desenvolvimento asp em São Pedro do Butiá


Encontre desenvolvimento asp em São Pedro do Butiá na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Município de São Pedro do Butiá
"O jardim missioneiro"BandeiraBrasãoHino
Fundação20 de março de 1992 (27 anos)
Gentílicobutiaense
Prefeito(a)Martinho Berwanger (PP)(2017 – 2020)
Localização
Localização de São Pedro do Butiá no Rio Grande do SulSão Pedro do Butiá Localização de São Pedro do Butiá no Brasil
28° 07' 26" S 54° 53' 13" O28° 07' 26" S 54° 53' 13" O
Unidade federativaRio Grande do Sul
MesorregiãoNoroeste Rio-grandense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoCerro Largo IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesSão Paulo das Missões, Salvador das Missões, Rolador e Roque Gonzales
Distância até a capital510 km
Características geográficas
Área107,631 km² [2]
População2 987 hab. Censo IBGE/2016[3]
Densidade27,75 hab./km²
Altitude194 m
ClimaSubtropical úmido
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,808 muito alto PNUD/2000 [4]
PIBR$ 58 484,876 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 20 813,12 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeiturawww.saopedrodobutia.rs.gov.brSão Pedro do Butiá é um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
São Pedro do Butiá localiza-se a uma latitude 28º07'28" sul e a uma longitude 54º53'14" oeste, estando a uma altitude de 194 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.867 habitantes.
"Wir freuen uns auf Euern Besuch!" ou "Nos contentamos com a sua visita" - são as boas-vindas em alemão e em português que refletem a riqueza humana bilíngüe de um dos mais novos emancipados municípios riograndenses, o qual se apresenta oficialmente com o dístico de que é "O Jardim Missioneiro".Índice1 História
2 Turismo
3 Cidade-irmã
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
São Pedro do Butiá foi colonizado em 1907 pelo pioneiro Pedro Thomas. Logo vieram mais famílias, todas de ascendência[6] alemã, as quais formaram a base da próspera comunidade butiaense atual.
O dialeto alemão mais comum nesta região é comumente chamado de Hunsrückisch (brasileiro), também conhecido na região como Hunsrückisch Platt. Uma referência moderna e mais formal que está sendo utilizada é Riograndenser Hunsrückisch ou hunsriqueano riograndense (em português).
Mas o pomerano ou o Pommersch Plattdeutsch também é conhecido e praticado na região.
Nas últimas décadas este linguajar alemão regional sofreu graves perdas devido às políticas culturais punitivas de nacionalização de Getúlio Vargas que atingiram todos os grupos minoritários lingüísticos (de imigração, alóctones) do Brasil meridonal, desde os teuto-brasileiros aos ítalo-brasileiros, dos brasileiros de origem japonesa aos brasileiros de origem polonesa e iídische (falada principalmente em Porto Alegre na época), entre outros grupos mais.Turismo[editar | editar código-fonte]
"Komm und mach mit!" ou "Venha e participe!": A ExpoButiá Missões - Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Cultural e São Pedro do Butiá é um dos eventos mais significativos do município.
A primeira e histórica ExpoButiá ocorreu em 17-19 de março de 2000, festejando o oitavo aniversário do município.
Entre as muitas atividades anuais se destacam: o Rodeio Crioulo, a Mostra da Suinocultura, a Expo de Viveiros e Plantas Ornamentais, a Festa do Búfalo, as Estandes com Laboratórios de Física/Universidade de Ijuí - UNIJUÍ, os espetáculos musicais e de muito chope.
Também os concursos das mais belas jovens da localidade fazem parte da festa, como é comum em todas as zonas de colonização alemã, italiana e polonesa do sul do país.
A Igreja Matriz em estilo neo gótico da católica, localizada no centro, é o ponto mais impressionante da arquitetura local. As casas mais antigas também refletem todo um processo de transição e aculturamento do teuto-brasileiro ao mainstream da sociedade brasileira dominante.
Em 11 de dezembro de 2008 foi inaugurado o "Monumento a São Pedro" e o "Centro Germânico Missioneiro", duas importantes atrações para o desenvolvimento do turismo no município. O Monumento a São Pedro, é uma estátua em concreto de 30 metros de altura. Dentro da estátua há uma capela com uma cruz missioneira de 10 metros de altura. Ao pé da cruz encontram-se relíquias trazidas da Terra Santa. O Centro Germânico Missioneiro é um complexo de quatro casas em estilo alemão, que contam com sala de exposições, restaurante, museu e venda de produtos coloniais.[7][8]
Entre as atividades tradicionais favoritas dos residentes de São Pedro do Butiá se destacam o futebol, o boliche (chamado localmente de bolão ou Kecheln no dialeto alemão) e a dança.Cidade-irmã[editar | editar código-fonte]
Belém - desde 13 de maio de 2008[9]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Região das Missões
Lista de municípios do Rio Grande do Sul
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação
Colonização alemã no Rio Grande do Sul
Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE; IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? «Ele tem descendência italiana ou ascendência italiana?». Folha Online. Consultado em 12 de outubro de 2009 ? «A Tribuna Regional: Monumento a São Pedro com 30 metros de altura será inaugurado na noite desta quinta-feira». www.atribunars.com.br ? «Zeho Hora: São Pedro é inaugurado hoje». www.clicrbs.com.br ? «Missões firma Tratado de Irmandade com a Palestina». www.rotamissoes.com.br [ligação inativa]
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da Prefeitura Municipal
Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul
Portal do Brasil Portal do Rio Grande do Sul

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO ASP EM SÃO PEDRO DO IGUAÇU


desenvolvimento asp em São Pedro do Iguaçu

Encontre desenvolvimento asp em São Pedro do Iguaçu na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO ASP EM SÃO PEDRO DO IVAÍ


desenvolvimento asp em São Pedro do Ivaí

Encontre desenvolvimento asp em São Pedro do Ivaí na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO ASP EM SÃO PEDRO DO PARANÁ


desenvolvimento asp em São Pedro do Paraná

Encontre desenvolvimento asp em São Pedro do Paraná na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO ASP EM SÃO PEDRO DO PIAUÍ


desenvolvimento asp em São Pedro do Piauí

Encontre desenvolvimento asp em São Pedro do Piauí na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO