desenvolvimento de sites em em Juazeiro

Encontre desenvolvimento de sites em em Juazeiro na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Em Juazeiro

 Nota: Para outros significados de Juazeiro, veja Juazeiro (desambiguação).Município de Juazeiro
"Terra das Carrancas""Oásis do Sertão"
BandeiraBrasãoHino
Aniversário15 de julho[1]
Fundação15 de julho de 1878 (141 anos)[1]
Gentílicojuazeirense
LemaAmor labore omnia vincit"O amor e o trabalho tudo conquistam"
Padroeiro(a)Nossa Senhora das Grotas
CEP48900-000
Prefeito(a)Paulo Bomfim (PCdoB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Juazeiro na BahiaJuazeiro Localização de Juazeiro no Brasil
09° 24' 50" S 40° 30' 10" O09° 24' 50" S 40° 30' 10" O
Unidade federativaBahia
MesorregiãoVale São-Franciscano da Bahia IBGE/2008[2]
MicrorregiãoJuazeiro IBGE/2008[2]
Região metropolitanaPolo Petrolina e Juazeiro
Municípios limítrofesCampo Formoso, Jaguarari (S), Curaçá (L) e Sobradinho (O) em território baiano. Petrolina e Lagoa Grande (N) em território pernambucano.
Distância até a capital502 km
Características geográficas
Área6 500,520 km² (BR: 232º)[3]
Área urbana50,1 km² (BR: 157) ? est. Embrapa[4]
População215 183 hab. (BA: 6°) ?  estimativa IBGE/2018[5]
Densidade33,1 hab./km²
Altitude368 m
ClimaSemiárido BSh
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,677 médio PNUD/2010[6]
Gini0,56 PNUD/2010[7]
PIBR$ 3 435 777 mil IBGE/2016[8]
PIB per capitaR$ 15 599,23 IBGE/2016[8]
Página oficial
Prefeiturajuazeiro.ba.gov.br
Câmarawww.juazeiro.ba.leg.brJuazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia e Microrregião de Juazeiro. Situado no Sertão da Região Nordeste do Brasil, na região submédia da Bacia hidrográfica do São Francisco, em conjunto com o vizinho município pernambucano de Petrolina forma o maior aglomerado urbano do Semiárido brasileiro.
A cidade, inserida na Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina e Juazeiro, destaca-se pela agricultura irrigada.
É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas que adornam embarcações típicas no rio São Francisco. Seu nome se origina da árvore do juazeiro, endêmica do sertão nordestino.Índice1 História
2 Economia2.1 Produto Interno Bruto (Valor Adicionado)
2.2 RIDE Juazeiro Bahia e Petrolina Pernambuco
2.3 Agricultura
2.4 Turismo2.4.1 Calendário de festas
3 Geografia3.1 Clima
3.2 Acidentes geográficos3.2.1 Ilhas
3.2.2 Grutas
3.2.3 Cachoeiras
4 Localização4.1 Acesso
5 Subdivisões5.1 Bairros
6 Evolução Populacional
7 Pirâmide Etária
8 Educação
9 Estabelecimentos de saúde
10 Morbidade hospitalar
11 Comunicação
12 Cidades-irmãs
13 Personalidades
14 Referências
15 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
O município de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, implantado à margem direita do Velho Chico, situa-se no ponto exato onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil.
A primeira, fluvial, representada pelo Rio São Francisco, integrando o norte ao sul. A segunda, um caminho das bandeiras, aberto pelos paulistas, sob o comando de Domingos do Sertão, pelos baianos sob o comando de Garcia d'Ávila II, cujas terras se estendiam até onde é hoje a Praia do Forte,vizinha a Salvador, e pelos nativos sob o comando de Manuel Nunes Viana.
Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore - mãe do sertão, o juazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do Sertão Nordestino.
Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, chegava à região uma missão franciscana para catequizar os índios da região. Ergueram um convento e capela com uma imagem da Virgem que, de acordo com a lenda local, fora encontrada em grutas das imediações, por um indígena. Deu-se ao local o nome de Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.
Juazeiro, sucessivamente, elevada à categoria de vila, posteriormente, comarca, e transforma-se pela Lei n.º 1.814 de 15 de julho de 1878, em cidade.
Era do porto de Juazeiro que partiam as embarcações conhecidas como vapor. (existe uma relíquia deste, que funciona como restaurante no centro da cidade) O porto mais importante do São Francisco se comunicava com outros municípios ribeirinhos Baianos e diretamente com Minas Gerais através deste meio de transporte, e daí para a antiga Capital do País, o Rio de Janeiro.
A via férrea funcionava a partir de Juazeiro rumo a Salvador desde o início do século passado. [carece de fontes?]Economia[editar | editar código-fonte]
A cidade de Juazeiro é a mais industrializada do vale do São Francisco, pois a mesma conta em seu distrito industrial (DISF - Distrito Industrial do São Francisco) com diversas indústrias e outros tipos de empresas.Está localizado ao sul da cidade de Juazeiro, cortado pela BR-407 e BR-210. Tendo uma área total de 3.626.012,22 m², com uma distância de 8 km do porto fluvial de Juazeiro e 24 km do Aeroporto Internacional de Petrolina.
O Juá Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, está estrategicamente localizado as margens da Rod. Lomanto Júnior, km 06, uma das principais vias de acesso ao Vale do São Francisco. A vizinha Petrolina está só a 9 km de distância, sendo ligadas pela Ponte Presidente Dutra sobre o Rio São Francisco pela BR 407.Com área de influência com 400 mil consumidores, movimenta 250 milhões em vendas anualmente e gera cerca de três mil empregos, diretos e indiretos.São 40 mil m² de área construída, que consumiram 14,5 mil m³ de concreto, 175 mil blocos de concreto e duas mil toneladas de aço. O shopping tem 22 mil m² de área destinada às lojas, das quais cinco âncoras, cinco mega lojas, uma área de lazer completa, quatro salas de cinema com tecnologia 3D e seis lojas de serviço. A praça de alimentação também merece destaque, são dois restaurantes e 18 opções de fast-food. O estacionamento foi projetado para comportar o grande volume de veículos, são mais de 1.100 vagas. Vale ressaltar que no interior do mall tem rede wi-fi gratuita, permitindo assim acessar a internet enquanto estiver no shopping.Produto Interno Bruto (Valor Adicionado)[editar | editar código-fonte]
VariávelJuazeiroBahiaBrasil
Agropecuária115.5736.725.960105.163.000
Indústria286.74425.160.405539.315.998
Serviços1.368.83046.352.3871.197.774.001 Ponte Presidente Dutra Juazeiro/Petrolina.
RIDE Juazeiro Bahia e Petrolina Pernambuco[editar | editar código-fonte]
O Polo Petrolina-Juazeiro foi instituído pela lei complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001, foi regulamentada pelo decreto nº 4366, de 9 de setembro de 2002. A região detém uma área de aproximadamente 35 000 km² englobando uma população de cerca de 700 000 habitantes. A RIDE abrange quatros municípios pernambucanos: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó; e quatro municípios baianos: Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho. O acesso entre as duas maiores cidades da região é feita pela Ponte Presidente Dutra.[31]Agricultura[editar | editar código-fonte]
O cultivo da Manga é destaque no município.
A região compreendida pelas cidades de Juazeiro e Petrolina tornou-se o maior centro produtor de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros; este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas além da produção de vegetais a região é conhecida nacional e internacionalmente pela produção e qualidade dos vinhos, que tiveram grande crescimento com a implantação de mecanismos de irrigação, tornando-se a única região do país a colher duas safras de uvas por ano, e a maior exportadora e produtora de frutas do Brasil, mesmo se localizando no centro do polígono das secas.
Vale ressaltar que em Juazeiro se encontra um dos maiores "CEASAS" (central de abastecimento) do Brasil, sendo o maior do interior do norte-nordeste do Brasil, sendo maior até que muitos Ceasas de várias capitais e responsável pela produção agrícola que abastece várias regiões do país.Turismo[editar | editar código-fonte]
Porto de Juazeiro.
O turismo vem recebendo investimentos destinados ao desenvolvimento turístico da Zona turística dos Lagos do São Francisco, uma das zonas da Bahia com potencial turístico na qual está inserido. E entre as atrações turísticas da cidade pode-se destacar a orla fluvial, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calu, a Estátua Nego D'água e as vinícolas da região.
A Orla fluvial é muito movimentada. Apresenta uma rede de bares e restaurantes movimentados onde pode-se apreciar a beleza do rio São Francisco.
O Vaporzinho foi o primeiro navio a vapor que navegou no Velho Chico, tendo sido importado dos Estados Unidos, antes de navegar nessa região ribeirinha fazendo o trecho Juazeiro-BA/Pirapora-MG, navegou no rio Mississipi, nos Estados Unidos. Localizado na orla fluvial da cidade, é um monumento que homenageia os navegantes e a navegação que foram o eixo fundamental para o desenvolvimento da cidade.
O Museu do São Francisco, recentemente, foi restaurado apresenta um acervo rico da história da cidade e do rio São Francisco.
A Ponte Presidente Dutra foi inaugurada no ano de 1950, foi construída para ligar as cidades de Juazeiro-BA/Petrolina-PE, sendo hoje o maior eixo rodoviário do interior da região nordeste. Atualmente está passando por um processo de ampliação.
O Parque da Lagoa de Calú é um parque multimodal de lazer e entretenimento que, recebeu este nome por conta de Dona Calú, uma senhora que vivia numa casinha de Taipo nesta região. Inicialmente era chamado "Buraco" de Calú, uma referência às características do local em que ela residia. Dona Calú morreu anos antes da reforma que deu origem ao Parque da Lagoa.
A estátua Nego D'água está localizada dentro do rio São Francisco, na margem juazeirense. É uma homenagem juazeirense às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos.Calendário de festas[editar | editar código-fonte]
Março: Via Sacra de Itamotinga e Malhada da Areia (distrito de Pinhões)
Abril: Maratona Tiradentes.
Maio: Padroeira de Carnaíba, Festival Programa Arte Educação, Pentecostes.
Junho: Padroeira de Abóbora, São João nas comunidades, Padroeiro de Juremal, São Pedro.
Julho: Aniversário de Juazeiro, FENAGRI - Feira Internacional da Agricultura Irrigada, Festival Internacional da Sanfona, Festa dos Colonos no Distrito de Maniçoba.
Agosto: Padroeiro de Itamotinga, Semana do Folclore.
Setembro: Desfile Cívico-militar de 7 de setembro, 08 - Dia da Padroeira da Cidade :Nossa Senhora das Grotas.
Dezembro: Festival integrado de artesanato, Projeto cantos natalinos, Auto de natal, Reveillon da cidade.
Geografia[editar | editar código-fonte]
Juazeiro Visto de Petrolina-PE.
O relevo pode ser caracterizado como pediplano sertanejo, várzeas e terraços aluviais. Enquanto que o solos variam entre eutróficos, vertissolos, litólicos eutróficos, cambissolo, aluviais, pozólico vermelho - amarelo eutrófico e regossolo distrófico. Nessas terras, encontra-se alguns minerais, como o amianto, cobre, mármore, calcário, jaspe, salitre, calcita e manganês.
A geologia classifica os solos juazeirenses como rochas básicas quartzo biotita, biotita granitos, depósitos aluviares e coluionares. Ou ainda, ultra básicas anfibiólitos, calcários, depósitos fluviais.
A vegetação que cobre o município é a caatinga arbórea aberta com e sem palmeiras e caatinga arbórea densa sem palmeiras.
Juazeiro está incluso na bacia hidrográfica do São Francisco, e território do município encontra-se os rios São Francisco, Curaçá, Malhada da Areia, Salitre, Tourão, Mandacaru e Maniçoba.Clima[editar | editar código-fonte]
Juazeiro ao fundo visto de Petrolina.
Juazeiro está localizado numa área de semiárido, com alto risco de seca e que o período chuvoso ocorre entre os meses de novembro e março, ou seja, no verão.
A precipitação média anual está nos 399 mm, podendo variar dos 1055 aos 98 mm. E a temperatura média anual é de 24,2 °C, mas pode atingir a máxima de 43,6 °C e a mínima de 20,3 °C.Acidentes geográficos[editar | editar código-fonte]
Ilhas[editar | editar código-fonte]
Rio São Francisco entre Juazeiro e Petrolina-PE.
Apesar de estar no interior do continente, Juazeiro possui algumas ilhas devido ao rio São Francisco. Entre elas estão a do Rodeadouro, do Fogo, Culpe o Vento, da Amélia, do Massangano, de Nossa Senhora das Grotas e do Maroto.
A ilha do Rodeadouro está a 12 km de distância do centro de Juazeiro, é uma das mais freqüentadas da região, com praias de areias alvas e excelentes para banho. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas onde os visitantes podem degustar os mais variados pratos da região. Há também espaço para camping, onde as pessoas podem passar os fins de semana usufruindo as belezas naturais do local.
A travessia pode ser feita através de barcos localizados às margens do rio São Francisco, no povoado do Rodeadouro ou nas barcas de passeio que saem todos os finais de semana do cais de Juazeiro até a ilha. Durante o percurso as pessoas curtem música ao vivo enquanto contemplam as paisagens naturais do Velho Chico.
A ilha do Fogo está localizada no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, marca da divisa entre os Estados da Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina). Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, de aproximadamente 20 m de altura, onde está fixado um cruzeiro.
A ilha Culpe o Vento é deserta e ideal para prática de camping selvagem. O acesso é feito pela rodovia BA-210, que liga Juazeiro a Curaçá, aproximadamente 15 km até o local da travessia que é feita por barcos localizados às margens do rio. ilha do Rodeadouro.
Grutas[editar | editar código-fonte]
A gruta do Convento está localizada no interior do município de Campo Formoso, a 100 km de Juazeiro, é uma aventura imperdível para quem gosta de passeios ecológicos. Cortinas e torres são formadas pelas estalactites e estalagmites que dão forma a gruta de 40 m de largura e 30 m de altura, composta ainda por dois lagos tornando o cenário mais belo. Para conhecer a gruta é necessário um guia nativo.Cachoeiras[editar | editar código-fonte]
A cachoeira do Salitre está localizada no Vale do Salitre, na Fazenda Félix, a 39 km de Juazeiro, a cachoeira com salto de pouco mais de 2 m de altura é excelente para banho e muito apreciada pelas crianças da região, que se divertem nas águas do rio Salitre. O acesso é feito pela BA-210, sentido Sobradinho.
Também formada pelo rio Salitre, a cachoeira da Gameleira fica a 68 km de Juazeiro, escondida entre a vegetação fechada da caatinga. Num cenário paradisíaco, a queda d'água escorre entre um cânion, onde predomina um enorme gameleira, cujas raízes se espalham formando sombra em parte da cachoeira. A profundidade do lago permite saltos do alto da cachoeira de aproximadamente 5 m.Localização[editar | editar código-fonte]
À margem direita do Rio São Francisco, no extremo norte da Bahia, comunicando-se com a cidade de Petrolina, pela ponte Presidente Dutra.Acesso[editar | editar código-fonte]
O acesso a Juazeiro pode ser feito por via terrestre, utilizando as rodovias BR-235 e BR-407, usando a via férrea de Salvador a Juazeiro ou por ônibus, que são diários e partem da capital baiana e de outras cidades da Bahia e de outros estados, como Fortaleza, São Paulo e Brasília.Partindo de Salvador à Juazeiro passaremos por Feira de Santana,Tanquinho,Riachão do Jacuípe,Nova Fátima,Gavião,Capim Grosso e Jacobina. As empresas de ônibus são: Expresso Guanabara, Viação Itapemirim, Viação Nossa Senhora da Penha,Falcão Real Transportes, etc. Também é possível por via aérea através do aeroporto de Petrolina, que está a 15 km da sede, em Pernambuco, ou ainda por um dos campos de pouso existentes na região, como em Sobradinho. E ainda por via fluvial utilizando a hidrovia do São Francisco, navegando pelo rio São Francisco, partindo de Pirapora, Minas Gerais, e pode-se destacar o porto fluvial da cidade que se encontra nas proximidades do perímetro urbano.Subdivisões[editar | editar código-fonte]
Além da sede, Juazeiro possui alguns distritos em seu território, os quais são Abóbora, Pinhões, Maniçoba, Itamotinga, Massaroca, Juremal, Carnaíba, Junco. Abaixo estão alguns dados desses distritos.
Distritos
AbóboraPinhõesManiçobaItamotingaMassarocaJuremalCarnaíbaJuncoMandacaru
População (hab.)2.2542.27415.57220.9952.2671.7513.3867.256
Distância da sede (km)10472427254382020
Bairros[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Lista de bairros de Juazeiro (Bahia)
Antonio Guilhermino
Angari
Argemiro
Alto Da Aliança
Alto Do Cruzeiro
Alto Do Alencar
Alto Da Maravilha
Antonio Conselheiro
Centro
Castelo Branco
Cajueiro
Centenario
Coreia
Dom Jose Rodrigues
Dom Tomaz
Expedito de Almeida Nascimento
Itaberaba
Jardim Primavera
João XXIII
Jardim Vitoria
Jardim Florida
Jardim Universitario
Jardim Novo Encontro
Jardim Das Acacias
João Paulo II
Lomanto Junior
Malhada da Areia
Monte Castelo
Monte Cerrat
Matatu
Maringá
Nossa Senhora Das Grotas
Nossa Senhora Da Penha
Padre Vicente (CODEVASF)
Piranga
Piranga II
Quide
Residencial São Francisco
Residencial Praia Do Rodeadouro
Residencial Brisa Da Serra
Residencial Doutor Humberto
Residencial Mairi
Residencial Juazeiro I
Residencial Juazeiro II
Residencial Juazeiro III
Sol Levante
Sol Nascente
São Geraldo
Tabuleiro
Tancredo Neves
Vila Tiradentes
Vila Mandacaru
Evolução Populacional[editar | editar código-fonte]Crescimento populacional
Censo
Pop.%±
18727 683189010 69339,2%190013 79729,0%192024 25575,8%194025 5235,2%195034 41634,8%196040 53217,8%197061 64852,1%1980118 17591,7%1991128 7679,0%2000174 56735,6%2010197 96513,4%Est. 2018215 183[5]8,7%Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)[9]Pirâmide Etária[editar | editar código-fonte]
Dados:[10]IdadeJuazeiroBahiaBrasil
HomensMulheresHomensMulheresHomensMulheres
0 a 4 anos8.8568.477538.436521.4487.016.6146.778.795
5 a 9 anos9.3139.159606.386584.2627.623.7497.344.867
10 a 14 anos9.9369.617681.596657.9658.724.9608.440.940
15 a 19 anos9.6429.603668.390658.8918.558.4978.431.641
20 a 24 anos9.6759.755647.103657.2598.629.8078.614.581
25 a 29 anos8.8039.505642.500666.3618.460.6318.643.096
30 a 34 anos8.4428.782572.894597.9297.717.3658.026.554
35 a 39 anos7.2477.594478.068504.2816.766.4507.121.722
40 a 44 anos6.2766.724439.416464.1986.320.3746.688.585
45 a 49 anos5.1875.416378.264402.6915.691.7916.141.128
50 a 54 anos3.9514.192318.097345.6394.834.8285.305.231
55 a 59 anos2.8463.251252.207281.4193.902.1834.373.673
60 a 64 anos2.3292.654206.217230.5113.040.8973.467.956
65 a 69 anos1.7882.062157.729182.5232.223.9532.616.639
70 a 74 anos1.2231.596118.548144.4451.667.2892.074.165
75 a 79 anos7181.08377.380101.4521.090.4551.472.860
80 a 84 anos44371751.14169.908668.589998.311
85 a 89 anos25240626.65738.095310.739508.702
90 a 94 anos11819411.95419.224114.961211.589
95 a 99 anos30794.1477.69731.52866.804
Mais de 100 anos10141.1362.4427.24516.987Educação[editar | editar código-fonte]
A educação de Juazeiro conta com instituições de ensino superior, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pública estadual, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pública federal, além de faculdades privadas de ensino presencial como a Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), FTC (Faculdade de tecnologia e ciências) e a Faculdade Estácio de Sá de Medicina. Juazeiro conta tambem com faculdades de ensino a distância como a UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná)e a UNIDERP-ANHANGUERA
Nos ensinos fundamental e médio, há um número maior de instituições de ensino.Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Instituto Federal da Bahia (IFBA)
Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ)
Faculdade Estácio de Sá
Faculdade de tecnologia e Ciência (FTC)
Estabelecimentos de saúde[editar | editar código-fonte]
Hospital Regional de Juazeiro.
Em 2009, o município possuía 87 estabelecimentos de saúde, entre eles hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos, sendo 36 estabelecimentos privados e 51 estabelecimentos públicos.[11]Morbidade hospitalar[editar | editar código-fonte]
Dados:[12]VariávelJuazeiroBahiaBrasil
Homens33114.506242.238
Mulheres25112.325205.787Comunicação[editar | editar código-fonte]
Emissoras de televisão sintonizadas em Juazeiro
Canal 4.1 UHF - TV Aratu/SBT - Salvador
Canal 7.1 UHF - TV São Francisco/Rede Globo - Juazeiro
Canal 9.1 UHF - TV Clube/Record TV - Recife
Canal 10.1 UHF - Record Bahia/Record TV
Canal 13.1 UHF - TV Pernambuco/TV Brasil - Caruaru
Canal 14.1 UHF - Rede Vida - São Paulo
Canal 16.1 UHF - Rede Vida - São Paulo
Canal 19.1 UHF - TV Grande Rio/Globo - Petrolina
Canal 30.1 UHF - TV Aparecida - São Paulo
Canal 36.1 UHF - TV RCI - Curitiba
Emissoras de rádio e Jornais em Juazeiro
TransRio FM / antiga Transamérica Hits FM 99.9 - Juazeiro
Tropical Sat FM 102.5 - Juazeiro
Vitória FM 104.9 (Faixa Comunitária) de Juazeiro (Zona Sul) - Juazeiro
Rádio Web Juazeiro - Juazeiro
Rádio Juazeiro AM - Juazeiro
Rádio Cidade AM - Juazeiro
Jornal Diário da Região - Juazeiro
Jornal A Tarde - Salvador
Jornal Tribuna da Bahia - Salvador
Jornal Correio da Bahia - Salvador
Emissoras de rádio e Jornais de Petrolina acessíveis em Juazeiro
Radio Jornal FM 90.5 - Petrolina
Petrolina FM 98.3 - Petrolina
Grande Rio FM 100.7 - Petrolina
Ponte FM 91.5 - Petrolina
Grande Rio AM - Petrolina
Emissora Rural FM 103.1 - Petrolina
Rede Brasil FM 106.7 - Recife
Jornal Gazzeta do São Francisco - Petrolina
Jornal do Commercio - Recife
Jornal Diário de Pernambuco - Recife
Jornal Folha do São Francisco - Petrolina
Jornal Folha de Pernambuco - Recife
Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]
Juazeiro possui as seguintes cidades-irmãs: Petrolina, Brasil
Personalidades[editar | editar código-fonte]
Entre os juazeirenses ilustres estão:João Gilberto, musico;
Ivete Sangalo, cantora;
Daniel Alves, futebolista;
Luiz Galvão, músico;
Luís Edmundo Pereira, futebolista;
Edy Star, ator, cantor;
Luisão Pereira, músico;
Petrus Matheus, futebolista;
Nixon Cardoso, futebolista;
Edson Duarte, político.
Referências? a b «Bahia - Juazeiro - Infográficos: Histórico». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 23 de maio de 2014 ? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Urbanização das cidades brasileiras». Embrapa Monitoramento por Satélite. Consultado em 11 de junho de 2017 ? a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 5 de setembro de 2018 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 7 de agosto de 2013 ? Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). «Perfil do município de Juazeiro - BA». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Consultado em 4 de março de 2014 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010 à 2016». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 15 de dezembro de 2018 ? Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) (2010). «Tabela 200 - População residente por sexo, situação e grupos de idade - Amostra - Características Gerais da População». Consultado em 25 de setembro de 2014 ? «IBGE | Cidades | Infográficos | Bahia | Juazeiro | População». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 1 de agosto de 2016 ? IBGE (15 de fevereiro de 2014). «Serviços de Saúde 2009». Consultado em 15 de fevereiro de 2014 ? «IBGE | Cidades | Infográficos | Bahia | Juazeiro | Estabelecimentos de saúde e morbidade hospitalar». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 1 de agosto de 2016 
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da prefeitura (em português)
Página da câmara (em português)
Dados do IBGE de Juazairo (em português)
Juazeiro (Bahia)vde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [1] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)vdeRegião Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e JuazeiroCasa Nova (BA) ? Curaçá (BA) ? Juazeiro (BA) ? Sobradinho (BA) ? Lagoa Grande (PE) ? Orocó ? (PE) ? Petrolina (PE) ? Santa Maria da Boa Vista (PE)Pernambuco e Bahia vde Bahia Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalSalvadorDivisão regional vigente (desde 2017)Regiões geográficas intermediárias e imediatasDivisão regional extinta (vigente até 2017)Mesorregiões e microrregiõesRegiões Metropolitanas e RIDEsSalvador ? Feira de Santana ? Polo Petrolina JuazeiroMunicípios com mais de 100.000 habitantesSalvador ? Feira de Santana ? Vitória da Conquista ? Camaçari ? Itabuna ? Juazeiro ? Ilhéus ? Lauro de Freitas ? Barreiras ? Jequié ? Alagoinhas ? Teixeira de Freitas ? Porto Seguro ? Simões Filho ? Paulo Afonso ? Eunápolis ? Santo Antônio de JesusNordeste, Brasil vde Cidades históricas do Brasil segundo o IPHANRegião Centro-Oeste
Acorizal
Barão de Melgaço
Brasília
Cáceres
Cavalcante
Corumbá de Goiás
Corumbá
Crixás
Cuiabá
Diamantino
Goiás
Jaraguá
Luziânia
Miranda
Niquelândia (Tupiraçaba)
Pilar de Goiás
Pirenópolis
Poconé
Santa Cruz de Goiás
Vila Bela da Santíssima Trindade
Região Nordeste
Acaraú
Alcântara
Andaraí
Aquiraz
Aracati
Aratuípe
Areia
Bom Jesus da Lapa
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cachoeira
Cairu (Morro de São Paulo)
Camamu
Campo Maior
Canavieiras
Caravelas
Caruaru
Feira de Santana
Flores
Fortaleza
Garanhuns
Goiana
Icó
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ilhéus
Ipojuca
Itaparica
Jaboatão dos Guararapes
Jacobina
Jaguaripe
João Pessoa
Juazeiro
Laranjeiras
Lençóis
Maragogipe
Marechal Deodoro
Monte Santo
Moreno
Natal
Nazaré
Nazaré da Mata
Oeiras
Olinda
Parnaíba
Penedo
Pesqueira
Petrolina
Piracuruca
Piranhas
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Seguro (Arraial d'Ajuda)
Recife
Rio de Contas
Rio Formoso
Russas
Salvador
Santa Cruz Cabrália
Santa Luzia do Norte
Santa Rita
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
São Cristóvão
São Félix
São Francisco do Conde
São Lourenço da Mata
São Luís
Sirinhaém
Sobral
Tamandaré
Tracunhaém
Triunfo
Valença
Vera Cruz
Vicência
Viçosa do Ceará
Vitória de Santo Antão
Região Norte
Almas
Pontal
Arraias
Barcelos
Belém
Boa Vista
Borba
Bragança
Cametá
Chapada da Natividade
Conceição do Tocantins
Costa Marques
Dianópolis
Itacoatiara
Macapá
Manaus
Monte do Carmo
Natividade
Paranã
Porto Nacional
Rio Branco
Santarém
Tefé
Região Sudeste
Angra dos Reis
Areias
Bananal
Barão de Cocais
Belo Vale
Cabo Frio
Caeté
Campos dos Goytacazes
Cananeia
Cantagalo
Catas Altas
Conceição da Barra
Congonhas
Coronel Xavier Chaves
Cunha
Diamantina
Embu das Artes
Guaratinguetá
Iguape
Ilhabela
Itabirito
Itanhaém
Itu
Jacareí
Jundiaí
Mariana
Mogi das Cruzes
Ouro Preto
Paraty
Petrópolis
Pindamonhangaba
Piranga
Pitangui
Prados
Resende
Resende Costa
Rio de Janeiro
Sabará
Sacramento
Santa Bárbara
Santa Luzia
Santana de Parnaíba
Santos
São Gonçalo do Rio Preto
São João del-Rei
São João Marcos
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Mateus
São Paulo
São Pedro da Aldeia
São Sebastião
São Vicente
Serro (Milho Verde)
Sorocaba
Taubaté
Teresópolis
Tiradentes
Ubatuba
Valença
Vila Velha
Vitória
Região Sul
Antonina
Castro
Curitiba
Florianópolis
Guaraqueçaba
Laguna
Lapa
Morretes
Paranaguá
Pelotas
Rio Grande
São Borja
São Francisco do Sul
São Miguel das Missões
Temas afins
Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas
Lista do patrimônio histórico no Brasil Portal da Bahia