desenvolvimento websites guabiruba em Sanharó


Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Sanharó na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Sanharó
Bandeira indisponívelBrasão indisponívelHino
Aniversário24 de dezembro
Fundação1948 (71Â anos)
Gentílicosanharoense
Prefeito(a)Heraldo de Sidônio (PSB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Sanharó em PernambucoSanharó Localização de Sanharó no Brasil
08° 21' 39" S 36° 33' 57" O08° 21' 39" S 36° 33' 57" O
Unidade federativaPernambuco
MesorregiãoAgreste Pernambucano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoVale do Ipojuca IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesBelo Jardim(ao leste) e Pesqueira(ao oeste)São Bento do Una
Distância até a capital196Â km
Características geográficas
Área256,183 km² [2]
População24Â 556 hab. estatísticas IBGE/2014[3]
Densidade95,85 hab./km²
Altitude653 m
ClimaSemiárido BSh
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,603 médio PNUD/2010[4]
PIBR$ 126 444 mil IBGE/2012[5]
PIB per capitaR$ 5Â 522Â 55 IBGE/2012[5]Sanharó é um município brasileiro do estado de Pernambuco.Índice1 História
2 Geografia
3 Economia
4 Turismo
5 Cultura
6 Esporte
7 Referências
8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
As terras onde hoje se localizam o município pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. No início do século XVIII, foi fundada a povoação de Sanharó por José Francisco Leite, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.
O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.
O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.Geografia[editar | editar código-fonte]
Localiza-se a uma latitude 08º21'38" sul e a uma longitude 36º33'56" oeste, estando a uma altitude de 653 metros. Sua população estimada em é de 17.627 habitantes. Possui uma área de 256Â km².
Sanharó é banhado pelo rio Ipojuca, que mais além deságua no Oceano Atlântico.Economia[editar | editar código-fonte]
Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, é conhecida como a cidade do queijo e do leite. Turismo[editar | editar código-fonte]
Dentre as maiores festas está a do padroeiro; Sagrado Coração de Jesus, realizada no mês de outubro e do co-padroeiro; São Sebastião que se realiza no mês de fevereiro.
Pelo mês de setembro realiza-se a feira do leite, com vaquejadas, concurso leiteiro, rodeios e show ao vivo.
Outra atração da cidade é a Festa do Beco. Realizada sempre na última semana do ano. Participam pessoas de todas as idades, e de todas as tendências políticas e de várias condições sociais. É uma Festa exclusiva para homens. Nesse mesmo período do ano, a cidade também abrigava a divertida Festa do Peba, que também recebia com muito bom gosto as mulheres da cidade, especialmente as esposas dos frequentadores da Festa do Beco. Outra festa anárquica/etílico é de "sancoquinho", realizada sempre depois da festa de São Sebastião.
No mês de maio acontece a cavalgada das amazonas, reunindo mulheres de todos os municípios vizinhos. Já no mês de setembro é a vez dos homens colocarem suas montarias. O importante é que em ambas, terminam todos juntos numa grande festa.
No mês de junho acontece a Festa do Curral, que é uma grande confraternização de amigos no curral de gado da cidade onde acontece durante o ano inteiro nas teças feiras a tradicional feira de gado. Festa regada a musica regional e muita alegria.
Também no mês de junho acontece festas do São João, nos 4 sábados do mês cantores famosos vem animar a cidade, as festas de São João de Sanharó é um destaque nas cidades do interior, assim convidando gente de toda região.Cultura[editar | editar código-fonte]
O município tem forte tradição na música, possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos grandes e eternos músicos Manuel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino.
Em 1956 sobre a regência do grande mestre Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o "Salve a Retreta", e sob o solo de clarinetas em "O Guarani" de Carlos Gomes, conquistou o título de "Segunda Melhor Banda do Interior", falou-se até que merecia o primeiro lugar, conquistado pela Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima.
Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros de Sanharó, que nos trazem toda a tradição e emoção dos tiros de bacamarte e espalham cultura e por onde passam. Possui também dentre outras coisas, o grupo de Coco da Barriguda; o bloco da porca e as as orquestras de frevo no carnaval; o Palhoção do Povo e as quadrilhas no São João; e a grandiosa Feira do Leite, que acontece todos os anos.
Todos os anos no município acontece o espetáculo da Paixão de Cristo, uma peça realizada por atores da cidade sob a direção de Tcharles Henrique Amorim da Silva o professor de teatro, música, e dança da cidade. Jovens da cidade ensaiam para em dois dias realizar o espetáculo e convida à todos para irem assistir.
Também realizado pelo professor Tcharles Henrique Amorim da Silva a cidade tem um grupo de quadrilha estilizada, a Quadrilha Arrasta-pé, que todos os anos compete em várias cidades e já foi premiada em muitas competições.Em 2019,após o desligamento de alguns brincantes da junina citada acima, através do Coordenador do SCFV (adolescente) Kaique Mello, surge a quadrilha RAÍZES DO NORDESTE. Que conta ainda com a coordenação de Lina Paiva, Wallace Santos e Victor Wesley.
A RAÍZES vem para seu primeiro São João com ajuda externa, que é do ator/bailarino/diretor artístico e roteirista, Calvin Santana, Recifense, 24 anos, veio à convite do Kaique Mello para dar seguimento ao projeto junino do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) adolescente, que atende jovens e adultos.
Com a ajuda da prefeitura a cidade também realiza um concurso de quadrilha todos os anos, onde quadrilhas estilizadas podem vir e participar.Esporte[editar | editar código-fonte]
O município realiza todos os anos o campeonato rural, com times da cidade.
Na cidade tem a seleção que os melhores jogadores com até 20 anos são escalados para jogar na copa do interior, uma competição com os melhores jogadores do interior. Em 2017 a seleção de sanharó chegou na semi-final do campeonato, onde foi desclassificado na cidade de Cachoeirinha.
Existe os campeonatos também realizado pela prefeitura do município de futsal masculino e feminino. Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Estimativa Populacional 2014». Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2014Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Confederação Nacional de Municípios
Ministério das Minas e Energia, 2005. Diagnóstico do município de Sanharó. Projeto Águas.
IGGE Cidades@
IBGE. Documentação Territorial do Brasil
Portal do Brasil
Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.