abertura de site em Ajuricaba


Encontre abertura de site em Ajuricaba na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Abertura

Acto ou efeito de abrir.
Buraco.
Fenda.


Abertura

Sinfonia ou peça de música orquestral, que precede uma ópera, uma oratória, um drama com música, ou outra composição de grande desenvolvimento.


Abertura

Peça de música para orquestra, destinada a ser executada em concertos ou a servir de introdução ou de intermédio em qualquer espectáculo ou solenidade, e no estilo de abertura propriamente dita.


Abertura

Inauguração.

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde janeiro de 2013). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ajuricaba NascimentoBarcelos
CidadaniaBrasil




















[edite no Wikidata]Ajuricaba era um líder da nação indígena dos Manaos no início do século XVIII. Os manaós tinham se aliado com os neerlandeses da Guiana. Ajuricaba, em um ato considerado como um ostensivo desafio à soberania portuguesa na região, até carregava hasteada em sua canoa uma bandeira holandesa.
Bem armados, os manaós enfrentavam os portugueses, atacando as missões do Rio Negro, resistindo e impedindo a ação das "tropas de resgate" (tropas portuguesas em busca de escravos indígenas) dentro de sua área de influência. Os portugueses temiam outros povos indígenas da região seguindo o exemplo dos Manaós, assim abrindo o caminho para uma invasão neerlandesa no vale do Rio Negro. Após negociações de paz, que não duraram, os portugueses começaram uma "guerra justa" contra os Manaós em 1727. Ajuricaba foi preso e enviado a Belém. Durante a viagem, preso em ferros como estava, Ajuricaba atirou-se à água, preferindo suicidar-se do que ser executado pelo Brasil colônia.
O suicídio de Ajuricaba foi considerado heróico tanto por seu próprio povo quanto pelos portugueses.Ver também[editar | editar código-fonte]
Guerra dos Manaus
Manaos (seu herói Ajuricaba e extinção da tribo)
Filme : Ajuricaba, o Rebelde da Amazônia
Revolta de Mandu Ladino
NheçuBibliografia[editar | editar código-fonte]
Nádia Farage 1991: As Muralhas dos Sertões. Os povos indígenas no rio Branco e a colonização. Rio de Janeiro, Paz e Terra; ANPOCS, pp. 62-63.
David Graham Sweet 1974: A Rich Realm of Nature Destroyed: The Middle Amazon Valley, 1640-1750. PhD thesis, University of Wisconsin, pp. 538-546.
Décio de Alencar Guzmán 1997. Historias de brancos: memória, historiografia dos índios Manao do rio Negro (séculos XVIII-XX). Dissertação (mestrado), Universidade Estadual de Campinas . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,1997. Link: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000129151
Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.vde Portal de biografias Portal da história Portal do Amazonas