desenvolvimento em Conceição de Macabu


Encontre desenvolvimento em Conceição de Macabu na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Conceição de Macabu
"Cidade Simpatia"
Vista Panorâmica da CidadeBandeiraBrasãoHino
Aniversário15 de março
Fundação15 de março de 1952 (67Â anos)
Gentílicomacabuense
Padroeiro(a)Nossa Senhora da Conceição
CEP28740-000
Prefeito(a)Claudio Eduardo Barbosa Linhares (MDB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Conceição de Macabu no Rio de JaneiroConceição de Macabu Localização de Conceição de Macabu no Brasil
22° 05' 06" S 41° 52' 04" O22° 05' 06" S 41° 52' 04" O
Unidade federativaRio de Janeiro
MesorregiãoNorte Fluminense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoMacaé IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesCampos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé, Quissamã, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes
Distância até a capital227Â km
Características geográficas
Área348,328 km² [2]
População27Â 224 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade78,16 hab./km²
Altitude39 m
Climatropical Aw
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,738 (65º) ? alto PNUD/2000[4]
PIBR$ 145Â 076,192 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 7Â 075,16 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeiturawww.conceicaodemacabu.rj.gov.br
Câmarawww.noticias.camaramacabu.rj.gov.brConceição de Macabu é um município brasileiro localizado entre a serra e o mar na região norte do estado do Rio de Janeiro. Um terço de seu território é constituído de serras de altitudes que oscilam de 300 a 989 metros; os outros dois terços alternam-se entre planícies aluviais, com altitudes mínimas de até 4 metros, e morros e morrotes, de 100 a 300 metros.Índice1 Toponímia
2 História
3 Política3.1 Prefeitos
4 Subdivisão
5 Filhos ilustres
6 Curiosidades
7 Ver também
8 Referências8.1 BibliografiaToponímia[editar | editar código-fonte]
"Conceição de Macabu" deriva de "Nossa Senhora da Conceição do Rio Macabu". Essa nomenclatura surgiu oficialmente em 6 de outubro de 1855, quando Conceição de Macabu foi elevado à categoria de freguesia, com o nome de freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macabu.
"Macabu" é um termo da língua geral que significa "rio das macabas" (bacaba, macaba, "macaba" e 'y, "rio").[6]História[editar | editar código-fonte]
Originalmente habitado por tribos indígenas nômades como sacurus, coroados e goitacás, o município foi parte da Capitania de São Tomé até ser doado em sesmaria para os Sete Capitães. Com o fracasso da sesmaria a região foi dividida, cabendo as terras do município aos padres jesuítas, que a partir da Freguesia de Nossa Senhora das Neves e Santa Rita, exploraram o interior catequizando e aldeando os índios sacurus, habitantes do vale do rio Macabu, no vizinho vale do rio Macaé.
Em 1759 os jesuítas são expulsos, nos anos seguintes os desprotegidos indígenas retornam ao vale do Macabu formando os primeiros povoados, que logo foram atingidos pelo progresso oriundo do cultivo do café na região serrana fluminense.
O início das grandes plantações traz grande quantidade de escravos africanos. A região de Macabu composta por serras cobertas de florestas foi rica local de refúgio de escravos fugitivos que formaram o Quilombo de Cruz Sena e Quilombo do Carucango, o maior que existiu na região.
No século XIX, portos fluviais, a estrada Macaé-Cantagalo e o ramal ferroviário oriundo de Conde de Araruama (Quissamã) tornam-se vias de acesso à região contribuindo para o seu povoamento, crescimento econômico e evolução política: freguesia em 1855 e primeira emancipação em 1891-1892. Durante esta época de grande crescimento econômico, ocorreu o caso da Fera de Macabu, uma história de crime erros judiciários a partir do qual se iniciou o fim da pena de morte no Brasil.
Em 1907, surge em Conceição de Macabu a primeira colônia de japoneses do Brasil, liderada por Saburo Kumabe, um ano antes da data oficial de início da imigração japonesa com a chegada do navio Kasato Maru. A colônia, entretanto, fracassou depois de 5 anos por diversos motivos.
O século XX foi marcado pelo grande progresso da primeira metade, marcado pela fundação da Usina Victor Sence e da fazenda Modelo Venceslau Bello (Rego Barros).
O progresso teve reflexos políticos e Conceição de Macabu, quinto distrito de Macaé, uniu-se ao 10º distrito, Macabuzinho, originando um novo município, Conceição de Macabu em 15 de março de 1952. O processo de emancipação foi por plebiscito popular, o primeiro do Brasil e único unânime até hoje.
No entanto, o progresso de outrora é mais do que um passado para o município que, hoje, como outras cidades vizinhas é, praticamente, uma "cidade dormitório", sem empregos de qualidade e com um comércio em declínio, sendo totalmente dependente de Macaé.Política[editar | editar código-fonte]
Poder Executivo
Prefeitos[editar | editar código-fonte]
Coronell José da Natividade e Castro - 1891 a 1892 - Primeira Emancipação;
Rozendo Fontes Tavares - Prefeito em dois mandatos: 1953 e 1958;
Francisco Barbosa de Andrade (Chico Tobias);
João Barbosa Moreira (Jonjoca)- Presidente da Câmara, exerceu mandato tampão;
Jorge Armando Figueiredo Enne;
João Barbosa Daumas;
Archimedes Custódio Barreto;
Délcio Pontes Pacheco;
Sílvio Soares Tavares;
José Sebastião de Castro - Prefeito em dois mandatos: 1983 e 1993. Reeleito em 1992. Obteve as duas maiores vitórias eleitorais do município, com 59 e 50,1% respectivamente em 1983 e 1993.
Leopoldo Cesar da Silva;
Ercínio Pinto de Souza;
Nilo Siqueira - Vice Prefeito em exercício;
Marcos Paulo Cordeiro Couto - Presidente da Câmara, exerceu mandato tampão;
Cláudio Eduardo Barbosa Linhares - Prefeito em dois mandatos, sendo o primeiro reeleito do município: 2000 e 2004. Assumiu terceiro mandato a partir de 21 de novembro de 2013 por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, sendo o primeiro prefeito da cidade a exercer o terceiro mandato.
Lídia Mercedes Oliveira Soares, (Tedi) - Exerceu mandato de 13 dias, segundo determinação judicial; nas eleições municipais de 2008, (5.068), para o mandato 2009-2013. No pleito eleitoral de 2012, foi eleita com menos de 50% dos votos validos para um mandato de 2013-2017.
Cláudio Eduardo Barbosa Linhares;
Poder Legislativo
O Poder Legislativo é representado pela câmara municipal, composta por onze vereadores com mandato de 4 anos. Cabe aos vereadores na Câmara Municipal de Conceição de Macabu, especialmente fiscalizar o orçamento do município, além de elaborar projetos de lei fundamentais à administração, ao Executivo e principalmente para beneficiar a comunidade.Presidente da Câmara: Marco Antonio Oliveira da Silva (Toninho da Saúde) - (2017-2018);
Presidente da câmara: Cláudio Willians Ramalho Neves, (Kódia) - PV (2015-2016).
Subdivisão[editar | editar código-fonte]
O primeiro distrito e sede do município localiza-se em Conceição de Macabu, cidade com aproximadamente 25Â 700 habitantes, cortada pela rodovia estadual RJ-182. O município possui ainda um segundo distrito, Macabuzinho, distante 19 quilômetros da sede e com população estimada em 900 habitantes. O acesso ao distrito se dá pela rodovia RJ-196.
Existem diversas localidades como Santo Agostinho, Amorosa, São Domingos, Assentamento de Capelinha, Palioca, Piabas, Boa Esperança, Vila Tavares, Santa Catarina e o Curato de Santa Catarina (a maior e mais importante dentre todas).
A sede do município possui diversos bairros, com destaque para Bocaina, Vila Esperança, Eldorado, São Henry, Vila Nova, Paraíso, Usina, Centro, Garapa, Porto, Novo Porto, Rhodia, Balancé, Calçadinha e Vila São José, Tribo, Piteira entre outros.Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]
Cachoeira da Amorosa
Ângela Maria - cantora
Caco Baresi - ator
Cleóbulo Faria - Jogador de futebol, apelidado de Soda, jogou uma Copa América pela Seleção Brasileira
Eliezer Gomes - ator principal de um dos mais importantes filmes do cinema nacional, o clássico O Assalto ao Trem Pagador
Nestor Gomes - senador e presidente do Espírito Santo
Policarpo Ribeiro - futebolista, atuou na primeira partida da Seleção Brasileira em Copas do Mundo
Curiosidades[editar | editar código-fonte]
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).Primeiro município do Brasil emancipado por plebiscito popular
Único município emancipado por unanimidade
Primeiro salto livre de paraquedas do estado do Rio de Janeiro
Primeira colônia agrícola japonesa do Brasil: Fazenda Santo Antônio, em 1907
Maior quilombo do Rio de Janeiro: Quilombo do Carucango
O mais famoso caso de condenação e execução da pena de morte no Império: a Fera de Macabu
Charles Darwin, naturalista inglês, autor da Teoria da Evolução das Espécies, visitou o município entre 13 e 19 de abril de 1832, hospedando-se na Fazenda São José do Sossego.
A Manteiga Macabuense é considerada uma das melhores do Brasil
A Usina Victor Sence (1913-1993) era a única a produzir acetona, butila e butanol a partir da cana-de-açúcar
Foi capital do estado do Rio de Janeiro durante uma semana no governo de Geremias de Mattos Fontes (Geremias Fontes) em 1967
Mais antigo abastecimento público de água - Caixa D'Água da Bocaina, 1877 - em atividade no Norte Fluminense
Revista Jornada, foi a primeira revista publicada no município, em 2015.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Rio Macabuzinho
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Macabu
Curato de Santa Catarina
Cachoeira da Amorosa
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Censo Populacional 2010» (PDF). Censo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Populacional 201029 de abril de 2011. Consultado em 13 de outubro de 2011Â Verifique data em: |data= (ajuda)? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigo? a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 583.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
GOMES, Marcelo Abreu. ABC de Macabu - dicionário de topônimos e curiosidades. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 2004.
GOMES, Marcelo Abreu. Macabu - a história até 1900. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 1997.
GOMES, Marcelo Abreu. Geografia Física de Conceição de Macabu. Conceição de Macabu. Gráfica e Editora Poema, 1998.
GOMES, Marcelo Abreu. Antes do Kasato Maru? Centenário da Colônia Agrícola Japonesa da Fazenda Santo Antônio. Conceição de Macabu: 2008.
TAVARES, Godofredo Guimarães. Imagens da Nossa Terra. Prymil, 2002.
Portal do Brasil Portal do Rio de Janeiro