desenvolvimento de sistemas web em Varginha

Encontre desenvolvimento de sistemas web em Varginha na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Varginha

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) Nota: Para outros significados de Varginha, veja Varginha (desambiguação).Município de Varginha
"Princesa do Sul"
Vista parcial de VarginhaBandeiraBrasãoHino
Aniversário7 de outubro
Fundação1882 (137 anos)
Gentílicovarginhense
LemaCulto à ciência
Padroeiro(a)Divino Espírito Santo[1]
CEP37000-000 a 37109-999[2]
Prefeito(a)Antônio Silva (PTB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Varginha em Minas GeraisVarginha Localização de Varginha no Brasil
21° 33' 03" S 45° 25' 48" O21° 33' 03" S 45° 25' 48" O
Unidade federativaMinas Gerais
MesorregiãoSul/Sudoeste de Minas IBGE/2013[3]
MicrorregiãoVarginha IBGE/2013[3]
Municípios limítrofesTrês Corações, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Três Pontas, Carmo da Cachoeira
Distância até a capital320 km
Características geográficas
Área395,396 km² [4]
População134 477 hab. estimativa IBGE/2018[5]
Densidade340,11 hab./km²
Altitude980 m
Climatropical de altitude Cwb
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,778 alto PNUD/2013/BR:145º [6]
PIBR$ 4 609 515,32 IBGE/2015[7]
PIB per capitaR$ 34 827,43 IBGE/2015[7]
Página oficial
Prefeiturawww.varginha.mg.gov.br
Câmarawww.camaravarginha.mg.gov.brVarginha é um município brasileiro localizado na região do Sul de Minas. A cidade está localizada às margens do Lago de Furnas, e ao mesmo tempo equidistante a três capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Varginha foi apontada pela revista Veja em 2011 como a sétima melhor cidade do Brasil para se viver e investir e tornou-se conhecida internacionalmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, no episódio que ficou conhecido como o "Incidente de Varginha". A cidade é um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, e é referência na produção cafés de alta qualidade, além de um polo de exportação do produto, escoando a maior parte da produção do Sul de Minas, fazendo o comércio do grão com diversos países.Índice1 História
2 Geografia
3 Religiosidade
4 Transportes4.1 Aeroporto
4.2 Rodoviária
5 Economia
6 Comércio exterior
7 Saúde
8 Educação8.1 AIESEC
9 Esportes9.1 Futebol
9.2 Rugby
10 Lazer e turismo10.1 Fotos de Varginha e seus arredores
11 Comunicação11.1 Televisão
11.2 Jornais
11.3 Rádios FM
12 Filhos ilustres
13 Bairros13.1 A-M
13.2 N-R
13.3 S-Z
14 Referências
15 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
A colonização do sul de Minas começa no século XVII, quando a região ainda pertencia à Capitania de São Paulo.
Os bandeirantes vindos de São Paulo através do Vale do Paraíba cruzaram a Serra da Mantiqueira na região da garganta do Embaú, atual Passa Quatro. Dentre os bandeirantes paulistas, o que mais se destacou foi o primeiro e principal deles, Fernão Dias Pais Leme, que desbravou a região e seguiu ao norte rumo ao sertão em busca da lenda indígena de Sabarabuçu. Os bandeirantes que estavam em busca de pedras preciosas e regiões auríferas passaram pela região das margens do Rio Verde e do Rio Grande, fazendo um de seus primeiros pontos de apoio as proximidades da atual cidade de Baependi.
Passavam também frequentemente pela região muitos comerciantes paulistas (os tropeiros) que comercializavam produtos originários de São Paulo e de Portugal. Esses comerciantes viajavam em tropas e dormiam em cabanas, erguidas de seis em seis léguas. O atual bairro da Vargem era um desses pontos de descanso.
Os primeiros documentos de que se tem notícia sobre a história de Varginha datam de 1780.
Os tropeiros, que estavam passando regularmente por Varginha, fizeram, em 1785, uma pequena capela, próxima de onde está atualmente a Matriz do Divino Espírito Santo. Em 1806, foi construída a capela do Divino Espírito Santo das Catanduvas e, no mesmo ano, foi doado o terreno exigido para o patrimônio distrital. Então se deu ao povoado o nome de Catanduvas ou Catandubas; palavra originária do tupi, que significa "mato rasteiro e fechado, áspero e espinhento, de pequeno porte". Em virtude do padroeiro da capela, passou a chamar-se Espírito Santo das Catanduvas.
Com a expansão da cultura cafeeira por volta de 1870 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a região do sul de Minas também deu início em suas fazendas ao cultivo da planta do Café, o que era altamente lucrativo, enriquecendo muitos dos produtores da região.
Visando suprir a necessidade de uma mão de obra alternativa à escravidão, já que não havia mais escravos devido à abolição da escravatura, o governo brasileiro fez um acordo com a Itália, no qual muitos italianos vieram para o Brasil com as despesas pagas pelo governo brasileiro; em troca, os italianos deveriam trabalhar durante determinado tempo na produção de café, recebendo uma determinada porcentagem da produção.
Varginha foi um dos municípios que mais receberam imigração italiana no Brasil neste período. Com enorme empenho e força de trabalho muitos italianos foram comprando suas próprias terras e também começaram seus próprios negócios, o que gerou grande desenvolvimento econômico para Varginha e para o sul de Minas no final do século XIX e início do século XX.
Os italianos difundiram o comércio e fundaram em parceria com varginheses da época o moinho de trigo, atual Moinho Sul Mineiro. Também é atribuída à colônia italiana a construção do Theatro Capitólio, que segue o estilo tolentino e cuja decoração foi atribuída ao italiano Alexandre Vallati.
A pequena cidade de Varginha, no início do século XX, já contava com muitos estabelecimentos de beneficiamento de café. O produto sempre foi um importante fator de desenvolvimento para a região, principalmente em decorrência da forte influência paulista na região.
Outro fluxo considerável foi o de imigrantes sírio-líbaneses, que ocorreu nas primeiras décadas do século XX, imigrantes estes que viviam em sua maior parte do comércio de produtos da capital paulista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Varginha enviou reforços para compor as tropas brasileiras que lutaram na Itália. Uma ação inusitada do governo brasileiro, uma vez que muitos dos soldados denominados "pracinhas", que partiram de Varginha e de outras regiões do Brasil, possuíam parentes diretos como tios e avós no país ao qual foram enviados para combater.
Varginha também recebeu na década de setenta diversas famílias japonesas, as quais imigraram em decorrência da aquisição pelos japoneses de uma da empresa alemã na época, a CBC, que possuía uma unidade fábril na cidade.
Nos dias atuais, em decorrência da transferência de empresas taiwanesas para região, a cidade hospeda imigrantes de Taiwan, que investem, geram empregos e trabalham em Varginha.Geografia[editar | editar código-fonte]
O município possui uma área de 396 km² e está situado no domínio geomorfológico do planalto Atlântico do sudoeste.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 134 477[5] habitantes., sendo a terceira mais populosa do Sul de minas. É a sétima no ranking de melhores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do estado.[8]
A altitude máxima é 1.239m, no morro do Chapéu, e a altitude mínima é de 868m, na foz do córrego Tijuco.
O relevo do município é bem diversificado, verificando-se desde uma topografia com declives suaves até o relevo de aclives mais vigorosos, com o afloramento de maciços montanhosos muito acidentados. O território é 4% plano, 80% ondulado e 16% montanhoso.
A vegetação que cobria o município era a tropical, campo-cerrado, com matas tropicais nas encostas das nascentes. Devido à extensa atividade cafeeira e outras atividades, como extrativismo vegetal e culturas como o milho a vegetação foi devastada. Mas a maior parte do município foi recoberta com pastagens naturais.
O Solo de excelente qualidade é propicio para a cafeicultura e demais agriculturas.
As estações do ano são bem definidas com inverno frio e seco e verão quente com chuvas bem distribuídas.
A temperatura no município tem uma média anual de 20 °C, podendo também alcançar temperaturas próximas de 0 °C no inverno.
O município de Varginha está situado na bacia do rio Grande. O município é banhado pelo Rio Verde, que é formador do braço sul da represa de Furnas, juntamente com o rio Sapucaí. Rio Verde em Varginha.
A cidade ficou muito conhecida devido ao incidente do ET de Varginha, o caso descreve o fato de 3 garotas terem encontrado um ser extra terrestre, que posteriormente teria sido capturado pelo exército. O caso recebeu atenção de grandes nomes da ufologia internacional, devido ao grande número de fatos.[9][10][11]Religiosidade[editar | editar código-fonte]
Igreja Católica é predominante.
O município pertence à Diocese de Campanha e possui atualmente 8 paróquias. Devido ao crescimento da cidade há ainda a necessidade de criação de mais paróquias para atender todos os católicos. Eis as paróquias.Divino Espírito Santo (1850)
Mártir São Sebastião (1960)
Nossa Senhora do Rosário (1960)
Sant'Ana (1991)
São José (2004)
Imaculada Conceição (2005)
Nossa Senhora de Fátima (2007)
Cristo Luz dos Povos (2015)
Frei Galvão (2016)
Denominações evangélicas têm crescido na cidade, sendo as principais denominações presentes no município: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja O Brasil Para Cristo, Igreja Batista, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Presbiteriana, Igreja Metodista, Igreja Cristã Nova Vida, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Sara Nossa Terra e outras denominações locais, muitas delas Assembleias de Deus.
Transportes[editar | editar código-fonte]
Aeroporto[editar | editar código-fonte]
O Aeroporto de Varginha conta com vôos duas vezes por semana para Belo Horizonte, operados pela empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras.Rodoviária[editar | editar código-fonte]
A cidade também conta com empresas que realizam o transporte rodoviário das principais capitais e cidades pólo da região sudeste.Economia[editar | editar código-fonte]
Plantação de Café de altitude do Sul de minas
O município, assim como a microrregião, é uma área tipicamente produtora de café, o que gerou e continua gerando boa parte da receita da Região.
Varginha é um centro de industrialização e comercialização da produção de Café da região, sendo ao lado de outras cidades do Sul de minas, produtora de cafés de excelente qualidade, Cafés considerados como Gourmet por diversos mercados no Brasil e no exterior.
A Fazenda Experimental de Café de Varginha é uma das mais importantes mantidas pelo Ministério da Agricultura. A área é de 60 hectares com 70 mil pés de café, conta atualmente com cerca de 50 projetos de pesquisa em andamento. "
O setor terciário ocupa 53,2% do total da população economicamente ativa, o setor secundário ocupa 34,3% e o setor primário 12,5%.
O município possui o maior PIB da Região do Sul de Minas e um dos maiores do estado.
O Sul de Minas é uma das regiões mais prósperas do Brasil, possui IDH elevado e baixo índice de desigualdade social.
Encontram-se instaladas na cidade empresas de grande porte do setor automobilístico, equipamentos eletrônicos, injeção de plásticos além de ter filiais de grandes empresas no comercio de café mundial.
A cidade conta com diversos órgãos do governo federal e estadual. Em 2010, Varginha tornou-se sede do centro Administrativo da Região do Sul de Minas, com o intuito de agilizar os procedimentos que dependem do governo estadual. Diversos assuntos que antes deveriam ser resolvidos apenas na capital do estado, agora pode também ser resolvidos em Varginha, o que atrai mais investimentos e desenvolvimento para a região do Sul de Minas.
Varginha ganhou em 2012 três novos condomínios industriais, o CIT - Condôminio Industrial Tecnológico, junto ao aeroporto da cidade, o Condomínio Ouro Verde e também um condomínio industrial próximo a Fazenda Experimental do Pro-Café.Comércio exterior[editar | editar código-fonte]
A principal estação aduaneira da região é em Varginha e colabora para que a cidade seja a terceira que mais exporta em Minas Gerais, estando atrás apenas das cidades exportadoras de minérios de Itabira e Ouro Preto.
A cidade tem tradição na exportação de café, as exportações totalizaram em 2010, US$ 1,7 bilhão, superando a marca de US$ 1,25 bilhão de 2009.
Por abrigar um Porto Seco no município, ou seja uma estação aduaneira do interior EADI, existem várias empresas quem atuam na área de Comércio Exterior, e que trabalham diretamente com serviços de Importação e Exportação, fator que influênciou grandes empresas multinacionais a montarem unidades na ciadade e na região, gerando oportunidades de empregos e vagas na área de Comércio Exterior.
Varginha conta com curso de Administração com enfase em Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG com duração de 4 anos e MBA em Comércio exterior da Fundação Getúlio Vargas - FGV.Saúde[editar | editar código-fonte]
O município conta com hospitais, centros de tratamentos de câncer e de diagnósticos no geral, sendo alguns deles:UPA - Unidade de Pronto Atendimento (pronto-socorro público)
Hospital Humanitas (hospital privado vinculado à operadora Unimed);
Hospital Regional do Sul de Minas (hospital público com maternidade);
Hospital Bom Pastor (hospital público com centro de oncologia);
Hospital Varginha (hospital privado vinculado à operadora Serpram);
Oncominas (centro de oncologia privado vinculado ao Hospital Humanitas)Unidade Regional do SAMU
Educação[editar | editar código-fonte]
A cidade possui diversas instituições de ensino superior, 1 escola técnica federal, 1 Universidade Federal e diversas universidades particulares, cursos profissionalizantes e cursos técnicos.Faculdade de Direito de Varginha
Centro Universitário do Sul de Minas
Faculdade Cenecista de Varginha (fundada como: Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração)
Universidade José do Rosário Vellano
UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas
CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
UNIVAR - Educação Ciência e Tecnologia (cursos EaD)
UNIP - Universidade Paulista (Pólo presencial)
UNIFRAN - Universidade de Franca (Pólo presencial)
FACINTER
Fundação Getúlio Vargas - FGV (MBA e pós graduação)
SENAC
SEST SENAT - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
SEBRAE / ACIV
ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial (pertence ao SEBRAE)
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SÍNCRONO - Escola de Formação Técnica
IMPACTO - Escola de Saúde
UNICESUMAR - Centro Universitário Cesumar (Polo Presencial) - Unidade de Educação a Distância com cursos de graduação e pós-graduação.
Anhanguera Educacional- Polo de Apoio Presencial de Varginha - Unidade de Educação a Distância com cursos de graduação e pós-graduação.
A cidade conta também com diversos colégios de ensino fundamental e médio, e cursos pré-vestibulares. Estão presentes na cidade os métodos de ensino Objetivo, Anglo, COC, Marista, Pitágoras, Positivo, Bernoulli dentre outros.AIESEC[editar | editar código-fonte]
O município conta desde 2012 com uma sede da AIESEC, uma plataforma internacional que trabalha com desenvolvimento de liderança e intercâmbio de estudantes.[12]Esportes[editar | editar código-fonte]
Varginha conta com diversos clubes de associados e associações recreativa. A prefeitura possui uma secretaria de esporte e lazer que disponibiliza para as crianças e adolescentes escolinhas de esportes.
Existem também várias opções para quem gosta de esportes radicais, ao redor da cidade existem diversas trilhas para montainbike, motos de trilha, quadricíclos e pista de Motocross.Futebol[editar | editar código-fonte]Varginha é sede de um clube de futebol profissional: o Boa Esporte Clube, que se transferiu de Ituiutaba para Varginha em Fevereiro de 2011. Com a chegada do Boa, o Varginha Esporte Clube, também conhecido como VEC, clube local que se encontrava na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, suspendeu suas atividades.
No Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo com capacidade para 15.471 torcedores (o Melão), em 2011, o Boa foi campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, ficando na sétima colocação, e foi vice-campeão da Taça Minas Gerais.
Em 2012 o Boa disputou o Módulo I do Campeonato Mineiro e também a Série B do Campeonato Brasileiro. Nas duas competições apresentou uma modesta atuação, ficando apenas na 15º colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Em compensação, sagrou-se campeão da Taça Minas Gerais, o que garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2013 para a equipe.
Em 2012, Varginha também foi a casa do Cruzeiro durante 5 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro. No Melão, o Cruzeiro enfrentou grandes adversários como o Sport, o Vasco da Gama, o Internacional, a Portuguesa e o CorinthiansRugby[editar | editar código-fonte]
Varginha é a casa do Varginha Rugby, fundado em 2001 e desde então mandou vários nomes para as seleções brasileiras juvenil e adulta, além de participar dos principais torneios do país sagrando-se campeão brasileiro série B por duas vezes e vice-campeão mineiro por 4 anos.Lazer e turismo[editar | editar código-fonte]
O Município possui ao longo do braço sul do Lago de Furnas, marinas para barcos, jet skis, casas flutuantes e também locais para pescaria.
Varginha é uma cidade essencialmente comercial, mas existem também opções para lazer e turismo, por exemplo:Nave Espacial; (que se trata de uma caixa d'água em formato de nave, com cerca de 5 metros de diâmetro)
Estação ferroviária; (onde todas as quintas-feiras acontece o projeto Quinta da Boa Música, evento de bandas locais)
Parque Zoobotânico;
Parque Novo Horizonte;
Represa de Furnas; (Marinas para esportes náuticos, pesca, lazer e gastronomia)
Museu municipal;
Parque Centenário;
Casarões coloniais, dentre eles o que abriga hoje a Câmara Municipal;
Ilha Grande do Rio Verde, onde se localiza o Clube Campestre de Varginha.[13]
Regiões Turísticas vizinhas:Circuito das Águas, Cambuquira (40 km), Lambari, Caxambu e São Lourenço (1 hr de carro);
Estância Turística de Poços de Caldas (aproximadamente 1 hora e 20 de carro);
Região do Lago de Furnas (Fama, Alfenas, Boa Esperança, Guapé, etc);
Três Corações, casa Pelé, casa onde morou o rei do futebol (30 minutos de carro);
São Tomé das Letras (1 hr de carro);
Serra da Mantiqueira (aproximadamente 1 hora de carro na região de Baependi);
Existe ainda um evento que acontece todos os anos chamado Roça N' Roll, idealizado e organizado pelos integrantes da banda Tuatha de Danann. O evento reúne nomes importantes do heavy metal nacional e já contou até mesmo com a participação de bandas internacionais.Fotos de Varginha e seus arredores[editar | editar código-fonte]
Nave espacial iluminada
Lago de Furnas Varginha
Ipê amarelo no Lago de Furnas em Varginha
Plantação de café
Marina de barcos e Resort
Jogo do Boa no Melão
Comunicação[editar | editar código-fonte]
Televisão[editar | editar código-fonte]
Em Varginha estão situadas algumas sedes regionais de transmissoras de televisão.
A EPTV Sul de Minas, que é filiada a Rede Globo, possui sua sede regional do Sul de Minas em Varginha.
A TV Alterosa Varginha que é filiada ao SBT também possui sua sede regional em Varginha.
A RecMinas afiliada a RecordTV possui estúdios e redação de jornalismo na cidade.
A TV Princesa é afiliada Rede Minas e produz programação com foco jornalistico.Jornais[editar | editar código-fonte]
Varginha conta com dois jornais diários, a Gazeta de Varginha e o Correio do Sul, e também jornais de tiragem semanal como a Folha de Varginha e O Varginhense.Rádios FM[editar | editar código-fonte]
87.9 - Rádio Princesa do Sul
99.3 - Rádio Clube
102.3 - Rádio Melodia
103.1 - Rádio Vanguarda FM
Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]
Lu Andrade - cantora e compositora
Petrônio Gontijo - ator
Bairros[editar | editar código-fonte]
Os bairros da cidade:
A-M[editar | editar código-fonte]
Alto da Figueira 1 e 2
Bom Pastor
Campos Elíseos
Carvalhos
Centenário
Centro
Cruzeiro do Sul
Damasco
Distrito industrial Cláudio Nogueira
Distrito Industrial Miguel de Luca
Eldorado
Imaculada Conceição
Industrial JK
Industrial Reinaldo Foresti
Jardim Alvorada
Jardim Andere
Jardim Atlântico
Jardim Áurea
Jardim Canaã
Jardim Cidade Nova
Jardim Corcetti
Jardim das Acácias
Jardim dos Pássaros
Jardim Estrela I
Jardim Estrela II
Jardim Europa
Jardim Itália
Jardim Mariana
Jardim Mont Serrat
Jardim Morada da Sol
Jardim Panorama
Jardim Petrópolis
Jardim Primavera
Jardim Renata
Jardim Ribeiro
Jardim Santa Mônica
Jardim Simões
Jardim Sion
Monte Castelo
N-R[editar | editar código-fonte]
Nova Varginha
Novo Tempo
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora das Lourdes
Padre Vitor
Park Urupês
Parque Bela Vista
Parque Boa Vista
Parque Catanduvas
Parque das Américas
Parque do Retiro
Parque Ileana
Parque Imperial
Parque Mariela
Parque Nossa Senhora das Graças
Parque Ozanan
Parque Rinaldi
Pinheiros
Princesa do sul
Rezende
S-Z[editar | editar código-fonte]
Sagrado Coração
Santa Luiza
Santa Maria
Santana
Santa Terezinha
São Francisco
São Geraldo
São José (corredor)
São Sebastião
Sete de Outubro
Três Bicas
Treviso
Vargem
Vila Adelaide
Vila Andere
Vila Andere II
Vila Avelar
Vila Barcelona
Vila Belmiro
Vila Bueno
Vila da Josefina
Vila Flamengo
Vila Floresta
Vila Isabel
Vila Maristela
Vila Martins (Fátima)
Vila Mendes
Vila Mendes II
Vila Morais
Vila Murad
Vila Nogueira
Vila Nossa Senhora dos Anjos
Vila Paiva
Vila Peloso
Vila Pinto II
Vila Pinto
Vila Registânea
Vila Santa Cruz
Vila Verde
Vila Vista AlegreO Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre VarginhaReferências? Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). «Lista por santos padroeiros» (PDF). Descubra Minas. p. 10. Consultado em 14 de setembro de 2017. Cópia arquivada (PDF) em 14 de setembro de 2017 ? Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. «Busca Faixa CEP». Consultado em 1 de fevereiro de 2019 ? a b «Divisão Territorial do Brasil» (XLS). Downloads - Geociências - Organização Territorial. IBGE. 26 de fevereiro de 2013. Consultado em 26 de março de 2013 ? «Áreas e limites 2010» (XLS). Downloads - Geociências - Organização Territorial. IBGE. 26 de novembro de 2012. Consultado em 26 de março de 2013 [ligação inativa]? a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 14 de outubro de 2018 ? «Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal, 2010 e 2013 - Todos os municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. PNUD. 2000. Consultado em 26 de março de 2013 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios». IBGE. Consultado em 20 de março de 2018 ? «As 15 melhores cidades para se viver em Minas Gerais - Sempre Família». Sempre Família. 24 de setembro de 2015 ? «ET de Varginha: 20 anos depois, veja o que aconteceu com os personagens». Sul de Minas. 21 de janeiro de 2016 ? «Incidente em Varginha | | TV Brasil». TV Brasil. Consultado em 14 de fevereiro de 2017 ? «A história oficial do ET de Varginha - ISTOÉ Independente». ISTOÉ Independente. 15 de outubro de 2010 ? «AIESEC em Varginha». Consultado em 28 de março de 2012 ? «Certificado de Outorga» (PDF). Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM. 31 de agosto de 2011. Consultado em 6 de abril de 2017
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Prefeitura de Varginha (em português brasileiro) Site Oficial
Câmara Municipal de Varginha (em português brasileiro) Site Oficial
G1. ET de Varginha: caso completa 20 anos com mistérios e incertezas
Isto É. A história oficial do ET de Varginha
Dados do IBGE de Varginha
Lago de Furnas
Aguanil | Alfenas | Alpinópolis | Alterosa | Areado | Boa Esperança | Cabo Verde | Camacho | Campo Belo | Campo do Meio | Campos Gerais | Cana Verde | Candeias | Capitólio | Carmo do Rio Claro | Coqueiral | Cristais | Divisa Nova | Elói Mendes | Fama | Formiga | Guapé | Ilicínea | Itapecerica | Lavras | Nepomuceno | Paraguaçu | Perdões | Pimenta | Ribeirão Vermelho | São João Batista do Glória | São José da Barra | Três Pontas | Varginhavde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [1] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)
vde Minas Gerais Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalBelo HorizonteDivisão regional vigente (desde 2017)Regiões geográficas intermediárias e imediatasDivisão regional extinta (vigente até 2017)Mesorregiões e microrregiõesRegiões Metropolitanas e RIDEsBelo Horizonte ? Vale do Aço ? Distrito Federal e EntornoMais de 500.000 habitantesBelo Horizonte ? Uberlândia ? Contagem ? Juiz de ForaMais de 200.000 habitantesBetim ? Montes Claros ? Ribeirão das Neves ? Uberaba ? Governador Valadares ? Ipatinga ? Sete Lagoas ? Divinópolis ? Santa LuziaMais de 100.000 habitantesIbirité ? Poços de Caldas ? Patos de Minas ? Teófilo Otoni ? Pouso Alegre ? Barbacena ? Sabará ? Varginha ? Conselheiro Lafaiete ? Itabira ? Araguari ? Vespasiano ? Passos ? Coronel Fabriciano ? Ubá ? Muriaé ? Ituiutaba ? Araxá ? LavrasSudeste, Brasil