desenvolvimento asp em Santa Filomena


Encontre desenvolvimento asp em Santa Filomena na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

 Nota: Para outros significados, veja Santa Filomena (desambiguação).Município de Santa FilomenaBandeira indisponívelBrasão indisponívelHino
Aniversário29 de setembro de 1997
Fundação1936 (83Â anos)
Gentílicosanta-filomenense
Prefeito(a)Cleomatson Coelho de Vasconcelos (PMN)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Santa Filomena em PernambucoSanta Filomena Localização de Santa Filomena no Brasil
08° 09' 46" S 40° 36' 57" O08° 09' 46" S 40° 36' 57" O
Unidade federativaPernambuco
MesorregiãoSertão Pernambucano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoAraripina IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesnorte: Ouricuri; sul: Dormentes; leste: Santa Cruz e oeste: estado do Piauí.
Distância até a capital631Â km
Características geográficas
Área1Â 005,062 km² [2]
População14Â 172 hab. estatísticas IBGE/2015[3]
Densidade14,1 hab./km²
Altitude630 m
Climasemi-árido BShW
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,533 baixo PNUD/2010[4]
PIBR$ 63Â 298 mil IBGE/2013[5]
PIB per capitaR$ 4Â 528Â 70 IBGE/2013[5]Santa Filomena é um município brasileiro do estado de Pernambuco.Índice1 História
2 Política
3 Geografia
4 Relevo
5 Vegetação
6 Hidrografia
7 Referências
8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
A história de Santa Filomena-PE surgiu oficialmente em 1895, quando foi registrado um direito de posse com uma área de terra, pertencendo ao patrimônio da igreja nossa Senhora dos Remédios, sendo doado o terreno; uma parte por José Jacobina de Carvalho ao norte, a outra parte ao sul por Leonardo Rodrigues Coelho de Macedo, a posse da Fazenda para o direito da terra foi doada por Lucindo Rodrigues Coelho de Macedo, que doou 100 mil réis de posse pertencente à Fazenda Queimada, sendo registrado ainda no ano de 1895.
Nessa época Santa Filomena pertencia à comarca do município de Santa Maria da Boa Vista e recebeu o primeiro nome; ?Queimada do Máximo?. Segundo os antepassados em que viviam lá, diziam que um senhor chamado Máximo construiu a primeira casinha neste terreno, então a partir daí ficaram chamado de Queimada do Máximo .
Os donos das terras vizinhas quando viram a iniciativa de formar o povoado então se uniram e construíram casas.
Até 12 de agosto de 1934, este povoado era conhecido por Queimada. Mas a partir de 08 de setembro do mesmo ano o Padre Luiz Gonzaga Kehrle que era vigário de Araripina fez freguesia nessa localidade de Queimada que era Paróquia de Barra de São Pedro e deu o nome de Santa Filomena.
Com a mudança de prefeito em Ouricuri, o prefeito de nome Oliveira Pessoa mudou o nome de Santa Filomena para Munduri, onde comprovamos através de certidões de nascimento, casamentos e escrituras de imóveis registrados em cartórios.Quanto ao aspecto cultural o que mais predominou foi à religião, que segundo a origem do povoado formado há muitos anos atrás com o nome Queimada Máxima teve também a influência de Padres alemães e pessoas religiosas de outros países que vieram em missões de pregar a palavras de Deus, como não havia um lugar apropriado para isso resolveram fundar um povoado mesmo pequeno com poucos moradores construíram uma igreja com pedras, essa pequena igreja tinha como párocos os Padres José, Cizernando e Hagaap.
A diocese pertencia a Olinda e Recife, frei Henrique, pároco dessa diocese era de ordem Franciscana missionária saia a cavalo de Santa Maria da Boa Vista a destino a Caboclo, Cachoeira do Roberto e Petrolina para praticar os ofícios do catolicismo.
A necessidade da população por serviços religiosos em 1944 levou o padre Luiz Gonzaga Kehrle a construir uma igreja em outro local, desta vez não mais de pedra e sim de tijolos e cal. Essa nova igreja foi benta em 1949 quando veio pela primeira vez um bispo da diocese de Petrolina D. Avelar Brandão Vilella, e ela permanece até hoje tendo como padroeira Nossa Senhora dos Remédios cujo hino de louvor foi feito pelo professor, advogado e musico Reginaldo Bittemcurt de Castro que era baiano e veio lecionar em uma Escola em Caboclo município de Afrânio.
O nome de Munduri permaneceu de 1955 a 1956. E em 1956 através do empenho do vereador Raimundo de Castro Ferreira (Diquinho) que fez um abraço, Projeto de Lei em que foi aprovado com unanimidade de todos os vereadores e sancionado pelo prefeito, o nome de Santa Filomena que foi homologado oficialmente.
Em 29 de setembro de 1995 depois muitas solicitações populares e política Santa Filomena é emancipada a categoria de município. No ano seguinte [1996] houve a primeira eleição para prefeito, elegendo Geni Lemos de Vasconcelos, o qual assumiu o primeiro mandato em janeiro de 1997. Em 2000 aconteceu a segunda eleição, onde foi eleito o prefeito Pedro Gildevan Coelho Melo que assumiu seu mandato em 2001, em 2003 houve a terceira eleição onde foi reeleito Gildevan novamente que assumiu em 2004, em 2008 houve a quarta eleição em que foi eleita Evaneide Antonia de Melo a primeira prefeita mulher a assumir a prefeitura de Santa Filomena em que assumiu em 2009 a 2012. Em 2012 aconteceu a quinta eleição, onde foi eleito novamente o prefeito Pedro Gildevan Coelho Melo. Em 2016 aconteceu a sexta eleição, em que Cleomatson Vasconcelos (Filho de Geni Lemos de Vasconcelos - Primeiro Prefeito) foi eleito para governar entre 2017 e 2020
Santa Filomena no dia 29 de Setembro de 2017 vai completar seus 22 anos de emancipação política.
Quanto ao aspecto econômico a nossa região apresenta uma agricultura variada com produção de feijão, milho, mandioca e cana de açúcar, como também consiste na criação de animais bovinos, ovinos, caprinos, suínos e galináceos.
Hoje a população de Santa Filomena é de 13.759 habitantes, com densidade populacional 13,7 pessoas /km² com hectares de 100.506.Política[editar | editar código-fonte]
O Poder Legislativo do município de Santa Filomena-PE é composto de nove vereadores: Francisco Wallace Diniz Mororó [Wallace Mororó] (PTC), Valdir Texeira Delmondes [Valdir Teixeira] (PMN), Geandro Coelho de Vasconcelos [Geandro de Geni] (PMDB) Francisco Edclecio de Freitas Santos [Irmão Edclecio] (PSD), Adelvan da Silva Damasceno [Adelvan do Campo Santo] (PSL), Erislan Pereira de Souza [Erin de Cicero Henrique] (PSD), Francisco Danubio Leite Macedo [Danúbio Macedo] (PDT), Francisco Hermino Coelho [Chixico] (PMN) e Ailton de Souza Costa [Ailton do Sindicato] (PTN).
O Poder Executivo é comandado pelo Prefeito Cleomatson Vasconcelos (PMN). Como vice-prefeita, tem Alcilene Rodrigues (PTB).Geografia[editar | editar código-fonte]
Localiza-se a uma latitude 08º09'45" sul e a uma longitude 40º36'56" oeste, estando a uma altitude de 630 metros. Sua população estimada em 2007 era de 13.759 habitantes.
Podemos destacar como elemento geográfico e histórico curioso o fato de que apenas há alguns metros da zona urbana encontra-se a divisa do Estado do Piauí, sendo aí também a divisão natural das Bacias hidrográficas do São Francisco e Parnaíba. Na mesma divisa, onde atualmente se limita com Betânia do Piauí, referido território já foi Município de Jaicós (primeira cidade do Piauí a abolir a escravidão) e território de Oeiras, primeira Capital do Piauí.
O Município de Santa Filomena ainda tem uma porção de Serra denominada Serra do Inácio, com clima e vegetação diferenciados, sendo referida elevação geográfica uma ponta da Chapada do Araripe. Atualmente, abriga porções de terras dos Municípios de Ouricuri e Araripina, ambos de Pernambuco e Betânia do Piauí, Simões e Curral Novo, também do Piauí.
Santa Filomena possui 4 Distritos: Socorro, Campo Santo, Poço Comprido e Livramento.Relevo[editar | editar código-fonte]
O município de Santa Filomena está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja.Vegetação[editar | editar código-fonte]
A vegetação predominante é a caatinga hiperxerófila.Hidrografia[editar | editar código-fonte]
O município de Santa Filomena encontra-se inserido nos domínios da bacia do Rio Garça e em sua parte norte na Bacia Hidrográfica do Rio Brígida, ambos afluentes do Rio São Francisco. Tem como principais tributários são os riachos Grande, do Frade, do Peixe,dos Caldeirões, Mulungu, da Boa Vista, da Caipora, do Mocambo, das Piranhas e da Água Preta, todos de regime intermitente. O Município dispõe de algumas grandes barragens, tais como Zé Dodô, Amaro, Água Verde (divide com Dormentes), Inveja, Macarrão, Ribeira, Barra Bonita (divide com Dormentes) e Açude do Governo.Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Estimativa da população 2015 » População estimada » Comparação entre os municípios: Pernambuco». Estimativa Populacional - 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2015. Consultado em 11 de dezembro de 2015 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013 ? a b «Pernambuco » Santa Filomena » Produto Interno Bruto dos municípios - 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2015Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Ministério das Minas e Energia, 2005. Diagnóstico do município de Santa Filomena, Pernambuco.
Confederação Nacional de Municípios
Pernambuco de A-Z
Portal de Pernambuco
Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.