abertura de site em Araponga


Encontre abertura de site em Araponga na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Abertura

Acto ou efeito de abrir.
Buraco.
Fenda.


Abertura

Sinfonia ou peça de música orquestral, que precede uma ópera, uma oratória, um drama com música, ou outra composição de grande desenvolvimento.


Abertura

Peça de música para orquestra, destinada a ser executada em concertos ou a servir de introdução ou de intermédio em qualquer espectáculo ou solenidade, e no estilo de abertura propriamente dita.


Abertura

Inauguração.

 Nota: Para o clube de futebol, veja Arapongas Esporte Clube. Para outros significados, veja Araponga.
Coordenadas: 23° 25' 08" S 51° 25' 26" OMunicípio de Arapongas
"Cidade dos Pássaros[1]"
Igreja Matriz de ArapongasBandeiraBrasãoHino
Aniversário10 de outubro
Fundação10 de outubro de 1947 (71Â anos)
Emancipação10 de outubro de 1947
Gentílicoaraponguense
Padroeiro(a)Nossa Senhora Aparecida
CEP86700-050
Prefeito(a)Sérgio Onofre da Silva (PSC)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Arapongas no ParanáArapongas Localização de Arapongas no Brasil
23° 25' 08" S 51° 25' 26" O23° 25' 08" S 51° 25' 26" O
Unidade federativaParaná
MesorregiãoNorte Central Paranaense IBGE/2008 [2]
MicrorregiãoApucarana IBGE/2008 [2]
Região intermediária
Londrina Região imediata
Londrina Região metropolitanaLondrina
Municípios limítrofesRolândia, Apucarana, Londrina e Sabáudia
Distância até a capital380[3]Â km
Características geográficas
Área382,215 km² [4]
População121 198 hab. (PR: 16º) ? estimativa IBGE/2018[5]
Densidade317,09 hab./km²
Altitude816 m
ClimaSubtropical Cfa
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,748 (BR: 583º PR: 78º) ? alto PNUD/2010[6]
Gini0,466 estatísticas IBGE/2010[7]
PIBR$ 3 821 175 mil (BR: 208º) ? IBGE/2013[8]
PIB per capitaR$ 34Â 057,43 IBGE/2013[8]
Página oficial
Prefeiturawww.arapongas.pr.gov.br
Câmarawww.cmarapongas.pr.gov.brArapongas é um município brasileiro no interior do estado do Paraná, Região Sul do país. Situa-se na Região Metropolitana de Londrina, Microrregião de Apucarana e Mesorregião do Norte Central Paranaense, localizando-se a uma distância de 380 quilômetros da capital do estado, Curitiba. Ocupa uma área de aproximadamente 382Â km²[9] e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 121Â 198[5] habitantes, sendo o décimo sexto município mais populoso do Paraná e segundo mais populoso da Região Metropolitana de Londrina.Índice1 História
2 Geografia2.1 Clima
2.2 Relevo
2.3 Demografia
2.4 Trópico de Capricórnio
3 Infraestrutura3.1 Educação
3.2 Primeira Escola
3.3 Educação Especial
3.4 Ensino Superior
4 Transportes4.1 Rodoviário
4.2 Aeroviário
4.3 Frota
5 Cultura5.1 Teatros
5.2 Cinemas
5.3 Museus
6 Esporte
7 Economia
8 Araponguenses notórios
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Situado na região do Norte do Paraná, nasceu por iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira no povoamento da região. Assim como as cidades fundadas pela companhia, teve todo o seu desenvolvimento baseado em um plano diretor. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que na época da fundação de Arapongas exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina. No ano de 1935, o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos, destinados à construção urbana. Assim, em 28 de setembro de 1935, Renê Cellot e sua filha se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Bradesco S/A (antigamente denominado Banco Brasileiro de Descontos S/A), na av. Arapongas. No mesmo ano foi aberto e vendido o primeiro lote agrícola ao agricultor brasileiro Floriano Freire. Imediatamente, diversos outros lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência no lugar e se estabeleciam com casas de comércio.
Nos anos seguintes foram povoadas as glebas destinadas às Colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as Colônias Esperança e Orle já povoadas, que muito contribuíram para o progresso e expansão do novo patrimônio.
Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o município de Rolândia, ao qual passou a pertencer, já agora como distrito judiciário, criado pela Lei nº 199 de 30 de dezembro de 1943, que aprovou a nova divisão administrativa do Paraná, para vigorar no quinquênio 1943-1947. Devido a falta de transportes, o distrito crescia vagarosamente, esse problema ainda mais se agravou em decorrência das restrições motivadas pela Segunda Guerra Mundial. Nessas condições, até o ano de 1945, a sede distrital possuía umas 600 casas e era servida pela então Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, que logo depois foi incorporada, passando a integrar o patrimônio da Rede de Viação Paraná - Santa Catarina. Não obstante, o povo de Arapongas continuou a lutar bravamente pelo seu progresso e bem-estar, chegando a constituir uma entidade com a designação da Sociedade dos Amigos de Arapongas, para pugnar pela sua autonomia, progresso e desenvolvimento. E foi assim que, em virtude desses esforços, o Governo Estadual, pela lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, criava o município de Arapongas desmembrando-o de Rolândia e elevando a sua sede à categoria de cidade.
Aquela época, o município possuía uma área total de 2007 quilômetros quadrados e se compunha dos distritos administrativos da sede municipal, Astorga e Sabáudia.
Poucos dias após a publicação da Lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, foi empossado no cargo de Prefeito interino José Simonetti que permaneceu até a posse do primeiro prefeito eleito, Júlio Junqueira, em 9 de novembro de 1947, por uma coligação de partidos da oposição. A posse de Júlio Junqueira realizou-se trinta dias após a eleição.
O primeiro prefeito enfrentou vários problemas políticos sendo, inclusive, cassado o seu mandato, de que se livrou através de uma hábil manobra política. Em 16 de janeiro de 1948 foi instalada a comarca, criada pouco antes, na categoria de primeira entrância, sendo que dois anos depois foi elevada diretamente à categoria de terceira entrância. O primeiro Juiz de Direito foi Ismael Dorneles de Freitas, e o primeiro promotor Público foi Marcolino Leite de Paula e Silva. Em 22 de julho de 1951 foi eleito Prefeito Municipal João Cernichiaro, que como seu antecessor lutou com graves problemas de ordem política. Mesmo assim, Arapongas continuou progredindo. Nesse período foi iniciado o calçamento dos logradouros da cidade; construído o conjunto do Paço Municipal; abertas diversas rodovias e criadas numerosas escolas municipais.
Por duas vezes teve João Cernichiaro decretada a cassação do seu mandato, e por duas vezes dois Presidentes da Câmara Municipal tentaram assumir as funções do Prefeito Municipal, somente não o conseguindo devido à intrepidez e à bravura do Prefeito que resistiu até pela força às manobras de Câmara Municipal. Finalmente, recorrendo à instância superior, João Cernichiaro teve ganho de causa, continuando no poder até o fim do seu mandato. Em 1952,O primeiro jornal da cidade Comarca de Arapongas' foi inaugurado por Ennio Prosdocimi . Arapongas perdeu o território do distrito de Astorga, que foi desmembrado e transformado em município autônomo. A medida posta em prática pelo Governo do estado não teve boa repercussão, tanto assim que dos vinte vereadores com assento na Câmara Municipal, cinco renunciaram ao seu mandato, em sinal de protesto. Em 1954, o município sofreu novo desmembramento, com a criação da municipalidade de Sabáudia, território do antigo distrito do mesmo nome. Com mais essa perda, a comuna reduzida à área do distrito e sede municipal.
Em que pesem as perdas territoriais, Arapongas acabou por demonstrar um dinamismo empresarial acima da média da região, vindo a desenvolver um extenso parque industrial moveleiro e de brindes, sendo hoje um importante polo de produção de móveis para o resto do Sul do Brasil. Isto se deu após os anos 70, quando o súbito colapso da cultura do café no norte do Paraná devido as fortes geadas obrigou as cidades da região a buscar novas bases econômicas. A indústria de móveis de baixo custo, especialmente de estofados, logo se revelou um caminho com grande potencial de ampliação de consumo, o que gerou uma proliferação de empresas num bem projetado (e pioneiro na região) parque industrial. Nesse setor, o polo de Arapongas acabou rivalizando com a indústria moveleira de Curitiba, esta mais tradicional mas muito baseada na marcenaria artesanal e portanto, menos competitiva. Este processo de industrialização está na base do crescimento populacional e econômico da cidade, que vem gradualmente sofisticando seus setores comerciais e de serviços, ocupando posição virtualmente equivalente a Apucarana] na região.[10]Geografia[editar | editar código-fonte]
Clima[editar | editar código-fonte]
Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22°C), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18°C), sem estação seca definida.Relevo[editar | editar código-fonte]
Relevo predominantemente plano com ligeiras elevações.
Rios: Ribeirão Pirapó, Córrego Lageado, Ribeirão Três Bocas, Córrego dos Apertados, Bacia dos Bandeirantes.
Demografia[editar | editar código-fonte]Crescimento populacional
Censo
Pop.%±
199164Â 556?200085Â 42832,3%2010104Â 15021,9%Fonte: IBGE - Censo Demográfico [11]Entre 2000 e 2010, a população de Arapongas cresceu a uma taxa média anual de 2,00%, enquanto no Brasil foi de 1,17%, no mesmo período. Nesta década, a taxa de urbanização do município passou de 95,74% para 97,79%. Em 2010 viviam, no município, 104.150 pessoas.
Entre 1991 e 2000, a população do município cresceu a uma taxa média anual de 3,16%. Na UF, esta taxa foi de 1,39%, enquanto no Brasil foi de 1,63%, no mesmo período. Na década, a taxa de urbanização do município passou de 92,98% para 95,74%.
Entre 2000 e 2010, a razão de dependência no município passou de 47,22% para 41,23% e a taxa de envelhecimento, de 6,16% para 8,09%.[12]População economicamente ativa de Arapongas: 57.754 (55,45%) (IBGE ? Censo Demográfico 2010).EtniaPorcentagem
Branca75,6%
Parda19,9%
Negra2,92%
Amarela1,35%
Indígena0,09%
Fonte: IPARDES 2010[13]Trópico de Capricórnio[editar | editar código-fonte]
Marco do Trópico de Capricórnio
O Trópico de Capricórnio é um paralelo situado ao sul do equador e sua linha imaginária corta o território de Arapongas, na BR-369, saída para Apucarana. No local existe uma estrutura composta de acostamentos e um marco, onde os viajantes das mais diferentes partes do Brasil e da América do Sul costumam parar pra registrar sua passagem pelo local, através de fotos e vídeos, ou por mera curiosidade.[14]Infraestrutura[editar | editar código-fonte]
Educação[editar | editar código-fonte]
Atualmente, a cidade tem ao todo, 25 escolas municipais, 14 colégios estaduais, 16 centros educacionais infantis, 12 centros particulares de ensino, e 6 universidades.
De acordo com o ENEM 1500, o Colégio Prisma é a escola do município mais bem posicionada com a nota de 25,83, sendo a 758 na classificação geral do Paraná.[15]Primeira Escola[editar | editar código-fonte]
O Grupo Escolar Marquês de Caravelas, antigo Grupo Escolar de Arapongas, foi fundado no ano de 1943, antes mesmo da Cidade de Arapongas ser criada, no governo do Prefeito Miguel Blasi, de Londrina e do governador do estado Moysés Lupion. Foi construído graças aos esforços dos pioneiros, como os senhores: Antônio Garcez Novaes, Deodato Antero França e outros que se organizaram angariando materiais, além da mão-de-obra feita pelos moradores da vila.[16]Educação Especial[editar | editar código-fonte]
CAE "Centro de Atendimento e Especialização aos Deficientes Visuais e Auditivos". Funciona dentro do Colégio Estadual Marquês de Caravelas um Centro de Especialização aos alunos com Deficiência Auditiva e Visual. Lá eles desenvolvem projetos de inclusão e superação de limites.[16]Ensino Superior[editar | editar código-fonte]
Arapongas conta com cinco faculdades: uma pública e quatro particularesUniversidade Aberta do Brasil (UAB)[17]
Universidade Norte do Paraná (Unopar)[18]
Centro Universitário de Maringá (Cesumar)[19]
Universidade Paranaense (Unipar)[20]
Faculdade Rhema Educação, do Grupo Rhema Educação [21]
Transportes[editar | editar código-fonte]
Rodoviário[editar | editar código-fonte]
RODOVIAS QUE PASSAM POR ARAPONGAS
PR-218
Sabáudia » Arapongas
BR-369
Apucarana » Arapongas » Londrina
PR-444
Praça de Pedágio de Arapongas » Praça de Pedágio de Mandaguari
Aeroviário[editar | editar código-fonte]
O Aeroporto Alberto Bertelli, conhecido como, Aeroporto de Arapongas (IATA:APX - ICAO: SSOG) é um Aeroporto Público administrado pela Prefeitura Municipal de Arapongas, com até 200 pousos e decolagens por mês.
O aeroporto está localizado a 5 km, a noroeste do centro da cidade Arapongas.
Atualmente não há voos programados que operam neste aeroporto de companhias aéreas.[22]Frota[editar | editar código-fonte]
Em 2015 a frota de Arapongas é a décima primeira maior do estado do Paraná, com 76.262 veículos, superando nesse período o Município de Araucária (posição de Outubro de 2015).[23]Cultura[editar | editar código-fonte]
Teatros[editar | editar código-fonte]
Os teatros mais importantes são:Cine Teatro Maua;
Teatro Vianinha;
Teatro Hideo Mihara - Colégio Marquês de Caravelas;[24]
Cinemas[editar | editar código-fonte]
Os mais importantes:Cine Maua
Cine Gracher (uma sala 3D e duas salas digitais em formato Stadium) - Havan Arapongas;[25]
Museus[editar | editar código-fonte]
O Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA), localizado em um prédio histórico, que abrigou de 1955 a 2010, a administração municipal, o MAHRA conta a história de Arapongas através de suas fotos e documentos que fazem parte de um rico acervo histórico que agora está acessível à população. O museu também será local para grandes exposições de artistas locais e convidados de outras regiões.[26]Esporte[editar | editar código-fonte]
Arapongas conta com o Estádio Municipal José Luís Chiapin, é um estádio de futebol com capacidade de 10.440 pessoas. Conhecido como Estádio dos Pássaros, devido ao enorme fluxo de pássaros na cidade, e pela própria cidade ter a alcunha de Cidade dos Pássaros, é a casa do Arapongas Esporte Clube e do Grêmio Esportivo Araponguense, passou por uma remodelação em Abril de 2009, para jogos do Arapongas na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense de Futebol.[27]
A cidade de Arapongas possui dois clubes no Campeonato Paranaense de Futebol, o Arapongas Esporte Clube e o Grêmio Araponguense. No passado houve também outros, como o Arapongas Futebol Clube[28] e a Associação Atlética Arapongas.[29]Economia[editar | editar código-fonte]Composição do PIBValor (em R$1000)
Valor adicionado na agropecuária154Â 466
Valor adicionado na indústria1Â 461Â 803
Valor adicionado no serviço1Â 460Â 275
Impostos sobre produtos líquidos de subsídios374Â 191
Total do PIB a preço de mercado corrente3Â 821Â 175
PIB per capita34 057,43
Fonte: IBGE, Produto Interno Bruto dos Municípios 2013. [8][30]A economia local é uma das que mais crescem no estado, pois em 2007 cresceu cerca de 10,3%, enquanto o Brasil cresceu na média de 5%, consequência, principalmente, na agricultura e no setor moveleiro, visto que a cidade é o segundo maior polo dessas atividades no país.[31][32]
Arapongas atraiu novos comércios e empresas de outros segmentos pela sua economia, como exemplo, a rede Havan que investiu, em 2015, R$ 35 milhões e gerou 200 empregos diretos na cidade e região. Neste montante, foram realizados um cinema com uma sala 3D e duas salas digitais em formato Stadium pela empresa Cine Gracher.[33] A cidade recebeu duas franquias fast-food da rede Subway; uma dentro da loja Havan e outra no centro.[34] Em 2018, o Super Muffato, através da bandeira Max Atacadista instalou-se na cidade, com um investimento no valor de R$ 40 milhões que geraram cerca de 400 empregos diretos e indiretos na cidade, numa área de vendas de aproximadamente 5.500 m2, uma praça de alimentação com 5 lojas e 68 lugares e 11 espaços para locação.
Outra rede que foi instalada em 2018 é a Lojas Americanas, numa loja instalada na Avenida Arapongas, em frente à Igreja Matriz.[35]Araponguenses notórios[editar | editar código-fonte]
Biografias de araponguenses
Ver também[editar | editar código-fonte]
Hino de Arapongas
Sociedade Genealógica de Arapongas
Referências? Pesquisa revela Arapongas como destaque em qualidade de vida - A cidade dos Pássaros aparece na 83ª colocação Portal TN Online - acessado em 18 de maio de 2016? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 21 de fevereiro de 2016. Consultado em 21 de fevereiro de 2016Â ? «Distâncias entre a cidade de Curitiba e todas as cidades do interior paranaense». EmSampa. Consultado em 22 de setembro de 2017Â ? «IBGE | Cidades | Área Arapongas». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 2 de fevereiro de 2016Â ? a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 30 de setembro de 2018Â ? «Ranking do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 30 de outubro 2015Â ? «Relatorios Dinamicos Arapongas PR». Relatorios Dinamicos. Consultado em 30 out. 2015Â ? a b c «Produto Interno Bruto dos Municípios 2013 pag 25». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 30 out. 2015Â ? «IBGE | Cidades | Infográficos | Paraná | Arapongas | Dados Gerais». IBGE. Consultado em 1 de fevereiro de 2016Â ? «História de Arapongas». Prefeitura Municipal De Arapongas. 29 de out de 2015. Consultado em 29 de out de 2015Â ? IBGE (2 de novembro de 2015). «População censo IBGE». IBGE. Consultado em 2 de novembro de 2015Â ? «Caracteristicas Arapongas». Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil. 2 de novembro de 2015. Consultado em 2 de novembro de 2015Â ? «Caderno do Municipio». IPARDES. 2 de novembro de 2015. Consultado em 2 de novembro de 2015Â ? «Secretaria de Obras recupera pórticos de entrada da cidade». Prefeitura de Arapongas. 30 de out de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015Â ? «Geografia Cidade de Arapongas». Ache Tudo e Região. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2012Â ? a b «Histórico do Colégio Estadual Marquês de Caravelas». Colégio Estadual Marquês de Caravelas. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015Â ? «SISUABÂ :: Universidade Aberta do Brasil». sisuab.capes.gov.br. Consultado em 18 de maio de 2016Â ? «Arapongas- Detalhes da Unidade». www2.unopar.br. Consultado em 18 de maio de 2016Â ? «Polo Arapongas - EAD Unicesumar». www.ead.cesumar.br. Consultado em 18 de maio de 2016. Arquivado do original em 5 de junho de 2016Â ? «Polos de Apoio Presencial - EAD Unipar». ead.unipar.br. Consultado em 18 de maio de 2016Â ? «Unidade Arapongas». Grupo Rhema. 21 de fevereiro de 2016. Consultado em 21 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 3 de março de 2016Â ? «Aeroporto de Arapongas». Governo do Estado do Paraná. 2 de novembro de 2015. Consultado em 2 de novembro de 2015Â ? «FROTA DE VEÍCULOS CADASTRADOS NO ESTADO DO PARANÁ - POSIÇÃO EM OUTUBRO 2015» (PDF). DETRAN-PR. 21 de dezembro de 2015. Consultado em 21 de dezembro de 2015Â ? «Marquês reinaugura seu anfiteatro». Colégio Estadual Marquês de Caravelas. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015Â ? «Dono da Havan afirma que cinema virá para Arapongas». Dia a dia Arapongas. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2015Â ? «Festival de Inverno inicia com abertura do MAHRA ? Museu de Arte e História de Arapongas». Prefeitura Municipal de Arapongas. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015Â ? «Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (PDF). Confederação Brasileira de Futebol. Consultado em 5 de novembro de 2009. Arquivado do original (PDF) em 14 de outubro de 2009Â ? «Campeonato Paranaense 1959». RSSSFT Brasil. 28 de agosto de 2015. Consultado em 28 de agosto de 2015Â ? «Paraná State League 2002 - Third Level (Série A-2)». RSSSFT Brasil. 28 de agosto de 2015. Consultado em 28 de agosto de 2015Â ? «Produto Interno Bruto Arapongas 2013». IBGE. 2 de novembro de 2015. Consultado em 2 de novembro de 2015Â ? «Cidade de Arapongas». The Cities. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015Â ? «Geografia Cidade de Arapongas». Ache Tudo e Região. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2012Â ? «Salas de cinema de Arapongas serão de ultima geração». Dia a Dia Arapongas. 31 de outubro de 2015. Consultado em 31 de outubro de 2015. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2015Â ? «Havan inaugura filial em Arapongas». Prefeitura de Arapongas. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015Â ? «Arapongas confirma instalação de duas redes varejistas em 2018». TN Online - UOL. 17 de julho de 2018. Consultado em 17 de julho de 2018Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre ArapongasPágina da Prefeitura
Página da Câmara
Arapongas no WikiMapia
vde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [1] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)
vde Paraná Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalCuritibaDivisão regional vigente (desde 2017)Regiões geográficas intermediárias e imediatasDivisão regional extinta (vigente até 2017)Mesorregiões e microrregiõesRegiões MetropolitanasApucarana ? Campo Mourão ? Cascavel ? Curitiba ? Londrina ? Maringá ? Toledo ? UmuaramaMais de 1.000.000 habitantesCuritibaMais de 500.000 habitantesLondrinaMais de 400.000 habitantesMaringáMais de 300.000 habitantesCascavel ? Ponta Grossa ? São José dos PinhaisMais de 200.000 habitantesFoz do Iguaçu ? ColomboMais de 100.00 habitantesGuarapuava ? Paranaguá ? Almirante Tamandaré ? Apucarana ? Arapongas ? Araucária ? Cambé ? Campo Largo ? Pinhais ? Piraquara ? Toledo ? UmuaramaSul, Brasil
vde Região Metropolitana de LondrinaAlvorada do Sul ? Arapongas ? Assaí ? Bela Vista do Paraíso ? Cambé ? Centenário do Sul ? Florestópolis ? Guaraci ? Ibiporã ? Jaguapitã ? Jataizinho ? Londrina ? Lupionópolis ? Miraselva ? Pitangueiras ? Porecatu ? Primeiro de Maio ? Prado Ferreira ? Rancho Alegre ? Rolândia ? Sabáudia ? Sertaneja ? Sertanópolis ? Tamarana ? Uraí Paraná ,  Brasil
Portal da geografia Portal do Brasil Portal do Paraná
Controle de autoridade
: Q1650073
OSM: 297713
GeoNames: 3471798