desenvolvimento portal em Jaú


Encontre desenvolvimento portal em Jaú na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Portal

Porta principal de um edifício; portada.


Portal

Abertura em muro, sebe ou valado, que se fecha com estacas ou cancela.


Portal

Ombreira de porta ou portão.

 Nota: Este artigo é sobre um município brasileiro. Para outros significados, veja Jaú (desambiguação).Município de Jaú
"Capital do Calçado Feminino""Capital da Terra Roxa"
Vista parcial do Centro de JaúBandeiraBrasãoHino
Fundação15 de agosto de 1853 (165Â anos)
Gentílicojauense
LemaIbicá re ig"Rio que leva para a terra boa"
Prefeito(a)Rafael Lunardelli Agostini (PSB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Jaú em São PauloJaú Localização de Jaú no Brasil
22° 17' 45" S 48° 33' 28" O22° 17' 45" S 48° 33' 28" O
Unidade federativaSão Paulo
MesorregiãoBauru IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoJaú IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesBocaina, Dourado, Dois Córregos, Pederneiras, Itapuí, Bariri, Barra Bonita, Mineiros do Tietê e Macatuba
Distância até a capital296Â km
Características geográficas
Área688,337 km² [2]
População146Â 338 hab. estimativa IBGE/2017[3]
Densidade212,6 hab./km²
Altitude541 m
Climatropical Aw
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,778 alto PNUD/2010[4]
PIBR$ 3Â 317Â 903 mil IBGE/2013[5]
PIB per capitaR$ 23,686Â 28 IBGE/2013[5]Jaú[nota 1] é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na região central do estado, à latitude 22º17'44" sul e à longitude 48º33'28" oeste, a 541 metros de altitude e a 296Â km da capital do estado. O município é formado pela sede e pelo distrito de Potunduva[10][11].
Sua população foi estimada pelo IBGE em 146 338 no ano de 2017.[3]
O município é um importante polo de desenvolvimento industrial e agrícola, destacando-se pela quantidade de fábricas de sapatos femininos, sendo conhecida como a capital do calçado feminino. Servida por vários sistemas rodoviário e ferroviário.Índice1 História
2 Símbolos cívicos2.1 Bandeira
2.2 Brasão
3 Arquitetura
4 Geografia4.1 Clima
4.2 Demografia
4.3 Etnias
4.4 Hidrografia
4.5 Comunicações
5 Esporte
6 Igreja Católica
7 Jauenses notórios
8 Ver também
9 Notas
10 Referências
11 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio e Prefeitura em 1920.
Os bandeirantes que seguiam pelo rio Tietê, pescavam um peixe chamado jaú, na foz de um ribeirão. O local, desde então, ficou conhecido como Barra do Juruí. Motivados pela excelente qualidade da terra roxa, abundante na região, os primeiros habitantes oriundos de Itu, Porto Feliz, Capivari e do sul de Minas Gerais, aí se fixaram com suas famílias.
A fundação data de 15 de agosto de 1853, quando alguns moradores da região decidiram organizar uma comissão composta pelos cidadãos Bento Manoel de Moraes Navarro, capitão José Ribeiro de Camargo, tenente Manoel Joaquim Lopes e Francisco Gomes Botão para tratar da fundação do povoado. Por proposta de Bento Manoel de Moraes Navarro o povoado foi fundado sob a égide de Nossa Senhora do Patrocínio, tendo, inclusive, Bento Manoel mandado entalhar em Itu a imagem da referida santa, ofertando-a á sociedade local.
Depois de vários estudos, ficou decidido em uma reunião realizada na residência de Lúcio de Arruda Leme (localizada onde hoje se encontram as ruas Edgard Ferraz e Amaral Gurgel) que seria erguido um povoado na área de 40 alqueires, doados em partes iguais por Francisco Gomes Botão e tenente Manoel Joaquim Lopes. Estas terras eram aquelas compreendidas entre a margem esquerda do rio Jaú e a do Córrego da Figueira. Em 8 de abril de 1857, a lei nº 25 incorporou os Bairros de Tietê, Curralinho e Jacareí. A lei nº 11 de 24 de março de 1859 elevou a capela do Jaú no município de Brotas, à freguesia, a qual por sua vez foi elevada à vila pela lei nº 60 de 23 de abril de 1866 e em 15 de abril de 1868 é criado o Termo de Jaú, sendo o seu primeiro Juiz Municipal Antônio Ferreira Dias e primeiro delegado de polícia, o tenente Antônio Manoel de Moraes Navarro - filho de Bento Manoel de Moraes Navarro.
É elevado à categoria de município pela lei nº 6, de 6 de fevereiro de 1889.
O fato de o município estar situado em uma região de terra roxa, que possui uma alta fertilidade, contribuiu para que Jaú se tornasse um dos principais centros produtores de café do Estado de São Paulo e do país. Rua Humaitá, embarque de café.
Por volta de 1870 a cultura cafeeira no município de Jaú solidificou-se, proporcionando o surgimento de uma elite de ricos fazendeiros. Com a chegada da "Companhia Estrada de Ferro do Rio Claro" (The Rio Claro Railway), em 1887, o escoamento da produção foi facilitada e as exportações cresceram vertiginosamente. De acordo com o relatório estatístico da mencionada companhia ?Jaú foi o município que liderou os embarques de café, para o Porto de Santos, no litoral paulista, desde 1895, gerando para a companhia ferroviária maior receita de carga, dentre os principais municípios produtores.?
[carece de fontes?]
Em 1907 segundo dados da "Companhia Paulista de Estradas de Ferro" o município de Jaú, o mais rico e maior produtor de café da Zona da Paulista, ocupava o primeiro lugar nas estações da Companhia, tornando-se o centro produtor que mais exportava café em todo o mundo. Cruzamento da Rua Major Prado com a Rua Amaral Gurgel em 1925.
Com essa rápida evolução econômica a população aumentou e em 1900, a população totalizava cerca de 36.000 habitantes, com um aumento de 7,5%, tornando-se o oitavo município mais populoso do Estado de São Paulo, e a quinta maior comarca.
A riqueza obtida pela produção do café fez com que Jaú se tornasse um dos mais ricos municípios de todo o Estado, sendo importante ressaltar que naquela época Jaú, Ribeirão Preto e Campinas eram os únicos municípios do interior paulista a ter o privilégio de possuir calçamento urbano. Em 28 de setembro de 1901 deu-se a inauguração da "Companhia de Força e Luz do Jaú", sendo o quarto município do país a ter o benefício da luz elétrica.
Outros fatos interessantes que demonstram a riqueza vivida pelos fazendeiros na época era a importação de mão de obra especializada para a construção de grandes palacetes e que no ano de 1922 o número médio de chamadas por aparelho telefônico em Jaú superava as centrais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Rua Major Prado em 1930.
?O grande desenvolvimento econômico proporcionado pelo café, fez com que o município de Jaú ganhasse o título de ?Capital da Terra Roxa?. Na época, os antigos fazendeiros queriam evidenciar a tamanha prosperidade do município de alguma forma e para isso, começaram a realizar construções suntuosas, que hoje formam o patrimônio arquitetônico do município:[...] o café mudaria para sempre também a paisagem urbana, dotando o município de toda a beleza arquitetônica que mistura vários estilos e que identifica de maneira original nosso meio ambiente urbano. Realmente foi graças ao glorioso período cafeeiro que Jaú acumulou um expressivo patrimônio arquitetônico. Naquela época foram construídos os edifícios mais importantes do município.?
[carece de fontes?] (LEVORATO, 2003, p. 80)[necessário verificar]
?Na década de 1929, com a crise econômica e a depressão mundial, o império cafeeiro perde rapidamente seu esplendor e glória. Os preços se aviltam e os fazendeiros, rapidamente, vão abandonando a cultura que lhes rendeu por tanto tempo, prestígio e riqueza.?
(CLARO, 1998, p. 26).[necessário verificar]
Casas Pernambucanas na Rua Major Prado em 1920.
Símbolos cívicos[editar | editar código-fonte]
Bandeira[editar | editar código-fonte]
Sextavada, sendo os quartéis de tralha e da ponta nas cores alternadas de vermelho e branco e os das laterais de azul, constituídos por seis faixas amarelas, disposta duas a duas no sentido horizontal, em banda e em barra e que partem de um círculo amarelo central onde o Brasão do município é aplicado, com a simbologia das cores, a saber:Amarelo - Riqueza, glória, esplendor e mando
Azul - Justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade
Vermelho - Audácia, coragem, valentia e intrepidez
Branco - Paz, trabalho, religiosidade, amizade e pureza
Brasão[editar | editar código-fonte]
O escudo de armas de Jaú foi instituído pela lei municipal nº 77, de 13 de maio de 1949, resultante do projeto de lei do vereador Benedito de Assis. Foi sancionado pelo prefeito Osório Ribeiro de Barros Neves.
É autor do brasão Roberto Thut sob orientação do arquiteto Fernando Martins Gomes. Thut assim o descreve: "O escudo português é o que melhor convém aos brasões de municípios brasileiros, dada a formação étnica de nosso povo. Como elementos do escudo temos primeiramente o rio e o peixe Jaú, como símbolo toponímico, constituindo assim figuras heráldicas parlantes do nome do município. Em seguida, a águia que evoca o feito memorável da travessia do Atlântico por João Ribeiro de Barros, sendo a hélice, com a legenda "Jahu", alusão ao avião com que aquele aviador jauense realizou a grande façanha(?)
O escudete da torre central da coroa mural evoca Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira do município, pois o campo de arminhos (símbolo da pureza) mantelado de azul (cor do céu, reino da padroeira) lembra o manto protetor de Nossa Senhora sobre o município. Desta forma, este símbolo relembra a índole cristã e católica do povo jauense, cuja crença religiosa ficará fixada no brasão de sua terra (este símbolo não existe mais no Brasão jauense).
Os dois suportes representam as antigas matas virgens (perobeiras), existentes antes da fundação de Jaú, que se transformaram em ricos cafezais (cafeeiros).Arquitetura[editar | editar código-fonte]
Através das construções pode-se ver a memória, a importância e a história do município. Apresenta mais de 400 prédios históricos edificados durante os áureos anos do café. Essas belas edificações centenárias encontram-se distribuídas principalmente pelo centro da cidade. A que mais impressiona é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, sendo a quarta edificação da igreja, o atual prédio, vazado no estilo neogótico alemão e inaugurado em 1901 possui grandes dimensões e uma beleza inigualável. O templo é decorado internamente por diversas pinturas e possui vitrais importados da Alemanha, telhas importadas da França, piso hidráulico, um carrilhão de belos cinco sinos, além de inúmeras obras de arte em madeira e mármore. Igreja Matriz conta, também, com um Órgão de tubos (instrumento musical) construído em 1920 por Carlos Möhrle, com 2 manuais e pedaleira.[12]
A antiga estação ferroviária encontra-se restaurada sendo a última de três, já que as outras estações infelizmente foram demolidas. Merecem destaque também: O primeiro grupo escolar de Jaú " Pádua Salles" sendo Euclides da Cunha o responsável pelo projeto; O Mercado Municipal; O edifício da atual Delegacia Regional de Ensino; O prédio da Delegacia Seccional de Jaú; A sede do Jaú Clube, projetada por Ramos de Azevedo; O grupo escolar "Major Prado"; As partes antigas dos hospitais Amaral Carvalho e Santa Casa de Misericórdia e os edifícios dos extintos bancos "Francês-Italiano" e "Melhoramentos do Jaú".
A arquitetura moderna também se faz presente em Jaú, representada principalmente pela estação Rodoviária e pelo Paço Municipal, sendo que o projeto da primeira foi de autoria do renomado arquiteto Vilanova Artigas e o da segunda de seu sócio Carlos Cascaldi.Geografia[editar | editar código-fonte]
Possui uma área de 688,337Â km².Altitude: 541 m
O município é banhado pelo rio Tietê e seus afluentes Rio Ave Maria e Rio Jaú, e beneficia-se da hidrovia Tietê-Paraná através do transporte intermodal hidroferrodoviário.
Solo: excelente para atividades agrícolas, a terra predominante no município é de latosol roxo, com textura argilosa e muito profunda.
Precipitação pluviométrica anual: entre 1.200Â mm e 1.400Â mm
Temperatura: 18Â °C e 22Â °C.
Clima[editar | editar código-fonte]
Média anual: 20,8Â °C[13]
Mês mais quente: janeiro (máxima média de 29,2Â °C)[13]
Mês mais frio: julho (mínima média de 10,3Â °C)[13]
Máxima absoluta: 39,7 °C[carece de fontes?]
Mínima absoluta: 0,3 °C[carece de fontes?]Dados climatológicos para Jaú
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima média (°C)29,22928,62724,723,723,925,226,327,328,229 26,8
Temperatura média (°C)23,723,622,92118,417,217,118,419,921,322,423,1 20,8
Temperatura mínima média (°C)18,218,217,31512,110,810,311,713,615,316,717,2 14,7
Precipitação (mm)221211138574647272353121135198 1Â 277
Fonte: Climate-Data.org[13]
Dados climatológicos para Jaú (Potunduva)[14]
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima média (°C)29,829,629,227,525,324,424,525,826,927,928,929,7 27,5
Temperatura média (°C)24,224,123,421,418,917,817,518,920,421,822,923,7 21,3
Temperatura mínima média (°C)18,618,717,715,412,511,210,612,11415,71717,7 15,1
Precipitação (mm)241211128544445272454122125184 1Â 232
Fonte: Climate-Data.org Demografia[editar | editar código-fonte]
Dados do Censo - 2000Etnias[editar | editar código-fonte]Cor/RaçaPercentagem
Branca71,1%
Preta10,2%
Parda25,7%
Amarela0,4%Fonte: Censo 2000
População total: 112.042Urbana: 107.808
Rural: 4.234
Homens: 55.392
Mulheres: 56.650
Densidade demográfica (hab./km²): 156,00
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,50
Expectativa de vida (anos): 73,74
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,21
Taxa de alfabetização: 92,58%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,819
IDH-M Renda: 0,774
IDH-M Longevidade: 0,812
IDH-M Educação: 0,872
(Fonte: IPEADATA)[vago]Hidrografia[editar | editar código-fonte]
Rio Ave Maria
Rio Jaú
Rio Tietê
Rio Jacaré-Pepira
Comunicações[editar | editar código-fonte]
A cidade foi atendida pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB) até 1973[15], quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[16], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[17] para suas operações de telefonia fixa.Esporte[editar | editar código-fonte]
O município é sede do XV de Jaú, também conhecido como "O Galo da Comarca". O XV é considerado uma das equipes mais tradicionais do futebol do interior paulista. Seu estádio é o "Zezinho Magalhães" (Jauzão), com capacidade para abrigar, comodamente, 12 mil espectadores. O clube já participou da série A-1 do Campeonato Paulista por mais de 30 anos, mas atualmente disputa a Quarta Divisão do torneio. o Clube revelou jogadores como: Sormani (ídolo do Milan e Seleção Italiana), Afonsinho (Botafogo - RJ e Seleção) Marolla (goleiro Santos e Seleção) Alfinete (lateral Corinthians e Seleção), Wilson Mano, Toninho (ex-portuguesa) Sony Anderson (Barcelona e Seleção) Edmilson (Barcelona e Seleção), França (São Paulo e Seleção), Edu Schimdt (São Paulo, Celta de Vigo, Seleção), Kazu (ex-Santos e maior Ídolo do futebol japonês, que aprendeu a jogar bola no XV), Walter (Corinthians), entre outros craques. As cores que utiliza são o verde e o amarelo.
Igreja Católica[editar | editar código-fonte]
Paróquia Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (futura Catedral).
Ver artigo principal: Paróquias da Diocese de São Carlos
O município é sede do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, da diocese de São Carlos e possui as seguintes paróquias:Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio (criada em 15 de agosto de 1853 por Dom Antônio Joaquim de Mello)
Paróquia São Sebastião (criada em 11 de novembro de 1935 por Dom Gastão Liberal Pinto)
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (criada em 12 de outubro de 1968 por Dom Ruy Serra)
Paróquia São Benedito (criada em 19 de março de 1972 por Dom Constantino Amstalden)
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (criada em 23 de maio de 1995 por Dom Constantino Amstalden)
Paróquia São Judas Tadeu (criada em 1 de setembro de 1997 por Dom Joviano de Lima Júnior)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (criada em 7 de dezembro de 2007 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia São João Batista (criada por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia São Pedro e São Paulo (criada em 2009 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia Santa Helena (criada em 2011 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia Divino Espírito Santo (criada em 2013 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia Santa Clara de Assis (criada em 2014 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia São José (criada em 2015 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia Santo Antonio de Pádua (criada em 2015 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Paróquia Santa Cruz (Distrito de Potunduva) (criada em 20 de maio de 1936 por Dom Gastão Liberal Pinto)Jauenses notórios[editar | editar código-fonte]
Ver Categoria:Naturais de Jaú
Ver também[editar | editar código-fonte]Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Meta-Wiki
Commons
Wikiquote
Meta-WikiSão Paulo
Programa Acessa São Paulo
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo
Interior de São Paulo
Dialeto caipira
Esporte Clube XV de Novembro (Jaú)
Bairros de Jaú
Jahu (hidroavião)
Rio Jaú
Centro geométrico do estado de São Paulo
SBT Centro-Oeste Paulista
Notas? Embora o nome do município, de acordo o IBGE[6] e o Tribunal Superior Eleitoral[7], seja Jaú, a lei municipal nº 4627, de 2/8/2011, prescreve a inserção de h no nome do município, na forma Jahu,[8] que é uma grafia arcaica.[9]. Essa lei (que não menciona a permanência ou não do acento agudo), no entanto, não tem efetivo valor legal, visto que as legislações federal e estadual obrigam a realização de um plebiscito (que não houve), referendado pelo governador do estado, para a alteração da grafia de dos topônimos municipais.
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (30 de agosto de 2017). «Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017» (PDF). Consultado em 26 de fevereiro de 2018 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 18 de outubro de 2015 ? a b «Produto interno bruto dos municipios». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 24 de abril de 2016 ? IBGE Cidades? Estatísticas Eleições 2012? «Lei nº. 4.627, de 2 de agosto de 2011» (PDF). Jornal Oficial de Jahu nº 490, p.4. 5 de agosto de 2011. Consultado em 25 de março de 2013 [ligação inativa]? Jaú une o desenvolvimento industrial à qualidade de vida do interior? «Municípios e Distritos do Estado de São Paulo» (PDF). IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico ? «Divisão Territorial do Brasil». IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? Órgãopedia. «O órgão da Igreja Matriz de N. Senhora do Patrocínio, Jaú (SP)»Â ? a b c d «Clima: Jaú». Climate-Data.org. Consultado em 28 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 29 de janeiro de 2016 ? «Clima: Potunduva». Climate-Data.org. Consultado em 28 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 29 de janeiro de 2016 ? «Relação do patrimônio da CTB incorporado pela Telesp» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo ? «Nossa História». Telefônica / VIVO ? GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Definições no Wikcionário
Citações no Wikiquote
Textos originais no Wikisource
Imagens e media no Commons
Categoria no Commons
Guia turístico no Wikivoyage
Commons
Commons
Wikisource
Wikiquote
Wikcionário
WikivoyagePágina da prefeitura
Página da câmara
Jaú no WikiMapia
Imagens e fotos de Jaú
O órgão da Igreja Matriz de N. Senhora do Patrocínio, Jaú (SP)
vde Tópicos sobre a cidade de Jaú Academia LiteráriaAcademia Jahuense de LetrasAeroportoAeroporto Camargo CorrêaAtrações TurísticasBiblioteca Municipal Rubens do Amaral ? Casa de Cultura Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado ? Centro de Convenções Sebastião Camargo ? Centro Cultural Antonio Ferreira dos Santos Junior ? Centro Histórico de Jaú ? Cinema Municipal ? Estação Rodoviária ? ExpoJaú ? Hidroavião Jahu ? Jaú Trend Show ? Kartódromo Francisco Monte Alegre ? Marina Pousada do Sol ? Mercado Municipal ? Recinto de Exposição Sebastião Ferraz de Camargo Penteado ? Fazendas e Prédios HistóricosBosques e PraçasHorto Municipal ? Jardim Botânico Municipal ? Lago do Silvério ? Lagoa Preta ? Largo da Matriz ? Parque do Rio Jahu ? Praça Barão do Rio Branco ? Praça Ettore Suriano ? Praça Jorge Tibiriçá ? Praça da República ? Praça Siqueira Campos ? Reserva Ecológica Amadeu BotelhoCemitériosCemitério Municipal Ana Rosa de Paula ? Cemitério Municipal João do RegoClubesAeroclube de Jaú ? Associção Atlética Palmeiras Jaú ? Caiçara Clube ? Jahu Clube ? Jóckey Club do AtallaEmissoras LocaisSBT Centro-Oeste Paulista ? TV Câmara Jaú ? TV Comunitária ? TV LocalEstações FerroviáriasEstação Ferroviária de Jaú Dourado ? Estação Ferroviária de Jaú ? Estação Ferroviária de Jaú VelhaEstádios e GinásiosEstádio Municipal ? Estádio Zezinho Magalhães ? Ginásio Dr. Flávio de Mello ? Ginásio Dr. NevesHospitaisAssociação Hospitalar Thereza Perlatti ? Hospital Amaral Carvalho ? Hospital São Judas Tadeu ? Santa Casa ? Rede de Reabilitação Lucy MontoroIgrejasAbadia de São Norberto ? Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio ? Igreja de São Benedito ? Igreja de São Sebastião ? Igreja de Santo Antônio de Pádua ? Santuário de Santo Antônio de Sant'Anna GalvãoInstituições de EnsinoFIJ ? UNIESP ? FATEC ? UCAC ? USPJornais LocaisBom Dia Jaú ? Comércio do Jahu ? Correio do Povo ? Jornal Gente ? Jornal Centro Oeste RegionalMuseuMuseu MunicipalRevistas LocaisEnergia ? Etapa ? Revista do Comércio ? POLOShopping CentersCompanhia do Calçado ? Jaú Shopping Center ? Shopping do Calçado ? Território do CalçadoTeatroTeatro Municipal Elza MuneratoTime ProfissionalEsporte Clube XV de Novembro (Jaú)
vde Subdivisões da cidade de Jaú SetoresCentro (Histórico) ? Norte ? Sul ? Leste ? OesteDistritosPotunduva ? Pouso Alegre de Baixo ? Vila Ribeiro
Jaúvde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [1] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)vde São Paulo Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalSão PauloRegiões MetropolitanasComplexo Metropolitano Expandido ? Baixada Santista ? Campinas ? Ribeirão Preto ? São Paulo ? Sorocaba ? Vale do ParaíbaRegiões AdministrativasAraçatuba ? Barretos ? Bauru ? Campinas ? Central ? Franca ? Itapeva ? Marília ? Presidente Prudente ? Registro ? Ribeirão Preto ? Santos ? São Paulo ? São José do Rio Preto ? São José dos Campos ? SorocabaRegiões de GovernoAdamantina ? Andradina ? Araçatuba ? Araraquara ? Assis ? Avaré ? Barretos ? Bauru ? Botucatu ? Bragança Paulista ? Campinas ? Caraguatatuba ? Catanduva ? Cruzeiro ? Dracena ? Fernandópolis ? Franca ? Guaratinguetá ? Itapetininga ? Itapeva ? Jales ? Jaú ? Jundiaí ? Limeira ? Lins ? Marília ? Ourinhos ? Piracicaba ? Presidente Prudente ? Registro ? Ribeirão Preto ? Rio Claro ? Santos ? São Carlos ? São João da Boa Vista ? São Joaquim da Barra ? São José do Rio Preto ? São José dos Campos ? Sorocaba ? Taubaté ? Tupã ? VotuporangaRegiões geográficas intermediáriasAraçatuba ? Araraquara ? Bauru ? Campinas ? Marília ? Presidente Prudente ? Ribeirão Preto ? São José dos Campos ? São José do Rio Preto ? São Paulo ? SorocabaRegiões geográficas imediatasAdamantina-Lucélia ? Amparo ? Andradina ? Araçatuba ? Araraquara ? Araras ? Assis ? Avaré ? Barretos ? Bauru ? Birigui-Penápolis ? Botucatu ? Bragança Paulista ? Campinas ? Caraguatatuba-Ubatuba-São Sebastião ? Catanduva ? Cruzeiro ? Dracena ? Fernandópolis ? Franca ? Guaratinguetá ? Itapetininga ? Itapeva ? Ituverava ? Jales ? Jaú ? Jundiaí ? Limeira ? Lins ? Marília ? Mogi Guaçu ? Ourinhos ? Piracicaba ? Piraju ? Presidente Epitácio-Presidente Venceslau ? Presidente Prudente ? Registro ? Ribeirão Preto ? Rio Claro ? Santa Fé do Sul ? São José do Rio Pardo-Mococa ? Santos ? São Carlos ? São João da Boa Vista ? São Joaquim da Barra-Orlândia ? São José dos Campos ? São José do Rio Preto ? São Paulo ? Sorocaba ? Tatuí ? Taubaté-Pindamonhangaba ? Tupã ? VotuporangaMais de 1 000 000 habitantesSão Paulo ? Guarulhos ? CampinasMais de 500 000 habitantesSão Bernardo do Campo ? Santo André ? Osasco ? São José dos Campos ? Ribeirão Preto ? SorocabaMais de 200 000 habitantesMauá ? São José do Rio Preto ? Santos ? Mogi das Cruzes ? Diadema ? Jundiaí ? Carapicuíba ? Piracicaba ? Bauru ? São Vicente ? Itaquaquecetuba ? Franca ? Guarujá ? Taubaté ? Praia Grande ? Limeira ? Suzano ? Taboão da Serra ? Sumaré ? Barueri ? Embu das Artes ? São Carlos ? Indaiatuba ? Cotia ? Marília ? Americana ? Araraquara ? Jacareí ? Itapevi ? Presidente Prudente ? Hortolândia ? Rio ClaroMais de 100 000 habitantesAraçatuba ? Santa Bárbara d'Oeste ? Ferraz de Vasconcelos ? Francisco Morato ? Itapecerica da Serra ? Itu ? Bragança Paulista ? Pindamonhangaba ? São Caetano do Sul ? Itapetininga ? Mogi Guaçu ? Franco da Rocha ? Jaú ? Botucatu ? Atibaia ? Araras ? Santana de Parnaíba ? Cubatão ? Valinhos ? Sertãozinho ? Ribeirão Pires ? Jandira ? Catanduva ? Barretos ? Guaratinguetá ? Birigui ? Votorantim ? Tatuí ? Várzea Paulista ? Salto ? Caraguatatuba ? Itatiba ? Poá ? Ourinhos ? Assis ? Leme ? PaulíniaSudeste, Brasil vde Canais de televisão aberta de JaúSinal digital
4.1 (27) RecordTV Paulista (RecordTV)
7.1 (18) Band Paulista (Band)
12.1 (24) SBT Central (SBT)
20.1 Rede Vida
26.1 TV TEM (Globo)
29.1 Rede Século 21
30.1 RCI (TV Pai Eterno)
34.1 TV Câmara / 61.4 TV Senado / 61.3 TV ALESP / 34.2 TV Câmara (Jaú)
35.1 Record News
39.1 (38) Ideal TV (Rede Mundial)
41.1 (44) TV Cultura / 41.2 Univesp TV / 41.3 MultiCultura
49.1 (48) RedeTV! São Paulo (RedeTV!)
56.1 (19) TV Gazeta
57.1 (40) RIT
Predefinições deregiões adjacentes
Bauru
São Carlos
Araraquara Portal do Brasil Portal de São Paulo

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO PORTAL EM JAÚ DO TOCANTINS


desenvolvimento portal em Jaú do Tocantins

Encontre desenvolvimento portal em Jaú do Tocantins na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO PORTAL EM JECEABA


desenvolvimento portal em Jeceaba

Encontre desenvolvimento portal em Jeceaba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO PORTAL EM JENIPAPO DE MINAS


desenvolvimento portal em Jenipapo de Minas

Encontre desenvolvimento portal em Jenipapo de Minas na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO PORTAL EM JENIPAPO DOS VIEIRAS


desenvolvimento portal em Jenipapo dos Vieiras

Encontre desenvolvimento portal em Jenipapo dos Vieiras na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO