desenvolvimento websites guabiruba em Itambé


Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Itambé na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Município de Itambé
BandeiraBrasãoHino
Aniversário12 de agosto
Fundação12 de agosto de 1927
Gentílicoitambeense
Padroeiro(a)São Sebastião
Prefeito(a)Eduardo Gama (2017 – 2020)
Localização
Localização de Itambé na BahiaItambé Localização de Itambé no Brasil
15° 14' 42" S 40° 37' 26" O15° 14' 42" S 40° 37' 26" O
Unidade federativaBahia
MesorregiãoCentro-Sul Baiano IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoItapetinga IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesRibeirão do Largo,Itapetinga,Macarani,Itororó,Vitória da Conquista,Caatiba e Barra do Choça.
Distância até a capital566 km
Características geográficas
Área1,442 km² [2]
População23 106 hab. IBGE/2010[3]
Densidade16 023,58 hab./km²
Altitude346 m
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,578 baixo PNUD/2010 [4]
PIBR$ 105 379,140 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 001,74 IBGE/2008[5]Itambé é um município da microrregião de Itapetinga, no estado da Bahia, no Brasil. Situada a 346 metros acima do nível do mar, sua área é de 1.442 km². É habitada por 23.106 pessoas, segundo o censo do IBGE de 2010. A cidade é cortada pelo Rio Pardo [6].Índice1 Topônimo
2 História
3 Economia
4 Saúde
5 Educação
6 Principais Bairros
7 Distritos
8 Cultura e Lazer
9 Referências
10 Ligações externasTopônimo[editar | editar código-fonte]
A palavra "Itambé" é de origem tupi e significa "Pedra Afiada", através da junção de i'tá (pedra) e aim'bé (afiada)[7].História[editar | editar código-fonte]
De acordo com a Lei Estadual 2 042, de 12 de agosto de 1927, o povoado adquiriu a sua emancipação política (o povoado do Verruga pertencia até então ao município de Vitória da Conquista). No dia 1 de janeiro de 1928, foi empossado o primeiro prefeito, coronel Hygino dos Santos Melo. Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto-Lei 11 089, o Município de Itambé adquiriu o distrito de Itapetinga, que pertencia ao Município de Vitória da Conquista. Em 3 de agosto de 1948, foi colocada primeira pedra para construção da primeira casa do distrito de Catolezinho, numa área doada pelo então vereador e próspero fazendeiro Cassiano Fernandes Ferraz. Após nove meses, já haviam sido edificadas em torno de trezentas casas. Assim, Catolezinho se tornou o primeiro distrito e Itapetinga, o segundo. Itambé possuía também os arraiais de Sapucaia, Palmares e Bandeira. Em 12 de dezembro de 1952, Itambé perdeu o distrito de Itapetinga quando este foi emancipado politicamente.
No processo de estruturação política e administrativa, houve também a estruturação da fé. Em 28 de novembro de 1935, foi instalada paróquia de Itambé, graças à influência de Aparício do Couto Moreira, que era parente próximo do monsenhor Moisés Couto, vigário de Itabuna. Este intercedeu para a criação da paróquia, tendo, como primeiro vigário, o padre Nestor Passos. A paróquia de Itambé tem São Sebastião como patrono.Economia[editar | editar código-fonte]
Avenida João Durval Carneiro
A economia de Itambé é baseada na agricultura, pecuária, comércio, extração mineral e indústrias de pequeno porte, sendo o destaque a pecuária. As culturas agrícolas que se destacam são: feijão, mandioca, milho, banana . Na pecuária, o município possui rebanhos: bovinos, eqüinos, suínos, ovinos e aves.
No último Censo Agropecuário feito pelo IBGE, em 2006, o município de Itambé possuía o maior rebanho bovino do Estado da Bahia, com 168.235,00 cabeças de gado.
O comércio é baseado principalmente nas vendas a varejo. Outra atividade econômica que merece destaque no município é a Mineração. Extrai-se berilo, calcário, cristal de rocha, feldspato, fluorita, nióbio, columbita, caulim, pegmatitos, cristais transparentes, cristal róseo, águas marinhas, urânio, ametista, micas, amianto e barita. A cidade possui indústrias de selaria, capotaria, olaria, sapataria, extração de minério.Saúde[editar | editar código-fonte]
Santa Casa de Misericórdia
O município possui a Santa Casa de Misericórdia, quatro unidades de saúde da família na Zona Urbana sendo elas: USF Dr. Jorge de Souza Heine (Sidney Almeida), USF Felipe Achy (Felipe Achy), USF Gerusa Alves (Durvalina Andrade), USF Valter Vilarinho (Centro), USF Sibéria Maciel (Humberto Lopes), e duas Unidades de Saúde da Família nos distritos USF José Rucas Achy (Catolezinho), USF São José do Colônia no distrito de mesmo nome, ainda o Posto de Saúde Coriolano José Fagundes (Humberto Lopes) Academia de Saúde (Sidney Almeida), Central Municipal de Regulação (Centro), onde a população tem acesso a atendimento médico, odontológico, psicólogo, nutricionista, serviço social, vacinação, farmácia básica e primeiros socorros.
A cidade dispõe ainda do Centro de Fisioterapia Dr. Alterives Maciel (Centro), Centro de Atenção Psicossocial CAPS I (Agenor Novais) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, . Também existem vários laboratórios de analises clínicas que fazem vários tipos de procedimentos. Educação[editar | editar código-fonte]
O município de Itambé é muito bem servido de escolas: possui 2 colégios estaduais de 1º e 2º graus (Complexo Estadual Polivalente de Itambé, Centro Educacional Gilberto Viana ). Existem diversas escolas municipais espalhadas pela sede, distritos e zona rural. A cidade possui, também, uma escola particular: o Centro Educacional Enoy Ferraz Trancoso, no centro da cidade, e duas creches que atendem a população carente: Magda Maria Correia, no centro da cidade, e Maria Fernandes Achy, no Felipe Achy.Principais Bairros[editar | editar código-fonte]
Centro
Sydney Almeida
José Gusmão de Brito
Felipe Achy
Agenor Novaes
Osório Gusmão
Humberto Lopes
Bela Vista
Durvalina Andrade
Loteamento Vitória
Valdomiro Santos
Distritos[editar | editar código-fonte]
Atualmente, o município conta com dois distritos em seu território:Catolezinho
São José do Colônia
Cultura e Lazer[editar | editar código-fonte]
Rua Rui Barbosa, no Centro
Bibliotecas
Existe a biblioteca municipal Guilherme Marback (desativada) e mais duas que pertencem ao Colégio Estadual Polivalente e ao Centro Educacional Gilberto Viana.Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 24 de agosto de 2013 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? «Homem morre afogamento Pardo» ? FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 974.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Prefeitura Municipal de Itambé-BA

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM ITAMBÉ DO MATO DENTRO


desenvolvimento websites guabiruba em Itambé do Mato Dentro

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Itambé do Mato Dentro na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM ITAMOGI


desenvolvimento websites guabiruba em Itamogi

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Itamogi na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM ITAMONTE


desenvolvimento websites guabiruba em Itamonte

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Itamonte na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM ITANAGRA


desenvolvimento websites guabiruba em Itanagra

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Itanagra na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO