desenvolvimento portais em Aracati


Encontre desenvolvimento portais em Aracati na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

 Nota: Para pelo barão de Aracati, veja José Pereira da Graça.Município de Aracati
"Terra dos Bons Ventos"
Praia de Canoa QuebradaBandeiraBrasãoHino
Fundação11 de Abril de 1747
Gentílicoaracatiense
CEP62800-000
Prefeito(a)Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia (PTB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Aracati no CearáAracati Localização de Aracati no Brasil
04° 33' 43" S 37° 46' 12" O04° 33' 43" S 37° 46' 12" O
Unidade federativaCeará
MesorregiãoJaguaribe IBGE/2008[1]
MicrorregiãoLitoral de Aracati IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesN: Fortim; L: Icapuí; S: Rio Grande do Norte (Tibau, Mossoró, Baraúna), Jaguaruana, Itaiçaba; O: Palhano, Beberibe
Distância até a capital150Â km
Características geográficas
Área1Â 229,194 km² [2]
População74,084 hab.
Densidade0,06 hab./km²
Altitude5 m
ClimaTropical atlântico e Tropical As
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,655 médio PNUD/2014[3]
PIBR$ 1Â 214Â 577 mil IBGE/2013[4]
PIB per capitaR$ 13Â 956,4 IBGE/2013[4]Aracati, "Terra dos Bons Ventos", é um município do estado do Ceará, no Brasil, a 150Â km da capital cearense Fortaleza, fundada em 11 de abril de 1747, teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional. É a terra onde nasceu o Revolucionário Eduardo Angelim, e também o romancista Adolfo Caminha, o primeiro bispo cearense, Dom Manuel do Rego Medeiros, o abolicionista Dragão do Mar, o ator Emiliano Queiroz e o pianista clássico Jacques Klein.
Aracati tem sua população estimada em 72,727 habitantes, e é um polo econômico de serviços, que conta com mais de 3.000 pontos comerciais, destaca-se pela produção da carcinicultura e pescado.
Durante anos a cidade vem recebendo empreendimentos de grande porte como: A fábrica E.B.B.A. (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos), Maris (Pescado), Sapatoterapia (calçados), Energia eólica, o Shopping Pinheiro: O Bom Vizinho, vários hotéis e pousadas, o Aeroporto Dragão do Mar e O Centro de Manutenção e Operações de Aviões da TAM.
O Centro de Manutenção da TAM foi inaugurado em setembro de 2014, graças a pareceria entre Governo do Estado e TAM e pensado como uma opção, longe do Sudeste, para manutenção de aeronaves particulares principalmente das regiões Nordeste e parte da Norte do país.
Aracati também é conhecida nacionalmente como o melhor carnaval do Ceará apresentando o tradicional Carnaval de Rua com blocos, o de praia e o de Trio Elétrico.
Muito conhecida pelas suas Praias como: Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba dentre outras que fazem parte do município.Índice1 Etimologia
2 História2.1 Eleição Municipal de 1844
2.2 Poderes políticos
3 Geografia3.1 Relevo e solos
3.2 Vegetação
3.3 Hidrografia e recursos hídricos
3.4 Clima
4 Política administrativa
5 Subdivisão
6 Economia6.1 Potencial petrolífero, hídrico e eólico
7 Infraestrutura7.1 Educação
7.2 Saúde
7.3 Transporte
7.4 AeroportoÂ
7.5 Segurança
7.6 Mídia
7.7 Esporte
8 Cultura8.1 Instituições culturais
8.2 Arquitetura e Urbanismo
8.3 Paroquias e Igrejas
9 Referências
10 Ligações externasEtimologia[editar | editar código-fonte]
O topônimo Aracati vem da língua tupi. Significa "ar bom, tempo bom", pela junção de ara (ar, tempo) e katu (bom).[5] Conhecida inicialmente no pequeno Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe, depois elevada à categoria de Vila com o nome de Santa Cruz do Aracati, hoje cidade do Aracati.História[editar | editar código-fonte]
Ceará a partir do mapa de 1629 por Albernaz I.
Mapa do Porto e Villa de Aracati em 1813
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Quadro de José dos Reis Carvalho de 1859 retratando um moinho de vento feito de carnaúba nos arredores de Aracati.
Os primeiros habitantes das terras de Aracati, os índios Potyguara,[6] provavelmente entraram em contato com os europeus em 2 de fevereiro de 1500, através do navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que aportara no local denominado Ponta Grossa ou Jabarana, segundo o historiador Tomás Pompeu de Sousa Brasil.
Pero Coelho de Souza, durante a expedição contra os franceses que haviam invadido o Maranhão, ergueu, a 10 de agosto de 1603, às margens do Rio Jaguaribe, o Fortim de São Lourenço. A sua permanência deu origem ao povoado de São José do Porto dos Barcos, sucessivamente, Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati.
Aracati tornou-se um ponto de apoio militar. Várias edificações foram construídas: Bateria do Retiro Grande, Presídio da Ponta Grossa, Presídio de Coroa Quebrada, Presídio do Morro de Massaió e outras.
A ocupação definitiva de Aracati teve início com o funcionamento das oficinas ou charqueadas do Ceará, que foram responsáveis por possibilitar a competitividade da pecuária no estado, tendo em vista os privilégios da Zona da Mata pernambucana com a cultura canavieira. Aracati transformou-se então em produtor de carne seca e no principal porto de exportação deste produto para as regiões canavieiras, além de continuar a ser um ponto de apoio militar (Fortim de Aracati), agora com o intuito de proteger o porto, as transações comerciais e os habitantes contra os ataques de índios como os Payacu.
A possibilidade de abate e conservação da carne, através do charque, foi a principal responsável pela ocupação e desenvolvimento das terras do Ceará. Por volta de 1740, já existiam oficinas em Aracati, inicialmente no pequeno Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe, depois elevada à categoria de Vila com o nome de Santa Cruz do Aracati, hoje cidade do Aracati. O comércio de carne e couro atraía abastados senhores de locais diversos. Aracati manteve-se por longo tempo como a localidade de maior influência de formação econômica, social e política do povo cearense.
Com o crescimento do povoado, no local, em 1714, foi erguida uma capela e, em 1743, foi instalado um juízo e tabelião local.
Já em fins do século XVIII, Aracati se transformara, juntamente com as vilas de São Bernardo das Russas e Icó, na praça de negócios mais desenvolvida do Ceará.
Em 10 de fevereiro de 1748, foi elevada à categoria de vila (ato oficial). No mesmo ano, foi erguido um pelourinho e empossada a câmara.
Em 1770, foram erguidas a Casa da Câmara e a Cadeia, na Rua do Comércio, antiga Rua das Flores.
Em 1779, Aracati contava com cerca de 2 mil pessoas, cinco ruas e muitos sobrados e mais de setenta lojas.
Em 1829, foi apresentada, na Assembleia Geral do Ceará, uma proposta que pretendia transferir a sede do Governo da Capitania para a Vila de Aracati, mas a proposta foi rejeitada.
Em 25 de outubro de 1842, a vila foi elevada a condição de cidade pela Lei Provincial 244.
Em 1824, durante a Confederação do Equador, a vila de Aracati tornou-se palco de um dos acontecimentos marcantes da história do Nordeste Brasileiro: Tristão Gonçalves de Alencar Araripe chefiou tropas rebeldes que atacaram e arruinaram a localidade, permanecendo no local por uma semana. Aracati sofreu com as inundações do Rio Jaguaribe, hoje controladas com a construção de um dique.Eleição Municipal de 1844[editar | editar código-fonte]
As comitivas de eleitores que transitavam pelas ruas e travessas da cidade buscavam suas pousadas nos ?currais eleitorais,? verdadeiros acampamentos montados pelos respectivos partidos políticos, aonde iriam se alojar, receber alimentação e orientação, esperando a hora da eleição, que seria realizada no sábado dia 7 de setembro de 1844, na Igreja Matriz, como mandava a legislação eleitoral da época, para eleger os 9 vereadores para Câmara Municipal além do Juiz de Paz[3].
O partido Conservador, apelidado de Caranguejo era liderado pela poderosa família Caminha, cujo chefe o Cel. Silvestre Ferreira dos Santos Caminha, mantinha uma longa predominação na política do Aracati. Nessa eleição municipal, no entanto, sofria as consequências da dissidência de alguns antigos correligionários, que foram denominados de Equilibristas, que se aliando aos Carcarás, cognome do Partido Liberal; preparavam através dessa união, causar uma fragorosa derrota ao seu tradicional rival na política aracatiense, o Partido Conservador, levando à vitória o Partido Liberal, chamado também de Chimango, comandado pelo Cel. João Crisóstomo de Oliveira e membros da família Pamplona, que tinha como maioria dos seus eleitores gente da cidade, enquanto os Caminha contavam com os moradores do sertão.
Quando os sinos da Matriz começaram a badalar no começo da manhã do sábado, dia 7 de setembro de 1844, chamando os fiéis para a celebração da missa, era também uma convocação para o comparecimento ao local de votação.
Saindo depois da 2ª chamada do sino da Matriz do seu sítio no São José, acompanhado de um séquito de correligionários, todos com as cédulas de votação marcadas com os nomes dos vereadores do partido Caranguejo, Reinaldo da Costa Lima ao chegar ao largo da Matriz encontrou o local tomado por uma multidão.
A mesa era composta pelo presidente, geralmente o pároco da cidade, dois secretários e dois escrutinadores, que tinham a competência de reconhecer a identidade dos votantes, receber as cédulas, numerá-las e apurá-las, manter a ordem da votação, requisitar a autoridade competente para fazer observar a lei. À medida que cada votante entregava sua cédula, um dos secretários a numerava, rubricava e recolhia na urna. O voto não era secreto. A lei permitia também o voto dos analfabetos. Terminada a eleição, a própria mesa, a vista de todos, procedia à apuração.
Antes do início da votação, o movimento era intenso em todo o largo da matriz, com o ajuntamento dos eleitores de ambas as facções políticas em disputa. A cada momento, um pequeno distúrbio se manifestava no meio da aglomeração. Os chefes políticos, juntamente com o delegado de polícia, sentindo que poderiam perder as rédeas da turba, resolveram então se reunir e tentar entrar num acordo para evitar que um turbilhão de violência e agressões acontecesse espalhando-se por toda a cidade sem nenhum controle das autoridades.
Combinaram então que fosse feita a contagem dos votantes ainda antes de votarem. Quem tivesse mais gente sairia vencedor e quem tivesse menos eleitores se desse por vencido e estava assim tudo terminado, sem necessidade de votação.
Os Caranguejos, tendo à frente o Cel. Silvestre Ferreira Caminha, reuniram todo seu pessoal em fila. O mesmo aconteceu com os Chimangos que a ordem do Cel. João Crisóstomo de Oliveira se postaram em fila para que pudessem ser contados para finalizar de uma vez por todas aquela pendenga, que se arrastava sem solução ao lado da Praça da Matriz, ao sol que começava a ficar forte, trazendo fadiga e calor para o povaréu.[7]Poderes políticos[editar | editar código-fonte]
A partir de 1748, Aracati passou a possuir uma Câmara Municipal. Só poderiam ter Câmaras Municipais as localidades elevadas à condição de vila.
Compunham a Câmara Municipal os chamados "homens bons"; ou seja, pessoas do sexo masculino, portugueses ou filhos de portugueses e que tivessem propriedade e influência política.
A cidade por longa de sua história, sofreu com enchentes conhecido como cheias durante 1922, 1924, 1974 e 1985, esse último resultando na criação de um dique de proteção.
Foi reconstruída ao lado direito e de costas para o Rio Jaguaribe para que os ventos levassem para longe os odores dos locais de abate do gado. Esta conformação urbana permanece até os dias de hoje, resultando em uma falta de integração da cidade com o rio responsável por seu surgimento.Geografia[editar | editar código-fonte]

Lua com uma estrela, "logotipo" de canoa quebrada, esculpido nas falésias da praia.Canoa Quebrada é caracterizada por suas dunas e falésias de cores avermelhadas.Relevo e solos[editar | editar código-fonte]
No território, há presença de areias quartzozas distróficas nas praias de Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Retiro Grande, principalmente, na área que abrange o Pedregal.Vegetação[editar | editar código-fonte]
Vegetação costeira prevalecendo a caatinga. Manguezais são encontrados em toda a faixa que percorre o Rio Jaguaribe.Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]
As principais fontes de água são: Rio Jaguaribe, córregos do Retiro, das Aroeiras, São Gonçalo e dos Fernandes.
Pode-se destacar também a lagoa de Santa Tereza. Águas do Rio Jaguaribe entre os municípios de Aracati e Fortim próximo a sua foz, o Jaguaribe é o mais extenso rio do Ceará com 633 km.
Clima[editar | editar código-fonte]
O município está incluído na área geográfica de abrangência do clima semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005, que tem critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.[8]
Levando-se em conta apenas a precipitação, o município possui clima tropical, com pluviosidade média é de 1Â 024 mm/ano, com período chuvoso de fevereiro a maio, sendo março o mês mais chuvoso, com 264Â mm, e setembro/novembro os mais secos, com apenas 5Â mm.[9]
Dados climatológicos para Aracati
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima média (°C)32,431,831,13130,830,530,931,632,332,632,731,6 31,6
Temperatura média (°C)27,927,527,126,926,726,226,226,527,327,627,927,9 27,1
Temperatura mínima média (°C)23,523,223,222,922,72221,621,522,322,723,123,3 22,7
Precipitação (mm)841482642421476428756524 1Â 024
Umidade relativa (%)76,578,679,680,97774,77269,371,171,872,975 74,9
Fonte: Climate Data[9] e Departamento de Ciências Atmosféricas da UFCG (umidade relativa, 1911-1980).[10] Política administrativa[editar | editar código-fonte]
O Governo Municipal e a Prefeitura Municipal de Aracati, estão localizadas na sede do município. A Câmara é representada por 16 vereadores e 05 suplentes.Subdivisão[editar | editar código-fonte]
Aracati é subdividida entre a sede que tem grandes bairros e distritos:
Sede: Aracati, com grandes bairros como Várzea da Matriz, Pedregal, Nossa Senhora de Lurdes, Farias Brito e Bairro de Nossa Senhora de Fátima.
Distritos:, Cabreiro,Mata Fresca, Córrego dos Fernandes, Córrego dos Rodrigues, Córrego da Nica , Barreira dos Vianas, Jirau, Santa Tereza, COHAB, Alto da Cheia, São Chico, Gameleira, Vila são José, Sitio do vovó, Tábua Lascada, Tanque Salgado, Cantinho de Cima, morrinhos e Albuquerque.
Praias: Canoa Quebrada, Majorlandia, Quixaba, Lagoa do Mato e Murici.Economia[editar | editar código-fonte]
A economia conta com sua base na agricultura, no cultivo do caju, coco-da-baía, cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e carcinicultura (criação de camarões em cativeiro).
Agropecuária: bovino, suíno e avícola. Seus solos possuem grande fertilidade natural.
O sal e a extração mineral de argila são outras importantes fontes de renda do município.
A cidade conta com indústrias dos mais diversificados ramos: nos setores de perfumaria, produtos de limpeza, produtos minerais não metálicos, de madeira, produtos alimentícios, vestuário, calçados, tecidos, couros e peles, bebidas e extração mineral entre outros.
Uma das principais fontes de economia do município é o turismo. Aracati é conhecida nacional e internacionalmente pela praia de Canoa Quebrada, o segundo destino mais procurado no estado do Ceará. Majorlândia e Quixaba também recebem destaque como praias secundárias.
O Mercado Público de Aracati é o centro de negócios do município que vem abastecendo (no atacado e varejo) durante anos a população da cidade, distrito e arredores. Lá são ofertados produtos de todos os tipos, desde vestimenta, artesanato, comidas, remédios, eletrônicos, tecidos, cereais e outros mais. Apresenta também um grande potencial turístico sendo de grande destaque sua arquitetura secular, cultura e costumes dos comerciantes.
A pecuária foi a primeira atividade econômica, que inclusive serviu como meio para o início da ocupação territorial, com a expulsão dos índios que os colonizadores passaram a desenvolver a pecuária ás margens do rio Jaguaribe, a produção era escoada pelo interior do estado. Atualmente, é a segunda atividade econômica mais rentável no município, perde apenas para o turismo. A empresa COMPESCAL (atual MARIS) foi responsável por 14% da produção de pescados no Brasil no ano de 2000.[carece de fontes?]
Dentro das atividades econômicas podem-se destacar em meio industrial, o beneficiamento de frutas tropicais, cerâmica e cera de carnaúba. Nas atividades agrícolas: o melão, o milho, a melancia, o feijão, o coco, e a castanha de caju
Na atividade extrativa, destaca-se o petróleo.Potencial petrolífero, hídrico e eólico[editar | editar código-fonte]
A cidade de Aracati apresenta peculiaridades que a destaca das demais cidades. A cidade possui a 4ª maior bacia de petróleo em terras do Brasil, a "Fazenda Belém". Também é o município que recebe mais royalties do petróleo no Ceará, superando a capital Fortaleza. O maior parque eólico do Ceará encontra-se instalado em Aracati, o parque eólico "Bons Ventos".[carece de fontes?]Vista panorâmica da Praia de Canoa Quebrada e do Parque eólico de Aracati.Infraestrutura[editar | editar código-fonte]
Educação[editar | editar código-fonte]
Segundo dados do IBGE de 2012, a cidade possui 14.038 estudantes, sendo 10.333 de ensino fundamental e 3.705 de ensino médio, população Alfabetizada é de 50.869
Aracati conta com um bom e desenvolvido polo de Educação Fundamental e Médio, são elas Colégio Marista de Aracati, Instituto São José e Salesianas como ensino privado e ensino público tem Colégio Municipal, Régis Bernardo de Souza, Colégio Barão de Aracati, Colégio Beni Carvalho, Raízes e Asas.
A cidade também possui instituições técnicas e superior como duas unidades Instituto Federal do Ceará (IFCE), e a Faculdade do Vale do JaguaribeSaúde[editar | editar código-fonte]
A atenção básica conta com uma rede de postos de saúde ainda em formação visando uma cobertura territorial de 100% do município, A cidade desfruta de grandes polos voltados a saúde como Hospital Municipal Eduardo Dias, o Centro de Especialização de Odontologia, O Governo do Estado do Ceará contribuiu para a cidade com a Instalação da Policlínica e uma Unidade de Pronto Atendimento UPATransporte[editar | editar código-fonte]
O Aeroporto de Aracati, cujo nome oficial é Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar, está situado na Rodovia CE-123. Foi inaugurado no dia 4 de agosto de 2012 e está preparado para receber voos de aviões de médio porte como o Boeing 737.
Em 18 de julho de 2018, a Azul Linhas Aéreas anunciou que voará para Aracati com 3 voos semanais com origem no Aeroporto do Recife utilizando a aeronave ATR 72, com capacidade para 70 passageiros.Aeroporto [editar | editar código-fonte]
O Aeroporto de Aracati, cujo nome oficial é "Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar", está situado na rodovia estadual CE-040. Foi inaugurado no dia 4 de agosto de 2012.Segurança[editar | editar código-fonte]
O município de aracati possui duas delegacias, sendo elas do departamento de policia Civil e Militar respectivamente, e também ajudando junto no combate ao crime o grupamento Raio(Rondas de ações intensivas e ostensivas) que utiliza motocicletas para realizar ações no municipio é região. Contando também com grande efetivo na guarda municipial que tem apoio junto com a Romo(Ronda ostensiva municipal) no apoio ao patrulhamento de veiculos na cidade. Possuindo também cerca de 17 cameras para o video monitoramento em pontos principais pela cidade.Mídia[editar | editar código-fonte]
O Município conta com uma Emissora de TV, a TV Sinal desde Junho 2006. A cidade possui quatro emissoras de Rádio: FM Sinal 91.1, Canoa FM 96.9, Sinal 104.9, Rádio Moriá FM 99.7 e Plus FM 98.1. A imprensa escrita local conta com o Jonal Folha de Aracati e a Revista Gente em Ação.Esporte[editar | editar código-fonte]
Estádio Coronel Virgílio TávoraCultura[editar | editar código-fonte]
Instituições culturais[editar | editar código-fonte]
Palacete sede da prefeitura municipal de Aracati
Biblioteca Municipal de Aracati
Museu Municipal de Aracati
Centro de Artesanato
Teatro Francisca Clotilde
O ator Emiliano Queiroz é natural do município.Arquitetura e Urbanismo[editar | editar código-fonte]
Paroquias e Igrejas[editar | editar código-fonte]
Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Sede):
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos;
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos;
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres;
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;
Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Nicho);
Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Instituto São José).
Paróquia Santo Antônio (Litoral);
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Sertão).
Os principais eventosFesta da padroeira: Nossa Senhora do Rosário (7 de outubro)
Canoarte (julho),
Carnaval de Aracati (fevereiro / março),
Festa do Senhor do Bonfim (1 de janeiro),
Festa de São Sebastião (20 de janeiro),
Festa do Município (25 de outubro),
Regata de Jangadas de Majorlândia (outubro)
Festival Folclórico-cultural do Baixo-Jaguaribe (janeiro)
FESTMAR - Festival Internacional de Rua do Aracati - Instituto IACB
A Paixão de Cristo do Aracati - Largo da Igreja Matriz - Grupo Teatral Frente Jovem/Instituto IACB
De 10 a 12 de agosto de 2018, sediará o X Encontro Nacional e VI Encontro Internacional de Hayabusa, promovido pela Escuderia Hayabusa, em Canoa Quebrada
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Ranking IDHM Municípios 2010». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2014. Consultado em 17 de novembro de 2014Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 19 de dezembro de 2014Â ? NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 543.? Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974? «Haja pau e corra sangue - Aracati das Artes». www.luacheia.art.br. Consultado em 29 de abril de 2016Â ? «Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro.». Consultado em 12 de outubro de 2014. Arquivado do original em 15 de julho de 2010Â ? a b «Clima: Aracati». Climate Data. Consultado em 12 de outubro de 2014. Cópia arquivada em 12 de outubro de 2014Â ? «UMIDADE RELATIVA DO AR». Departamento de Ciências Atmosféricas. Consultado em 7 de julho de 2015. Cópia arquivada em 27 de julho de 2014Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Hino do Aracati
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre AracatiPágina sobre a cidade de Aracati.
Site do Mercado Público de Aracati
Página da prefeitura
Página da Câmara Municipal
Mapa de Aracati
Mapa de Aracati
Página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Página do Ceará
vde Cidades históricas do Brasil segundo o IPHANRegião Centro-Oeste
Acorizal
Barão de Melgaço
Brasília
Cáceres
Cavalcante
Corumbá de Goiás
Corumbá
Crixás
Cuiabá
Diamantino
Goiás
Jaraguá
Luziânia
Miranda
Niquelândia (Tupiraçaba)
Pilar de Goiás
Pirenópolis
Poconé
Santa Cruz de Goiás
Vila Bela da Santíssima Trindade
Região Nordeste
Acaraú
Alcântara
Andaraí
Aquiraz
Aracati
Aratuípe
Areia
Bom Jesus da Lapa
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cachoeira
Cairu (Morro de São Paulo)
Camamu
Campo Maior
Canavieiras
Caravelas
Caruaru
Feira de Santana
Flores
Fortaleza
Garanhuns
Goiana
Icó
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ilhéus
Ipojuca
Itaparica
Jaboatão dos Guararapes
Jacobina
Jaguaripe
João Pessoa
Juazeiro
Laranjeiras
Lençóis
Maragogipe
Marechal Deodoro
Monte Santo
Moreno
Natal
Nazaré
Nazaré da Mata
Oeiras
Olinda
Parnaíba
Penedo
Pesqueira
Petrolina
Piracuruca
Piranhas
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Seguro (Arraial d'Ajuda)
Recife
Rio de Contas
Rio Formoso
Russas
Salvador
Santa Cruz Cabrália
Santa Luzia do Norte
Santa Rita
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
São Cristóvão
São Félix
São Francisco do Conde
São Lourenço da Mata
São Luís
Sirinhaém
Sobral
Tamandaré
Tracunhaém
Triunfo
Valença
Vera Cruz
Vicência
Viçosa do Ceará
Vitória de Santo Antão
Região Norte
Almas
Pontal
Arraias
Barcelos
Belém
Boa Vista
Borba
Bragança
Cametá
Chapada da Natividade
Conceição do Tocantins
Costa Marques
Dianópolis
Itacoatiara
Macapá
Manaus
Monte do Carmo
Natividade
Paranã
Porto Nacional
Rio Branco
Santarém
Tefé
Região Sudeste
Angra dos Reis
Areias
Bananal
Barão de Cocais
Belo Vale
Cabo Frio
Caeté
Campos dos Goytacazes
Cananeia
Cantagalo
Catas Altas
Conceição da Barra
Congonhas
Coronel Xavier Chaves
Cunha
Diamantina
Embu das Artes
Guaratinguetá
Iguape
Ilhabela
Itabirito
Itanhaém
Itu
Jacareí
Jundiaí
Mariana
Mogi das Cruzes
Ouro Preto
Paraty
Petrópolis
Pindamonhangaba
Piranga
Pitangui
Prados
Resende
Resende Costa
Rio de Janeiro
Sabará
Sacramento
Santa Bárbara
Santa Luzia
Santana de Parnaíba
Santos
São Gonçalo do Rio Preto
São João del-Rei
São João Marcos
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Mateus
São Paulo
São Pedro da Aldeia
São Sebastião
São Vicente
Serro (Milho Verde)
Sorocaba
Taubaté
Teresópolis
Tiradentes
Ubatuba
Valença
Vila Velha
Vitória
Região Sul
Antonina
Castro
Curitiba
Florianópolis
Guaraqueçaba
Laguna
Lapa
Morretes
Paranaguá
Pelotas
Rio Grande
São Borja
São Francisco do Sul
São Miguel das Missões
Temas afins
Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas
Lista do patrimônio histórico no Brasilvde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [1] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)
vde CearáCapitalFortalezaDivisão regional vigente (desde 2017)Regiões geográficas intermediárias e imediatasDivisão regional extinta (vigente até 2017)Mesorregiões e microrregiõesRegiões MetropolitanasCariri ? FortalezaMais de 300 000 habitantesFortaleza ? CaucaiaMais de 200 000 habitantesJuazeiro do Norte ? Maracanaú ? SobralMais de 100 000 habitantesCrato ? Itapipoca ? Maranguape ? IguatuMais de 50 000 habitantesQuixadá ? Canindé ? Crateús ? Aquiraz ? Pacatuba ? Quixeramobim ? Russas ? Aracati ? Tianguá ? Cascavel ? Icó ? Morada Nova ? Pacajus ? Camocim ? Acaraú ? Limoeiro do Norte ? Tauá ? Barbalha ? Horizonte ? Viçosa do Ceará ? Granja ? Boa Viagem ? Trairi ? Acopiara ? Beberibe ? ItapajéNordeste, Brasil
Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Portal do Brasil

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO PORTAIS EM ARACATU


desenvolvimento portais em Aracatu

Encontre desenvolvimento portais em Aracatu na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO PORTAIS EM ARACI


desenvolvimento portais em Araci

Encontre desenvolvimento portais em Araci na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO PORTAIS EM ARACITABA


desenvolvimento portais em Aracitaba

Encontre desenvolvimento portais em Aracitaba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO PORTAIS EM ARACOIABA


desenvolvimento portais em Aracoiaba

Encontre desenvolvimento portais em Aracoiaba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO