criar site de graca em São Miguel Arcanjo


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Criar

Dar existência a.
Originar.
Inventar.
Gerar; produzir: _criou muitos filhos_.
Instituir, fundar: _criar asilos_.
Amamentar.
Educar.
Promover a procriação de: _criar gado_.
Cultivar.
Adquirir.


Criar

Encher-se de pus (uma ferida), resultante de picada: _tenho um dedo a criar_.


Criar

Ter dinheiro.


Criar

Afagar, acarinhar.

 Nota: ""São Miguel Arcanjo"" redireciona para este artigo. Para o município paulista, veja São Miguel Arcanjo (São Paulo). Para outros significados, veja São Miguel (desambiguação).São Miguel Arcanjo
Arcanjo Miguel por Guido Reni.Arcanjo, "Príncipe da Milícia Celeste", "Arcanjo General", "Baluarte do Céu"
Veneração porCristianismo JudaísmoIslamismo Religiões Afro-Brasileiras
Festa litúrgica29 de setembro AtribuiçõesEscudo ("Quis ut Deus"); Lutando contra o Dragão l; segurando a balança, como o juiz dos mortos Padroeirodos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policiais, paraquedistas, radiologistas, radioterapeutas e das cidades de, Kiev, Arcangel, Dumfries e Santos Dumont
Portal dos Santos





















Miguel (em hebraico: ???????? (Micha'el ou Mîkh?'?l; em grego: ?????? , Mikha?l; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ???????, M?kh?'?l) é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel. Os ortodoxos se referem a ele como Texiarca Arcanjo Miguel [carece de fontes?] ou simplesmente como Arcanjo Miguel. É sincretizado nas religiões afro-brasileiras com o orixá Exu.[1] Em Pernambuco, é sincretizado com o orixá Oxóssi.[2]
Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que ninguém é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus.[3]
Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica.
Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu.
Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como "arcanjo". Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.Índice1 Etimologia1.1 Do termo ?Arcanjo?
1.2 Do termo ?Miguel?
2 Referências nas Escrituras2.1 Bíblia Hebraica
2.2 Novo Testamento
2.3 Nos apócrifos
3 Cristianismo3.1 Cristianismo primitivo
3.2 Catolicismo
3.3 Protestantismo primitivo
3.4 Testemunhas de Jeová
3.5 Adventistas do Sétimo Dia
3.6 Mórmons
4 O anjo Miguel nos manuscritos do Mar Morto
5 Festas, patronato e ordens5.1 Festas
5.2 Patronatos e ordens
6 Imagens
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externasEtimologia[editar | editar código-fonte]
Do termo ?Arcanjo?[editar | editar código-fonte]
Arcanjo, num fragmento da Epístola de Judas (Tadeu) no Codex Sinaiticus (330-350 A.D.)
Arcanjo tem duas raízes, ?arch? e ?angelos?.
O prefixo grego ?arch? (???) deriva de ?arché? (????) que se refere tanto a ?começo, ponto de partida, princípio?, como ?suprema substância subjacente? ou ?princípio supremo indemonstrável?.[4]
A partir dessa raiz ?arché? temos o antepositivo ?arch?, em português, com o sentido de ?aquilo que está na frente, o que está no começo, na origem, ponto de partida de um entroncamento?,[4] sendo traduzido ?acima?, ?superior? ou ?mais importante? e ?o que governa, que dirige, que comanda, que lidera? e ainda carregando consigo ideias de poder, autoridade, império e superioridade.[5]
Quanto ao grego ?angelos? (???????), vertido para ?anjo?, significa simplesmente ?mensageiro?.
A partir dessas raízes, portanto, a palavra ?Arcanjo? (??????????) se traduz ?Líder dos Mensageiros?, ?Chefe dos Mensageiros? [6] "Capitão dos Anjos",[7]"Primeiro Anjo",[7] ?Acima dos Anjos?, ?Superior aos Anjos? [4]
[8]
[9] ?Anjo Superior? [10] ou ?Anjo Chefe?,[11][12][13][14] num aspecto qualitativo de liderança e substancialmente de superioridade,[9] da mesma maneira que se traduz palavras com o mesmo radical, tal como ?arquiteto? (chefe dos construtores), ?arcebispo? (classe hierárquica superior a Bispo), ?hierarquia? (poder sagrado) ou ?anarquia? (falta ou ausência de poder). Miguel em Hebraico
Do termo ?Miguel?[editar | editar código-fonte]
A tradução literal para o nome Miguel é ?Aquele/Quem como Deus?.Mi = Aquele/Quem(?)
Kha = Como
El = Deus
Como no hebraico não existia sinais de pontuação, algumas palavras trariam consigo um significado inquisitivo. Por isso a partícula ?Mi? que significa ?quem? muitas vezes é traduzida sintaticamente como interrogação, ocorrendo em 350 textos do Antigo Testamento onde é mencionada.[15]
Exemplo:?Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.? (Is. 6:8)
?????????? ???- ???? ??????? ????? ???- ??? ???????? ????? ??????- ????? ??????? ??????? ??????????:
(Texto Original Hebraico)[16]
va'eshma et qol adonai omer et·mi esh'lach umi ielech·lanu vaomar hineni shelacheni (Texto Original Transliterado)[17]
Dessa forma, o Talmude sugere uma interpretação inquisitiva para o nome Miguel, tendo a tradução contextual ?Quem é como Deus??[18]
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[29] ou ?Quem é semelhante a Deus??.[30][31][32] Este entendimento hoje não é compartilhado somente pela comunidade judaica, pois mais tarde foi incorporado pela cristandade em geral ?para não colocar em causa a própria Escritura?, tanto por católicos e evangélicos, como adventistas,[33] e também por outras comunidades religiosas, como as testemunhas de Jeová e os islâmicos. Mas para as cosmovisões judaica, jeovista e muçulmana, o pressuposto de não haver nenhuma outra pessoa igual a Deus (Sl. 35:10; 89:8) é literal, implicando sugestivamente a resposta ?Ninguém é Igual a Deus? num entendimento retórico.
Quanto ao sufixo ?El?, é também relacionado de forma regular com nomes significando afirmativamente ?Deus? em todos os casos, tal como em Daniel (Deus é Juiz), Emanuel (Deus é Conosco), Ezequiel (A Força é de Deus), Samuel (Chamado pelo Nome de Deus), Gamaliel (Deus me Faz o Bem), Ananias (Deus é Clemente), João (A Graça é de Deus), Ismael (Deus Ouve), etc. Esse entendimento é compartilhado por algumas denominações cristãs trinitarianas e alguns famosos comentaristas bíblicos como Matthew Henry e até o próprio João Calvino, pai da Igreja Congregacional, da Presbiteriana e de muitas outras reformadas, trinitarianos convictos, entendendo o termo segundo a tradução literal. Para esses, diferentemente dos judeus e muçulmanos, o Arcanjo Miguel não tem natureza angélica, e sim divina, sendo o próprio Cristo que veio com esse ?nome de guerra? fazendo um desafio a Satanás que, desde o princípio, sempre desejou estar acima dos anjos e ser igual ao Criador (Is. 14:12?14).Referências nas Escrituras[editar | editar código-fonte]
Bíblia Hebraica[editar | editar código-fonte]
Na Bíblia Hebraica e, portanto, no Antigo Testamento, o profeta Daniel teve uma visão após um jejum (em Daniel 10:13-21), um anjo identifica Miguel como o protetor de Israel. O profeta se refere a Miguel como "um dos primeiros príncipes".[34] Posteriormente, em Daniel 12:1, Daniel é informado sobre o papel de Miguel durante o "tempo de tribulação" que "nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo" e que[35]:?Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo;?Assim, embora as três referências a Miguel no Livro de Daniel sejam referentes ao mesmo indivíduo que age de forma similar nos três casos, o último se coloca no "fim dos tempos", enquanto que os outros dois são na época contemporânea na Pérsia.[36] Estas são as únicas referências ao arcanjo Miguel na Bíblia Hebraica.[37]
As referências ao "capitão das hordas do Senhor" que estão no Livro de Josué nos primeiros dias da campanha pela Terra Prometida (veja Josué 5:13-15) foram por vezes interpretadas como sendo referentes ao arcanjo Miguel, mas não há nenhuma base teológica para esta proposição, dado que Josué claramente adorava essa figura e os anjos não eram adorados, o que indica que a figura possa se referir ao próprio Yahweh,[38][39] ou algum representante especial do mesmo.Novo Testamento[editar | editar código-fonte]
O Apocalipse (Apocalipse 12:7-9) descreve uma guerra no céu na qual Miguel, sendo o mais forte, derrota Satã[40]:?Houve no céu uma guerra, pelejando Miguel e seus anjos contra o dragão. O dragão e seus anjos pelejaram, e não prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu. Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos.?Após o conflito, Satã foi atirado à terra juntamente com os anjos caídos de onde eles ainda tentam "desviar o caminho da humanidade".[40]
Em outro trecho, na Epístola de Judas (Judas 1:9), Miguel é referido especificamente como sendo o "arcanjo" quando ele novamente confronta Satã:[41]:?Mas quando Miguel, o arcanjo, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda. (O fato de Miguel usar a expressão: "O Senhor te repreenda", sugere que ele se referia a alguém superior a ele, pois se assim não fosse, ele não teria empregado o seu uso em Judas 1:9. Isso também sugere que ele não poderia fazer julgamentos, talvez por falta de autoridade para tal ato ou por não ter poder algum ante a situação do texto em pauta.).?Uma referência a esse "arcanjo" também aparece em I Tessalonicenses (I Tessalonicenses 4:16):?porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. (Neste contexto, o escritor quando usa "senhor" se refere ao próprio Cristo).?Ora, se Judas escreveu sobre "o arcanjo",Denotando assim claramente que Existe apenas 1 Líder, Jesus seria o "Arcanjo" que marca a Segunda Vinda de Cristo.[41]
Algumas pessoas interpretam que ele, Miguel seja algum representante de Deus ou até mesmo o próprio Jesus Cristo quer literalmente quer simbolicamente, pois as referências sobre o que Jesus fará como líder do exército dos anjos de Deus, são semelhantes as do Arcanjo Miguel. O fato da Bíblia se referir a apenas um Arcanjo, e de que Jesus é mostrado como tendo voz de Arcanjo e não de "um Arcanjo" significa que são pontos definitivos para concluir quem seria o Arcanjo Miguel. O fato de fazer algo semelhante a Jesus Cristo, não define a identidade do Arcanjo Miguel. Mais de uma pessoa podem fazer os mesmos atos e não serem literalmente as mesmas.Mas não é o fato em questão já que o termo e título "o Arcanjo" se refere apenas a Miguel, mostrando assim que existe apenas um Arcanjo.Nos apócrifos[editar | editar código-fonte]
No livro de Enoque Miguel é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel.Cristianismo[editar | editar código-fonte]
Cristianismo primitivo[editar | editar código-fonte]
Arcanjos ortodoxos
Conselho Angelical. Ícone ortodoxo com os sete arcanjos tradicionais da OrtodoxiaMiguel
Gabriel
Rafael
Phanuel
Uriel
Jegudiel
Salatiel
Jeremiel
Baraquiel
Esta caixa: verdiscutireditarOs primeiros cristãos consideravam alguns mártires - como São Jorge e São Teodoro - como patronos militares. Porém, a São Miguel, eles entregavam bem-estar dos doentes e foi como um curador que ele era venerado na Frígia (na moderna Turquia).[42]
O mais antigo e mais famoso santuário de São Miguel no antigo Oriente Próximo era associado com suas águas medicinais. Ele era chamado de Michaelion[43] e foi construído no início do século IV pelo imperador romano Constantino I em Calcedônia, no local de um templo anterior chamado Sosthenion.[37]
Uma pintura do Arcanjo Miguel matando uma serpente se tornou a principal no Michaelion após Constantino ter derrotado Licínio nas redondezas em 324, eventualmente tornando-a o padrão da iconografia de Miguel como um santo guerreiro, assassinando um dragão.[37] O Michaelion tinha uma magnífica igreja e ela se tornou o modelo para centenas de outras igrejas no cristianismo oriental, que espalhou a devoção ao arcanjo.[44]
No século IV, a homilia de Basílio de Cesareia, De Angelis, colocou Miguel acima de todos os outros anjos. Ele foi chamado de "Arcanjo" por ser o príncipe dos outros anjos.[45] No século VI, a imagem de Miguel como curador continuava em Roma, algo visível pelo costume de os doentes, após uma epidemia, dormirem uma noite no Castel Sant'Angelo (dedicado a Miguel por ter salvo Roma), esperando a sua manifestação.[45][46]
No século VI, o crescimento da devoção ao santo na Igreja Ocidental se manifestou pelas festas dedicadas a ele, como se pode ver no Sacramentário Leonino. No século VII, o Sacramentário gelasiano incluia uma festa para "S. Michaelis Archangeli", assim como o Sacramentário Gregoriano.[45] Alguns destes documentos mencionam uma hoje inexistente Basilica Archangeli na Via Salária, em Roma..[45]
A angeologia de Pseudo-Dionísio, que era amplamente lida já no século VI, dava a Miguel uma alta posição na hierarquia celestial.[45] Posteriormente, no século XIII, outros, como Boaventura, acreditavam que ele seria o príncipe dos Serafins, a primeira das nove ordens angélicas. De acordo com Tomás de Aquino,[47] ele seria o príncipe da última e mais baixa ordem, a dos anjos.[45]Catolicismo[editar | editar código-fonte]
Os católicos romanos e os ortodoxos geralmente se referem a Miguel como "São Miguel", um título honorífico cuja origem não foi uma canonização. Ele é geralmente nas litanias cristãs como "São Miguel Arcanjo". Os ortodoxos adicionalmente o chamam de "Archistrategos" (veja estratego) ou "Comandante Supremo das Hostes Celestiais"
Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais.[48] O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais.[49] Ele é visto como um modelo angélico para as virtudes do "guerreiro espiritual", em guerra contra o mal, por vezes também visto como sendo a "batalha interna".[50]
O segundo e o terceiro papel de Miguel lidam com a morte. No segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu. Neste papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas. As orações católicas em geral se referem a este papel de Miguel. No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada (daí o motivo de ele ser também muitas vezes representado segurando uma balança)[51]
Em seu quarto papel, São Miguel, o patrono especial do povo escolhido no Velho Testamento, é também o guardião da Igreja. Era comum o anjo ser reverenciado por ordens militares de cavaleiros durante a Idade Média. Este papel também se estende a ser o santo padroeiro de numerosas cidades e países..[52][53] A freira carmelita portuguesa Antónia de Astónaco teve uma aparição de São Miguel Arcanjo.
O catolicismo romano inclui ainda tradições como a Oração de São Miguel, composta e mandada rezar pelo próprio Papa Leão XIII, que pede especificamente que os fiéis sejam defendidos pelo santo,[54][55][56] e a Coroa de São Miguel Arcanjo é composta por nove saudações, uma para cada ordem angélica.[57][58] De acordo com a Igreja Católica, a origem desta devoção está relacionada com uma aparição e revelação privada do próprio Arcanjo São Miguel a uma freira carmelita portuguesa, Antónia de Astónaco, no ano de 1750, sendo esta aparição posteriormente reconhecida e a devoção aprovada pelo Papa Pio IX, a 8 de agosto de 1851, quem a enriqueceu de indulgências.Protestantismo primitivo[editar | editar código-fonte]
Alguns dos primeiros acadêmicos protestantes identificaram Miguel com a pré-encarnação de Cristo, baseando sua visão parcialmente na justaposição de "criança" e arcanjo no capítulo 12 do Apocalipse e também nos atributos dados a ele por Daniel.[59]Testemunhas de Jeová[editar | editar código-fonte]
As Testemunhas de Jeová acreditam que há apenas um "arcanjo" no céu e na Bíblia. Eles ensinam que o Jesus de antes da ressureição e após a ressurreição, e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa: "a evidência indica que o Filho de Deus era conhecido como Miguel antes de vir à Terra e é conhecido também por este nome após o seu retorno ao céu, onde ele agora está na forma do glorificado espírito Filho de Deus." Eles notam que o termo "arcanjo" na Bíblia só é usado no singular, jamais de forma clara no plural. Eles também afirmam que Miguel é o mesmo "Anjo do Senhor" que conduziu os israelitas no deserto.[60][61] Sob este ponto de vista, o espírito que leva o nome de Miguel é chamado de "um dos principais príncipes", "o grande príncipe que tem o comando de seu [de Daniel] povo" e "o arcanjo" (Daniel 10:13, Daniel 12:1; 1 9:.[62]Adventistas do Sétimo Dia[editar | editar código-fonte]
Adventistas do Sétimo Dia acreditam que Miguel era um outro nome para o Verbo Divino (como em João 1:1) antes d'Ele ter se encarnado como "Jesus". Ele seria o Verbo, não criado, por conta de quem todas as coisas são criadas. O Verbo então se fez nascer encarnado como Jesus.[63]
Eles acreditam que o nome "Miguel" é importante para mostrar a sua verdadeira identidade, assim como Emanuel (que significa "Deus conosco"). Eles acreditam que o nome significa "aquele que é Deus" e que, como "Arcanjo" ou "comandante ou líder dos anjos", ele liderava os anjos e, por isso, a afirmação em Apocalipse 12:7-9 que identifica Jesus como sendo Miguel.[64] Além disso, "Miguel" seria um dos muitos títulos associados ao Filho de Deus, a segunda pessoa da Divindade. E este ponto de vista não estaria de modo algum em conflito com a crença em sua Divindade Plena, pré-existência eterna e, também de maneira nenhuma, seria uma diminuição de Sua pessoa ou obra.[65]
Ainda na visão adventista, a afirmação em I Tessalonicenses 4:16 identifica claramente Jesus com Miguel,[66] assim como João 5:25.[66]
Nas Escrituras ele é mostrado fazendo coisas que também se aplicam a Cristo desde o início, ele é também Cristo pré-encarnado.[67][68]Mórmons[editar | editar código-fonte]
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita que Miguel é Adão, o Antigo de Dias (de Daniel 7), um príncipe e um patriarca da família humana e que Miguel ajudou Jehovah (a forma celeste de Jesus) na criação do mundo sob a direção de Deus Pai.[69][70][71][72]O anjo Miguel nos manuscritos do Mar Morto[editar | editar código-fonte]
São Miguel luta contra o dragão, por Jean Fouquet.
Desde a publicação, em 1991, da quase totalidade dos textos descobertos no deserto da Judeia, comumente conhecidos como os manuscritos do Mar Morto, que o estudo acerca da angeologia judaica sectária e extra-bíblica teve um grande desenvolvimento.
Nestes textos, numa perspectiva que viria a ser recuperada pelos movimentos gnósticos do Século I, Miguel é apresentado como a figura celestial de Melquisedeque exaltado, elevado aos céus. É similarmente referido como o "príncipe da luz", conforme 11Q13, que dará combate ao "príncipe das trevas", Satã, Belial ou Melkireshah (o príncipe das profundezas da Terra). Este confronto dar-se-á aquando da grande batalha celeste que antecederá o fim dos tempos e a nova vinda do fundador da comunidade essênia, o "Mestre da Justiça", como Messias escatológico.
Neste contexto, e numa descrição profundamente ambivalente, em 4Q529 e 6Q23 o triunfo definitivo da paz não lhe é atribuído, conforme alguns depreendem de Judas 1:9, acima transcrito, onde Miguel recusa a função de juiz escatológico, mas apenas é o seu arqui-estratega. Miguel recusa inclusive o título de "Senhor" e de "Salvador", ao mesmo tempo que, segundo 4Q246, aguarda que, tal como o seu modelo histórico apresentado neste texto, Antíoco Epifânio, se possa autoproclamar "um deus" e ser adorado como deus, tal como aquele em Daniel 11,36-37.
Em síntese, a angeologia apresentada pela interpretação destes textos não é homogénea, mas aduz um grande leque de orientações desde as menos negativas como as que consideram Miguel como Melquisedeque exaltado, mas com desejos de ser adorado, até às profundamente negativas, as que o concebem como próximo do malévolo rei Sedecias. Nos primeiros séculos da nossa era, esta literatura teve muita influência em círculos gnósticos vindos do helenismo platonizado na medida em que a sua falta de clareza e a ambiguidade esotérica, quase a roçar o paganismo (de facto, tais perspectivas jamais poderiam ser tidas como inspiradas, quer pelo judaísmo, quer pelo cristianismo), serviu plenamente os seus intuitos de estabelecerem pontes de contacto com o crescente influxo cultural do cristianismo e, assim, não perderem a sua importância religiosa.Festas, patronato e ordens[editar | editar código-fonte]
Imagem de São Miguel numa procissão em Cabeceiras de Basto.
Festas[editar | editar código-fonte]
Nas Igrejas Católica, Anglicana e Luterana, a festa do Arcanjo Miguel ocorre em 29 de setembro (no calendário ocidental), quando também se comemoram os arcanjos Gabriel e Rafael. Na Inglaterra medieval este dia era chamado de "Festa de São Miguel e todos os anjos".[73]
Na Igreja Ortodoxa, a principal festa de São Miguel é em 8 de novembro (21 de novembro na maior parte das denominações ortodoxas, que ainda usam o calendário juliano), quando ele é homenageado com o resto dos "Poderes não encarnados do Céu" (os anjos) como sendo seu "comandante supremo". O "Milagre de São Miguel em Chonae" é comemorado em 6 de setembro.[74][75]Patronatos e ordens[editar | editar código-fonte]
No cristianismo medieval, Miguel, juntamente com São Jorge, se tornaram santos patronos da cavalaria medieval e é hoje considerado como o santo patrono dos oficiais de polícia e militares.[53][76]
No século XV, Jean Molinet glorificou o ato de guerra do arcanjo como o "primeiro feito de cavalaria e habilidade de cavaleiro que jamais fora realizado".[77] Assim, Miguel se tornou o patrono natural da primeira ordem de cavalaria da França, a Ordem de São Miguel, de 1469. No sistema de honras britânico, uma ordem de cavalaria fundada em 1818 também foi batizada em homenagem aos dois santos guerreiros, a Ordem de São Miguel e São Jorge.[78] A Ordem de Miguel, o Valente é a mais alta condecoração militar na Romênia.
Além de ser o patrono de guerreiros, os doentes e os aflitos também consideram o Arcanjo Miguel como seu santo padroeiro.[79] Baseando-se na lenda de sua aparição do século VIII em Mont-Saint-Michel, na França, o Arcanjo também é o santo patrono dos Paraquedistas e dos marinheiros em seu mais famosos santuário.[45] Após a cristianização da Alemanha, onde as montanhas eram geralmente consagradas aos deuses pagãos, os cristãos colocaram-nas sob o patronato do Arcanjo Miguel e diversas capelas ao santo foram erigidas por todo o país.[45] Ele também é o santo padroeiro de Bruxelas desde a Idade Média.[80] A cidade de Arkhangelsk, na Rússia, foi batizada em sua honra e a Ucrânia - e sua capital, Kiev - considera o Arcanjo como seu padroeiro.[81]Imagens[editar | editar código-fonte]
São Miguel Arcanjo por Rafael Sanzio
São Miguel lutando por Jean Fouquet.
São Miguel Arcanjo por Simon Ushakov
São Miguel Arcanjo por Guido Reni
São Miguel Arcanjo por Johann Michael Rottmayr
São Miguel Arcanjo , Marquand Collection, Museo Metropolitano
São Miguel Arcanjo por Juan de Espinal.
São Miguel Arcanjo por Hans Memling
São Miguel Arcanjo por Colijn de Coter.
São Miguel Arcanjo por Jacopo Vignali
São Miguel Arcanjo por um pintor boliviano anónimo
Referências? «29 de setembro comemoramos o "Dia de São Miguel Arcanjo"». Raizes Espirituais. 29 de setembro de 2012 ? «Saiba a diferença entre Iemanjá e Nossa Sra dos Navegantes». Terra ? Studies in Revelation by Hampton J. Keathley, 3rd, J. Hampton Keathley III 1997 ISBN 0-7375-0008-5 page 209 [1]? a b c Passow, Franz. Handwörterbuch der Sprache Griechischen. Edição de 1831.? Liddell, Henry George & Scott, Robert. Grerek-English Lexicon. Claredon Press - Oxford.? (em castelhano)Vine Diccionario Expositivo de Palabras del Antiguo y del Nuevo Testamento Exhaustivo, Editorial Caribe 1999, sección del Nuevo Testamento pág. 82.? a b (em inglês)A Greek-English lexicon (LSJ) the Oxford University Press Escrito por Henry George Liddell,Robert Scott,Franz Passow? Moulton, Harold K. Léxico Grego Analítico. Editora: Luz e Vida.? a b Schneider, Johann Gottlob. Kritisches Griechisch-Deutsches Handwörterbuch? Dicionário grego-português Escrito por Rudolf Bölting,Instituto Nacional do Livro? 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(em inglês)History of Christian names, Volumen 1 Escrito por Charlotte Mary Yonge? Timm, Alberto R. Revista Sinais dos Tempos, agosto de 1998, p. 29.? Who's who in the Jewish Bible by David Mandel 2007 ISBN 0827608632 page 270? Daniel: Wisdom to the Wise: Commentary on the Book of Daniel by Zdravko Stefanovic 2007 ISBN 0816322120 page 391? Daniel: a reader's guide by William H. Shea 2005 ISBN 0816320772 pages 270-271? a b c Saint Michael the Archangel in medieval English legend by Richard Freeman Johnson 2005 ISBN 1843831287 pages 33-34? Yahshua, the Man Behind the Glory by Jarid Miller ISBN 1450098800 pages 15-16? Joshua by J. Gordon McConville, Stephen Williams 2010 ISBN 0802827020 pages 29-30? a b Revelation 12-22 by John MacArthur 2000 ISBN 0802407749 pages 13-14? a b The encyclopedia of angels by Rosemary Guiley 2004 ISBN 0816050236 page 49? "St. Michael the Archangel" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.? 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Ver também[editar | editar código-fonte]
Coroa de São Miguel Arcanjo
Milícia de São Miguel
Santuário de São Miguel Arcanjo
Gabriel (arcanjo)
Rafael (arcanjo)
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
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