criar site brusque em Carrapateira


Encontre criar site brusque em Carrapateira na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Criar

Dar existência a.
Originar.
Inventar.
Gerar; produzir: _criou muitos filhos_.
Instituir, fundar: _criar asilos_.
Amamentar.
Educar.
Promover a procriação de: _criar gado_.
Cultivar.
Adquirir.


Criar

Encher-se de pus (uma ferida), resultante de picada: _tenho um dedo a criar_.


Criar

Ter dinheiro.


Criar

Afagar, acarinhar.

 Nota: Para a semente da mamoneira, veja Mamona.Município de CarrapateiraBandeiraBrasãoHino
Aniversário11 de dezembro
Fundação1961 (58Â anos)
Gentílicocarrapateirense
Prefeito(a)Marineidia da Silva Pereira[1] (PR)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Carrapateira na ParaíbaCarrapateira Localização de Carrapateira no Brasil
07° 02' 20" S 38° 20' 38" O07° 02' 20" S 38° 20' 38" O
Unidade federativaParaíba
Região intermediária
Sousa-Cajazeiras IBGE/2017[2]Região imediata
Cajazeiras IBGE/2017[2]Região metropolitanaCajazeiras
Municípios limítrofesNazarezinho (norte); Aguiar (leste e sul); São José de Piranhas (oeste)[3]
Distância até a capital384Â km
Características geográficas
Área72,778 km² [4]
População2Â 378 hab. IBGE/2010[5]
Densidade32,67 hab./km²
Altitude372 m
Climasemiárido quente e seco[6]
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,602 médio PNUD/2000[7]
PIBR$ 9Â 851,056 mil IBGE/2008[8]
PIB per capitaR$ 4Â 200,88 IBGE/2008[8]Carrapateira, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população era estimada em 2.347 habitantes. Área territorial de 73Â km².Índice1 História
2 Geografia
3 Referências
4 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
O nome do município provém da quantidade de mamona encontrada na região, também conhecida como carrapateira[9].
Inicialmente pertencia ao município de São José de Piranhas. A emancipação política ocorreu em 11 de dezembro de 1961 e instalado no dia 28 do mesmo mês[9], pelo então Governador Pedro Gondin.
O povoamento do município iniciou no século XVIII por volta de 1770, quando Francisco Vieira da Silva, vindo da cidade de Sousa (PB, depois veio outras famílias, Pereira e Silva de Catolé do Rocha, Pedrosa do Ceará, Galdino Braz da Silva de São José de Piranhas estabeleceram-se naquelas terras compradas de um criador de gado, que perdeu quase todo seu rebanho com o tingui, "Mascagnia rígida, cipó ou arbusto escandente da família Malpighiaceae, é umas das plantas tóxica mais conhecida e encontradas na região Nordeste e parte da região Sudeste do Brasil os principais nomes populares encontrados são: tingui e timbó. É considerada uma planta do agreste e sertão, porém ocorrendo sobretudo nos lugares mais frescos (TOKARNIA ET AL., 2000)". Por ser uma cidade de difícil acesso e estando ladeada de serras, o povoamento foi muito lento e até hoje. Em 1919 foi construída a capela em homenagem a Santo Afonso Maria de Ligório, através dos esforços de Joel Pereira da Silva e do padre Nicolau Leite. Nesta mesma época, iniciou-se o traçado do povoado[9]. O crescimento da cidade se deu em virtude da feira livre criada em 15 de Fevereiro de 1937 e em 1938 foram abertas as primeiras lojas de tecido.
Festividades: Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, de 23 de Julho a 1 de Agosto. Povoados: Baixas, Outro Lado, Bomfim dos Pedrosa, Bomfim dos França, Os Boi, Lancha, Volta e outros.Geografia[editar | editar código-fonte]
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[10]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Carrapateira está inserida na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. O clima é semiárido quente e seco, com pluviosidade média de 800Â mm por ano, distribuída irregularmente ao longo do ano. O período chuvoso ocorre de Dezembro a Abril[6].
A vegetação é a caatinga xerofítica, com cactáceas e arbustos de pequeno a médio porte[6].
O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Piranhas, na sub-bacia do rio Piancó. Tem como principais cursos d´água são os riachos Olho d´Água, do Barbeiro, do Barreiro e da Cachoeira, todos de regime intermitente[6].
Distância entre as cidades de: São José de Piranhas 24Â km, Cajazeiras 54Â km, Sousa 42 km.
Atividades do Município: Pecuária, agricultura: arroz vermelho, feijão e milho.Referências? Portal Eleições 2016. «Resultado das Eleições: Carrapateira-PB». Consultado em 7 de janeiro de 2017 ? a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil». Consultado em 17 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2017 ? Mapa da Confederação Nacional de Municípios.? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? a b c d «Diagnóstico do Município de Carrapateira» (PDF). Projeto Águas Subterrâneas. Ministério das Minas e Energia. Dezembro de 2005. Consultado em 23 de setembro de 2011 ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? a b c «Carrapateira, Paraíba» (PDF). Documentação Territorial do Brasil. IBGE). Consultado em 23 de setembro de 2011 ? «Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro»Â .
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da prefeitura
Federação dos Municípios da Paraíba
Dados municipais e mapa de alta resolução em PDF
vdeRegião Metropolitana de CajazeirasBernardino Batista ? Bom Jesus ? Bonito de Santa Fé ? Cachoeira dos Índios ? Cajazeiras ? Carrapateira ? Joca Claudino (Santarém) ? Monte Horebe ? Poço Dantas ? Poço de José de Moura ? Santa Helena ? São João do Rio do Peixe ? São José de Piranhas ? Triunfo ? Uiraúna Paraíba,  Brasil
Portal do Brasil
Este artigo sobre municípios da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

POSTAGENS RELACIONADOS


CRIAR SITE BRUSQUE EM CARRASCO BONITO


criar site brusque em Carrasco Bonito

Encontre criar site brusque em Carrasco Bonito na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

CRIAR SITE BRUSQUE EM CARUARU


criar site brusque em Caruaru

Encontre criar site brusque em Caruaru na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

CRIAR SITE BRUSQUE EM CARUTAPERA


criar site brusque em Carutapera

Encontre criar site brusque em Carutapera na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

CRIAR SITE BRUSQUE EM CARVALHOS


criar site brusque em Carvalhos

Encontre criar site brusque em Carvalhos na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO