orçamento empresa site em Igaporã


Encontre orçamento empresa site em Igaporã na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Empresa

Empreendimento.
Negócio.
Associação, organizada para explorar uma indústria.
Aqueles que dirigem ou administram essa associação.


Empresa

Símbolo, divisa.

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de IgaporãBandeiraBrasãoHino
Aniversário1 de Setembro
Fundação1960
Gentílicoigaporaense
Padroeiro(a)Nossa Senhora do Livramento
Prefeito(a)José Suly Fagundes Neto (PODE)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Igaporã na BahiaIgaporã Localização de Igaporã no Brasil
13° 46' 22" S 42° 42' 50" O13° 46' 22" S 42° 42' 50" O
Unidade federativaBahia
MesorregiãoCentro-Sul Baiano IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoGuanambi IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesGuanambi, Palmas de Monte Alto, Tanque Novo, Macaúbas, Caetité, Matina e Riacho de Santana.
Distância até a capital802Â km
Características geográficas
Área836,587 km² [2]
População16Â 225 hab. IBGE/2016[2]
Densidade19,39 hab./km²
ClimaSeco ao subúmido
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,614 médio PNUD/2010 [3]
PIBR$ 43Â 331,543 mil IBGE/2008[4]
PIB per capitaR$ 2Â 899,59 IBGE/2008[4]Igaporã é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2015 era de 16.225 habitantes. Igaporã recebeu status de município pela lei estadual nº 556 de 25 de maio de 1953, com território desmembrado do município de Caetité.[5]Índice1 História
2 Geografia
3 Festas populares
4 Turismo
5 Economia
6 Lista de prefeitos de Igaporã
7 Referências
8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
O município de Igaporã começou a ser formado com a vinda do fazendeiro Bernado de Brito e sua família onde habitaram a Casa de Pedra na Fazenda Santo Antônio também a famílias Pimenta de Azevedo e Pinheiro de Azevedo que ali se estabeleceram desenvolvendo a agropecuária, em 1884 Igaporã recebeu a categoria de Villa e se chamava Bonito, em 1º de Janeiro de 1944 por força do decreto nº 12.978 que trocou o nome da então Villa para Igaporã, que em Tupi-Guarany significa Água Bela.
Em 30 de dezembro de 1954, Igaporã foi emancipada pela lei 638 Do Governo da Bahia, Nomeado o prefeito Orozimbo Ribeiro até que se foi feita a primeira eleição elegendo Alípio Cardoso.
Em 07 de Fevereiro de 1958 o município recebeu um mandato judicial do estado da Bahia, que considerou inconstitucional sua criação, obrigando-o a retornar como distrito do município de Caetité.
O distrito de Pajeú do Vento descontente por pertencer ao município de Igaporã por meio de plebiscito, obrigou o município de Igaporã a devolve-lo, o qual voltou a ser um distrito de Caetité.
Devido a Lei nº 2308 de 01 de Setembro de 1960 se restaura a independência do município de Igaporã o qual deixou de pertencer ao município de Caetité, os principais responsáveis e que lutaram pela separação de Igaporã do município de Caetité foram Silêncio Fernandes, Dr. João Archanjo e José Antonio Fagundes, então ficou considerada a data oficial da emancipação de Igaporã o 1º de setembro de 1960 devido a força da lei nº 01/1985 de autoria do então vereador Lucílio Fagundes Neves.
Os principais destaques históricos do município de Igaporã são: a Casa de Pedra da Fazenda Santo Antônio, onde morou o fazendeiro Bernado de Brito, o qual deu origem ` cidade; a Casa Grande da Praça da Igreja; e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, construída em 1871.Geografia[editar | editar código-fonte]
O município de Igaporã, situado na região Sudoeste da Bahia, está encostado na Chapada Diamantina. Possui distritos importantes como Tamboril, Cana Brava dos Farias, Gameleira, Guarantã e Lagamar.
Principais praças:Pça. Baco Parí
Pça. Manoel Azevedo
Pça. do Forró
Pça. Otávio Mangabeira (Praça da Feira)
Pça Bernardo de Brito
Principais avenidas:Av. Tancredo Neves
Av. Ayrton Senna
Av. Luis Eduardo Magalhães
Av. Juvenal Cotrim
Bairros da sede de Igaporã:Alto da Varginha
Centro
Cidade Nova
Alto da Usina
Alto do Cruzeiro
Alto da Liberdade
Vila Fagundes
Mulungu
Vila Esperança
Vila Brotas
São Luis
Vila da Paz
Irmã Dulce
Festas populares[editar | editar código-fonte]
A festa junina de São Pedro - é, hoje, uma das maiores manifestações culturais da cidade. Ela é realizada entre os dias 27 a 29 de junho na Praça do Forró, com apresentação de artistas locais e de renome nacional. Além de quadrilhas, danças, barracas e artesanato do município. Para esta festa deslocam-se pessoas de várias regiões do estado, que vem prestigiar o evento anualmente.
Festas religiosas:São Sebastião - É uma festa católica realizada no mês de janeiro, lotando a matriz durante os dez dias de festa. A devoção a São Sebastião é muito antiga na cidade. Em Igaporã, São Sebastião recebe o titulo de co-padroeiro da paróquia.
Caminhada da Fé e da Fraternidade - É uma demonstração da fé do povo de Igaporã, realizada no quinto domingo da quaresma, tempo de penitência para os católicos. os fieis caminham cerca de 9 Km em direção à comunidade mais antiga da paróquia: Ponta da Serra. Chegando lá é celebrada a Santa Missa na igreja local, construída pelo major Ramiro José de Faria.
Imaculado Coração de Maria - Durante o mês de maio, os fiéis de Igaporã são convidados a voltar-se para o imaculado Coração de Maria. No dia 1º de maio, é celebrada na esplanada da matriz a abertura do mês mariano e o envio das imagens peregrinas que visitam as casas durante vinte dias. Nos últimos dez dias do mês celebra-se o novenário em louvor ao Coração de Maria.
Sagrado Coração de Jesus - É uma festa católica feita anualmente pela comunidade do Bairro do Alto do Cruzeiro.
Nossa Senhora do Livramento - É uma festa religiosa feita em Igaporã em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Livramento. Seu dia é comemorado em 8 de setembro, a festa conta com participações de centenas de fiéis que são devotos da padroeira da cidade. A devoção à Nossa Senhora do Livramento chegou a Igaporã pelo fundador da cidade, Bernado de Brito. Há relatos populares de uma escrava que havia feito um pedido a Nossa Senhora para que ela libertasse o seu filho da escravidão, e em setembro de 1871 foi promulgada a lei do ventre livre. Para pagar a promessa, ela doou para a então capela uma imagem de Nossa Senhora do Livramento. Anos depois, Bernado de Brito adquiriu uma imagem maior que está na matriz até hoje. A imagem da padroeira de Igaporã mede aproximadamente 1,10 metros de altura, feita em madeira policromada dourada, com estilo predominante barroco e sua origem é portuguesa.
Beata Irmã Dulce dos Pobres - É uma festa católica feita anualmente pela comunidade dos Bairros: Alto da Usina, Loteamento Irmã Dulce, Loteamento da Paz e Loteamento Santo Antonio.
Nossa Senhora Aparecida - É uma festa católica feita anualmente pela comunidade do Bairro do Alto da Varginha.
Santa Luzia - É uma festa católica feita anualmente pela comunidade do Bairro da Vila Fagundes.
Turismo[editar | editar código-fonte]
As belezas naturais do município chamam muito à atenção. A serra, nos distritos de Pedra Branca e Santana, possui cachoeiras e formações rochosas admiráveis. Rios, como o Santo Onofre e Carnaíba, contribuem também para o enriquecimento turístico municipal.Economia[editar | editar código-fonte]
A economia de Igaporã é basicamente agrícola e pastoril, destacando-se também o setor de serviços.
Existem, atualmente, cerca de 168 empresas estabelecidas no município. O bairro com maior índice de empresas é o Centro. Possui mais de 100 comerciantes que não tem empresa formal e vendem seus produtos na feira livre, aos sábados, na praça Otávio Mangabeira.Lista de prefeitos de Igaporã[editar | editar código-fonte]
Manoel Joaquim de Azevedo (1960-1962)
José Antônio Fangundes (1963-1966)
Olga Laranjeira Bastos (1967-1970)
José Antônio Fangundes (1971-1974)
Leôncio Fagundes (1975-1978)
Dalmar Fagundes de Azevedo (1979-1982)
José Calmito Fagundes Ledo (1983-1988)
Lucílio Fagundes Neves (1989-1992)
Deusdete Fagundes de Brito (1993-1996)
José Calmito Fagundes Ledo (1997-2000)
Deusdete Fagundes de Brito (2001-2004)
Deusdete Fagundes de Brito (2005-2008)
Newton Francisco Neves Cotrim (2009-2012)
Rosana Cotrim de Carvalho Melo (2013-2016)
José Suly Fagundes Netto (Atual-2016-2020)
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? a b «Igaporã». IBGE. Consultado em 19 de janeiro de 017Â Verifique data em: |acessodata= (ajuda)? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 16 de agosto de 2013Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010Â ? IBGE. «Igaporã Bahia - BA Histórico» (PDF). Consultado em 29 de dezembro de 2012Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igaporãibge.gov.br Histórico
Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.