desenvolvimento asp em Monções


Encontre desenvolvimento asp em Monções na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.

Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2011). Ajude a inserir referências.O conteúdo não verificável pode ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Â Nota: Para outros significados, veja Monção (desambiguação).
 Nota: "Monções" redireciona para este artigo. Para o município paulista, veja Monções (São Paulo).
Céu nublado durante a monção nas montanhas de Vindhya, Índia central.
Distribuição mundial dos climas: a região coloridas com cor mais ciano-esverdiado designam as regiões de monções.
Regiões com clima do tipo Am.
Monção (do árabe: ???? [mausim], estação) é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais. A palavra tem a sua origem na monção do oceano Índico e sudeste da Ásia, onde o fenómeno é particularmente intenso. A palavra também é usada como nome da estação climática na qual os ventos sopram de sudoeste na Índia e países próximos e que é caracterizada por chuva intensa. Embora também existam monções em regiões subtropicais, por extensão, a designação de climas de monção ou climas monçónicos (tipo Am na classificação climática de Köppen-Geiger), é utilizada para designar o clima das regiões tropicais onde o regime de pluviosidade, e a consequente alternância entre estações seca e chuvosa, é governado pela monção.Índice1 Origem do termo
2 Causa das monções
3 Referências
4 Veja também
5 Ligações externasOrigem do termo[editar | editar código-fonte]
A palavra monção teve a sua origem na designação dada pelos antigos marinheiros árabes do noroeste do oceano Índico e do mar Arábico às periódicas mudanças de direcção do vento que ocorrem ao largo das costas da Índia e da Península Arábica, especialmente no mar Arábico, no golfo Pérsico e no noroeste do Índico, onde o vento sopra desde o sudoeste uma metade do ano e desde o nordeste durante a outra metade. A partir da designação árabe de ???? (mausim), a palavra foi-se estendendo pelos povos marítimos da região até ser incorporada na língua portuguesa a partir da qual expandiu-se pelos diversos idiomas europeus, onde o fenómeno é designado por termos com esta etimologia.Causa das monções[editar | editar código-fonte]
O efeito de monção é causado pelo aparecimento sazonal de grandes diferenças térmicas entre os mares e as regiões continentais adjacentes nas zonas próximas dos bordos externos da célula de Hadley. A diferença de temperaturas gera-se devido à muito menor capacidade térmica das superfícies emersas face às regiões marítimas. Na realidade, os materiais geológicos que constituem os solos têm uma capacidade térmica relativamente baixa quando comparada com a da água, a que acresce o facto da variação de temperatura em geral não se propagar em cada estação do ano para além do 1 a 1,5 m abaixo da superfície. Esta realidade contrasta com a superfície dos mares, onde à muito maior capacidade térmica da água acresce a existência de convecção e de vorticidade induzida pelos ventos e chuvas que levam ao aparecimento de uma camada de mistura, de temperatura relativamente homogênea, que em geral ronda os 50 m de espessura.
Gráfico climático para BombaimJFMAMJJASOND
Â
Â
0
Â
29
19Â
Â
0
Â
29
20Â
Â
0
Â
31
22Â
Â
2
Â
32
25Â
Â
12
Â
33
27Â
Â
592
Â
32
26Â
Â
681
Â
30
25Â
Â
488
Â
29
24Â
Â
307
Â
30
24Â
Â
61
Â
32
24Â
Â
23
Â
33
23Â
Â
2
Â
31
21Temperaturas em °C ? Precipitações em mmFonte: Canal do tempoLogo, a quantidade de calor que em cada estação quente é absorvida e acumulada nas águas do mar e é incomparavelmente maior do que a que acumulada em terra. Como consequência, as zonas terrestres aquecem com muito maior rapidez durante a estação quente, mas também arrefecem com ainda maior rapidez durante a estação fria.
Em resultado destas diferentes dinâmicas, durante o Verão a terra está mais quente que a água do mar, pelo que o ar quente sobre a terra tende a subir, criando uma área de baixa pressão atmosférica sobre a região, a qual contrasta com o ar mais fresco situado sobre o mar onde se forma uma região anticiclónica. Por sua vez, esta diferença de pressão atmosférica cria um vento constante no sentido do mar para terra, transportando para sobre o continente ar marítimo rico em humidade. Este ar, ao ser elevado pelo efeito convectivo, particularmente quando está presente sobre a região a Zona de Convergência Intertropical ou pelo efeito da presença de montanhas, esfria, o que provoca condensação e as consequentes chuvas.
Durante o Inverno a situação inverte-se: as regiões continentais arrefecem rapidamente enquanto os mares adjacentes se conservam quentes. Em resultado, forma-se anticiclones sobre as regiões terrestres e baixas pressões sobre os mares adjacentes, passando os ventos a soprar de terra para o mar, em geral muito secos e frios.
Este efeito contrastante é tanto maior quanto maior for o contraste entre terra e mar, intensificando-se com a dimensão da região continental e com a temperatura do oceano. É essa a razão que leva a que o monção asiática seja a mais intensa, resultado da dimensão da Ásia e do contraste térmico existente entre as planícies da Ásia Central e da Sibéria face às águas tépidas do Oceano Índico e do Oceano Pacífico Ocidental. Naquela região, os ventos da monção asiática sopram, no Verão, do mar para o continente (monção marítima) e no Inverno o sentido é do continente para o mar (monção continental), quando a terra esfria rapidamente, mas os oceanos retêm o calor mais tempo.
Existem mais sistemas de monções, como a monção norte-americana, sentida entre julho e setembro no Arizona, Novo México, Nevada, Utah, Colorado, Texas e Califórnia. Também se referencia a monção do nordeste asiático, sentida entre dezembro e o início de março.
No subcontinente indiano, onde a presença da cordilheira dos Himalaia cria condições excelentes para a formação da monção, esta começa pelo sudoeste, na costa de Kerala, na Índia, geralmente na primeira quinzena de Junho. A monção de noroeste em Tamil Nadu começa habitualmente em Outubro.
À medida que se compreendeu melhor as monções, a sua definição foi-se ampliando de forma a incluir quase todos os fenómenos associados com o ciclo meteorológico anual verificado nos territórios tropicais e subtropicais dos continentes da Ásia, Austrália e África junto com os seus mares e oceanos adjacentes. Nestas regiões ocorrem as mudanças climáticas sazonais mais dramáticas da Terra.
Num sentido mais amplo, no passado geológico, sistemas monçónicos têm acompanhado sempre a formação de supercontinentes, como a Pangeia, com os seus climas continentais extremos.Trovoadas durante a monção norte-americana vistas de El Cajon, Califórnia. As trovoadas geradas pela monção raramente ultrapassam as colinas das Peninsular Ranges, deixando os céus limpos sobre a faixa costeira.ReferênciasVeja também[editar | editar código-fonte]
Clima da Índia
Vale depressionário das monções
Taça da Monção
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: As monções da Ásia forçam milhões a procurar refúgio(em inglês) National Weather Service: The North American Monsoon
(em inglês) North American Monsoon Experiment
(em inglês) Influence of monsoon winds
(em inglês) Meet the Indian monsoons at PBS.org
(em inglês) Arizona Central monsoon page
(em inglês) AMMA - African Monsoon Multidisciplinary Analyses
(em inglês) Ontario Weather Service: North American Monsoon Forecasting Project
(em inglês) Informação sobre as monções no arquivo de dados públicos do Goddard Space Flight Center
(em inglês) Definição e etimologia de moção no American Heritage Dictionary
vdeTipos de clima na classificação climática de Köppen-GeigerClimas tropicais - Grupo AEquatorial (Af) · Monçônico (Am) · Tropical de savana (Aw, As)Climas áridos - Grupo BDesértico (BWh, BWk) · Semiárido (BSh, BSk)Climas temperados - Grupo CSubtropical húmido (Cfa, Cwa) · Oceânico (Cfb, Cwb, Cfc) · Mediterrânico (Csa, Csb)Climas boreais ou continentais - Grupo DContinental húmido (Dfa, Dwa, Dfb, Dwb) · Continental (Dsa, Dsb) . Subártico (Dfc, Dwc, Dfd, Dwd) ·Outros tipos continental (Dsc, Dsd)Climas glaciais - Grupo EPolar (ET, EF) · Alpino (ET/H)

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO ASP EM MONDAÍ


desenvolvimento asp em Mondaí

Encontre desenvolvimento asp em Mondaí na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO ASP EM MONGAGUÁ


desenvolvimento asp em Mongaguá

Encontre desenvolvimento asp em Mongaguá na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO ASP EM MONJOLOS


desenvolvimento asp em Monjolos

Encontre desenvolvimento asp em Monjolos na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO ASP EM MONSENHOR GIL


desenvolvimento asp em Monsenhor Gil

Encontre desenvolvimento asp em Monsenhor Gil na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO