agência de comunicação integrada em Chuí


Encontre agência de comunicação integrada em Chuí na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Chuí
"Cidade mais meridional do Brasil"
BandeiraBrasãoHino
Fundação1997
Gentílicochuiense
CEP96255-000
Prefeito(a)Marco Antonio Vasques Rodrigues Barbosa (DEM)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Chuí no Rio Grande do SulChuí Localização de Chuí no Brasil
33° 41' 27" S 53° 27' 25" O33° 41' 27" S 53° 27' 25" O
Unidade federativaRio Grande do Sul
MesorregiãoSudeste Rio-grandense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoLitoral Lagunar IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesSanta Vitória do Palmar (leste, norte e oeste), Chuy (Uruguai) (sul)
Distância até a capital525 km
Características geográficas
Área203,201 km² [2]
População6 413 hab. est. IBGE/2016[3]
Densidade31,56 hab./km²
Altitude22 m
Climasubtropical Cfa
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,706 alto PNUD/2010 [4]
PIBR$ 140 470,214 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 25 680,11 IBGE/2008[5]O Chuí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil. É a cidade mais meridional do país, fazendo fronteira conurbada com a cidade do Chuy, no Uruguai. Possui uma população de 6.320 habitantes constituída por brasileiros, uruguaios e árabes palestinos (estes últimos muito ligados ao comércio), sendo a cidade brasileira com a maior concentração de estrangeiros, de acordo com o Censo demográfico do Brasil de 2010.[6] A cidade está situada a 525 km de Porto Alegre, 2.552 km de Brasília e 347 km de Montevidéu, capital do Uruguai.
O Chuí é separado do Chuy apenas por uma longa avenida com um canteiro central. No lado brasileiro, a avenida leva o nome de Avenida Uruguai, e, no lado uruguaio, a mesma leva o nome de Avenida Brasil. No Chuy, são famosos os free shops, que atraem brasileiros e uruguaios a fim de consumir os produtos livres de impostos. Durante o verão, o comércio binacional chama a atenção de turistas vindos de longe - principalmente argentinos - em viagem às praias uruguaias e brasileiras como Punta del Este, José Ignacio, La Paloma, Punta del Diablo, Barra del Chuy, Barra do Chuí, Hermenegildo e cidades como Montevidéu, Porto Alegre e Florianópolis.Índice1 História
2 Geografia e Clima
3 Economia
4 Referências
5 Ligações externas
6 Ver tambémHistória[editar | editar código-fonte]
Alguns meses antes do desembarque do brigadeiro José da Silva Paes na barra do Rio Grande, em 1737, Cristóvão Pereira já havia montado um posto avançado português no Morro de São Miguel, próximo ao Arroio Chuí. Em 1763, tropas espanholas partiram de Buenos Aires, na Argentina, e derrotaram os portugueses, estendendo seus domínios até a barra do Rio Grande. Em 1777, os portugueses retomaram seus antigos territórios e celebraram com os espanhóis o Tratado de Santo Ildefonso, mediado pelo Papa, segundo o qual ficavam constituídos os Campos Neutrais, uma faixa desabitada de terra que se estendia do Taim até o Arroio Chuí, de forma a evitar um confronto direto entre os colonizadores portugueses e espanhóis. Apesar do tratado, com a criação da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, foram concedidas sesmarias ao oficiais do exército português dentro dos Campos Neutrais.
Após a Independência do Brasil, sobreveio a Guerra da Cisplatina que resultou na independência do Uruguai e as campanhas contra os caudilhos uruguaios Oribe e Rivera.
A situação das fronteiras permaneceu confusa. A solução definitiva somente viria com o tratado de limites entre Brasil e Uruguai, celebrado em 12 de outubro de 1851, pelo qual a nação vizinha aceitou a incorporação dos Campos Neutrais Chuí-Taim ao território brasileiro.
Em 1997, o município do Chuí foi emancipado do município de Santa Vitória do Palmar.Geografia e Clima[editar | editar código-fonte]
Fronteira Brasil-Uruguai.
O Chuí localiza-se a uma latitude 33º41'28" sul e a uma longitude 53º27'24" oeste, estando a uma altitude de 22 metros. Possui uma área de 200,74 km².
O balneário mais próximo é a Praia da Barra do Chuí, pertencente ao município de Santa Vitória do Palmar, recebendo o nome em razão do Arroio Chuí, um arroio que corta o interior do município e parte do balneário. A Praia da Barra do Chuí é limitada ao sul pela foz do Arroio Chuí, que a separa da Praia da Barra del Chuy, no Uruguai.
Chuí é o município brasileiro mais distante da Linha do equador, localizado ao nível do mar, solo relativamente arenoso a semi-escuro, com chuvas bem distribuídas no ano inteiro, e consequentemente nuvens frequentes durante o ano inteiro, tendo o menor Índice Ultravioleta do Brasil, tanto no inverno quanto no verão (apesar da maior latitude que estende o dia para além das 8 horas da noite).
A média de temperatura anual gira em torno de 17 °C, o mês mais quente é fevereiro com média de 23,15 °C e o mais frio é julho, com média de 12,25 °C. o mês que menos chove é novembro, com média de 68 mm, já o mais chuvoso é agosto, com média de 124 mm.Economia[editar | editar código-fonte]
A principal fonte de renda do município vem do comércio de fronteira, sendo a venda de produtos alimentícios e de vestuário nos supermercados e lojas para os turistas. Balizados por câmbio favorável, organizam-se excursões em cidades uruguaias para comprar gêneros no comércio local.
Em agosto de 2011 a empresa Eletrosul conquistou em um leilão da ANEEL o direito de construir na cidade 6 empreendimentos eólicos, que gerarão um total de 144 MW, devendo incrementar o PIB do município.Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 ? «Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2016» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 23 de junho de 2017 ? «idh-m dos municipios brasileiros». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 28 de abril de 2015 ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 ? Bertolotto, Rodrigo (7 de maio de 2018). «Preso ao quadrado». UOL Tab. Grupo Folha. Consultado em 7 de maio de 2018
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da Prefeitura Municipal
FAMURS. Dados do Município
Chuí no WikiMapia
Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de municípios fronteiriços do Brasil
Lista de municípios do Rio Grande do Sul
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população
Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação
vde Fronteiras do BrasilComissões demarcadoras de fronteira1 PCDL ? 2 PCDLPaíses limítrofesArgentina ? Bolívia ? Colômbia ? Guiana Francesa (França) ? Guiana ? Paraguai ? Peru ? Suriname ? Uruguai ? VenezuelaMacrorregiões fronteiriçasCentro-Oeste ? Norte ? SulEstados fronteiriçosAcre ? Amapá ? Amazonas ? Mato Grosso ? Mato Grosso do Sul ? Pará ? Paraná ? Rio Grande do Sul ? Rondônia ? Roraima ? Santa CatarinaMunicípios fronteiriçosSocioeconômicoÁrea ? Área urbana ? População ? Densidade demográfica ? PIB ? PIB per capita ? renda per capita ? IDH ? GiniBifronteiriços ou tríplices fronteirasAtalaia do Norte ? Assis Brasil ? Barra do Quaraí ? Corumbá ? Foz do Iguaçu ? Laranjal do Jari ? Oriximiná ? São Gabriel da Cachoeira ? Uiramutã ? Uruguaiana

Fronteira simplesAceguá ? Acrelândia ? Alecrim ? Almeirim ? Alta Floresta d'Oeste ? Alto Alegre ? Alto Alegre dos Parecis ? Amajari ? Antônio João ? Aral Moreira ? Bagé ? Bandeirante ? Barcelos ? Barracão ? Bela Vista ? Belmonte ? Benjamin Constant ? Bom Jesus do Sul ? Bonfim ? Brasileia ? Cabixi ? Cáceres ? Capanema ? Capixaba ? Caracaraí ? Caracol ? Caroebe ? Chuí ? Comodoro ? Coronel Sapucaia ? Costa Marques ? Crissiumal ? Cruzeiro do Sul ? Derrubadas ? Dionísio Cerqueira ? Dom Pedrito ? Doutor Maurício Cardoso ? Entre Rios do Oeste ? Epitaciolândia ? Esperança do Sul ? Feijó ? Garruchos ? Guaíra ? Guajará ? Guajará-Mirim ? Guaraciaba ? Herval ? Iracema ? Itaipulândia ? Itapiranga ? Itaqui ? Jaguarão ? Japorã ? Japurá ? Jordão ? Mâncio Lima ? Manoel Urbano ? Marechal Cândido Rondon ? Marechal Thaumaturgo ? Mercedes ? Mundo Novo ? Normandia ? Novo Machado ? Nova Mamoré ? Óbidos ? Oiapoque ? Pacaraima ? Paraíso ? Paranhos ? Pato Bragado ? Pedras Altas ? Pérola d'Oeste ? Pimenteiras do Oeste ? Pirapó ? Plácido de Castro ? Planalto ? Poconé ? Ponta Porã ? Porto Esperidião ? Porto Lucena ? Porto Mauá ? Porto Murtinho ? Porto Velho ? Porto Vera Cruz ? Porto Walter ? Porto Xavier ? Pranchita ? Princesa ? Quaraí ? Rodrigues Alves ? Roque Gonzales ? Santa Helena (PR) ? Santa Helena (SC) ? Santa Isabel do Rio Negro ? Santa Rosa do Purus ? Santa Vitória do Palmar ? Santa Terezinha de Itaipu ? Santana do Livramento ? Santo Antônio do Içá ? Santo Antônio do Sudoeste ? São Borja ? São Francisco do Guaporé ? São José do Cedro ? São Miguel do Iguaçu ? São Nicolau ? Sena Madureira ? Serranópolis do Iguaçu ? Sete Quedas ? Tabatinga ? Tiradentes do Sul ? Tunápolis ? Vila Bela da Santíssima Trindade
Brasil
Portal do Brasil Portal do Rio Grande do Sul
Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

POSTAGENS RELACIONADOS


AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM CHUPINGUAIA


agência de comunicação integrada em Chupinguaia

Encontre agência de comunicação integrada em Chupinguaia na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM CHUVISCA


agência de comunicação integrada em Chuvisca

Encontre agência de comunicação integrada em Chuvisca na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM CIANORTE


agência de comunicação integrada em Cianorte

Encontre agência de comunicação integrada em Cianorte na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM CIDADE GAÚCHA


agência de comunicação integrada em Cidade Gaúcha

Encontre agência de comunicação integrada em Cidade Gaúcha na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO