,916,516,717,719,120,421,4 19,5
Temperatura mínima recorde (°C)17,417,21814,411,38,810,69,910,313,813,815,6 8,8
Horas de sol197,5195,5182,5182,1183,4184,6198,6188,9124,6147,8167,5162,8 2Â 115,8
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) (normal climatológica de 1981-2010;[15] recordes de temperatura: 01/01/1979 a 31/12/1983 e 01/01/1986 a 31/12/1996)[11][12] Hidrografia[editar | editar código-fonte]
Corredeiras de Glicério
As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a prática de canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. A comunidade local desenvolveu um interessante esporte denominado "boiagem", que consiste em descer as corredeiras em boias feitas de câmaras de ar de veículos pesados.Rio Macaé
O Rio Macaé nasce na Serra de Macaé, em Lumiar, (5° Distrito de Nova Friburgo), numa área de proteção ambiental conhecida como Macaé de Cima. Desce a região serrana e deságua no Oceano Atlântico. Grande parte de seu leito é navegável. É o rio que abastece a cidade.Lagoa de Jurubatiba
A Lagoa de Jurubatiba é uma das menores entre as 18 lagoas que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas águas de coloração escura, devido a presença de raízes, são límpidas e transparentes. É permitida a visitação e o banho, mas a pesca não é permitida. Lagoa de Imboassica
Lagoa de Imboassica
A Laguna de Imboassica já foi considerada um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno e esta com má preservação devido à exploração imobiliária. No passado, já foi muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 quilômetros quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 quilômetros do centro da cidade. Praia dos Cavaleiros.
Praia do Pecado.
Praia do Pecado
A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surfe e para o bodyboard, é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.Praia dos Cavaleiros
A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros, realizam-se as competições esportivas do FestVerão.Praia Campista
A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca e há também escolas de windsurfe, por ser um local com ótimo espaço e condição para a prática desse esporte. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.Prainha do Farol
A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.Praia de Imbetiba (Praia de Cocotá)
A Praia de Imbetiba abriga hoje o Terminal de Imbetiba, em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. Recebe descarga de afluentes sanitários tratados do bairro Parque Valentina Miranda e da Petrobras. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.Praia de São José do Barreto
A Praia de São José do Barreto é um prolongamento da Praia da Barra. Recebe alguns detritos do Rio Macaé. É uma das preferidas pelos pescadores de linha. Esta praia atravessa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.Subdivisões[editar | editar código-fonte]
O município está dividido em 6 distritos:
1º - Macaé (sede); Antigo Farol de Macaé
2º - Cachoeiros de Macaé;
3º - Córrego do Ouro;
4º - Glicério;
5º - Frade;
6º - Sana;
[16]Economia[editar | editar código-fonte]
Macaé vive em um grande crescimento populacional desde a década de 1970, quando a Petrobras escolheu Macaé para ser a sede de suas operações na Bacia de Campos. Mais de quatro mil empresas se instalaram no município e a população foi multiplicada por dez - hoje são mais de 200 mil habitantes. Surgiram hotéis de luxo e uma série de empreendimentos do setor de serviços, principalmente no ramo de restaurantes. O turismo de negócios aumentou.
O petróleo é maior força econômica de Macaé. Nos próximos dois anos, a meta da Petrobras é produzir 2 milhões e 200 mil barris de óleo por dia. Até 2010, a Petrobras investiu US$ 25,7 bilhões na Bacia de Campos, o equivalente a 80% dos recursos da empresa em Exploração e Produção para todo Brasil.
A economia da cidade cresceu 600% desde 1997.[carece de fontes?] Um levantamento elaborado em 2007 pelo IBGE demonstrou que o Produto Interno Bruto per capita da cidade é de 36 000 reais por ano,[6] 200% maior do que a média nacional.[6] O município atrai empresas de todo o país e do mundo: a cidade recebeu, recentemente, quatro hotéis de luxo (Blue Tree, Sheraton, Confort e Royal).
Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas apontou a cidade como a que mais se desenvolveu na última década no eixo Rio-São Paulo. Por sua ótima economia, Macaé foi eleita pelo jornal A Gazeta Mercantil como a cidade mais dinâmica do estado, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano.
Em 2004, a Fundação Getúlio Vargas apontou Macaé como a segunda melhor cidade brasileira para se trabalhar. A cidade também recebeu o título de Município Amigo da Criança, em reconhecimento às ações nas áreas de educação e saúde. O prêmio foi dado pela Organização Pan-Americana de Saúde.
Macaé sedia a Brasil Offshore, feira que reúne quase 500 empresas do setor de petróleo de 50 países. A feira é realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o segundo maior do estado, construído em uma área de 110 mil metros quadrados no bairro São José do Barreto.
O crescimento trouxe (e ainda traz) também milhares de pessoas de outras regiões do país, em sua grande maioria sem qualquer qualificação profissional, que esperavam encontrar trabalho farto. Porém, a realidade é que a oferta de empregos é grande para quem tem boa qualificação profissional, sendo exigência mínima, quase sempre, o domínio da língua inglesa. Esses migrantes ajudaram a aumentar enormemente o tamanho e a quantidade de favelas na cidade, sob os olhos complacentes e assistencialistas dos seguidos governos municipais durante os quais a migração ocorreu.
Além disso, Macaé ganhou, em 11 de Setembro de 2008, o Shopping Plaza Macaé, um shopping que, por possuir lojas importantes, incluindo grandes franquias internacionais. Este shopping, ao oferecer mais opções de comércio para a cidade e região, cria a expectativa de maior desenvolvimento para a economia da cidade.Turismo[editar | editar código-fonte]
Praia dos Cavaleiros
São vários os pontos turísticos desta cidade, que começa a acordar para esse mercado tão bem explorado por países de "Primeiro Mundo", graças a iniciativa privada. A cidade tem bastante potencial, mas a grande receita obtida através da indústria do petróleo na cidade acaba diminuindo o interesse dos governantes da cidade em apoiar o turismo.
Alguns desses pontos turísticos são:Cabeceira do Sana
Arraial do Sana é um distrito de Macaé, conhecido por suas matas e cachoeiras. Possui diversos campings. É possível praticar rafting e rapel no local.Solar de Monte Elísio
O solar de Monte Elísio tem destaque no cenário urbano macaense. O prédio foi erguido no sopé de uma pequena elevação, na Avenida Santos Moreira, bairro Visconde de Araújo. Hoje é a sede do Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo). Sua construção ocorreu em 1852, obedecendo o neoclássico e na parte interna, destaque para a escada em madeira, com as iniciais do Visconde de Araújo.Forte Marechal Hermes
Forte Marechal Hermes.
Ver artigo principal: Forte Marechal Hermes
Não se sabe a data de construção do Forte Marechal Hermes. Dizem que foi construído em 1761, mas há quem afirme que foi em 1725. Esta fortaleza, erguida para defender o litoral macaense dos corsários, sofreu reforma em 1908, sendo inaugurado em 1910, levando o nome do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. As visitas guiadas ao forte são permitidas.Farol de Imbetiba
O Farol de Imbetiba foi restaurado em 1999. O velho farol foi construído em 1880, para atender as necessidades do Porto de Imbetiba, que funcionava como escoadouro da produção agrícola da Baixada Campista e de Macaé. As visitas são permitidas e o acesso se dá pelo Trevo da Petrobras, na praia Campista.Região Serrana
A Serra de Macaé é um conjunto de distritos do município que possui entre outros atrativos cachoeiras, eventos de canoagem e festas tradicionais em homenagem ao padroeiro. Seu principal acesso é através da rodovia RJ-168.Cultura[editar | editar código-fonte]
Parque de Exposição Latiff Mussi
O Parque de Exposição Latiff Mussi fica na localidade de São José do Barreto e é considerado o terceiro melhor parque do país em infraestrutura. Tem 80 000 metros quadrados e, entre os eventos realizados, está a Expo Macaé, com rodeio e shows de música popular brasileira de primeira qualidade.Igreja de Sant'Ana
Igreja de Sant'Ana
A Igreja de Sant'Anna, segundo uma antiga lenda (lenda da santa fujona), que diz que a porta principal foi voltada para oeste, para impedir que a santa, de mesmo nome, fugisse do altar, visto que sua imagem foi encontrada na ilha de Santana e como a fachada principal antigamente era voltada para leste, a santa sentia saudades da sua ilha e sumia (fugia) do altar da igreja, sendo sempre encontrada novamente na ilha de Santana, então mudaram a fachada da igreja para o lado oposto, onde a santa não poderia mais avistar seu local de origem, e não mais poderia fugir. A imagem da santa sumiu na década de 1990 e nunca mais foi encontrada. Prédio com construção datada de 1630, localiza-se numa elevação de onde pode-se vislumbrar toda a cidade, junto a um cemitério de mesmo nome. Em meados da década de 2000, foi instalada uma réplica da famosa estátua do Cristo Redentor[carece de fontes?] do Rio de Janeiro próximo à igreja, que acabou sendo vandalizada em 2009.[carece de fontes?]
A tradicional procissão do Senhor do Senhor Morto que percorre as ruas dos centro da cidade toda Sexta-Feira da Paixão, tem neste templo seu ponto de partida e chegada.
A igreja foi construída por padres da Companhia de Jesus (jesuítas).Carnaval[editar | editar código-fonte]
Evento atualmente comemorado através de trios elétricos promovidos pela prefeitura em alguns pontos da cidade, desfiles de bois pintadinhos[17], blocos carnavalescos, do desfile de escolas de samba, realizado na Linha Verde.[18] Entre as maiores escolas da cidade estão o Castelo Imperial, campeã em 2011[19][20] e a Império da Barra, campeã em 2012.
Há também desfile de bois, entre os quais o Boi Suave Veneno.[21]Transportes[editar | editar código-fonte]
VLT[editar | editar código-fonte]
O VLT de Macaé foi um projeto da prefeitura de Macaé, que visava a construção de um sistema de Veículos leves sobre trilhos na cidade de Macaé, na Região Norte do estado do Rio de Janeiro, sendo similar ao Metrô do Cariri, implantado entre Crato e de Juazeiro do Norte.[22]
O traçado do VLT teria comprimento de 23 quilômetros, passando por dez estações ao ligar os bairros de Imboassica e Lagomar numa velocidade média de 27 quilômetros por hora, com intervalos de 30 minutos.[23] TUDH BS Mobile 2 a ser utilizado no futuro VLT de Macaé (Rio de Janeiro)
Em outubro de 2013 a Prefeitura de Macaé suspendeu o projeto do VLT, sem decisão sobre a sequência ou não do projeto.[24] Em julho de 2014, o projeto foi definitivamente abandonado. Os trens, que custaram R$ 25 milhoes à Prefeitura de Macaé, serão repassados ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, que os utilizará no trecho de Saracuruna-Magé, do ramal Guapimirim.[25]Esporte[editar | editar código-fonte]
Macaé conta com boas áreas para práticas desportivas. o Clube Desportivo Macaé Sports, equipe de voleibol e futsal, Macaé Oilers e o Macaé Basquete.[26] Macaé Basquete vem fazendo bons campeonato esses últimos anos.Futebol[editar | editar código-fonte]
O futebol é a grande paixão dos macaenses. O Macaé Esporte Futebol Clube, maior clube da cidade, fundado em 1990, tem como principal conquista o título do Brasileiro série C 2014, além do titulo da 3ª divisão Carioca de 1998. O clube também foi vice campeão Brasileiro série D 2009. O leão manda seus jogos no Moacyrzão, é um estádio de futebol localizado na cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro.
A cidade também conta com o Serra Macaense, equipe profissional da cidade. Não possui títulos na categoria profissional, mas tem uma boa categoria de base, que já ganhou a 2ª e a 3ª divisões do Campeonato Carioca na categoria juniores.Basquete[editar | editar código-fonte]
A cidade conta com o Macaé Basquete, que figurou na elite do Basquete Brasileiro, o NBB, por muitos anos. Hoje, o clube não tem categoria Profissional, focando no trabalho de base.Futebol Americano[editar | editar código-fonte]
A Associação Macaé Oilers de Futebol Americano nasceu no segundo semestre de 2013 com o desejo de alguns amigos em praticar o esporte nas praias de nossa cidade.
Com o aumento de praticantes, o sonho de tornar aquilo mais do que uma brincadeira despertou dentro de cada um. Assim, no final de 2013 a equipe migrou das areias para os gramados.
Em 2014 o time disputou seu primeiro estadual, conseguindo a vice colocação. O primeiro título veio em 2015 quando o Oilers derrotou o Volta Redonda Falcons no Estádio Raulino de Oliveira.
Já em 2016 a equipe sagrou-se Bi-Campeã estadual, derrotando o Teresópolis Rockers (time B do Flamengo FA.) também no mesmo palco: o Estádio Raulino de Oliveira.
Em 2017, time participou pela primeira vez da Liga Nacional de Futebol Americano. Caiu nas oitavas diante do Imperadores-MG. No Estadual, foi eliminado nas quartas de final para o Niteroi Federals.
Em 2018, o time decidiu não participar dos estaduais, visando a conquista do acesso à Liga BFA, e a conquista da Liga Nacional de Futebol Americano. O time acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo na final por 23 x 18 para o Botafogo Challengers.
Em 2019, ocorreu a fusão entre o Vasco da Gama Patriotas e o Botafogo Reptiles, formando-se o Vasco Almirantes. Com isso, abriu-se uma vaga na conferencia Sudeste na elite do Futebol Americano Brasileiro, e por ter ficado com o vice-campeonato na temporada passada, o time ganhou a vaga na Liga BFA de 2019.Relações Internacionais[editar | editar código-fonte]
Cidade-irmã:Stavanger, na  Noruega
Stavanger mantém tratado de cidade-irmã com Macaé pela semelhança que ambas possuem no aspecto econômico: são ambas conhecidas como capitais nacionais do petróleo offshore de seus respectivos países.[27]Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE; IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (3 de julho de 2018). «Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1 de julho de 2017» (PDF). Consultado em 3 de julho de 2018Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 29 de Julho de 2013Â ? https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?t=destaques&c=3302403? a b c «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 10 de Fevereiro de 2009Â ? [1]? NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 583,584.? KEYNES, R. D. ed. 2001. Charles Darwin's Beagle diary. Cambridge: Cambridge University Press., http://darwin-online.org.uk/content/frameset?itemID=F1925&viewtype=text&pageseq=1? [2]? a b c «BDMEP - série histórica - dados diários - temperatura mínima (°C) - Macaé (PESAGRO)». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 9 de julho de 2018Â ? a b «BDMEP - série histórica - dados diários - temperatura máxima (°C) - Macaé (PESAGRO)». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 9 de julho de 2018Â ? «BDMEP - série histórica - dados diários - precipitação (mm) - Macaé (PESAGRO)». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 9 de julho de 2018Â ? «BDMEP - série histórica - dados mensais - precipitação total (mm) - Macaé (PESAGRO)». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 9 de julho de 2018Â ? «NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DO BRASIL». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 9 de julho de 2018Â ? Aemerj. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (PDF). Consultado em 4 de abril de 2014. Arquivado do original (PDF) em 14 de julho de 2014Â ?
O Dia (6 de fevereiro de 2010). «A farra dos bois pintadinhos é tradição e alegria na folia em Macaé». Consultado em 11 de outubro de 2010. Arquivado do original em 22 de maio de 2011Â ? Prefeitura de Macaé (18 de janeiro de 2008). «Prefeitura inicia montagem das arquibancadas para o Carnaval». Consultado em 11 de outubro de 2010. Arquivado do original em 6 de julho de 2011Â ? Macaé News (25 de março de 2011). «Escolas Campeãs do Carnaval em 2011». Consultado em 21 de abril de 2011Â ? Renata Dourado, Portal iMacaé. «Confira galeria de fotos do Carnaval de Macaé». Consultado em 21 de abril de 2011Â ? Jusbrasil (25 de janeiro de 2010). «Farra dos Bois Pintadinhos continua em Macaé». Consultado em 1 de junho de 2013Â ? «ANTT autoriza operação de trem de passageiros em Macaé». Macaé Trânsito e Transportes. 18 de junho de 2009. Consultado em 24 de março de 2011Â ? Maria Izabel Monteiro (27 de abril de 2010). «Prefeitura e governo do Estado realizam inspeção na linha férrea que servirá ao VLT». Prefeitura de Macaé. Consultado em 24 de março de 2010Â ? G1 Região dos Lagos (31 de outubro de 2013). «Suspensão do VLT pode causar transtorno em Macaé». Revista Ferroviária. Consultado em 1 de novembro de 2013Â ? http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=22055&pagina=1Â Em falta ou vazio |título= (ajuda)? Prefeitura de Macaé (18 de maio de 2013). «Macaé Basquete está classificada para o NBB 2013/14». Consultado em 1 de junho de 2013Â ? Prefeito recebe comitiva da Noruega interessada em investir em Macaé - Prefeitura Municipal de Macaé
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre MacaéPágina da prefeitura (em português)
Macaé no WikiMapia
Mapa de Macaé no OpenStreetMap
Página do Campus UFRJ-Macaé
Empregos em Macaé
Página do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ
Página da Cidade Universitária em Macaé
vde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [3] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)
vde Rio de Janeiro Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalRio de JaneiroDivisão regional vigente (desde 2017)Regiões geográficas intermediárias e imediatasDivisão regional extinta (vigente até 2017)Mesorregiões e microrregiõesRegiões demarcativasBaixada Fluminense ? Grande Niterói ? Interior ? Leste Fluminense ? Litoral ? Região dos Lagos ? Serra Fluminense (Sul Fluminense ? Vale do Paraíba)Regiões Metropolitanas e RIDEsRio de JaneiroMais de 1.000.000 habitantesRio de Janeiro ? São GonçaloMais de 700.000 habitantesDuque de Caxias ? Nova IguaçuMais de 400.000 habitantesCampos dos Goytacazes ? Belford Roxo ? Niterói ? São João de MeritiMais de 200.000 habitantesPetrópolis ? Volta Redonda ? Magé ? Itaboraí ? Macaé ? Cabo FrioMais de 100.000 habitantesMesquita ? Nova Friburgo ? Barra Mansa ? Nilópolis ? Teresópolis ? Angra dos Reis ? Queimados ? Resende ? Maricá ? Araruama ? Itaguaí ? Itaperuna ? Barra do Piraí ? Japeri ? Rio das OstrasSudeste, Brasil
vde Mercado Comum de Cidades ? MercocidadesMercado Comum do Sul ? Mercosul ArgentinaAvellaneda ? Bahía Blanca ? Barranqueras ? Bovril ? Bragado ? Buenos Aires ? Carlos Pellegrini ? Comodoro Rivadavia ? Córdova ? Florencio Varela ? General San Martín ? Gualeguaychú ? Guaymallén ? Hurlingham ? Junín ? La Matanza ? La Plata ? Rioja ? Las Bandurrias ? Lomas de Zamora ? Luján ? Malvinas Argentinas ? Mar del Plata ? María Susana ? Mendoza ? Montecarlo ? Morón ? Necochea ? Olavarría ? Paraná ? Pergamino ? Piamonte ? Quilmes ? Rafaela ? Reconquista ? Realicó ? Resistência ? Río Cuarto ? Rosário ? Salta ? Salto ? San Antonio de los Cobres ? San Fernando del Valle de Catamarca ? San Isidro ? San Jorge ? San Juan ? San Luis ? San Miguel de Tucumán ? San Salvador de Jujuy ? Santa Fé ? Santiago del Estero ? Tandil ? Trelew ? Ushuaia ? Vicente López ? Viedma ? Villa Gesell ? Villa María ? Villa Mercedes ? Zapala  • Zárate BrasilAlvorada ? Anápolis ? Aracaju ? Araraquara ? Barra do Ribeiro ? Bela Vista ? Belém ? Belo Horizonte ? Brasília ? Camaçari ? Campinas ? Caxias do Sul ? Contagem ? Coronel Sapucaia ? Cuiabá ? Curitiba ? Diadema ? Dourados ? Esteio ? Florianópolis ? Fortaleza ? Foz do Iguaçu ? Goiânia ? Gravataí ? Guaíra ? Guarulhos ? Jacareí ? Joinville ? Juiz de Fora ? Londrina ? Macaé ? Maringá ? Mauá ? Mossoró ? Niterói ? Osasco ? Paranhos ? Penápolis ? Petrolina ? Piracicaba ? Porto Alegre ? Praia Grande ? Recife ? Ribeirão Preto ? Rio Claro ? Rio de Janeiro ? Rio Grande ? Salvador ? Santa Maria ? Santa Vitória do Palmar ? Santana de Parnaíba ? Santo André ? Santos ? São Bernardo do Campo ? São Borja ? São Carlos ? São Caetano do Sul ? São José do Rio Preto ? São Leopoldo ? São Paulo ? São Vicente ? Sumaré ? Suzano ? Taboão da Serra ? Teresina ? Uberlândia ? Várzea Paulista ? Viamão ? Vitória ? Vitória da Conquista ParaguaiAssunção ? Bella Vista Norte ? Cambyretá ? Capiatá ? Carlos Antonio López ? Concepción ? Coronel Oviedo ? Fernando de la Mora ? Hernandarias ? Horqueta ? Jesús ? Limpio ? San Pedro del Ycuamandiyú ? Pedro Juan Caballero ? Pilar ? Salto del Guairá ? San Lázaro ? Villeta ? Ypehú UruguaiCanelones ? Cerro Largo ? Colônia do Sacramento ? Durazno ? Flores ? Florida ? Maldonado ? Montevidéu ? Paysandú ? Río Negro ? Rivera ? Rocha ? Salto ? San José de Mayo ? Tacuarembó ? Treinta y Tres VenezuelaBarquisimeto ? Caracas ? Cumaná ? Libertador BolíviaCochabamba ? La Paz ? Santa Cruz de la Sierra ? Tarija ChileArica ? Calama ? Chillán Viejo ? Concepción ? El Bosque ? Los Andes ? Puerto Montt ? Quilpué ? Rancagua ? Santiago ? Valparaíso ? Viña del Mar PeruJesús María ? Lima ? Lurin ? La VictoriaCidades fundadoras em itálico.Fonte: Red de Mercociudades: Ciudades Miembros
Portal do Brasil

POSTAGENS RELACIONADOS


ORÇAMENTO EMPRESA SITE EM MACAÍBA


orçamento empresa site em Macaíba

Encontre orçamento empresa site em Macaíba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ORÇAMENTO EMPRESA SITE EM MACAJUBA


orçamento empresa site em Macajuba

Encontre orçamento empresa site em Macajuba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ORÇAMENTO EMPRESA SITE EM MACAMBIRA


orçamento empresa site em Macambira

Encontre orçamento empresa site em Macambira na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ORÇAMENTO EMPRESA SITE EM MACAPARANA


orçamento empresa site em Macaparana

Encontre orçamento empresa site em Macaparana na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO