desenvolvimento de sites curitiba em São Borja


Encontre desenvolvimento de sites curitiba em São Borja na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro. Nota: Para outros significados, veja São Borja (desambiguação).
Coordenadas: 28° 39? 45? S 56° 00? 14? WMunicípio de São Borja
"Terra dos PresidentesCapital Gaúcha do Fandango"BandeiraBrasãoHino
Aniversário10 de outubro
Fundação10 de outubro de 1682 (336Â anos)
Emancipação21 de maio de 1834 (185Â anos)
Gentílicosão-borjense
Padroeiro(a)São Francisco de Borja
CEP97670-000
Prefeito(a)Eduardo Bonotto (PP)( – 2020)
Localização
Localização de São Borja no Rio Grande do SulSão Borja Localização de São Borja no Brasil
28° 39' 39" S 56° 00' 14" O28° 39' 39" S 56° 00' 14" O
Unidade federativaRio Grande do Sul
MesorregiãoSudoeste Rio-grandense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoCampanha Ocidental IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesGarruchos, Santo Antônio das Missões, Maçambara, Itaqui, Itacurubi, Unistalda, Santo Tomé
Distância até a capital594Â km
Características geográficas
Área3Â 616 km² [2]
DistritosSão Borja (sede), Rincão do Meio, Timbaúva, Nhú-Porã e São Miguel
População62Â 990 hab. IBGE/2015[3]
Densidade17,42 hab./km²
Altitude123 m
Climasubtropical
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,736 alto PNUD/2000[4]
PIBR$ 1Â 013Â 839,479 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 16Â 027,31 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeiturahttp://www.saoborja.rs.gov.brSão Borja é um município brasileiro da região Sul, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade foi fundada em 1682 pelos padres jesuítas, a primeira cidade dos Sete Povos das Missões. São Borja tem a civilização mais antiga do estado, e uma das mais antigas do Brasil, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação. Situa-se na fronteira oeste do estado, sendo banhada pelo rio Uruguai, que é a fronteira natural com a cidade de Santo Tomé localizada na província de Corrientes, na Argentina.
A lei estadual 13.041/2008 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes",[6] por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.
Antigamente a cidade foi conhecida também como a Capital do Linho, devido ao forte cultivo da planta no município nas décadas do início do século XX, além disso, o município é um dos maiores produtores de arroz da região sul.Índice1 História
2 Geografia2.1 Bairros
3 Cultura3.1 Capital do Fandango
3.2 Museus
3.3 Biblioteca pública
4 Mídia
5 Universidades
6 Cidades-Irmãs
7 Personalidades são-borjenses7.1 Personalidades do esporte
8 Lista de prefeitos
9 Referências
10 Ver também
11 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Em meados do século XVII, São Borja foi o primeiro dos chamados Sete Povos das Missões da Companhia de Jesus, que abrigou em seu seio a nação guarani e foi o lar de Sepé Tiaraju.
São Borja foi fundada em 1687 pelo jesuíta espanhol Francisco Garcia. O nome é homenagem a São Francisco de Borja, que foi o 3º geral ("general") da ordem dos jesuítas. Por estes motivos é que o brasão da cidade ostenta, em campo vermelho (evocativo da terra vermelha das Missões e do sangue guarani), uma Cruz de Lorena em ouro.
No início eram apenas 195 habitantes, oriundos da redução de São Tomé, foi a primeira reduções dos Sete Povos das Missões. Em 1707, contava com 2.814 habitantes.[7]
A adoção a Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, é uma relíquia cristã de origem espanhola utilizada pelos jesuítas. Nas Missões pode ser vista em vários locais da região missioneira, inclusive nas Ruínas de São Miguel das Missões, principal sítio histórico dos Sete Povos das Missões.Geografia[editar | editar código-fonte]
Bairros[editar | editar código-fonte]
Centro: Principal concentração populacional da cidade, onde encontram-se as principais lojas e os moradores de maior poder econômico. Situam-se nessa região a prefeitura, a câmara de vereadores, o museu Getúlio Vargas, museu João Goulart, o museu Missioneiro (junto a biblioteca pública municipal), a praça XV de novembro (onde encontra-se o mausoléu do presidente Getúlio Vargas) e a Igreja Matriz São Francisco de Borja, entre outros pontos turísticos importantes.
Bettim: Bairro de classe média e sede do Instituto Federal Farroupilha (Campus São Borja). Conhecido pela sua tranquilidade, segurança e boa vizinhança, é um dos melhores bairros para se viver em família em São Borja. Excelente localização, padrão elevado de vida, vizinhança hospitaleira fazem a boa fama do bairro.
Passo: Bairro situado no extremo norte da área urbana de São Borja. O bairro é constituído por diversas classes, possuindo desde casas luxuosas até trabalhadores e suas moradias populares, localizam-se o prédio da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Centro Nativista Boitatá, a Receita Federal e a Polícia Federal. Os moradores do bairro são conhecidos como "passianos". O bairro é o maior da cidade, englobando muitas vilas, chegando sua divisa mais ao norte e até as margens do Rio Uruguai passando pelo Cais do Porto, um ponto de encontros ao ar livre e realizações de eventos culturais diversos.
Tiro: Bairro popular de moradias de classe média, situado em torno do parque de exposições, do sindicato rural, da sede campestre, do clube comercial, da sede do clube recreativo Continente, Ascomvilca (associação de moradores da vila cabeleira), Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Nas proximidades também se localiza o 2° BPAF da Brigada Militar de São Borja, Batalhão de Policiamento de área de Fronteira. Bairro onde se localiza a sede da Associação Atlética do Banco do Brasil de São Borja e onde ficam o Parque de Exposições Dr. Serafim Dornelles Vargas, onde acontece a Fenaoeste, e a Sede Campestre do Clube Comercial. Nesse bairro encontram-se casas populares e casas de classe média alta.
Pirahy: Bairro de moradias populares. Além de unidades residenciais, neles situam-se a sedes do Poder Judiciário Estadual; Poder Judiciário Federal; Ministério Público Estadual; em breve iniciará obras da sede da Justiça Federal do Trabalho. Além dos poderes, o bairro conta com o Hospital Ivan Goulart.
Também nesse bairro está a rua mais arborizada da cidade (Rua General Canabarro) onde predominam árvores como cibipirunas, plátanos, grevilhas e guajuvira.Reconhecido como o melhor bairro da cidade.
A denominação do bairro deriva da existência de uma fábrica de papel denominada Pirahy que operou até a década de 70.Florêncio Guimarães: Bairro de moradias populares situado ao sudoeste da cidade, tendo como um de seus destaques o Estádio Vicente Goulart, casa dos extintos Internacional e Cruzeiro e da Associação Esportiva São Borja.
Paraboi: Contam os antigos moradores que o nome Paraboi deve-se ao fato de que, antigamente, quando os tropeiros (conduzindo suas boiadas para algum matadouro) estacionavam as tropas exatamente naquele sítio. Ao decidirem pernoitar no local, os condutores supostamente gritavam "páááára boiii". Neste bairro se localiza a rodoviária, a praça tricentenário e o monumento alusivo aos 300 anos de fundação da povoação jesuítica.
Itacherê: Bairro de moradias populares. Itacherê é uma palavra de origem indígena que quer dizer "rio de pedras".
Maria do Carmo: Bairro formado pela classe média baixa, hoje considerado um dos bairros mais seguros da cidade, e um dos lugares mais procurados para compra e alugueis de casas, segundo as agências Imobiliárias. O Bairro recebeu este nome deviso ao túmulo da "Santa profana" Maria do Carmo - assim chamada, neste bairro encontram-se o Museu Ergológico de Estância "Os Angueras" cuja história de sua fundação confunde-se com a história do tradicionalismo e cultura gauchesca. No bairro morou até seu falecimento o grande poeta Apparício Silva Rillo (um dos fundadores do Museu Ergológico de Estância). Também está localizado neste bairro a sede da AFPM (Associação dos Funcionários Públicos Municipais) local com belíssima natureza, campos de futebol, vôlei, basquete e áreas para lazer.
José Pereira Alvarez (Várzea): Bairro formado por trabalhadores, onde encontra-se a antiga estação ferroviária (futuro centro cultural do município), o mercado público municipal, o 2º RCmec, o Regimento de Cavalaria Mecanizada, a Primeira Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada Sousa Doca, o presídio estadual, o aeroporto João Manuel, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o jóquei club.
Cultura[editar | editar código-fonte]
São Borja conta com várias instituições culturais públicas e privadas como museus, bibliotecas e outros.[8]Capital do Fandango[editar | editar código-fonte]
Em 2017, São Borja recebeu o título de "Capital Gaúcha do Fandango", por ser a cidade do estado que concentra o maior número de bailes durante a Semana Farroupilha, período de 13 a 20 de setembro. São 4 entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, e inúmeros Piquetes que comemoram as noites da Semana Farroupilha com muita dança e saboreando as comidas típicas gaúchas.
O governador José Ivo Sartori sancionou no dia 09/01/2018, a lei que declara o município de São Borja como Capital Gaúcha do Fandango. O Projeto de Lei (PL), de autoria do deputado Lucas Redecker, foi aprovado pela Assembleia Legislativa por 45 votos favoráveis e nenhum contra, no dia 5 de dezembro de 2017.
Fandango é um estilo musical caracterizado por uma dança animada e marcada principalmente pelo sapateado.Museus[editar | editar código-fonte]
Museu Casa de Getúlio Vargas: instituído na casa do ex-presidente Getúlio Vargas, guarda e dispõe ao público acervos sobre Getúlio Vargas em disposições da Lei brasileira dos acervos presidenciais que é a norma legal que dispõe sobre a preservação, organização e proteção dos acervos documentais privados dos presidentes da República.[9]
Memorial Casa de João Goulart: é um museu memorial criado em São Borja na residência urbana que foi do ex-presidente João Goulart.[10]
Museu Ergológico de Estância: com acervos temáticos diversos como peças vintages da lida campeira:charretes, carroças, facas, máquinas antigas e outros objetos.[11]
Museu Apparício Silva Rillo: com acervos de cultura indígena e missioneira, arte santeira e objetos religiosos. [12]
Biblioteca pública[editar | editar código-fonte]
No município há a Biblioteca Municipal Getúlio Vargas, fundada em 1960, e desde 1969 situada na Travessa Albino Pfeiffer, número 84.[13]Mídia[editar | editar código-fonte]
Em São Borja, estão localizadas as sedes das rádios Fronteira FM e Cultura, pertencentes à mesma empresa,[14] além de duas rádios comunitárias: Butuí,[15] e Navegantes FM.[16] Na questão de jornais impressos, atualmente circulam a Folha de São Borja,[17] e o jornal O Regional.[18]Não há emissoras de televisão aberta com geração em São Borja, apenas retransmissoras de canais gerados em outras cidades.vde Canais de televisão aberta de São BorjaVHF analógico2 Record RS (Record) ? 4 TVE RS (TV Brasil) ? 5 SBT RS (SBT) ? 8 RBS TV (Globo) ? 12 Band RS (Band) ? 10 Canal 7UHF analógico26 Canção NovaSinal digital35 (8.1) RBS TV (Globo) ? 57 (57.1) Canção Nova
Universidades[editar | editar código-fonte]
Universidade Federal do Pampa - Unipampa - Campus São Borja
IFFarroupilha ou Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Campus São Borja
UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade São Borja
UNIDERP - Universidade Anhanguera Uniderp
UNINTER - Grupo Educacional Uninter
Cidades-Irmãs[editar | editar código-fonte]
Rio de Janeiro, Brasil (Lei nº 4.158/2005)[19]
Iquique, Chile
Blumenau, Brasil
Personalidades são-borjenses[editar | editar código-fonte]
Getúlio Vargas, um dos dois são-borjenses presidentes do Brasil.
João Goulart, um dos dois são-borjenses presidentes do Brasil.
Ângela Dip: atriz e comediante.
Daniela Escobar: atriz e apresentadora.
Ernesto Dornelles: 17º e 21º Governador do Rio Grande do Sul, Ministro da Agricultura.
Euclides Marcolla: médico e político.
Fabiana Tambosi: modelo.
Getúlio Vargas: 14º e 17º Presidente do Brasil.
Ibsen Pinheiro: político.
Mario Barbará: cantor e compositor.
João Goulart: 24º Presidente do Brasil.
José Hilário Ajalla Retamozo: escritor, poeta e compositor
Tarso Genro: político, prefeito de Porto alegre, ministro da educação, das relações institucionais, justiça e governador do Rio Grande do Sul.
Telmo de Lima Freitas: cantor e compositor.
Silvino Jacques: Afilhado de Getúlio Vargas. Herói na Revolução Constitucionalista de 1932. Tornou-se um dos maiores bandoleiros do país.
Ivan Rocha Trilha: Afilhado de João Goulart, premiado no Japão e Colômbia como o Maior Mentalista do Planeta.
Personalidades do esporte[editar | editar código-fonte]
Cassiá Carpes (Jorge Antônio Dornelles Carpes): ex-futebolista e ex-treinador, que em ambas as carreiras trabalhou no Grêmio. Hoje é político (deputado estadual) e comentarista esportivo.
Ivo Lul Diogo (1935-2009): futebolista que jogou no Sport Club Internacional e no Club Atlético San Lorenzo de Almagro, além de ter jogado na Seleção Brasileira em 1960.
Leandro Guerreiro (Leandro Luchese Guerreiro): futebolista que jogou no Sport Club Internacional, e no Salernitana Calcio 1919.
Zé Alcino (José Alcino Rosa): futebolista que foi jogador do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Samuel Rosa Gonçalves (ou somente Samuel): futebolista.
Beto Campo: Campeão Gaúcho de Futebol em 2017, como técnico treinando o Esporte Clube Novo Hamburgo, tendo eliminado o Grêmio na semifinal em disputa de pênaltis e o Inter na grande final nas mesmas condições da semifinal.
Darlan Mendes (Darlan): futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente joga pelo Grêmio.
Lista de prefeitos[editar | editar código-fonte]
NomePartidoInício do mandatoFim do mandato
Eduardo BonottoPP20172020
Farelo AlmeidaPDT20132016
Mariovane Gottfried WeisPDT20092012
Mariovane Gottfried WeisPDT20052008
José Pereira AlverezPP20012004
Paulo Baron MaurerPP19972000
Luis Carlos HeinzePP19931996
José Pereira AlverezPP19891992
Mario Roque WeisPDT19861988
Bel. Arneldo Matter19841985
Hildebrando Aquino Guimarães19821984
Salvador Lionco Pereira Alvarez19791982
João Carlos Mariense Escobar19741979
José Pereira Alverez19661974
Serafim Dornelles Vargas19641966
Florêncio Aquino Guimarães19591964
Ovídio Baptista da Silva19581959
Maurício Goulart Loureiro19551958
Ory Rey Dornelles19511955
Homero Pereira Coimbra19491951
Valério Gomes de Lacerda19471949
Eurico Baptista da Silva19471947
Darci Lima Pinto19431947
Manoel Luiz Fagundes19401943
Sírio Martins Tróis19391940
Cleto Dória de Azambuja19321939
Manoel Luiz Fagundes19301932
Ten. Cel. João Cristino Fioravante19271930
Protásio Dornelles Vargas19191927
Érico Ribeiro da Luz19151919
Antônio Garcia da Rosa19141915
Viriato Dornelles Vargas19111914
Antônio Ferreira Sarmanho19111911
Gen. Manoel do Nascimento Vargas19071911
Cel. Aparicio Mariense da Silva18991907
Cel. Júlio Garcia Tróis18911899Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010Â ? «Censo Populacional 2015» (PDF). Censo Populacional 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 15 de setembro de 2015. Consultado em 22 de novembro de 2015Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010Â ? «Lei n.º 13.041, de 25 de setembro de 2008» (PDF). Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Consultado em 11 de dezembro de 2009. Cópia arquivada (PDF) em 16 de novembro de 2012Â ? Francisco de Borja e as missões no ?Novo Mundo?, acesso em 18 de outubro de 2017.? Folder da prefeitura de São Borja em 2016.? LEI No 8.394, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1991. Dispõe sobre a preservação, organização e proteção dos acervos documentais privados dos presidentes da República e dá outras providências. Palácio do Planalto. Acesso em 22 de março de 2017.? Inauguração do Museu "Casa João Goulart". Instituto João Goulart. Acesso em 2 de baril de 2017.? Museus de São Borja receberam mais de 18 mil visitantes em 2015. decoalmeida.com.br. Acesso em 2 de abril de 2017.? Informe da prefeitura em 2016.? Biblioteca Pública Municipal Getúlio Vargas de São Borja. cultura.rs.gov.br. Acesso em 3 de abril de 2017? Fronteira FM? Rádio Butuí (ao vivo)? Rádio Navegantes (ao vivo)? [1]? [2]? «Lei nº 4.158/2005». Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Consultado em 26 de dezembro de 2008Â
Ver também[editar | editar código-fonte]
Sete Povos das Missões
Região das Missões
Lista de municípios fronteiriços do Brasil
Lista de municípios do Rio Grande do Sul
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação
Ligações externas[editar | editar código-fonte]Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Imagens e media no Commons
Categoria no Commons
Commons
CommonsPágina da Prefeitura
Rádio Cultura AM
Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul
São Borjavde Fronteiras do BrasilComissões demarcadoras de fronteira1 PCDL ? 2 PCDLPaíses limítrofesArgentina ? Bolívia ? Colômbia ? Guiana Francesa (França) ? Guiana ? Paraguai ? Peru ? Suriname ? Uruguai ? VenezuelaMacrorregiões fronteiriçasCentro-Oeste ? Norte ? SulEstados fronteiriçosAcre ? Amapá ? Amazonas ? Mato Grosso ? Mato Grosso do Sul ? Pará ? Paraná ? Rio Grande do Sul ? Rondônia ? Roraima ? Santa CatarinaMunicípios fronteiriçosSocioeconômicoÁrea ? Área urbana ? População ? Densidade demográfica ? PIB ? PIB per capita ? renda per capita ? IDH ? GiniBifronteiriços ou tríplices fronteirasAtalaia do Norte ? Assis Brasil ? Barra do Quaraí ? Corumbá ? Foz do Iguaçu ? Laranjal do Jari ? Oriximiná ? São Gabriel da Cachoeira ? Uiramutã ? Uruguaiana

Fronteira simplesAceguá ? Acrelândia ? Alecrim ? Almeirim ? Alta Floresta d'Oeste ? Alto Alegre ? Alto Alegre dos Parecis ? Amajari ? Antônio João ? Aral Moreira ? Bagé ? Bandeirante ? Barcelos ? Barracão ? Bela Vista ? Belmonte ? Benjamin Constant ? Bom Jesus do Sul ? Bonfim ? Brasileia ? Cabixi ? Cáceres ? Capanema ? Capixaba ? Caracaraí ? Caracol ? Caroebe ? Chuí ? Comodoro ? Coronel Sapucaia ? Costa Marques ? Crissiumal ? Cruzeiro do Sul ? Derrubadas ? Dionísio Cerqueira ? Dom Pedrito ? Doutor Maurício Cardoso ? Entre Rios do Oeste ? Epitaciolândia ? Esperança do Sul ? Feijó ? Garruchos ? Guaíra ? Guajará ? Guajará-Mirim ? Guaraciaba ? Herval ? Iracema ? Itaipulândia ? Itapiranga ? Itaqui ? Jaguarão ? Japorã ? Japurá ? Jordão ? Mâncio Lima ? Manoel Urbano ? Marechal Cândido Rondon ? Marechal Thaumaturgo ? Mercedes ? Mundo Novo ? Normandia ? Novo Machado ? Nova Mamoré ? Óbidos ? Oiapoque ? Pacaraima ? Paraíso ? Paranhos ? Pato Bragado ? Pedras Altas ? Pérola d'Oeste ? Pimenteiras do Oeste ? Pirapó ? Plácido de Castro ? Planalto ? Poconé ? Ponta Porã ? Porto Esperidião ? Porto Lucena ? Porto Mauá ? Porto Murtinho ? Porto Velho ? Porto Vera Cruz ? Porto Walter ? Porto Xavier ? Pranchita ? Princesa ? Quaraí ? Rodrigues Alves ? Roque Gonzales ? Santa Helena (PR) ? Santa Helena (SC) ? Santa Isabel do Rio Negro ? Santa Rosa do Purus ? Santa Vitória do Palmar ? Santa Terezinha de Itaipu ? Santana do Livramento ? Santo Antônio do Içá ? Santo Antônio do Sudoeste ? São Borja ? São Francisco do Guaporé ? São José do Cedro ? São Miguel do Iguaçu ? São Nicolau ? Sena Madureira ? Serranópolis do Iguaçu ? Sete Quedas ? Tabatinga ? Tiradentes do Sul ? Tunápolis ? Vila Bela da Santíssima Trindade
 Brasilvde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [3] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)vde Cidades históricas do Brasil segundo o IPHANRegião Centro-Oeste
Acorizal
Barão de Melgaço
Brasília
Cáceres
Cavalcante
Corumbá de Goiás
Corumbá
Crixás
Cuiabá
Diamantino
Goiás
Jaraguá
Luziânia
Miranda
Niquelândia (Tupiraçaba)
Pilar de Goiás
Pirenópolis
Poconé
Santa Cruz de Goiás
Vila Bela da Santíssima Trindade
Região Nordeste
Acaraú
Alcântara
Andaraí
Aquiraz
Aracati
Aratuípe
Areia
Bom Jesus da Lapa
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cachoeira
Cairu (Morro de São Paulo)
Camamu
Campo Maior
Canavieiras
Caravelas
Caruaru
Feira de Santana
Flores
Fortaleza
Garanhuns
Goiana
Icó
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ilhéus
Ipojuca
Itaparica
Jaboatão dos Guararapes
Jacobina
Jaguaripe
João Pessoa
Juazeiro
Laranjeiras
Lençóis
Maragogipe
Marechal Deodoro
Monte Santo
Moreno
Natal
Nazaré
Nazaré da Mata
Oeiras
Olinda
Parnaíba
Penedo
Pesqueira
Petrolina
Piracuruca
Piranhas
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Seguro (Arraial d'Ajuda)
Recife
Rio de Contas
Rio Formoso
Russas
Salvador
Santa Cruz Cabrália
Santa Luzia do Norte
Santa Rita
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
São Cristóvão
São Félix
São Francisco do Conde
São Lourenço da Mata
São Luís
Sirinhaém
Sobral
Tamandaré
Tracunhaém
Triunfo
Valença
Vera Cruz
Vicência
Viçosa do Ceará
Vitória de Santo Antão
Região Norte
Almas
Pontal
Arraias
Barcelos
Belém
Boa Vista
Borba
Bragança
Cametá
Chapada da Natividade
Conceição do Tocantins
Costa Marques
Dianópolis
Itacoatiara
Macapá
Manaus
Monte do Carmo
Natividade
Paranã
Porto Nacional
Rio Branco
Santarém
Tefé
Região Sudeste
Angra dos Reis
Areias
Bananal
Barão de Cocais
Belo Vale
Cabo Frio
Caeté
Campos dos Goytacazes
Cananeia
Cantagalo
Catas Altas
Conceição da Barra
Congonhas
Coronel Xavier Chaves
Cunha
Diamantina
Embu das Artes
Guaratinguetá
Iguape
Ilhabela
Itabirito
Itanhaém
Itu
Jacareí
Jundiaí
Mariana
Mogi das Cruzes
Ouro Preto
Paraty
Petrópolis
Pindamonhangaba
Piranga
Pitangui
Prados
Resende
Resende Costa
Rio de Janeiro
Sabará
Sacramento
Santa Bárbara
Santa Luzia
Santana de Parnaíba
Santos
São Gonçalo do Rio Preto
São João del-Rei
São João Marcos
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Mateus
São Paulo
São Pedro da Aldeia
São Sebastião
São Vicente
Serro (Milho Verde)
Sorocaba
Taubaté
Teresópolis
Tiradentes
Ubatuba
Valença
Vila Velha
Vitória
Região Sul
Antonina
Castro
Curitiba
Florianópolis
Guaraqueçaba
Laguna
Lapa
Morretes
Paranaguá
Pelotas
Rio Grande
São Borja
São Francisco do Sul
São Miguel das Missões
Temas afins
Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas
Lista do patrimônio histórico no Brasil
vdeMissões jesuíticas na América do SulCompanhia de Jesus • Guaranis • Guerra Guaranítica • Região das MissõesArgentina
Nuestra Señora de Loreto (1610)
Concepción de la Sierra (1619)
Corpus (1622)
Santa María la Mayor (1626)
Yapeyú (1627)
San Javier (1629)
La Cruz (1630)
San Carlos (1631)
San Ignacio Miní (1632)
Santo Tomé (1632)
Nuestra Señora de Santa Ana (1633)
Candelaria (1637-1665)
Apóstoles (1638)
San José (1638-1660)
Mártires (1639)
BrasilSete Povos das MissõesSão Francisco de Borja (1682)
São Luiz Gonzaga (1687)
São Miguel Arcanjo (1687)
São Nicolau (1687)
São Lourenço Mártir (1690)
São João Batista (1697)
Santo Ângelo Custódio (1706-1707)

Missões jesuíticas no oeste do Paraná (1610 - 1750)
Missões religiosas no Estado do Maranhão e do Grão-ParáParaguai
San Ignacio Guazú (1609)
Encarnación de Itapua (1615)
San Cosme y Damián (1632)
Santa María de Fe (1647)
Santiago (1651-1669)
Jesús de Tavarangue (1685)
Santa Rosa de Lima (1698)
La Santísima Trinidad de Paraná (1706)
Entre parênteses estão indicados os anos de fundação e/ou do estabelecimento para o local definitivo de cada redução.
Portal do Brasil
Controle de autoridade
: Q385327
WorldCat
VIAF: 153643573
LCCN: n83129091
OSM: 242294
GeoNames: 3449340

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO DE SITES CURITIBA EM SÃO BRAZ DO PIAUÍ


desenvolvimento de sites curitiba em São Braz do Piauí

Encontre desenvolvimento de sites curitiba em São Braz do Piauí na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO DE SITES CURITIBA EM SÃO BRÁS


desenvolvimento de sites curitiba em São Brás

Encontre desenvolvimento de sites curitiba em São Brás na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO DE SITES CURITIBA EM SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ


desenvolvimento de sites curitiba em São Brás do Suaçuí

Encontre desenvolvimento de sites curitiba em São Brás do Suaçuí na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO DE SITES CURITIBA EM SÃO CAETANO DE ODIVELAS


desenvolvimento de sites curitiba em São Caetano de Odivelas

Encontre desenvolvimento de sites curitiba em São Caetano de Odivelas na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO