abertura de site em Campanário


Encontre abertura de site em Campanário na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Abertura

Acto ou efeito de abrir.
Buraco.
Fenda.


Abertura

Sinfonia ou peça de música orquestral, que precede uma ópera, uma oratória, um drama com música, ou outra composição de grande desenvolvimento.


Abertura

Peça de música para orquestra, destinada a ser executada em concertos ou a servir de introdução ou de intermédio em qualquer espectáculo ou solenidade, e no estilo de abertura propriamente dita.


Abertura

Inauguração.

Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2015). Ajude a inserir referências.O conteúdo não verificável pode ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Â Nota: Para outros significados, veja Campanário (desambiguação).
Vista da torre sineira da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. A torre foi desenhada por Giotto no século XIV.
Campanário, também designado torre sineira é uma torre desenhada para conter sinos ("campanas"). É comum em edifícios religiosos mas também pode ocorrer na arquitetura civil. A utilização do termo campanário é predominante na arquitetura de edifícios religiosos, enquanto "torre sineira" predomina na arquitetura civil. A concordância é sempre no masculino. Ex: "O Campanário é longe demais para visitarmos."Funções[editar | editar código-fonte]
Os sinos dos campanários de uma igreja ou outro tipo de edifícios soam para indicar a passagem do tempo ou para marcar eventos importantes, como casamentos ou funerais. Também podem ser usados para indicar a ocorrência de alguma catástrofe, como incêndios.
Para marcar o tempo, os sinos de um campanário podem estar conectados a um relógio, como o famoso Big Ben das Casas do Parlamento em Londres. Arquitetura religiosa[editar | editar código-fonte]
Torres sineiras são comuns em igrejas, podendo ocupar diferentes posições em relação ao edifício principal. A fachada principal pode ser flanqueada por duas torres sineiras, um padrão comum na arquitetura das catedrais medievais francesas (por exemplo, na Catedral de Notre-Dame de Paris), inglesas (p.ex. Catedral da Cantuária), alemãs (p. ex. Catedral de Colônia) e ibéricas (p. ex. Sé de Lisboa). Também a torre sobre o transepto de uma igreja, como por exemplo na Catedral da Cantuária, pode possuir sinos e assim ser um campanário.
Na Itália são comuns os campanários livres, ou seja, não adossados ao corpo principal da igreja. Exemplos famosos deste tipo de torre - chamado em italiano campanile - são a Torre de Pisa, o campanário da Catedral de Pisa, e a Torre de Giotto, campanário da Catedral de Florença.
As torres sineiras também podem localizar-se na traseira de uma igreja, como a famosa Torre dos Clérigos do Porto, em Portugal.Arquitetura civil[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Torre sineira
As torres sineiras também ocorrem em edifícios civis como câmaras municipais ou prefeituras. Célebres exemplos são as torres de palazzi cívicos italianos como o Palazzo Vecchio de Florença e o Palácio Comunal de Siena.
Na atual Bélgica e norte da França há um notável conjunto de torres sineiras em palácios municipais que datam da Idade Média. 56 destes campanários foram classificados como Património Mundial pela UNESCO sob o nome de Campanários da Bélgica e da França. O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Campanário

Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.vde