criar site rio de janeiro em Parazinho


Encontre criar site rio de janeiro em Parazinho na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Criar

Dar existência a.
Originar.
Inventar.
Gerar; produzir: _criou muitos filhos_.
Instituir, fundar: _criar asilos_.
Amamentar.
Educar.
Promover a procriação de: _criar gado_.
Cultivar.
Adquirir.


Criar

Encher-se de pus (uma ferida), resultante de picada: _tenho um dedo a criar_.


Criar

Ter dinheiro.


Criar

Afagar, acarinhar.


Rio

Curso de água natural, permanente ou temporário, navegável ou não, procedente de uma fonte única ou formado pela reunião de regatos ou correntes mais pequenas, e que desagua em outro curso de água ou no mar.


Rio

Aquilo que corre como um rio.
Grande quantidade de líquido: _chorou rios de lágrimas_.
Grande quantidade: _custou rios de dinheiro_.


Janeiro

Primeiro mês do ano, segundo a cronologia moderna e entre os antigos Romanos.


Janeiro

O cio dos gatos.


Janeiro

O mesmo que _durázio_.


Janeiro

Anos de idade: _já conta sessenta janeiros_.

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Parazinho
"Cidade dos Ventos"BandeiraBrasãoHino
Aniversário12 de Julho
Emancipação08 de maio de 1962 (57Â anos)
Gentílicoparazinhense
Padroeiro(a)Nossa Senhora de Nazaré
CEP59586-000
Prefeito(a)Carlos Veriano de Lima (PMN)
Localização
Localização de Parazinho em {{{estado}}}Parazinho Localização de Parazinho no Brasil
05° 13' 22" S 35° 50' 16" O05° 13' 22" S 35° 50' 16" O
Unidade federativa{{{1}}}
Região intermediária
Natal IBGE/2017[1]Região imediata
João Câmara IBGE/2017[1]Municípios limítrofesJoão Câmara, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Pedra Grande], Jandaíra, São Miguel do Gostoso e Touros
Distância até a capital111Â km
Características geográficas
Área258,025 km² [2]
População5Â 201 hab. estimativa IBGE/2018[3]
Densidade20,16 hab./km²
ClimaCaatinga
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,549 baixo PNUD/2010[4]
PIBR$ 17Â 641,383 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3Â 585,65 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeiturahttp://www.parazinho.rn.gov.br/Parazinho é um município no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Com um área territorial de 258.025Â km² e população, conforme estimativas do IBGE de 2018, de 5Â 201[3] habitantes, sua densidade demográfica é de 17,64 hab/km².Histórico[editar | editar código-fonte]
O povoado nasceu numa simples fazenda de gado edificada em terreno seco e com difícil acesso à água, porém localizado numa área de grande produção algodoeira, núcleo de convergência das safras da Serra Verde. Com a alta produção do algodão na região que tinha à frente o dinâmico líder João Severiano da Câmara, o território começava a crescer com o grande número de pessoas que lá chegavam e que transformaram o povoado num acampamento mercantilista, centro de negócios e escritório comercial, lugar que recebia e expedia o algodão para a sede do município.
No ano de 1930, o povoado de Parazinho já contava com a infraestrutura de poço tubular, capela, escola e mais de 500 habitantes. O comércio se tornara mais intenso e já contava com armazéns, lojas e a realização de concorridas feiras.
Entretanto, há uma outra opinião histórica, reproduzida por moradores antigos de João Câmara e região, no discurso, o conhecimento popular afirma que famílias descendentes de militares holandeses desertores, que durante o domínio holandês, se uniram com nativos - índios, descendentes de portugueses e de franceses -, e que, após as tropas holandesas serem expulsas por Portugal, a perseguição religiosa por parte da Igreja Católica contra os holandeses (os holandeses eram, em sua maioria, calvinistas), que constituíram família, e fizeram do Rio Grande do Norte sua casa, obrigaram os holandeses irem para o interior do estado, saindo da região canavieira de Ferreiro Torto, Â Cunhaú, Uruaçu, Extremoz e Guaraíras.
Uma dessas famílias que migraram para o interior, para a região do Seridó, foram a família Utrecht, sangue puros holandeses, que por segurança, adotaram o sobrenome Dutra, sobrenome aportuguesado, ibérico.
As gerações seguintes dos Dutra foram os Bezerra, Freitas, Avelino, Barbosa, por conta dos casamentos. Que se espalharam pelo interior do estado, chegando os Avelino e os Bezerra de Freitas na região da Baixa Verde, como posseiros e agricultores de algodão e agave, fizeram suas casas de pau a pique (barro e madeira), no Centro de Parazinho, Exu Queimado, Assentamento e Limão.
Em 8 de maio de 1962, através da Lei nº 2.753, Parazinho desmembrou-se de Baixa Verde (hoje João Câmara), e tornou-se município.Formação administrativa[editar | editar código-fonte]
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Parazinho ex-povoado, pela lei estadual nº 2753, de 8 de maio de 1962, desmembrado de João Câmara ex-Baixa Verde. Sede no atual distrito de Parazinho ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-071962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.Referências? a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2017). «Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil». Consultado em 29 de março de 2019Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 1 de janeiro de 2019Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 4 de setembro de 2013Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â