desenvolvimento de loja virtual em Quiterianópolis


Encontre desenvolvimento de loja virtual em Quiterianópolis na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Loja

Casa térrea.
Pavimento térreo de, uma casa.
Casa para venda de mercadorias.
Oficina.
Habitação assobradada, ao rés do chão.
Casa de associação maçónica.


Loja

Designação do ânus da cavalgadura.


Virtual

Que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual.
Possível; susceptível de se realizar.
Potencial.
Diz-se do foco de um espelho, determinado pelo encontro dos prolongamentos geométricos dos raios luminosos.

Esta página ou seção precisa ser wikificada.Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.Editor: considere colocar o Mês e o Ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:wkf}} Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Quiterianópolis
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada ConceiçãoBandeiraBrasãoHino
Aniversário4 de junho de 1987 (32Â anos)
Fundação1987
Gentílicoquiterianopolenses
LemaBrava na Luta Corajosa no Amor
Padroeiro(a)Nossa Senhora da Imaculada Conceição
CEP63650000
Prefeito(a)José Barreto Couto Neto (SD)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Quiterianópolis no CearáQuiterianópolis Localização de Quiterianópolis no Brasil
05° 50' 34" S 40° 42' 03" O05° 50' 34" S 40° 42' 03" O
Unidade federativaCeará
MesorregiãoSertões Cearenses IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoSertão de Cratéus IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesNorte: Novo Oriente, Leste: Independência e Tauá, Sul: Parambu, Oeste: Assunção do Piauí e Pimenteiras (ambas no Piauí)
Distância até a capital410Â km
Características geográficas
Área1Â 040,955 km² [2]
População19Â 918 hab. IBGE/2010[3]
Densidade19,13 hab./km²
Altitude400 m
Climasemi-árido
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,625 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 61Â 703,083 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 2Â 941,18 IBGE/2008[5]Quiterianópolis é um município brasileiro do estado do Ceará localizado na região dos inhamuns ficando aproximadamente a 410Â km da capital Fortaleza suas vias de acesso são a BR-020 CE-187,351,Sua população estimada em 2008 é de 20.979 habitantes. É neste município que é encontrada a nascente do Rio Poti que banha todo seu território.Índice1 Etimologia
2 História2.1 Formação administrativa
2.2 Quitéria de Lima
2.3 Vila Coutinho
2.4 Quiterianópolis
2.5 Histórico Religioso
2.6 Histórico Político
2.7 Datas comemorativas
3 Geografia3.1 Clima
3.2 Relevo
3.3 Solos
3.4 Vegetação
3.5 Hidrografia
4 Campeonato Quiterianopólis Downhill4.1 1º Campeonato Downhill 2013
4.2 2º Campeonato Downhill 2014
5 Cultura
6 Comidas Típicas
7 Agricultura
8 Recursos Hídricos
9 Artesanato
10 Eventos
11 Referências
12 Ligações externasEtimologia[editar | editar código-fonte]
Primitivamente recebeu a denominação de Santa Quitéria em homenagem a Quitéria de Lima, que construiu a capela local, em 1853. Em 1938 passou a denominar-se Vila Coutinho e, desde 1987, Quiterianópolis.História[editar | editar código-fonte]
Formação administrativa[editar | editar código-fonte]
Em 1933 "Quiterianópolis" conseguiu ser elevada à categoria de distrito independenciano, ainda com o nome de "Santa Quitéria". Em 1938 Santa Quitéria mudou o nome para "Coutinho". Em 1963, Coutinho se emancipou em relação à "Independência", e anexou o distrito "Algodões". Em 1965 Coutinho foi novamente rebaixado a distrito de Independência. Em 1987 Coutinho foi novamente emancipado, já sob o nome Quiterianópolis, e anexou dois distritos independencianos: Algodões e "São Francisco".[6] Foi elevado à categoria de município com a denominação de Quiterianópolis, pela lei estadual nº 11330, de 04 de junho de 1987, alterado pela lei estadual nº 11485, de 20 de julho de 1988, desmembrado de Independência. Sede no atual distrito de Quiterianópolis ex-Coutinho.
Atualmente Quiterianópolis possui 4 distritos:[7]Algodões
Quiterianópolis (distrito-sede)
São Francisco
Baixio
Quitéria de Lima[editar | editar código-fonte]
Quiterianópolis era uma fazenda pertencente a Quitéria Gonçalves de Lima e seu esposo Tenente José Nunes Batista; localizada as margens do Riacho Itaim isto no século XVIII, hoje denominado Rio Poty. Chamava-se fazenda Santa Quitéria, em relação à dona da terra que doou uma área para servir de cemitério; pois já havia sepultado muita gente no local. A necessidade de construir uma capela era muito grande para que os moradores praticassem suas devoções, pois tinha de costume rezar o terço nas casas.
No ano de 1778, foram a Marvam no estado do Piauí, falar com o Vigário daquela paróquia pedir uma licença para construir uma capela nesta fazenda em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e assim fizeram: construíram a capela. Em 19 de maio de 1788 o casal resolve doar os bens para a manutenção e construção final da capela, sendo meia légua de terra em quadra, seis éguas e trinta vacas; ficando responsáveis os senhores: João Pereira de Lima com a Igreja, Tenente José Lopes com as terras e ao Cel. Raimundo de Oliveira as vacas e éguas.
O termo de doação foi realizado na Vila de Piranhas (Crateús) e registrado no Cartório Mourão (Castelo do Piauí). Naquela época toda a nossa região pertencia ao Piauí, a capela fazia parte da freguesia de Oeiras, Diocese de São Luis do Maranhão. Ao decorrer do tempo eles faleceram e apareceu um herdeiro do casal, vindo do estado da Bahia, mas o mesmo respeitou a decisão da saudosa família.
O tempo passou novos moradores chegavam e o povoado cresceu; foi criado um cartório de registro civil, casamento, sendo que os casamentos eram celebrados nas fazendas. No dia 03 (três) de setembro de 1925, foi criado o cartório de registro civil neste povoado, sendo nomeado como primeiro oficial o Senhor José Daniel Vieira, que atuou por alguns tempos; vindo assumir então os Senhores: José Pessoa Filho, Manuel Marques do Vale, Raimundo Fernandes de Souto, Antonio Lira Coutinho, José Fernandes Sales e em 1959, tomou posse como tabelião: Raimundo Vieira do Vale, que atuou até o ano de 1993, somado 48 anos e nove dias de trabalho incluindo sábados e dias santos.
Raimundo Vieira do Vale foi um dos nossos historiadores. Homem simples e humilde com uma vasta educação simbólica familiar; nasceu em 12/04/1923 e faleceu em 28/04/2003. O então povoado de Santa Quitéria, passou a pertencer ao estado de Ceará, distrito de Independência. As dificuldade eram grandes, o transporte era através de animais, as doenças eram curadas com raízes de ervas, médicos, enfermeiros não existia na região só existia uma parteira a Senhora Antonia Maria da Conceição ou Mãe Tainha, única parteira existente que deslocava-se nas costa de um animal para fazer os partos e no período invernoso atravessava o rio ou riacho em cama de coro de gado.Vila Coutinho[editar | editar código-fonte]
Em 19 de novembro de 1939, passou de povoado de Santa Quitéria para Vila Coutinho; na época tinha como representantes do povoado os senhores: Macário de Sousa, conhecido por Padre da Vizinha e os políticos Miguel Eusébio Gomes Coutinho e João Gomes Coutinho que foram homenageados com o nome da Vila, os dois representantes: Um era tio e outro pai do ex-deputado Alceu Vieira Coutinho sendo o único formado em direito.
No período de Vila Coutinho os grandes fazendeiros da época eram os senhores: Francisco Domingos, Manoel Zacarias, Hildo Oliveira, Francisco Pedrosa, Macário Souto, João Sales e outros que possuíam lojas de tecidos e armazéns.
O comercio era com agricultura que plantavam: cana de rapadura, mandioca, algodão, milho, feijão, oiticica, fava, mamona, em que vendiam para os armazéns e compravam os produtos para a manutenção anual.
Os meios de comunicações usados eram cartas enviadas por um mensageiro até a cidade mais próxima; nesta época existia em media umas 50 casas de famílias, isto é nos anos 1950.
Os políticos natos do distrito de Vila Coutinho eram: vereadores
63 a 66 João Francisco de Lacerda e Manoel Francisco de Lacerda
67 a 70 Leonel Gonçalves,
Miguel Francisco de Melo; 70 a 72
Neste período de Vila Coutinho foram construídas algumas obras de boa importância para a região como: Açude do Gentil em 1952; Escola Jerônimo Alves de Araújo, concluído em 1962 que passou 4 anos para ser construída com o apoio do político Jerônimo Alves de Araújo; Grêmio Recreativo em 1969, por um grupo de jovens, na época conhecidos por JAC (Juventude Agrária Católica); Açude Novo, em 1972, Barragem Colinas, em 1980 com o apoio do político Alceu Coutinho e em 1983 a Escola Roberto Antunes de Freitas por intermédio do deputado Claudino Sales, com recursos estaduais em um terreno da prefeitura a qual o prefeito Adonias Carneiro Portela registrou como municipal, onde funcionou a CNEC (Centro Nacional da Escola na Comunidade), a única escola particular da comunidade que assumiu a responsabilidade e manutenção do prédio por 20 anos desde a construção evoluindo o nosso conhecimento com o ensino de 1º Grau e em 1991, veio a conclusão da primeira 1ª turma de alunos do ensino médio ?pedagogia? sendo a escola mais desenvolvida de Quiterianópolis.
A escola Roberto Antunes de Freitas conseguiu concluir 08 turmas de ensino médio em pedagogia e 2 em científico. Por dificuldades financeiras fechou as portas em 2000, más sabemos que foi uma escola que ajudou muito na educação e desenvolvimento do nosso município.
Em 1987, o progresso começou a chegar em Vila Coutinho com ramal de pavimentação da estrada que liga o trevo sitio a nossa Vila, sendo inaugurada em 27/02/1987,com o apoio do governo em exercício, Dep. Antonio Câmara.
A primeira emancipação de Vila Coutinho foi em 1968, o nome escolhido foi Quiterianópolis por o Sr. João Sales Fernandes, mas alguns políticos derrubaram e voltou a ser a mesma de antes, depois tornaram a requerer em uma união mais forte dos vereadores do povoado sendo: Zacarias Antunes de Freitas e Domingos pedrosa de Sousa, e do jovem Wilson Cláudio Bonfim que elaboraram um documento e colheram 501 assinatura e continuaram a luta junto ao Deputado Antonio Gomes Câmara, que em 1985 conseguiu a eletrificação para Vila Coutinho e em 1986 prepararam uma eleição em forma de plebiscito com nome Diga Sim Quiterianópolis, 06 de outubro e assim ocorreu a eleição.
No dia 15 de maio de 1987, a Assembleia Legislativa, decretou a Emancipação do município de Quiterianópolis através do decreto da Lei Nº. 11.330 publicada no diário oficial em 04 de Junho de 1987.Quiterianópolis[editar | editar código-fonte]
Em 20 de março de 1988 foi criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quiterianópolis por um grupo de pessoas, com o apoio do Pr. Maurício e Dom Fragoso em que assumiu uma comissão provisória até o dia 21 de outubro de 1990, a data em que foi eleito o primeiro presidente do STRQ, Antonio de Moura Silva.
