criar site brusque em São Cristóvão

Encontre criar site brusque em São Cristóvão na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Criar

Dar existência a.
Originar.
Inventar.
Gerar; produzir: _criou muitos filhos_.
Instituir, fundar: _criar asilos_.
Amamentar.
Educar.
Promover a procriação de: _criar gado_.
Cultivar.
Adquirir.


Criar

Encher-se de pus (uma ferida), resultante de picada: _tenho um dedo a criar_.


Criar

Ter dinheiro.


Criar

Afagar, acarinhar.


São Cristóvão

Federation of Saint Kitts and Nevis Federação de São Cristóvão e NevesBandeiraBrasãoLema: Country Above Self(O país acima de si mesmo)
Hino nacional: O Land of Beauty!
Gentílico: São-cristovense[1]
Localização de São Cristóvão e Nevis (em verde) no Caribe.
CapitalBasseterre 17°18'N 62°44'O
Cidade mais populosaBasseterre(Pop. 2000: 15 500)
Língua oficialInglês
GovernoDemocracia parlamentar sob monarquia constitucional federal
- MonarcaIsabel II
- Governador-geralTapley Seaton
- Primeiro-ministroTimothy HarrisIndependênciado Reino Unido - Data
19 de setembro de 1983 Área
- Total
261 km² (207.º)
- Água (%)insignificantePopulação
- Estimativa para 2016
54 821 hab. (209.º)
- Densidade164 hab./km² (64.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
- Total
US$ 895 milhões USD (213.º)
- Per capita
US$ 15 573 USD (47.º)
IDH (2017)0,778 (72.º) ? alto[2]
MoedaDólar do Caribe Oriental (português brasileiro) ou dólar das Caraíbas Orientais (português europeu) (XCD)
Fuso horárioUTC-4
Cód. ISOKNA
Cód. Internet.kn
Cód. telef.+1 869
São Cristóvão e Névis[3][4][5][6] ou São Cristóvão e Neves[7][8][9][10][11][12][13], oficialmente Federação de São Cristóvão e Neves[14][15][16] ou Névis[3][5][nota 1] (em inglês: Federation of Saint Christopher and Nevis ou, usando a forma coloquial, Federation of Saint Kitts and Nevis,[nota 2] pronunciado: [se?nt ?k?ts ænd ?ni?v?s] (escutar (ajuda·info))) é um país das Caraíbas, localizado entre as ilhas de Barlavento, é uma federação constituída por 14 paróquias, nove localizadas em São Cristóvão (Saint Kitts, coloquialmente, ou Saint Christopher, oficialmente) e cinco localizadas em Névis ou Neves (em inglês, Nevis). É também o menor Estado soberano da América, tanto em extensão territorial quanto em número de habitantes.
A capital e sede do governo do Estado federado é Basseterre, na ilha de São Cristóvão. A ilha menor, Neves, situa-se a três quilómetros de São Cristóvão, ficando esta separada por um estreito pouco profundo a que localmente se chama The Narrows.
Historicamente, a dependência britânica de Anguilla fazia também parte da federação, que era à altura conhecida como São Cristóvão-Nevis-Anguilla. As ilhas de São Cristóvão e de Neves fazem geograficamente parte das ilhas de Barlavento. Os vizinhos mais próximos são as ilhas de Santo Eustáquio, Saba, São Bartolomeu, a ilha de São Martinho e Anguilla a noroeste; Antígua e Barbuda a leste e nordeste, e a Redonda e Monserrate a sudeste.
São Cristóvão e Neves foi dos primeiros arquipélagos das Caraíbas a ser povoado por europeus. A ilha de São Cristóvão recebeu quer a primeira colónia britânica, quer a primeira colónia francesa nas Caraíbas, e como tal é por vezes referida como "a colónia-mãe das Índias Ocidentais".Índice1 Etimologia
2 História
3 Política
4 Subdivisões
5 Geografia
6 Economia
7 Demografia7.1 Cidades mais populosas
8 Cultura
9 Ver também
10 Notas
11 Referências
12 Ligações externasEtimologia[editar | editar código-fonte]
A ilha de São Cristóvão era chamada de "Liamuiga" pela tribo local, os Caraíbas e pode ser traduzido como "terra fértil". O nome atualmente continua usado no pico mais alto, Monte Liamuiga. Já o nome pré-Colombiano de Nevis era "Oualie", significando "terra das belas águas".
Cristóvão Colombo avistou em 1493 o que atualmente é Nevis e lhe deu o nome de San Martín. O nome atual "Nevis" é derivado do nome espanhol Nuestra Señora de las Nieves. Não se sabe quem deu esse nome à ilha, mas é uma referência a um milagre católico do século quarto: Esse milagre seria um casal que morava em Roma pedia a Virgem Maria onde eles poderiam empregar bem sua fortuna. Em sonho a ela aparece e diz que gostaria de um templo exatamente no local que estivesse coberto por neve no monte Esquilino. No dia seguinte apenas uma pequena parte do morro tinha neve e lá foi construída a Basílica de Santa Maria Maior.
Desde o século 17 o nome da ilha é documentado como "San Cristóbal". Os primeiros colonos ingleses mantiveram a tradução inglesa deste nome, e apelidaram de "St. Christopher's Island" (Ilha de São Cristóvão). No século 17 Christopher ganhou o apelido de Kitt. Esse é o modo que a ilha era referida informalmente: "Saint Kitt's Island", depois encurtado para "Saint Kitts".
A constituição atual se refere de ambas as formas: "Saint Kitts and Nevis" and "Saint Christopher and Nevis".História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História de São Cristóvão e Nevis
Vista das várias colinas da ilha de São Cristóvão.
Inicialmente habitadas pelos caraíbas, atualmente a maioria dos habitantes descende dos escravos africanos. São Cristóvão foi colonizada pelos ingleses em 1623, já Névis, apenas em 1628. Os franceses tomam São Cristóvão, em 1627, e nela permanecem até 1782, quando os ingleses obtêm uma vitória decisiva na Colina Brimstone e as ilhas passam permanentemente ao controle britânico. As ilhas são unidas, em 1882, juntamente com Anguila e integram a Federação das Índias Ocidentais, em 1958, que posteriormente foi dissolvida em 1962. Em 1967, São Cristóvão?Névis-Anguilla torna-se um estado associado ao Reino Unido. Em 1980, Anguila separa-se e São Cristóvão e Névis torna-se independente em 19 de setembro de 1983.
A economia do país foi prejudicada nos anos 80 a causa da queda do preço internacional do açúcar. O Governo esforçou-se para reduzir essa dependência por meio da diversificação da economia, promovendo o turismo e os serviços financeiros.
Em 1990, o Primeiro-Ministro de Névis, Vance Amory, tentou romper seus laços federativos com São Cristóvão em 1992, mas a idéia não foi aprovada em referendo e nova tentativa foi feita em 1998, quando 62% da população votou pela secessão de Névis, mas como não foram alcançados os dois terços necessários para a aprovação da medida a idéia foi abandonada até recentemente quando Amory reiniciou o processo constitucional com vista à separação.Política[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Política de São Cristóvão e Nevis
Uma das duas baías da ilha de São Cristóvão.
São Cristóvão e Névis é um Estado soberano, democrático e federal.[17] A Rainha de São Cristóvão e Névis, Elizabeth II, é o seu chefe de Estado. A rainha é representada no país por um governador-geral, que atua no conselho do Primeiro-Ministro e Conselho de Ministros. O primeiro-ministro é o líder do partido maioritário da Câmara, e o gabinete conduz os assuntos de Estado. O país também é uma monarquia constitucional, que compartilha o mesmo monarca como alguns outros membros dos Reinos da Comunidade de Nações.
O país possui uma legislatura unicameral, conhecida como a Assembleia Nacional. É composto por 14 membros, sendo onze representantes eleitos popularmente e três senadores que são nomeados pelo Governador-Geral. Dois dos senadores são nomeados com base no parecer do primeiro-ministro, e um se nomeia no conselho do líder da oposição. Ao contrário de outros países, os senadores não constituem um Senado separado ou Câmara alta do Parlamento, mas sentam-se na Assembleia Nacional, ao lado de representantes. Todos os membros possuem mandato de cinco anos. O Primeiro-Ministro e o Gabinete são responsáveis ??perante o Parlamento.
O atual Governador-Geral de São Cristóvão e Névis é Denzil Douglas, que está no cargo desde 7 de julho de 1995. O país é membro da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 23 de setembro de 1983, assim como do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e dos blocos regionais Comunidade do Caribe (CARICOM) e Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECO).Subdivisões[editar | editar código-fonte]
Ver também: Paróquias de São Cristóvão e NevisSaint Mary Cayon
Christ Church Nichola Town
Saint Peter Basseterre
Saint GeorgeBasseterre
TrinityPalmettoPoint
Saint ThomasMiddle Island
Saint AnneSandy Point
Saint PaulCapisterre
Saint John Capisterre
Saint Thomas Lowland
Saint Paul Charlestown
Saint John Figtree
Saint JamesWindward
Saint GeorgeGingerland
Mar do Caribe / Caraíbas
SÃO CRISTÓVÃO
NEVIS
As ilhas da Federação foram divididas em 14 paróquias.
A ilha São Cristóvão está dividida em nove paróquias:Christ Church Nichola Town
Saint Anne Sandy Point
Saint George Basseterre
Saint John Capisterre
Saint Mary Cayon
Saint Paul Capisterre
Saint Peter Basseterre
Saint Thomas Middle Island
Trinity Palmetto Point
Já a ilha de Nevis está dividida em cinco paróquias:Saint George Gingerland
Saint James Windward
Saint John Figtree
Saint Paul Charlestown
Saint Thomas Lowland
Geografia[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Geografia de São Cristóvão e Nevis
Vista da ilha de Nevis a partir da ilha de São Cristóvão.
O país é formado por duas ilhas, a ilha de São Cristóvão e a ilha de Nevis, no mar do Caribe, região das Caraíbas, junto da América Central. O pico mais alto é o Monte Liamuiga, que chega a 1.156 metros de altitude e está localizado na ilha de São Cristóvão. É o menor país das Américas, estando sujeito a ação de furacões.[18]
As ilhas são de origem vulcânica, com grandes picos centrais cobertos de floresta tropical; as encostas mais íngremes que conduzem a esses picos são principalmente desabitadas. A maioria da população em ambas as ilhas vive mais perto do mar onde o terreno se esticou. Existem inúmeros rios que descem das montanhas das duas ilhas, que fornecem água fresca para a população local. A ilha de São Cristóvão tem um pequeno lago de água salgada.[19]
O pássaro nacional é o pelicano-pardo. Existem, ao todo, 176 espécies de aves registradas no país.[20]Economia[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Economia de São Cristóvão e Nevis
O turismo e as finanças internacionais são a fonte principal de rendimentos para sua população.
São Cristóvão e Neves é membro da Comunidade do Caribe (CARICOM). A Suprema Corte do Caribe Oriental se encarrega de seus assuntos judiciais e sua moeda é o dólar do Caribe Oriental.Demografia[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Demografia de São Cristóvão e Nevis
Tem uma população de 38.819 habitantes (Estimativas de julho de 2000).O solo vulcânico é muito fértil e suporta uma densa vegetação dominada por arbustos floridos e campos de cana de açúcar e de algodão. A cana de açúcar (usada na fabricação de rum e melaço) e o turismo fornecem as fontes de renda mais importantes do país. O governo tem tido algum sucesso na atração de financeiras e bancos offshore e outras indústrias como a confecção de tecidos de algodão, roupas e calçados para exportação, para diversificar a economia.
Cocos, arroz, inhame, legumes e frutas tropicais também são cultivados, e sal é refinado. Lagostas são capturadas para exportação e para o consumo local.Cidades mais populosas[editar | editar código-fonte]
verdiscutireditar Cidades mais populosas de São Cristóvão e Nevis.mw-parser-output .nobold{font-weight:normal}http://www.geonames.org/KN/largest-cities-in-saint-kitts-and-nevis.html
Basseterre
PosiçãoLocalidadeDistritoPop.
1
Basseterre
Saint George Basseterre12 920
2
Charlestown
Saint Paul Charlestown1 538
3
Sadlers
Saint John Capesterre986
4
Cayon
Saint Mary Cayon788
5
Sandy Point Town
Saint Anne Sandy Point780
6
Mansion
Christ Church Nichola Town690
7
Dieppe Bay Town
Saint John Capisterre592
8
Monkey Hill Village
Saint Peter Basseterre592
9
Boyd's
Trinity Palmetto Point591
10
Gingerland
Saint George Gingerland493Cultura[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Cultura de São Cristóvão e Nevis
Feriados em São Cristóvão e Nevis
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de Estados soberanos
Lista de Estados soberanos e territórios dependentes da América
Notas[editar | editar código-fonte]? O nome da federação é formado pelo nome das respectivas ilhas que formam a nação. A ilha de São Cristóvão é conhecida coloquialmente em inglês por Saint Kitts e este é um nome frequentemente utilizado também em português, apesar de desanconselhado. Já Nevis (na versão inglesa, sem acento), é também utilizada a par com a versão aportuguesada Névis (acentuada), apesar de Carlos Rocha desaconselhar ambas em detrimento de Neves, do espanhol Nieves, nome originário da ilha, homenageando Nossa Senhora das Neves.? Ambos os nomes (Saint Kitts e Saint Christopher) aparecem na Constituição de São Cristóvão e Neves.
Referências? «Significado de são-cristovense no Dicionário Priberam». Dicionário Priberam. Consultado em 11 de abril de 2019 ? «Human Development - Indices and Indicators - 2018 Statistical » (PDF) (em inglês). Human Development Report (Human Development Report Office) - United Nations Development Programme. Consultado em 29 de setembro de 2018 ? a b «Dicionário de Gentílicos e Topónimos do iLTEC, disponível no Portal da Língua Portuguesa» ? «Folha de S. Paulo» ? a b «Ministério das Relações Exteriores do Brasil» ? «O Globo» ? Diário da República ? I Série A N.º 276 ? 28-11-1998; Ministério dos Negócios Estrangeiros: Aviso n.º 269/98 (Portugal)? Rocha, Carlos (18 de maio de 2010). «Nomes de países das Caraíbas». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Consultado em 3 de novembro de 2012. "(...) a forma Neves parece mais apropriada do que as outras, atendendo a que, em espanhol, se recomenda Nieves (cf. Diccionario Panhispanico de Dudas no portal da Real Academia Espanhola) em lugar de Nevis, que é forma inglesa. Acresce que Nevis é anglicização de Nieves, porque o nome original da ilha era Nuestra Señora de las Nieves (...), ou seja, em português, Nossa Senhora das Neves. ? «Incêndio destrói embaixada da Venezuela e causa danos nos escritórios da OEA em São Cristóvão e Neves - Mundo - RTP Notícias». www.rtp.pt. Consultado em 29 de dezembro de 2015 ? «CARICOM». www.camara.gov.br. Consultado em 29 de dezembro de 2015 ? «Países ? Sítio ENAT». www.enat.receita.fazenda.gov.br. Consultado em 29 de dezembro de 2015 ? «O Globo: Castro saúda entrada de São Cristóvão e Neves na Alba». Mundo. Consultado em 29 de dezembro de 2015 ? Instituto Internacional da Língua Portuguesa. «São Cristóvão e Neves». Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Consultado em 28 de maio de 2017 ? Diário da República ? I Série A N.º 276 ? 28-11-1998; Ministério dos Negócios Estrangeiros: Aviso n.º 269/98 (Portugal)? Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 19 de janeiro de 2012 ? Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41). 11 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 ? «Federation of Saint Kitts and Nevis Constitutional Order of 1983» (em inglês e espanhol). Federation of Saint Kitts and Nevis - 1983 Constitution. Consultado em 11 de maio de 2014 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)? «Geography - Caribbean Islands Table of Contents» (em inglês). Country Studies. 28 de abril de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 ? «Saint Kitts and Nevis» (em inglês). Enciclopedia Britannica. 28 de abril de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 ? Denis Lepage (9 de janeiro de 2013). «Avibase - Bird Checklists of the World Saint Kitts» (em inglês). Avibase. Consultado em 27 de novembro de 2017
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Governo de São Cristóvão e Nevis ? Sítio oficial
Editora de São Cristóvão e Nevis ? Sítio oficial
Turismo na ilha de São Cristóvão
Turismo da ilha de NevisSão Cristóvão e Nevis
Bandeira • Brasão • Hino • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • ImagensSão Cristóvão e NevisvdeAmérica CentralEstadossoberanosContinentalBelize ? Costa Rica ? El Salvador ? Guatemala ? Honduras ? Nicarágua ? PanamáInsular
LucaiasBahamasGrandes AntilhasCuba ? Haiti ? Jamaica ? República Dominicana

Pequenas AntilhasAntígua e Barbuda ? Barbados ? Dominica ? Granada ? Santa Lúcia ? São Cristóvão e Nevis ? São Vicente e Granadinas ? Trinidad e Tobago

TerritóriosdependentesInsular
LucaiasIlhas Turcas e CaicosGrandes AntilhasIlhas Caimãs ? Porto Rico

Pequenas AntilhasAnguilla ? Aruba ? Colômbia (Santo André, Providência e Santa Catarina) ? Curaçao ? França (Guadalupe ? Martinica) ? Monserrate ? Países Baixos (Bonaire ? Saba ? Santo Eustáquio) ? São Bartolomeu ? São Martinho (Saint-Martin) ? São Martinho (Sint Maarten) ? Venezuela (Ilha das Aves) ? Ilhas Virgens Americanas ? Ilhas Virgens Britânicas

OutrasIlha de Navassa

vdeOrganização dos Estados Americanos (OEA)MembrosAntígua e Barbuda ? Argentina ? Bahamas ? Barbados ? Belize ? Bolívia ? Brasil ? Canadá ? Chile ? Colômbia ? Costa Rica ? Cuba ? Dominica ? República Dominicana ? Equador ? El Salvador ? Granada ? Guatemala ? Guiana ? Haiti ? Honduras ? Jamaica ? México ? Nicarágua ? Panamá ? Paraguai ? Peru ? Santa Lúcia ? São Vicente e Granadinas ? São Cristóvão e Nevis ? Suriname ? Trinidad e Tobago ? Estados Unidos ? Uruguai ? VenezuelaTópicosBandeira ? Carta ? HistóriaEstruturaAssembleia Geral ? Secretaria-geral ? Organização Pan-Americana da Saúde ? Junta Interamericana de Defesa ? Tratado Interamericano de Assistência Recíproca ? Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos (Convenção ? Comissão ? Corte) ? Instituto Interamericano da CriançaVer tambémCúpula das Américas ? Banco Interamericano de Desenvolvimento ? Capital Americana da Cultura ? Pan-americanismovdeOrganização dos Estados do Caribe Oriental (OECO)Membros Antígua e Barbuda · Dominica · Granada · Montserrat · Santa Lúcia · São Cristóvão e Névis · São Vicente e GranadinasAssociados Anguilla · Ilhas Virgens BritânicasInstituiçõesSuprema Corte do Caribe Oriental · Banco Central do Caribe Oriental · Dólar do Caribe OrientalvdeReinos da Comunidade das Nações
Antígua e Barbuda · Austrália · Bahamas · Barbados · Belize · Canadá · Granada · Ilhas Salomão · Jamaica · Reino Unido · Nova Zelândia · Papua-Nova Guiné · Santa Lúcia · São Cristóvão e Névis · São Vicente e Granadinas · TuvaluMonarquia do Reino Unido · Comunidade das Nações · Império BritânicovdeMonarquiasAbsolutas
Arábia Saudita
Brunei
Omã
Suazilândia
Vaticano
Constitucionais
Antígua e Barbudac
Austráliac
Andorra
Bahamasc
Barém
Barbadosc
Belizec
Bélgica
Butão
Camboja
Canadác
Dinamarca
Emirados Árabes Unidosu
Espanha
Granadac
Ilhas Salomãoc
Jamaicac
Japãoj
Jordânia
Cuaite
Liechtenstein
Lesoto
Luxemburgo
Malásia
Mónaco
Marrocos
Nova Zelândiac
Noruega
Países Baixos
Papua-Nova Guinéc
Catarq
Reino Unidoc
São Cristóvão e Nevisc
São Vicente e Granadinasc
Santa Lúciac
Suécia
Tailândia
Tonga
Tuvaluc
Electivas
Andorra
Camboja
Emirados Árabes Unidosu
Cuaite
Malásia
Suazilândia
Vaticano
Subnacionais
Ancolé (Uganda)
Axânti (Gana)
Buganda (Uganda)
Bunioro (Uganda)
Busoga (Uganda)
Jogjacarta (Indonésia)
Maori (Nova Zelândia)
Sigave (Wallis e Futuna)
Toro (Uganda)
Úvea (Wallis e Futuna)
Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. * (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado.* (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".
Portal de São Cristóvão e Nevis Portal da América Central Portal da América