empresas de sistema em Floresta

Encontre empresas de sistema em Floresta na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Sistema

Conjunto de partes, coordenadas entre si.
Conjunto de partes similares.
Forma de governo ou constituição política ou social de um Estado: _sistema republicano_.
Combinação de partes, por forma que concorram para certo resultado.
Plano.
Modo de coordenar as noções particulares de uma arte, ciência, etc.
Modo, hábito, uso: _o meu sistema de vida_.
Método.
Conjunto de leis ou de princípios, que regulam certa ordem de fenómenos: _o nosso sistema planetário_.
Conjunto de intervalos musicais elementares, compreendidos entre os dois limites sonoros extremos, apreciáveis ao ouvido.


Floresta

O artigo ou secção Dossel florestal deverá ser fundido aqui. (desde março de 2019)Se discorda, discuta esta fusão aqui. Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2016). Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior. Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) Nota: Para outros significados, veja Floresta (desambiguação).
Floresta de coníferas em Sierra Nevada Range no norte da Califórnia
Fotografia aérea de uma pequena parte da Amazônia brasileira próxima a Manaus
Taiga vista da Denali Highway, Cordilheira do Alasca
Floresta é uma área com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados, as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:
Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.
As florestas plantadas são aquelas implantadas com objetivos específicos, e tanto podem ser formadas por espécies nativas como exóticas. Este é o tipo de florestas preferido para o uso em processos que se beneficiem da uniformidade da madeira produzida, como a produção de celulose ou chapas de fibra, também chamadas de placas de fibra, por exemplo. Semelhante às culturas agrícolas, o cultivo de florestas passa pela implantação; um período de crescimento onde são necessários tratos silviculturais e um período de colheita. Apesar do recente progresso no setor de reflorestamento para a produção de celulose, desde a Revolução Industrial, 50% das florestas da época foram destruídas.[1]
A mais conhecida floresta é a floresta Amazônica, maior que muitos países. Erroneamente considerada o Pulmão do Mundo, não é, pois foi comprovado cientificamente que a floresta Amazônica consome cerca de 65% do oxigênio que produz (com a fotossíntese) com a respiração e transpiração das plantas.
A taiga siberiana é a maior floresta do mundo, sendo que este bioma extende-se para além da Sibéria, nomeadamente, pelo Alasca, Canadá, Gronelândia, Norte da Europa e Japão.[2]Índice1 Tipos de florestas1.1 Classificação do IBGE (2012)
1.2 Outras categorias1.2.1 Florestas tropicais úmidas
1.2.2 Florestas esparsas ou pouco densas
1.2.3 Florestas aciculifoliadas
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externasTipos de florestas[editar | editar código-fonte]
Classificação do IBGE (2012)[editar | editar código-fonte]
Segundo a classificação da vegetação brasileira do IBGE (2012, p. 134), as subcategorias da classe de formação florestal são:[3]subgrupo de formação: floresta ombrófila densa (floresta tropical pluvial);
subgrupo de formação: floresta ombrófila aberta (faciações da floresta ombrófila densa);
subgrupo de formação: floresta ombrófila mista (floresta de araucária, mata de araucária, pinheiral);
subgrupo de formação: floresta estacional sempre verde (floresta estacional perenifólia);
ubgrupo de formação: floresta estacional semidecidual (floresta tropical subcaducifólia);
subgrupo de formação: floresta estacional decidual (floresta tropical caducifólia).
Outras categorias[editar | editar código-fonte]
Aqui há uma classificação quanto ao tipo de vegetação que compreende uma floresta, não confundir com tipos de biomas, que em muitos casos tem nomes como "floresta temperada".Florestas tropicais úmidas[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Floresta tropical
São as florestas com a maior biodiversidade do planeta, isso devido a sua localização (seguindo a linha do equador entre os trópicos) no qual não há limitação de luz, água e temperatura extremas. Na floresta tropical, as árvores são sempre verdes e de folhas largas, caracteristicamente cobertas por trepadeiras (lianas) e epífitas. Devido a sua grande diversidade de espécies, torna-se um ambiente muito frágil para a degradação uma vez que se extinguindo uma espécie interfere-se em toda a cadeia de relações entre espécies.
Precipitação anual 2000 mm a 4000 mm.Florestas esparsas ou pouco densas[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Savana
Podem ser encontradas em faixas também intertropicais, mas não têm alta densidade, savanas, pradarias com árvores ou grupos de árvores espalhadas, encontram-se em regiões quentes, porém, com uma ou duas épocas de secas prolongadas em que os incêndios constituem uma parte importante do ambiente. Instalam-se nos climas tropicais na África, Ásia e Austrália. No Brasil trata-se do cerrado. As estações são reguladas pela precipitação mais do que pela temperatura, como ocorre nos campos temperados. As gramíneas são intercaladas por árvores e arbustos tortuosos. Fauna abundante em variedade de espécies.As savanas tropicais necessitam de muita luz, onde há alternância de períodos de chuva e de seca, como as savanas tropicais da região oeste do Sudão localizadas em terrenos planos.
Precipitação de 1.000 a 1.500 mmFlorestas aciculifoliadas[editar | editar código-fonte]
Floresta aciculifoliadas, são florestas com predomínio de coníferas, já que esse tipo de floresta se encontra em clima subártico, com desgelo de solo no verão. Assim, essas árvores têm diversas adaptações especiais para a conservação de água e proteção contra frio extremo, como o tipo de folhagem apresentada, aculiforme, ela é uma florestas sempre verdes, que são encontradas no bioma da taiga.
Precipitação anual de 400 a 850 mm.Ver também[editar | editar código-fonte]
Maiores florestas
Floresta ombrófila densa
Floresta ombrófila
Florestas da Península Ibérica
Kayas das Florestas Sagradas dos Mijikenda
Floresta portuguesa
Referências? «Why Living Naturally is the Way of the Future». www.amoils.com ? http://ecolfuturo.blogspot.pt/2011/12/taiga-siberiana-maior-floresta-do-mundo.html? IBGE (2012). Manual Técnico da Vegetação Brasileira. 2a ed. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: .
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre FlorestaFloresta da Costa Rica (em português)
vdeFitogeografia: Classificação da vegetaçãoFisionomia
Floresta, mata, bosque, selva, arboretum
Arbustal, matagal, scrub, thicket, fruticetum
Subarbustal, vegetação arbustiva anã, suffruticetum
Campo, vegetação campestre ou herbácea, campina, estepe, pradaria, herbetum
Savana, parque
Áreas de vegetação escassa, vegetação de deserto
Latitude
Tropical, equatorial
Subtropical
Temperada
Polar
Regime climático
Pluvial, ombrófila, húmida
Nebular
Estacional, mesófila, seca
Xérica
Altitude
Vegetação montana ou de altitude
Submontana
Litorânea
Folhas
Perda foliar ou fenologia
Decídua, caducifólia
Semidecídua, semicaducifólia
Sempre verde, perenifólia
Dureza foliar
Esclerófila
Ortófila
Forma foliar
Aciculifoliada
Latifoliada
Outros
Vegetação espinhosa
Xeromorfa
Substrato
Rupícola, rupestre
Halófita
Vegetação aquática
Ripária, aluvial, ribeirinha, mata galeria, mata ciliar
Pântano, vegetação paludosa
Mangue
Ver também
Classificação de biomas
Regiões florísticas
Hábito
Formas de vida