O STRQ começou seus trabalhos com uma equipe bem organizada, especialmente pelos baluartes Pr. Maurício e o Bispo Dom Fragoso que sempre foram os defensores da classe sofrida em especial aos trabalhadores rurais.
O STRQ, já tem sede própria situada a Rua Alexandre Melo S/n ? Centro, e continua trabalhando defendendo os direitos e deveres dos agricultores e agricultoras da classe mais sofrida.
Quiterianópolis abrange uma área de 1.202Km², em relação ao estado de 0,82. e altitude: 400m. latitude: 5º50?, longitude: 40º42?, localizado na Região dos Inhamuns a 397Km da capital Fortaleza.Histórico Religioso[editar | editar código-fonte]
Em 1853 foi criada a paróquia de Independência, que daí passou a capela de Santa Quitéria, junto às capelas de Vertente, Novo Oriente e Tranqueiras a pertencê-las a Independência. Mais só em 1889 a Paróquia deixou de pertencer a Diocese do Maranhão, ficando pertencendo ao Ceará Diocese de Sobral.
Em 1964 foi criado a Diocese de Crateús e seu primeiro Bispo foi Dom Antonio Batista Fragoso e daí passou a Paróquia de Independência a fazer parte da nova Diocese, surgiu o plano de conjunto diocesano que despertou nas comunidades a ação comunitária, em Santa Quitéria, São Francisco e Santa Rita, criando a equipe de trabalhos pastoral envolvendo jovens e famílias nos grupos de: Tríduo Catequético, JAC (Juventude Agrária Católica). Que deixou muito exemplo. Na época foi construído o clube da juventude em Santa Quitéria que teve o nome de Grêmio Recreativo tendo o esforço de muitos pais de famílias e juventude local, até hoje existe esse clube de grande utilidade para a nossa comunidade, com o mesmo nome.
Por volta de 1974, foi dividida em duas áreas a Paróquia de Independência ficando a região de Santa Quitéria registrada como área do pé da serra composta por 25 comunidades mais sendo acompanhada pela equipe paroquial de Independência. Em 1975, foi criada uma mini-secretaria onde passou a atender o povo do pé da serra com: encaminhamentos de processos matrimoniais, anotações de batizados, vendas e resgate do patrimônio da Vila que financeiramente passou a se sustentar.
Em 1980, foi criado o plano, unir-se para um mundo irmão, levando em conta a integração de mais membros na equipe paroquial. A região do pé da serra ficou sendo acompanhada por Ana Tassamole, Luzia e Cecília Torres e tivemos um grande avanço nos trabalhos sobre tudo na linha da Educação Política, Educação Sindical e Pastoral da Terra.
Em 1984, tivemos a presença de um Padre que passou a morar em nossa região na comunidade de Barra dos Ricardos Padre Geraldo Faber que deu destaque nos trabalhos da CPT foi então que muitos trabalhadores tomaram consciência de seus direitos e deveres, formaram equipes e implantaram o trabalho de mutirão envolvendo homens, mulheres e jovens; a partir daí muitas organizações surgiram entre elas a fundação do sindicato dos trabalhadores rurais de Vila Coutinho a antiga Santa Quitéria.
Em 1988 passamos a ter em nossa paróquia uma equipe paroquial definitiva tendo como vigário Padre Mauricio Cremasche, dando continuidade a todos os trabalhos existentes e criando novas pastorais entre elas o grupo de consciência negra, hortas comunitárias, pastoral do batismo, criação de ministros do batismo. Nos planos pastorais tivemos grandes avanços, quando passamos a trabalhar nas quatro linhas que se tornaram prioridades. Fé, organização comunitária, formação e lutas; nesse período a área pastoral já contava com 45 comunidades organizada com: celebrações, catequese e trabalhos comunitários, até aí todos os registros dos sacramentos eram registrados em Independência e só a partir de 1993 passamos a fazer registro na própria área do pé da serra. Contamos com dez capelas organizadas com festa de seus Padroeiros, novenários nos tempos fortes.
Em 15/08/2003, foi oficializada a paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, tendo como seu primeiro pároco Padre Pedro Del Fabbro, que já morava á 06 anos nessa área, filho da Itália pessoa zelosa na ação pastoral como convém ao povo de Deus e fiel as orientações da igreja Diocesana, hoje a paróquia de Quiterianópolis tem como área de 60 comunidades entre elas 25 capelas com suas organizações de festas de padroeiros(as) e celebração da palavra aos domingos, catequese, pastoral da criança atuando em algumas comunidades, pastoral do dízimo, pastoral da Família e associações. Na sede tínhamos a Igreja Matriz, salões comunitários nos bairros, bem como o centro comunitário localizado em um dos bairros com a finalidade de atender melhor a juventude e catequese tendo área bem ampla e quadra esportiva.
Foi demolida a antiga casa paroquial, pois não tinha mais estrutura para acolher a equipe que residia na cidade. Tivemos a ideia de trabalhar e construir uma nova casa e conseguimos com o conselho econômico da Diocese a ficar com as entradas do patrimônio que até então eram depositadas no patrimônio comum, e com a ajuda da comunidade e amigos da Itália conseguimos concluir esse sonho, continuamos a trabalhar e dois anos depois construímos a casa das irmãs. Continuamos o sonho de construir um novo templo com uma estrutura ampla e moderna onde pode acolher melhor seus fiéis a Igreja da Santíssima Trindade o número existente, e em 11 de junho de 2006 fizemos a inauguração. Conseguimos realizar essa obra com partes do patrimônio, projeto de advênia, ajuda da comunidade. Concluindo a paróquia hoje conta com 25 capelas a Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a nova Igreja Santíssima Trindade a Melhor Comunidade. O município está dividido em cinco Santuários localizados nos bairros com momentos de oração uma vez por semana e planejamentos das ações de áreas.Histórico Político[editar | editar código-fonte]
José Francisco Costa (Geson)
Empossado em 01 de Janeiro de 1988 no antigo Posto de Saúde, hoje atual Prefeitura Municipal de Quiterianópolis, José Francisco Costa, que construiu vários calçamentos na sede e nos distritos, comprou vários transportes de utilidades para o município, construiu estradas fazendo acesso aos povoados e cidades vizinhas, trabalhando diretamente para o homem do campo.
Segundo Prefeito - Domingos Pedrosa de Sousa
Na segunda gestão de 1993 a 1996, tendo como prefeito o Sr. Domingos Pedrosa de Sousa, período em que foi reconstruído a Praça da Matriz, colocou energia em varias comunidades e trabalhava em sentido ao lazer e diversão.
Terceiro Prefeito - Francisco Vieira Costa
Na terceira gestão de 1997 a 2000, tendo como prefeito o Sr. Francisco Vieira Costa, construiu vários prédios escolares, implantou o transporte escolar em prol de uma educação melhor e com verba da COELCE construiu o colégio Estadual Maria José Coutinho, colocou energia em varias localidades do município em parceria com o Projeto São José, sabendo que o mesmo trabalhou direcionada a educação e ao esporte.
Quarto Prefeito - Antonio Luiz Coutinho Carvalho
Na Quarta gestão de 2000 a 2004, tendo como prefeito o Sr. Antonio Luiz Coutinho Carvalho, um prefeito seguro que trabalhou sem distinguir o adversário e procurou trabalhar por dentro da lei e sua administração foi direcionada ao meio social cultural e contribuindo muito para o homem do campo e classe de professores.
Quinto Prefeito - Francisco Vieira Costa
Na gestão de 2005 a 2008 temos como prefeito em sua segunda gestão o Sr. Francisco Vieira Costa com dois anos de mandatos trabalhando diretamente para a classe mais sofrida e reformando prédios escolares com amplas estruturas.
Sexto Prefeito - José Barreto Couto Neto
Gestão 2013 a 2016 temos como prefeito o Sr. José Barreto Couto Neto, com pouco menos de dois anos de administração sua gestão visa a melhoria do desenvolvimento do município e tem como objetivo melhora as áreas da saúde e educação e infraestrutura e os setores do meio ambiente cultura esporte e segurança.Datas comemorativas[editar | editar código-fonte]
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição comemorado no dia (15 de agosto)
Aniversário de emancipação da cidade (4 de junho)
Geografia[editar | editar código-fonte]
Clima[editar | editar código-fonte]
Tropical Quente Semi-árido, com pluviosidade de 605,7Â mm e temperatura média entre 24° e 26Â °C.Relevo[editar | editar código-fonte]
Depressão Sertaneja, Planalto da Ibiapaba.Solos[editar | editar código-fonte]
Bruno não Cálcico, Latossolo Vermelho-Amarelo, Planossolo Solódico e Podzólico Vermelho-Amarelo.Vegetação[editar | editar código-fonte]
Carrasco, Floresta Subcaducifólia Tropical Pluvial, Floresta Caducifólia Espinosa, Caatinga
Arbustiva Aberta[8].Hidrografia[editar | editar código-fonte]
Açude Colina (bacia do Parnaíba)
Açude Gentil
Açude Novo
Campeonato Quiterianopólis Downhill[editar | editar código-fonte]
1º Campeonato Downhill 2013[editar | editar código-fonte]
A cidade de Quiterianópolis, nos Inhamuns, foi palco do 1º Circuito Nordestino de Skate (Downhill 2013). A competição contou com 40 competidores das cidades Fortaleza, Recife, Natal e Quiterianópolis. O vencedor da categoria principal foi o fortalezense Erickson Fox.
Os esportistas se dividiram nas categorias máster (Adultos), coroas (Senhores acima dos 40), mirins (Crianças), boys (Adolescentes) e feminino e júnior men (Acima dos 18 anos). Houve premiação recheada de R$ 1 mil e kits valor de R$ 2 mil reais (rodas e pranchas de skate).
O evento foi promovido pela Ceará radical Sports Club (CRSC) e proporcionou lazer e entretenimento para atletas e o público presente. As avenidas Laurindo Gomes e Acadêmico Deusdete Pedrosa e a Rua Tenente José Lopes teve o trânsito de veículos interrompido. Tudo isso para oferecer mais segurança aos competidores e ao público presente.
É a primeira vez que a cidade sedia uma competição dessa natureza e os organizadores do evento ficaram surpresos com a quantidade de competidores e de pessoas que prestigiaram o campeonato. As laterais das principais ruas de Quiterianópolis ficaram lotadas de gente de todas as idades que observavam atentas as manobras arriscadas dos skatistas.
O presidente da CRSC, Rafael Vale, comentou que Quiterianópolis já integra o Circuito Nordestino de Skate Longo e objetivo dessas competições é incentivar a prática do skate em Quiterianópolis, além de ajudar desenvolver o turismo esportivo na nossa região. O presidente ressaltou o apoio que recebeu para realização do Downhill. ?Estamos tendo o apoio incondicional da prefeitura, através do prefeito Dr. Barreto, do Departamento de Esportes, e também da Câmara de Vereadores?, destacou Rafael Vale.
O chefe do Departamento de Esportes, Manoel Oliveira (Lascadim), compôs a comissão organizadora da competição e deu total apoio ao evento. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância com profissionais socorristas de plantão para atender alguma ocorrência com os competidores.
O campeonato contou com a participação de veteranos do skate, como é o caso do pernambucano Guilherme Júnior. Ele foi o precursor do skate no Norte e Nordeste e hoje preside a Associação Pernambucana de Downhill. ?Parabenizo o Rafael Vale (Hector) e a cidade pela realização desse evento. Foi muito bom porque tivemos a oportunidade de integrar uma etapa do circuito Norte e Nordeste de skate?, comemorou.
O vice-presidente da CRSC, Joel Eudózio, se mostrou bastante satisfeito com o resultado da competição e surpreso com a repercussão do evento. ?Este campeonato já faz parte do calendário oficial de nossa organização para Quiterianopólis e vamos trabalhar, mais ainda, para que nossos atletas disputem campeonatos em outras cidades e estados?, adiantou.2º Campeonato Downhill 2014[editar | editar código-fonte]
O campeonato reuniu competidores locais, do norte, nordeste e internacionais. O evento foi promovido pela prefeitura municipal de Quiterianópolis sob a administração do prefeito José Barreto Couto Neto e a Birdstown Surf and Skate.
O campeonato Downhill 2014, foi bem sucedido acontecendo no dia 20 de Abril na cede da cidade. A competição contou com atletas nas categorias Open (geral), Master (acima de 30 anos), Feminino, Junior (de 13 a 17 anos) e Mirim (até 12 anos). concorreram a uma premiação geral de 2 mil reais.
A vencedora na categoria feminina, Mirla Vieira Lima, foi uma das atletas representantes locais do município. Outro vitorioso foi o veterano de skate, Guilherme Júnior, que já estava presente no campeonato anterior e o mesmo promete estar presente nas futuras competições.Cultura[editar | editar código-fonte]
Manifestações Religiosas;
Reisado;
Dança de São Gonçalo;
Quadrilhas Juninas;
Artesanato
Vaquejada;
Comidas Típicas[editar | editar código-fonte]
Baião de Dois;
Mungunzá;
Vatapá;
Feijoada;
Beiju Seco;
Bolo de Milho
Cuscuz;
Tapioca da Serra;
Pamonha;
Canjica;
Arroz Doce;
Agricultura[editar | editar código-fonte]
A agricultura e uma das principais fonte de Renda da Maioria da População que vive no campo, E feito Cultivo de Milho, Feijão, Fava no período do chuvoso a também o cultivo deplantas frutíferas e hortaliças que vem ganhando um grande espaço nos últimos anos nesta região de solos férteis.
Recursos Hídricos[editar | editar código-fonte]
A principal fonte de abastecimento da cidade e o açude Colinas com capacidade de para armazenar 3 milhões de metros cúbicos de água, e o primeiro a represar as aguas do Rio Poty sua nascente fica na Fazenda Jatobá, há cerca de 40Â km da Sede de Quiterianópolis.Artesanato[editar | editar código-fonte]
Crochê;
Ponto Cruz;
Pintura;
Artesanato em Madeira;
Artesanato em Telhas de Cerâmica;
Sandálias de Pneu ou Couro;
Chapéu de Palha;
Vassouras de Garrafa Pet;
Cocheiras de Pneu;
Bonecas de Pano;
Eventos[editar | editar código-fonte]
Circuito Nordestino de Skate (Downhill 2013 e 2014) - Abril
FEAFQ (Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Município de Quiterianópolis) - Maio
Aniversario de Emancipação Política - Junho
Festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. - Agosto
Campeonato Quiterianópolense de Futebol - Novembro a Dezembro
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=231126&search=ceara%7Cquiterianopolis? IBGE cidades. Página visitada em 31 de dezembro de 2012.? Perfil básico municipal - Quterianópolis. Página visitada em 31 de dezembro de 2012.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Mapa de Quiterianópolis e municípios vizinhos
Mapa de Quiterianópolis e municípios vizinhos
Mapa de Quiterianopolis
Página do IBGE
Página do Ceará
Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.vdeSertão dos InhamunsMunicípios
Aiuaba
Arneiroz
Parambu
Quiterianópolis
Tauá
Educação e Cultura
Faculdade de Educação, Ciências e Letras
Museu Regional
Rádio Difusora
Pessoas
Antero José de Lima
Fausto Barreto
João Filipe Pereira
Joaquim Pimenta
Jovita Feitosa
Portal do Ceará
Portal do Ceará Portal da geografia