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Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

 Nota: Para outros significados, veja Cristo Redentor (desambiguação).
Coordenadas: 22°57?7? S, 43°12?38? OCristo Redentor
Monumento ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

LocalizaçãoCume do Morro do Corcovado
Dados

Criação12 de outubro de 1931 (87Â anos) Visitantes1 947 962 (em 2009) GestãoArquidiocese do Rio de Janeiro Sítio oficialcristoredentoroficial.com.br
Coordenadas22° 57' 6.26" S 43° 12' 37.66" O
















Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.[1]
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa.[2][3]
Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.[4] Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5Â % de 1Â 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.[5]
O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão.[6][7][8] Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura.[9] A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de ?wiebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).[10][11][12][13][14]Índice1 História1.1 Propostas
1.2 Construção e inauguração
1.3 Danos e restaurações
2 Infraestrutura2.1 Acesso
3 Controvérsias3.1 Reações contrárias à construção
3.2 Direitos comerciais e de imagem
3.3 Santuário católico
4 Impacto cultural4.1 Canções
4.2 Cinema
4.3 Televisão
5 Ver também
6 Referências
7 Bibliografia
8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Propostas[editar | editar código-fonte]
O morro do Corcovado antes da construção do Cristo Redentor, século XIX.
O Chapéu de Sol do Corcovado (que existia onde se ergue hoje a estátua do Cristo Redentor) ca. 1908.
A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados da década de 1850, quando o padre Pedro Maria Boss sugeriu a colocação de um monumento cristão no Monte do Corcovado para homenagear a Princesa Isabel, regente do Brasil e filha do Imperador Dom Pedro II. A princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio à construção da obra.[9]
Na época da assinatura da Lei Áurea, diante da possibilidade de homenagem com uma estátua que a representaria como ?A redentora?, a Princesa Isabel não aceitou o pedido, conforme o aviso de 2 de agosto de 1888, destacando que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro ?Redentor dos homens?, com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1889, o país se tornou uma república e, com a oficialização da separação entre Igreja e Estado, a proposta foi descartada.[9][15]
A segunda proposta de uma estátua no topo da montanha foi feita em 1920, pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro.[16] O grupo organizou um evento chamado "Semana do Monumento" para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram principalmente de católicos brasileiros.[6] Os projetos considerados para a "Estátua do Cristo" incluíam uma representação da cruz cristã, uma estátua de Jesus com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo.[17] A estátua do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, foi a escolhida. O engenheiro local Heitor da Silva Costa projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski, um escultor franco-polonês.[18]Construção e inauguração[editar | editar código-fonte]
O rosto da estátua foi criado pelo escultor Gheorghe Leonida, que nasceu em Galati, na Romênia, em 1893. Estudou escultura no Conservatório Belas Artes de Bucareste, em seguida, após estudos de mais três anos na Itália, ele ganhou um prêmio de escultura Reveil ("Despertar"). Depois ele se mudou para Paris, onde sua obra Le Diable ("O Diabo") foi premiada com o Grand Prix. Tornando-se famoso na França como retratista, ele foi incluído por Paul Landowski na equipe que começou a trabalhar no Cristo Redentor em 1922. Gheorghe Leonida contribuiu retratando o rosto de Jesus Cristo na estátua, fato que o tornou famoso.[19]
Um grupo de engenheiros e técnicos estudou as apresentações de Landowski e tomou a decisão de construir a estrutura em concreto armado (projetado por Albert Caquot) em vez de aço, mais adequado para uma estátua em forma de cruz. As camadas exteriores são feitas de pedra-sabão, escolhida por suas qualidades duradouras e facilidade de uso. A construção durou nove anos (entre 1922 e 1931) e custou o equivalente a 250 mil dólares (ou 3,3 milhões de dólares em valores de 2014). O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.[7][8] Durante a cerimônia de inauguração, a estátua foi iluminada por uma bateria de holofotes que acionada remotamente pelo pioneiro da rádio de ondas curtas, Guglielmo Marconi, que estava a 9.200 quilômetros de distância, em Roma, na Itália.[16] A sua missa de inauguração aconteceu no Estádio de Laranjeiras, igualmente ocorrida no dia 12 de outubro de 1931.[20] Ex-presidente Lula da Silva promove o Cristo como uma das novas sete maravilhas do mundo.
Em outubro de 2006, no 75 º aniversário da conclusão da estátua, o Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Eusébio Oscar Scheid, consagrou uma capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, sob a estátua. Isso permite que os católicos possam realizar batismos e casamentos no local.[8] No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo. A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos.[21] Todavia, o concurso não foi apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas.[22]Danos e restaurações[editar | editar código-fonte]
Vista panorâmica do Cristo Redentor. É possível observar o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, com a Enseada de Botafogo ao centro, e as cidades de Niterói e Maricá ao fundo.
Em 1990, um trabalho de restauração foi realizada por meio de um acordo entre várias organizações, incluindo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, empresa de mídia Rede Globo, a companhia petrolífera Shell do Brasil, o regulador ambiental Ibama, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o governo do município do Rio de Janeiro.[carece de fontes?]
Em 2003, mais transformações na estátua e em seus arredores foram realizadas, quando um conjunto de escadas rolantes, passarelas e elevadores foram instalados para facilitar o acesso à plataforma em torno da estátua. Em 2010, uma restauração maciça da estátua foi realizada. O monumento foi lavado, a argamassa e pedra-sabão que cobrem a estátua foram substituídos, a estrutura interna de ferro foi restaurada e a estátua tornou-se à prova d'água. Um incidente ocorreu durante a restauração quando picharam um dos braços em um ato de vandalismo. O prefeito Eduardo Paes chamou o ato "um crime contra a nação". Os culpados mais tarde pediram desculpas e se apresentaram à polícia.[23][24][25] Comparação da altura do Cristo e das estátuas Estátua da Unidade; Buda do Templo da Primavera; Estátua da Liberdade; Mãe Pátria; e David.
A restauração de 2010 envolveu cem pessoas e usou mais de 60 mil pedaços de pedra retirados da mesma pedreira que a estátua original. Durante a inauguração da restauração, a estátua foi iluminada em verde-e-amarelo em apoio a Seleção Brasileira de Futebol, que estava jogando na Copa do Mundo FIFA de 2010.[26]
A estátua foi atingida por um raio durante uma violenta tempestade em 10 de fevereiro de 2008 e sofreu alguns danos nos dedos, cabeça e sobrancelhas. Um esforço de restauração foi posto em prática pelo governo do estado do Rio de Janeiro para substituir algumas das camadas de pedra-sabão exteriores e reparar os para-raios instalados na estátua. O monumento foi danificado novamente por um raio em 17 janeiro de 2014, quando um dedo na mão direita foi destruído.[27][28][29][30]
Além dos relâmpagos, a estátua está exposta a fortes ventos e a erosão, por isso os trabalhos de manutenção do monumento devem ser realizados periodicamente.[31] A pedra original pálida não está mais disponível em quantidades suficientes e pedras de substitutas são cada vez de tons mais escuros.[32]Infraestrutura[editar | editar código-fonte]
Acesso[editar | editar código-fonte]
Cristo à noite visto do Morro da Urca.
O Cristo Redentor pode ser acessado de duas formas: pelo Trem do Corcovado, que tem estação inicial no bairro do Cosme Velho, ou pelas vans Paineiras Corcovado, que conta com pontos de embarque fixos no Largo do Machado (Praça do Largo do Machado), Copacabana (Praça do Lido, na altura do posto 2), Barra da Tijuca (Shopping Cittá América) ou Paineiras (Centro de Visitantes Paineiras). O acesso de carro pode ser feito apenas até o Centro de Visitantes, onde o turista pode deixar o veículo ao longo da via, já que não há estacionamento no local.
Escadas rolantes de acesso.
Trem do Corcovado.Controvérsias[editar | editar código-fonte]
Vista aérea da estátua.
Reações contrárias à construção[editar | editar código-fonte]
Apesar de, atualmente, protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção dele, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente. Em 23 de março de 1923, os seguidores da Igreja Batista publicaram uma nota no O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira em que afirmavam que a construção "será, a um tempo, um atestado eloquente de idolatria da Igreja de Roma" e sugeriram que o dinheiro arrecadado para a construção deveria ser utilizado em obras assistenciais.[33]Direitos comerciais e de imagem[editar | editar código-fonte]
Vista da cidade à noite, com o Cristo Redentor à direita, ao fundo.
Vista aérea do Cristo Redentor em junho de 2014.
Os direitos comerciais da estátua foram objetos de contenda pela família do escultor Paul Maximilian Landowski quando uma joalheria foi autorizada pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que administra o monumento, a comercializar produtos que retratavam o Cristo Redentor. A família de Landowski moveu ação reivindicando direitos autorais sobre o uso da imagem do Cristo. Mas a Justiça negou o pedido.[34] O monumento está em área cedida pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua é realizado através do Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)[35] e que realiza a cobrança de ingresso. Apesar de a manutenção do monumento demandar recursos consideráveis da Arquidiocese do Rio, o valor referente à bilheteria de acesso à estátua segue integralmente para o órgão federal.
Em 2014, a Arquidiocese do Rio vetou a veiculação de uma cena do filme Inútil Paisagem, de José Padilha, em que o Cristo aparece por considerá-la desrespeitosa. Dias depois, por conta da repercussão negativa, a Igreja voltou atrás e liberou o uso da imagem do monumento.[36] A questão geral polêmica e surgiram boatos de que o governo federal estaria cogitando a hipótese de assumir os direitos de imagem da estátua, o que foi negado pelo Ministério da Cultura.[37]Santuário católico[editar | editar código-fonte]
Em 12 de outubro de 2006 a estátua foi transformada num santuário católico nas comemorações de seus 75 anos. Há também, na base do monumento, uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde há celebrações católicas como casamentos e batizados.[carece de fontes?]
Em 21 de novembro de 2007, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rogério Rocco, afirmou que, a partir daquela data, os católicos poderiam entrar gratuitamente no Cristo Redentor, mas apenas em datas agendadas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.[38] A decisão causou desgosto nos admiradores da imagem que seguem outras religiões e naqueles que advocam pelo secularismo do estado.[carece de fontes?]Impacto cultural[editar | editar código-fonte]
A estátua ao anoitecer.
Detalhe do rosto do monumento.
Vista aérea da estátua.
Canções[editar | editar código-fonte]
O monumento aparece em diversas canções, como tema ou citada:
"Vietnã do Brasil", de Pavilhão 9 (Cidade bela vislumbrada pelo mundo inteiro/Quem não conhece o famoso Rio de Janeiro/Bonde, Corcovado, Cristo Redentor/Praia de Copacabana e Circo Voador...)
"Alagados", d'Paralamas do Sucesso ("E a cidade que tem braços abertos/No cartão-postal")
"Bananas", dos Titãs ("? O arco de Oxóssi nas mãos do Cristo Redentor?")
"Corcovado", de Tom Jobim ("Da janela vê-se o Corcovado/O Redentor, que lindo")
"É Fim de Mês", de Raul Seixas ("Que eu comprei pra domingar com o meu amor/Lá no cristo redentor, ela gostou (oh!) e mergulhou (oh!)")[39]
"Sou carioca, sou do Rio de Janeiro", de Gabriel o Pensador ("Cristo Redentor/Braços abertos.../Jesus Cristo é carioca xará")[40]
"Expresso 2222", de Gilberto Gil ("O Cristo é como quem foi visto subindo ao céu")
"Las Muchachas de Copacabana", de Chico Buarque ("Corcovado em Mar del Plata/Tem")
"Os Passistas", de Caetano Veloso ("O Corcovado e o Redentor daqui")
"Paralelas", de Belchior ("No Corcovado/Quem abre os braços sou eu")
"Percorrendo o meu País", de Teixeirinha ("Lá na Guanabara fiquei encantado/Fui no Corcovado, Cristo Redentor")
"Samba do Avião", de Tom Jobim ("Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara")
"Samba do Grande Amor", de Chico Buarque ("Fiz promessa até/Pra Oxumaré/De subir a pé o Redentor")
"Subúrbio", de Chico Buarque ("Lá tem Jesus/E está de costas")
"Um Trem para as Estrelas", de Cazuza ("São sete horas da manhã/Vejo Cristo da janela [...] Estranho o teu Cristo, Rio/Que olha tão longe, além/Com os braços sempre abertos/Mas sem proteger ninguém")
"O País do Futuro", Camisa de Vênus ("?mas muita fé em Jesus Cristo/Quem sabe ele se zanga, desce lá do Corcovado/Passa o cajado nessa corja, Deus também fica retado")
"Realidade Virtual", Engenheiros do Hawaii ("A neblina encobre o Cristo e a Lagoa se ilumina")
"Redentor", Zélia Duncan ("Você sabia, meu amor, que da minha janela/ eu vejo o Cristo Redentor, ele tá sempre lá em cima")
"Braços cruzados", Zélia Duncan ("Cristo Redentor, eu vi seus braços cruzados")
"O Cristo Redentor", Capital Inicial (..."Vendeu o Cristo Redentor")
Álbum With Hearts as One, a foto do Cristo Redentor aparece no centro da capa do álbum da banda cristã Hillsong United.
No álbum debutante do rapper e ator norte-americano Ja Rule, Venni Vetti Vecci. O título do álbum é uma alusão a frase em latin "Veni, vidi, vici", que significa "vim, vi, venci." Há uma imagem do Cristo em segundo plano.Cinema[editar | editar código-fonte]
O Cristo Redentor também é referência em obras cinematográficas. A mais recente é o pôster do filme 2012. A cidade e o monumento carioca são os únicos a aparecerem nos cartazes fora dos Estados Unidos (as cidades estadunidenses representadas são Washington e Los Angeles). Na série de tevê Life After People, o episódio Wrath of God mostra o Cristo Redentor, após 250 anos sem pessoas para fazerem sua manutenção, desabando sobre o Corcovado. No filme "Redentor" (2004) do diretor Cláudio Torres, o Cristo aparece "conversando" com o personagem Célio Rocha (Pedro Cardoso), numa representação direta a Deus. Em 2009 o artista luminógrafo Gaspare Di Caro o Cristo Redentor, dando pela primeira vez uma face ao monumento.[carece de fontes?]Televisão[editar | editar código-fonte]
Em 1991, o humorista Renato Aragão escalou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com o intuito de agradecer o sucesso de sua carreira, principalmente como o personagem Didi, de Os Trapalhões. Em julho daquele ano, o humorista saiu de dentro do monumento e foi até a mão direita do Cristo para beijá-la. Um dos momentos mais tensos foi quando precisou voltar da mão, de costas, para o corpo da estátua.[41]Vista panorâmica a partir do topo do Corcovado.Ver também[editar | editar código-fonte]
Estátua da Liberdade
Cristo Rei
Laicismo
Réplicas inspiradas na estátua do Cristo Redentor
Lista de estátuas por altura
Referências? «Ocho nuevos sitios ingresan en la Lista del Patrimonio Mundial». www.unesco.org (em espanhol). Consultado em 21 de janeiro de 2016 ? Adriano Alem (2007). «Breve relato sobre a Formação das Divisões Administrativas na Cidade do Rio de Janeiro - Período de 1961 a 2007.» (PDF). Instituto Pereira Passos. Consultado em 21 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2012 ? Giumbelli, Emerson (2014). Símbolos Religiosos em Controvérsia. São Paulo: Terceiro Nome. 244 páginas. ISBN 978-85-7816-137-8 ? «The New Seven Wonders of the World». Hindustan Times. 8 de julho de 2007. Consultado em 11 de julho de 2007. Arquivado do original em 30 de setembro de 2007 ? «Cristo Redentor é eleito o principal símbolo da América Latina». Jornal do Brasil. Consultado em 21 de janeiro de 2016 ? a b «Christ the Redeemer». TIME. 26 de outubro de 1931. Consultado em 11 de julho de 2007 ? a b «Brazil: Crocovado mountain ? Statue of Christ». Travel Channel. 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Bibliografia[editar | editar código-fonte]
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: Q79961
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Infopatrimónio: rio-de-janeiro-corcovado
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