abertura de site em Anagé


Encontre abertura de site em Anagé na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Abertura

Acto ou efeito de abrir.
Buraco.
Fenda.


Abertura

Sinfonia ou peça de música orquestral, que precede uma ópera, uma oratória, um drama com música, ou outra composição de grande desenvolvimento.


Abertura

Peça de música para orquestra, destinada a ser executada em concertos ou a servir de introdução ou de intermédio em qualquer espectáculo ou solenidade, e no estilo de abertura propriamente dita.


Abertura

Inauguração.


Município de AnagéBandeiraBrasão indisponívelHino
Aniversário5 de abril
Fundação5 de abril de 1962 (57Â anos)
Gentílicoanageense[1]
Padroeiro(a)São João Batista
CEP45180-000 a 45189-999[2]
Prefeito(a)Elen Zite Pereira dos Santos (PDT)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Anagé na BahiaAnagé Localização de Anagé no Brasil
14° 36' 43" S 41° 08' 09" O14° 36' 43" S 41° 08' 09" O
Unidade federativaBahia
MesorregiãoCentro-Sul Baiano IBGE/2008[3]
MicrorregiãoVitória da Conquista IBGE/2008[3]
Municípios limítrofesCaetanos, Bom Jesus da Serra, Planalto, Vitória da Conquista, Caraíbas e Belo Campo
Distância até a capital560Â km
Características geográficas
Área1Â 852,554 km² [4]
DistritosLindo Horizonte
População25Â 500 hab. IBGE/2010[5]
Densidade13,76 hab./km²
Altitude384 m
Climasemi-árido
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,54 baixo PNUD/2010[6]
PIBR$ 66Â 417,222 mil IBGE/2008[7]
PIB per capitaR$ 2Â 572,02 IBGE/2008[7]
Página oficial
Prefeiturawww.anage.ba.gov.br
Câmarawww.camara.anage.ba.io.org.brAnagé [nota 1][8] é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 560 quilômetros da capital. Sua população estimada em 2015 é de 20.096 habitantes, de acordo com o IBGE.Índice1 História
2 Infraestrutura
3 Geografia3.1 Municípios limítrofes
3.2 Distritos
4 Notas
5 Referências
6 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Anagé foi fundada pelo bandeirante o capitão-mor João Gonçalves da Costa, no ano de 1784, quando abria a estrada ligando o Arraial da Conquista a Caetité e ao rio São Francisco, a região era habitada anteriormente pelos índios imborés e mongoiós.
Dada a fertilidade das terras vieram para a região muitos colonos que ali se fixaram, desenvolvendo a agropecuária e formando o povoado de São João, elevado à vila em 1920, com a denominação de de São João da Vila Nova.
O distrito de São João da Vila Nova foi criado em 25 de julho de 1898 pela lei estadual nº 249, e o município, em 5 de Abril de 1962 pela lei estadual nº 1656, desmembrado do município de Vitória da Conquista. Foi instalado em 7 de abril de 1963.
Anagé está situada à margem direita do histórico rio Gavião afluente do rio das Contas.
Anagé possuí umas das maiores barragens do estado da Bahia, a barragem do rio gavião, sendo esta fruto de lazer e renda para a população do município.
É um município altamente pobre, onde a fonte de renda principal da população é o serviço público, onde emprega mais da metade da população da sede. Anagé já foi palco de vários eventos culturais, como o inesquecível FESCAMPA, que teve o Advogado Adilson Soares como idealizador, e revelou vários artistas para a cidade e a região. A cidade tem como artistas principais; Rege de Anagé (forrozeiro de grande sucesso na região), Fozim (grande contador de causos), Junior Amorim (grande poeta e compositor) entre outros, as personalidades mais importantes da cidade são o Ex-Deputado Federal e Advogado Elquisom Soares, o Médico Dr. Ivan Marinho, o Jogador de Futebol Dinelson. Além de personalidades folclóricas na cidade como: Véi de Nego, Barraca (Hélio), Batista, Nel Coruja, Zé Bala, Firiri, Natan, Toinho do Salgado (Argentino), Lola, todos personalidades folclóricas na cidade.
A cidade já foi palco de grandes rivalidades no futebol, tendo como a maior delas a disputa entre o Tucano e o Joanópolis, que protagonizaram uma das maiores rivalidades no futebol da região.
A população de Anagé em sua maioria torce para o Clube de Regatas do Flamengo do estado do Rio de Janeiro, sendo característica da população comemorar os títulos desta equipe com carreatas e fogos por toda a cidade.
O São João é o evento de maior destaque na cidade, tendo uma festa de camisa encerrando o evento.Infraestrutura[editar | editar código-fonte]
A cidade possui dois postos de combustíveis e um outro na estrada em que liga a cidade a Vitória da Conquista, existem vários supermercados espalhados pela cidade, sendo os maiores comerciantes da cidade a rede Teixeira e a Aliança.
Lazer é quase que exclusivo na barragem e no rio Gavião.
Na cidade possui duas agências bancárias, Previdência Social, Correios, Lotérica, Óticas, uma gráfica que abrange também o serviço de estamparia, pizzarias e vários bares para o povo se divertir durante a noite, sendo a vida boêmia da cidade muito boa.
A população de Anagé é totalmente acolhedora sendo todos os visitantes bem recebidos.Geografia[editar | editar código-fonte]
Municípios limítrofes[editar | editar código-fonte]
Norte: Caetanos
Sul: Vitória da Conquista
Leste: Bom Jesus da Serra e Planalto
Oeste: Caraíbas e Belo Campo
Distritos[editar | editar código-fonte]
Lindo HorizonteNotas? Nota linguística: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Anajé. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi gavião, referindo-se ao gavião-carijó, espécie típica na região. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para anwa-jeh, anagé e finalmente para anajé..topônimo: topónimoReferências? Monografia municipal de Anagé. IBGE.? Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. «Busca Faixa CEP». Consultado em 1 de fevereiro de 2019Â ? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 24 de agosto de 2013Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? «Anageense». Michaelis On-Line. Consultado em 13 de junho de 2016Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Prefeitura Municipal
Câmara Municipal
Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia
Dados do IBGE de Anagé
Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Portal da Bahia

POSTAGENS RELACIONADOS


ABERTURA DE SITE EM ANAHY


abertura de site em Anahy

Encontre abertura de site em Anahy na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ABERTURA DE SITE EM ANAJATUBA


abertura de site em Anajatuba

Encontre abertura de site em Anajatuba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ABERTURA DE SITE EM ANAJÁS


abertura de site em Anajás

Encontre abertura de site em Anajás na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

ABERTURA DE SITE EM ANALÂNDIA


abertura de site em Analândia

Encontre abertura de site em Analândia na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO