4web informatica em Centralina


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Centralina utilizada num veículo Isuzu Geo Storm.
Uma centralina é um dispositivo eletrônico utilizado no controlo de uma grande variedade de dispositivos mecânicos e elétricos/eletrónicos de um automóvel.
De forma muito simplificada, o funcionamento de uma centralina, é o seguinte:
Sensores ? Centralina ? AtuadoresSensores (também designados Transductores de Entrada): Convertem as grandezas mecânicas em sinais eléctricos.
Centralina: Recebe dos sensores, os sinais elétricos correspondentes a grandezas físicas, processa esses sinais, e envia para os actuadores os sinais eléctricos correspondentes a acções que os actuadores devem executar.
Actuadores (também designados Transductores de Saída): Convertem os sinais elétricos recebidos da centralina para grandezas físicas, correspondentes às acções mecânicas e/ou elétricas que devem executar.
A centralina, por sua vez, é constituída pelos seguintes módulos: Conversor A/D: Converte sinais eléctricos analógicos para digitais (recebidos dos sensores).
Processador Digital de Sinal (em inglês DSP - Digital Signal Processor): Processa os sinais recebidos, efetuar os cálculos e gera sinais resultantes dos cálculos efetuados.
Memória EEPROM ou FLASH: Onde reside o programa que controla o funcionamento da centralina.
Memória RAM: Onde o DSP guarda temporariamente dados, sobre o estado de funcionamento em que se encontra o veículo, a cada instante.
Portos de E/S (entrada e saída): Portas de comunicação entre o DSP e os conversores A/D e D/A.
Conversor D/A: Converte sinais eléctricos digitais para analógicos (que envia para os actuadores).
Este era o funcionamento clássico de uma centralina que controlava todo o veículo.
Atualmente os veículos, em vez de uma única centralina, dispõem de uma rede de centralinas, cada uma delas especializada numa determinada tarefa, e podendo ter entre 80 a 100 centralinas especializadas, e uma que supervisiona o funcionamento geral do veículo.
Temos assim: Unidade de Controlo do Motor (em inglês ECU - Engine Control Unit)
Unidade de Controlo de Transmissão (em inglês TCU - Transmission Control Unit)
as duas unidades acima, em conjunto são designadas Módulo de Controlo de Potência (em inglês PCM - Powertrain Control Module)
Unidade de Controlo da caixa de velocidades (em inglês GCU - Gearbox Control Unit)
Unidade de Controlo de Airbag (em inglês ACU - Airbag Control Unit)
Unidade de Controlo de Telefone (em inglês TCU - Telephone Control Unit)
Interface Homem-Máquina (em inglês MMI - Man Machine Interface)
Unidade de Controlo de Portas (em inglês DCU - Door Control Unit)
Unidade de Controlo de Bancos (em inglês SCU - Seat Control Unit)
Unidade de Controlo de Climatização (em inglês CCU - Climate Control Unit)
Unidade de Controlo de Velocidade (em inglês SCU - Speed Control Unit)
Unidade de Controlo do Painel de Instrumentos (em inglês CCU - Convenience Control Unit)
Unidade de Controlo de Parqueamento (em inglês PCU - Park-assistant Control Unit)
A Centralina principal (Unidade de Controlo Electrónico) é vulgarmente designada "cérebro do carro"vdePartes do automóvelMotorizaçãoCabeçoteÁrvore de cames • Balanceiro • Colector • Distribuidor • Injetor • Tucho • Válvula • VelaBloco e cárterBiela • Bronzina • Cambota • Cilindro • Junta do cabeçote • Pistão • Volante do motor

SobrealimentaçãoTurbocompressor • Supercompressor
TransmissãoConversor de torque • Diferencial • Dupla embreagem • Eixo • Eixo cardã • Embreagem • Junta homocinética • Semieixo • Sincronizador  • Transeixo  •
Transmissão continuamente variávelSuspensãoAmortecedor • Barra de torção • Braço oscilante • Bieletas • Coxim • PneuFrenagemABS • EBD • ESP • Freio a disco • Freio de estacionamento • Freio a tambor • Pastilha de freio • Freio de serviçoCarroceriaAerofólio • Body kit • Capô • Chassi • Difusor • Para-choque • Para-brisa • Quebra-mato • Quebra-vento • Teto solar • Santantônio • SpoilerSegurançaAirbag • Alarme automotivo • Buzina • Cinto de segurança • Farol de rodagem diurna • Luzes automotivas • Limpador de para-brisa • Retrovisor • Sensor de estacionamento • Pneu reserva (estepe) • Triângulo de segurança • Pisca-alertaInjeção e igniçãoBomba injetora • Carburador • ECU • Estequiômetro • Injetor • Injeção eletrônica • VelaExaustãoCatalisador • Colector • Escapamento • Filtro de partículas dieselElétricaAlternador • Bateria automotiva • Motor de arranqueGuarda objetosPorta-malas • Porta-luvas • Porta-coposInteriorVolante • Acendedor de cigarros • Quebra-sol • Acelerador • Tacômetro • Odómetro • Velocímetro • Medidor de combustívelOutrosAquecedor central • Ar condicionado • Alavanca de câmbio • Calota • Coluna de direção • Direção assistida • Filtro de ar • Radiador • Trava elétrica • Macaco