abertura de site em Bacuri


Encontre abertura de site em Bacuri na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Abertura

Acto ou efeito de abrir.
Buraco.
Fenda.


Abertura

Sinfonia ou peça de música orquestral, que precede uma ópera, uma oratória, um drama com música, ou outra composição de grande desenvolvimento.


Abertura

Peça de música para orquestra, destinada a ser executada em concertos ou a servir de introdução ou de intermédio em qualquer espectáculo ou solenidade, e no estilo de abertura propriamente dita.


Abertura

Inauguração.

 Nota: Para outros significados, veja Bacuri (desambiguação).
Bacuri
Bacuri é uma das frutas mais populares da região norte e dos estados vizinhos à região Amazônica; é muito encontrado no cerrado e em algumas áreas da Mata dos cocais do Maranhão e do Piauí, onde o bacuri é um símbolo da cidade de Teresina. A fruta mede cerca de 10Â cm e apresenta uma casca dura e resinosa. Sua polpa é branca, de aroma agradável e sabor intenso.[1]
O bacuri é o fruto do bacurizeiro, que pode ser:Scheelea phalerata, Arecaceae, quando também é chamado acuri', aricuri ou ouricuru.
Platonia insignis, Clusiaceae, quando também é chamado landirana. Este fruto é utilizado na fabricação de doces, sorvetes, polpa e seu látex tem uso medicinal. É um fruto imaturo de cor verde, do tipo baga, globoso.
Rico em vitaminas B1 e B3
Óleo e manteiga de bacuri[editar | editar código-fonte]
As aplicações deste óleo a nível fitoterápico é popularmente difundida no Marajó como sendo um remédio eficaz contra picadas de aranhas, cobras, e no tratamento de problemas de pele e contra dor de ouvido além de ser considerado um remédio miraculoso contra reumatismos e artrites.[2]
A manteiga de bacuri dá um tom dourado à pele, em poucos minutos após sua aplicação, ela é absorvida e a pele fica com um toque aveludado, além de tirar manchas e diminuir cicatrizes.[3] Manteiga de BacuriDados físico-químicos do óleo de bacuri
[4]
Densidade específica
0,896(40ºC)
Índice de refração (40ºC)
1,4570
Índice de saponificação
205,1000
Índice de iodo
47,0000Composição ácido graxos do óleo de bacuri
[5]
Ácido palmitico
44,2%
Palmitoleico
13,2%
Esteárico
2,3%
Oléico
37,8%
Linoléico
2,5%
Referências? Bacuri Portal São Francisco.? MANTEIGA BACURI ? BACURI. http://www.amazonoil.com.br/produtos/manteigas/bacuri.htm? MANTEIGA BACURI ? BACURI. http://www.amazonoil.com.br/produtos/manteigas/bacuri.htm? MORAIS, Luiz Roberto Barbosa. Produção de óleo de duas espécies amazônicas por prensagem: bacuri platonia insignis (mart.) e pracachy pentaclethra macroloba (willd). ?Belém: Universidade Federal do Pará, 2005.? Vanessa Fernandes de Araújo, Andrea Camila Petry, Rosângela Martinez Echeverria, Eric Costa Fernandes e Floriano Pastore Jr. Plantas da Amazônia para Produção Cosmética. Brasília, junho, 2007.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
Lorenzi, H.; Bacher, L.; Lacerda, M. e Sartori, S.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura). Instituto Plantarum, 2834.
Portal do Pará

POSTAGENS RELACIONADOS


ABERTURA DE SITE EM BACURITUBA


abertura de site em Bacurituba

Encontre abertura de site em Bacurituba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ABERTURA DE SITE EM BADY BASSITT


abertura de site em Bady Bassitt

Encontre abertura de site em Bady Bassitt na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ABERTURA DE SITE EM BAEPENDI


abertura de site em Baependi

Encontre abertura de site em Baependi na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ABERTURA DE SITE EM BAGÉ


abertura de site em Bagé

Encontre abertura de site em Bagé na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO