desenvolvimento de sites em em José de Freitas


Encontre desenvolvimento de sites em em José de Freitas na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Município de José de FreitasBandeiraBrasãoHino
Aniversário7 de abril
Fundação1878
Gentílicofreitense
Prefeito(a)Roger Coqueiro Linhares (PP)(2017 – 2020)
Localização
Localização de José de Freitas no PiauíJosé de Freitas Localização de José de Freitas no Brasil
04° 45' 21" S 42° 34' 33" O04° 45' 21" S 42° 34' 33" O
Unidade federativaPiauí
MesorregiãoCentro-Norte Piauiense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoTeresina IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesTeresina, Altos, Campo Maior, União, Cabeceiras do Piauí e Lagoa Alegre
Distância até a capital48Â km
Características geográficas
Área1Â 538,205 km² [2]
População39,072 hab. IBGE/2018[3]
Densidade0,03 hab./km²
Altitude138 m
ClimaTropical úmido Aw
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,618 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 140Â 387,898 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 7,711Â 60 IBGE/2016[5]José de Freitas é um município brasileiro do estado do Piauí.Índice1 História
2 Geografia
3 Turismo
4 Lista de prefeitos
5 ReferênciasHistória[editar | editar código-fonte]
A cidade de José de Freitas nasceu da fazenda de criação de gado chamada Boa Esperança.
No dia 23 de março de 1877, através da Lei Provincial nº 945, a fazenda Boa Esperança recebeu o nome de Vila do Livramento. O ato solene só ocorreu em 7 de abril de 1878. Alguns anos depois, pelo Decreto nº 1.186, de 18 de março de 1931, por meio do cidadão Joaquim Lemos Cunha - oficial do Exército, designado interventor provisório do Piauí -, a Vila do Livramento passou a ser cidade, recebendo o nome de José de Freitas. Além disso, a cidade, de maneira similar a quase todas as sociedades do mundo, também possui um mito de origem. O mito conta que José de Freitas nasceu após um episódio sangrento ocorrido ali próximo na época da independência, dessa forma, supõe-se que este refere-se à Batalha do Jenipapo. Em sua história um soldado piauiense chamado Ricardo Nogueira Albino, ferido em combate contra as tropas de Fidié, teria fugido para as redondezas e, antes de sua morte, teria dito que ali deveria ser fundada uma nova cidade, longe da guerra e da violência e que ali só a paz e solidariedade seriam cultivados. Esse mito ainda é muito presente na cultura dos habitantes de José de Freitas.Geografia[editar | editar código-fonte]
Localiza-se a uma latitude 04º45'23" sul e a uma longitude 42º34'32" oeste, estando a uma altitude de 138 metros. Sua população estimada em 2004 era de 34 606 habitantes.Turismo[editar | editar código-fonte]
Situado na Região metropolitana da Grande Teresina, a Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, é um dos lugares mais procurados, sendo uma boa opção para descansar, pescar e andar de jet ski. O local conta com barracas para atender os visitantes.
O Morro do Fidié é uma atração turística com muito valor agregado, enriquecendo o patrimônio turístico de José de Freitas. É um Projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo ? SEMAT, patrocinado pela Prefeitura Municipal. No cume do morro também há um pequeno Mirante que proporciona aos visitantes a vista de toda a cidade e até da serra de Santo Antônio de Campo Maior.
Além da imagem de Cristo, do mirante, do visual da cidade, da enorme escadaria, da imagem da santa e da arte de João Oliveira, das trilhas naturais, o Morro do Fidié conta também com um memorial constituído pela história do Major Fidié e a Batalha do Jenipapo, e pela história política do município de José de Freitas. A escadaria do Morro possui 140 Degraus.
O turismo religioso, turismo rural e turismo de eventos atraem muitos visitantes ao município. Na zona rural, o turismo rural ganhou força nos últimos anos, com o crescimento da população de povoados, acessibilidade e surgimento de novos empreendimentos. A aproximadamente 30Â km da sede do município, na localidade Morada Nova, está localizada a Vila Pagã, espaço cultural e religioso que recebe centenas de visitantes anualmente, que podem acampar, participar de eventos culturais, visitar monumentos, fazer trilhas e ter contato com a natureza.
Outra grande atração de José de Freitas é o Zé Pereira, o pré carnaval realizado anualmente, que atrai visitantes de municípios vizinhos em uma grande festa, onde os participantes usam máscaras e fantasias inusitadas. O Festejo da Padroeira da cidade,Nossa Senhora do Livramento, promovido pela Igreja Católica, também ocorre anualmente e atrai grande número de fiéis, movimentando o turismo religioso.Lista de prefeitos[editar | editar código-fonte]
Alguns ex-prefeitos de José de Freitas (lista a completar)[6]:José Rodrigues de Almendra da Fonseca Freitas
Antônio Almendra Freitas
José Batista da Costa
Antônio da Costa Carvalho
Joaquim Fortes Castello Branco
Ivan Tito de Oliveira
Benedito Batista da Costa(Bina Batista)
Antônio da Costa Varvalho
Antônio Craveiro de Melo
Astrubal de Sousa Martins
Maria Assunção Furtado de Vasconcelos
Edgar Freitas de Almendra Gaioso
Ferdinand Carvalho de Almendra Freitas
Jacob Sampaio Almendra
Ari da Costa Carvalho
Francisco Rodrigues de Sousa(vereador presidente da Câmara municipal, assumiu a prefeitura por 30 dias devido ao falecimento do prefeito Ferdinand Freitas e também do vice-prefeito Ari da Costa Carvalho).
João Craveiro de Melo
Onofre Felinto Filho
Ferdinando Freitas
José Gerardo Pontes Linhares(1 de janeiro de 1989 a 6 de julho de 1990 ao ser assassinado. Era natural de Sobral)
José Craveiro do Nascimento
Fernando de Almendra Freitas
Ricardo Camarço
Pedro Paulo
Robert de Almendra Freitas
Ricardo Camarço.
Josiel Batista ( 2013-2016)
Roger Coqueiro Linhares( 2017- 2020)/( Filho do Ex-Prefeito, Dr. Gerardo Linhares)
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE; IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Estimativa Populacional 2018». Estimativa Populacional. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 30 de junho de 2019Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? BASTOS, Cláudio de Albuquerque. Dicionário His/geo do Estado do Piauí. Teresina; FCMC/Prefeitura de Teresina, 1994, páginas 331/2.
vdeRegião Integrada de Desenvolvimento da Grande TeresinaAltos (PI) ? Beneditinos (PI) ? Coivaras (PI) ? Curralinhos (PI) ? Demerval Lobão (PI) ? José de Freitas (PI) ? Lagoa Alegre (PI) ? Lagoa do Piauí (PI) ? Miguel Leão (PI) ? Monsenhor Gil (PI) ? Nazária (PI) ? Teresina (PI) ? União (PI) ? Timon (MA)Piauí e Maranhão
Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.