4web informatica em Campos dos Goytacazes


Encontre 4web informatica em Campos dos Goytacazes na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

 Nota: Este artigo é sobre a cidade no interior do estado do Rio de Janeiro. Para o grupo indígena, veja Goitacases.Município de Campos dos Goytacazes
"Capital Nacional do Petróleo e do Açúcar""Campos"
Vista panorâmica da cidade.BandeiraBrasãoHino
Aniversário28 de março
Fundação29 de maio de 1677 (342Â anos) (como vila de São Salvador dos Campos)
Emancipação28 de março de 1835 (184Â anos)
Gentílicocampista
LemaIpsae matronae hic pro jure pugnant"Até as mulheres aqui pelo direito lutam"
Padroeiro(a)Santíssimo Salvador
CEP28010-000
Prefeito(a)Rafael Diniz (PPS)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Campos dos Goytacazes no Rio de JaneiroCampos dos Goytacazes Localização de Campos dos Goytacazes no Brasil
21° 45' 14" S 41° 19' 26" O21° 45' 14" S 41° 19' 26" O
Unidade federativaRio de Janeiro
MesorregiãoNorte Fluminense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoCampos dos Goytacazes IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesSão Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, São Fidélis, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e Mimoso do Sul (ES)
Distância até a capital275Â km
Características geográficas
Área4Â 026 km² [2]
População503 424 hab. (RJ: 7º/BRA: 45º) ? Censo IBGE 2018[3]
Densidade125,04 hab./km²
Altitude14 m
Climatropical temperatura média anual de 22,7 ?
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,716 (RJ: 37º) ? alto PNUD/2010 [4]
PIBR$ 17 283 381,86 mil (BR: 9º) ? IBGE/2016
PIB per capitaR$ 35Â 475,94 IBGE/2016
Página oficial
Prefeiturawww.campos.rj.gov.br
Câmarawww.camaracampos.rj.gov.brCampos dos Goytacazes[nota 1] é um município brasileiro no interior do estado do Rio de Janeiro, situado no norte fluminense. De acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui uma população de 503Â 424 habitantes, é a mais populosa cidade do interior do estado e o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área de 4.026 quilômetros quadrados. Localizam-se no município, importantes universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Segundo o IBGE, Campos dos Goytacazes tinha em 2013, o sétimo maior PIB do Brasil e é até hoje o segundo maior do estado do Rio de Janeiro, sendo a cidade não capital com o maior PIB nacional naquele ano.Índice1 História1.1 Divisão do território
2 Geografia2.1 Subdivisões
2.2 Hidrografia
2.3 Clima
3 Política
4 Turismo4.1 Atrativos naturais
4.2 Solares
4.3 Histórico-cultural
5 Estrutura urbana5.1 Educação
5.2 Saúde
5.3 Transporte
6 Cultura6.1 Bibliotecas
6.2 Biblioteca Municipal
7 Religião7.1 Igreja Católica na Cidade
7.2 Igreja Protestante na Cidade
8 Esporte8.1 Futebol
8.2 Basquetebol
8.3 Judô
8.4 Ciclismo
9 Ambientação de "Escrava Isaura"
10 Notas
11 Referências
12 Ver também
13 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
Campos e sua região eram originalmente habitadas pelos índios goitacás. Após o fracasso da capitania de São Tomé, a grande baixada foi atacada pela tribo goitacá. Durante o século XVII, diversas tentativas de ocupação da planície foram feitas, entretanto, todos que entravam em confronto com os índios eram dizimados. Somente com a chegada dos jesuítas e beneditinos na região, e da pacificação junto aos índios, é que as terras passaram a ser conhecidas pelos colonizadores e senhores de engenhos. A colonização de origem portuguesa de fato só se iniciou a partir de 1627, quando o governador Martim Correia de Sá, em reconhecimento devido ao heroísmo nas lutas contras os índios, doou algumas porções de terra da capitania aos Sete Capitães, que, em 1633, construíram currais para o gado, próximos da Lagoa Feia e da ponta de São Tomé.
Os novos colonizadores pretendiam desenvolver a criação de gado na região, com o objetivo de aproveitá-los no trabalhos dos engenhos. Na enseada da Guanabara, não havia áreas para criação de gado, pois a área estava ocupada com a cana-de-açúcar. Desde então, começou a verdadeira ocupação de origem portuguesa da cidade de Campos. Os capitães, que moravam em seus engenhos no Rio de Janeiro e Cabo Frio, arrendaram quinhões de suas sesmarias, contribuindo assim para o crescimento da população. A criação do gado se multiplicou de forma assombrosa, tal como a diversificação de atividades. Algumas antigas lendas dizem que Campos recebera primeiro a energia elétrica do que o resto da América Latina, entretanto, o correto seria dizer que fora um de seus latifúndios, no caso, a atual Quissamã, local que pertencia à Campos na época de 1833.
Canaviais começaram a aparecer nas regiões mais elevadas da planície e a política, até então estável, foi quebrada com a chegada de latifundiários poderosos, entre eles Salvador Corrêa de Sá e Benevides, que abusou do poder e da posição (pois era o governador da capitania na época), estabeleceu parcerias com os religiosos, se beneficiavam na partilha da planície. Começaram, então, as lutas pelas terras. De um lado, herdeiros dos capitães, pioneiros, colonos, campeiros e vaquejadores; de outro, os Assecas, herdeiros de Salvador de Sá. Durante aproximadamente 100 anos, a capitania viveu em conflitos pela posse das terras, a Coroa chegou a retomar a terra várias vezes, mas, devido às crises vividas pela mesma, voltou para as mãos dos Assecas. Somente em 1752, com a compra da capitania e a contribuição pecuniária da própria população, é que a região foi finalmente pacificada.
No decorrer do domínio dos Assecas, a pequena propriedade predominava, mas também condicionada pelo meio natural, devido à inexistência de áreas contínuas de grande extensão, já que havia inúmeras lagoas. A partir do domínio da cana-de-açúcar, a região passou por um período de recuperação, mas continuava isolada da capital. No início dos anos 1800, toda a planície encontrava-se ocupada e partilhada, mas ainda restavam quatro latifúndios: Colégio dos Jesuítas e São Bento (correspondentes à cidade de Campos e seu entorno), Quissamã (primeira região da América Latina à receber energia elétrica), além da fazenda dos Assecas, onde surgiu o povoado da barra seca (atual município de São Francisco de Itabapoana). Campos, s.d. Arquivo Nacional.
No ano de 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador é elevada à categoria de cidade, com o nome de Campos dos Goytacazes. A pecuária e o cultivo da cana-de-açúcar se estenderam pela planície entre o Rio Paraíba do Sul e a Lagoa Feia. Em 1875, a cidade tinha 245 engenhos de açúcar, com 3 610 fazendeiros estabelecidos na região. A primeira usina foi construída em 1879, com o nome de Usina Central do Limão, pertencente ao doutor João José Nunes de Carvalho. Devido à sua importância, Campos recebeu a visita de D. Pedro II quatro vezes.Reproduzir conteúdo Campos, 1977. Arquivo Nacional.
Durante toda a república, a economia regional viveu períodos de altos e baixos em função do preço do açúcar internacionalmente, mas sempre mantendo sua importância no mercado na economia estadual e nacional. Ao final dos anos 1980, os municípios de Campos, Macaé e Conceição de Macabu, tinham uma agroindústria açucareira expressiva. A ascensão de São Paulo como maior produtor nacional, seus altos níveis de produtividade, além da expansão da área cultivada no Nordeste do país, aliados à falta de modernização do complexo campista, fizeram com que a região passasse a ser coadjuvante no contexto nacional. O endividamento de algumas usinas, obrigou muitas delas a se fecharem, atingido consequentemente a economia da região Norte Fluminense. A descoberta do petróleo na bacia de Campos nos anos 1970 e a construção do Superporto do Açu tem contribuído para a recuperação da região nos dias de hoje.Divisão do território[editar | editar código-fonte]
Campos nasceu com o tamanho de toda região Norte e Noroeste Fluminense, exceto São João da Barra. O município, na época, fazia divisa com Nova Friburgo, Cantagalo, Cabo Frio e com estado de Minas Gerais, mas, com a emancipação da cidade de Itaperuna, perdeu metade do seu território. A partir da década de 1980, Campos perdeu cinco de seus antigos distritos, que, atualmente, formam os municípios de Italva e Cardoso Moreira.[carece de fontes?]Geografia[editar | editar código-fonte]
O município de Campos dos Goytacazes abrange uma área total de aproximadamente 4 026 km², sendo o de maior extensão territorial do Rio de Janeiro, correspondendo a quase 10% do território estadual.
Subdivisões[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Lista de bairros de Campos dos Goytacazes
O município possui quatorze distritos: Campos dos Goytacazes (sede), Santo Amaro de Campos (3º distrito), São Sebastião de Campos (4º distrito), Mussurepe (5º distrito), Travessão de Campos (7º distrito), Morangaba (9º distrito), Ibitioca (10º distrito), Dores de Macabu (11º distrito), Morro do Coco (12º distrito), Santo Eduardo (13º distrito), Serrinha (15º distrito), Tocos (17º distrito), Santa Maria de Campos (18º distrito) e Vila Nova de Campos (20º distrito). O antigo distrito de Guarus (antes Guarulhos) foi anexado ao de Campos dos Goytacazes em 1967.[5] É deste distrito a origem do título de barão de Guarulhos.[6] O distrito de Goitacazes foi anexado à sede em 1967, desmembrado em 1981 e reanexado em 1983[7]. O antigo distrito de Murundu, criado em 1963, foi extinto em 1983, sendo anexado ao distrito de Santa Maria de Campos[8]. Por razões históricas, a numeração distrital não é linear. Goitacazes foi o 2º distrito, Guarus, o 6º distrito, Italva, o 8º distrito, Cardoso Moreira, o 14º distrito, São Joaquim, o 16º distrito, Doutor Matos, o 19º distrito, Murundu, o 21º distrito e Paraíso, o 22º distrito.
Na tabela abaixo, a distribuição da população do município, em cada um de seus distritos.[9]DistritoÁrea (km²)População (2010)Distância até a sede municipal (km)
Campos dos Goytacazes (sede)645360Â 669-
Santo Amaro de Campos (3º distrito)315795336
São Sebastião de Campos (4º distrito)9414Â 57720
Mussurepe (5º distrito)20111Â 93730
Travessão (7º distrito)28024Â 05819
Morangaba (9º distrito)500379041
Ibitioca (10º distrito)193300219
Dores de Macabu (11º distrito)375857936
Morro do Coco (12º distrito)187468347
Santo Eduardo (13º distrito)243482075
Serrinha (15º distrito)223119356
Tócos (17º distrito)361816421
Santa Maria de Campos (18º distrito)210400970
Vila Nova de Campos (20º distrito)204623742Hidrografia[editar | editar código-fonte]
Lagoa de Cima
Lagoa do Vigário
Lagoa Limpa
Lagoa do Sapo
Rio Paraíba do Sul
Lagoa Feia
Clima[editar | editar código-fonte]
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1961 a menor temperatura registrada em Campos dos Goytacazes foi de 10,7Â °C em 30 de abril de 1986,[10] e a maior atingiu 41,6Â °C em 31 de outubro de 2012.[11] Temperaturas máximas iguais ou acima dos 40Â °C também ocorreram em 29 de dezembro de 2014 (40,8Â °C), 22 de fevereiro de 1989 (40,6Â °C), 5 de fevereiro de 1998 (40,2Â °C), 10 de fevereiro de 1998 (40,1Â °C), 20 de fevereiro de 1971 (40Â °C), 30 de dezembro de 2014 (40Â °C) e 1° de janeiro de 2016 (40Â °C).[11]
Ainda de acordo com o INMET, o maior acumulado de precipitação em 24 horas no mesmo período foi de 149,7 milímetros (mm) em 2 de novembro de 1977. Acumulados iguais ou superiores aos 100Â mm foram: 146,6Â mm em 18 de novembro de 2008, 133,8Â mm em 14 de novembro de 2016, 117,8Â mm em 20 de novembro de 1972, 111,4Â mm em 24 de novembro de 1966, 107,8Â mm em 27 de novembro de 1992, 107,3Â mm em 11 de novembro de 1970, 105,4Â mm em 12 de dezembro de 2005, 102,8Â mm em 28 de novembro de 2008 e 102Â mm em 28 de março de 1966.[12] Novembro de 2008, com 526,2Â mm, foi o mês de maior precipitação.[13]
Dados climatológicos para Campos dos Goytacazes
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima recorde (°C)40,240,639,439,236,435,236,6383941,639,640,8 41,6
Temperatura máxima média (°C)32,133,232,630,828,92827,327,827,728,83031,2 29,9
Temperatura média compensada (°C)26,727,426,925,323,32221,622,122,7242526,1 24,4
Temperatura mínima média (°C)23,323,423,321,719,718,117,618,119,120,621,722,7 20,8
Temperatura mínima recorde (°C)1715,317,610,710,811,211,511,71214,414,417 10,7
Precipitação (mm)133,761,2102,884,743,927,929,523,470,698,1162,9168,8 1Â 007,5
Dias com precipitação (? 1 mm)97976453781112 88
Umidade relativa compensada (%)77,474,977,277,977,978,37875,476,876,878,578,5 77,3
Horas de sol205,1207,2185,1184,6184,3174,2191,7181,4128,5133,4145,1157,6 2Â 078,2
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) (normal climatológica de 1981-2010;[14] recordes de temperatura a partir de 1961)[10][11] Política[editar | editar código-fonte]
O município de Campos dos Goytacazes é um dos principais centros políticos do estado do Rio de Janeiro desde o período colonial, quando foi referência tanto econômica como política para o Brasil. A história de Campos é rica em importantes acontecimentos políticos. O município foi um dos primeiros do Brasil a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865, pelo vapor Ceres. Foi a primeira cidade da América Latina a ter energia elétrica, em 24 de julho de 1883.
O movimento abolicionista também encontrou eco em Campos. A campanha abolicionista teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros, tendo, na pessoa do jornalista Luiz Carlos de Lacerda, o seu maior expoente. O grande vulto José Carlos do Patrocínio, o "tigre da abolição", foi também um dos principais nomes da luta pelo fim da escravidão, que mudaria os destinos políticos do Brasil imperial, preparando-o para a proclamação da República do Brasil.
Vários campistas governaram o estado do Rio de Janeiro, como Nilo Peçanha, eleito pela primeira vez para o período de 1903 a 1906 e, pela segunda vez, de 1914 a 1917. Nilo Peçanha foi eleito vice-presidente do Brasil e assumiu o mandato, de 1909 a 1910, com a morte de Afonso Pena.
Mais recentemente, o ex-prefeito de Campos, o radialista Anthony Garotinho, foi eleito governador, em 1998, com a sua esposa Rosinha tendo concorrido à sua sucessão e tendo sido eleita em 2002.O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Campos dos GoytacazesHá um total de mais de 150 bairros. Entrada principal do Shopping Boulevard Campos.
O Shopping Boulevard Campos
Turismo[editar | editar código-fonte]
Atrativos naturais[editar | editar código-fonte]
Criada ao longo de milênios pelo generoso rio Paraíba do Sul, terra de aluvião, a planície goitacá encanta com a sua fauna e flora riquíssima e diversificada, vastidão de verdes de todas as tonalidades, varrida pelo vento nordeste. Os Campos dos Goytacazes se estendem até o oceano Atlântico, ponto inicial da colonização de origem portuguesa. Possui lindas praias, todas com ondas fortes e desertas. São frequentadas mais por surfistas, mas a população também vai. Em algumas praias, há colônias de pescadores.
Como atrativos naturais destacam-se:Região do Imbé
Região da Bela Joana
Região das Serras (pico São Mateus, pedra Lisa [pico de 726 metros] e pedra do Baú)
Praia do Farol de São Tomé
Rio Preto
Lagoa de Cima
Senador Amaral (Cidade de Cayola Berola)
Morro do Itaoca (morro do rato)
Lagoa Limpa
Rio de Donana
Pedra do Garrafão (Santo Eduardo)
Pedra da Lavadeira
Cachoeira de Rio Preto
Solares[editar | editar código-fonte]
Destacam-se:Solar dos Airizes (situado na margem direita do rio Paraíba do Sul, próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX. Foi o primeiro imóvel de Campos tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1940 e serviu de inspiração e cenário para o escritor Bernardo Guimarães, autor do romance "A escrava Isaura", conhecido mundialmente)
Solar do Colégio (em estilo barroco jesuítico, construído pelos jesuítas na metade do século XVII. No altar de sua capela, está sepultada Benta Pereira. Atual sede do Arquivo Público de Campos.)
Solar do Barão de Pirapetinga (construído entre 1861 e 1865)
Solar Saturnino Braga (sua construção data da primeira metade do século XIX)
Solar do Visconde de Araruama (construído em 1852)
Solar da Baronesa (construído em 1823)
Solar do Barão da Lagoa Dourada (construído em 1860 e atual sede do Liceu de Humanidades de Campos)
Solar do Barão de Carapebus (construído em 1846 e atual Asilo do Carmo)
Solar do Barão de Muriaé (construído na primeira metade do século XIX e é ocupado pelo Corpo de Bombeiros).
Histórico-cultural[editar | editar código-fonte]
Casarios
Hotel Gaspar (construído por volta de 1830)
Hotel Palace (construído por volta de 1850)
Casa da Família Rodrigues (construída em 1870)
Santa Casa de Misericórdia (obra entregue em 1944), (Hoje é um Hospital)
Lira de Apolo (inaugurada em 1912)(abandonado pelos governantes)
Villa Maria (construída em 1918)
Praças, jardins, edifícios, marcos históricos e culturais
Academia Campista de Letras
Banco do Vovô (construído em 1872, localizado no centro de Campos)
Barão do Rio Branco
Boulevard Francisco de Paula Carneiro
Correios e Telégrafos (sua primeira agência foi inaugurada em 1875)
Fórum Nilo Peçanha (construído em 1935 com arquitetura inspirada ao Parthenon de Atenas)(hoje é a Câmara Municipal)
Jardim do Liceu (em volta da Câmara Municipal),
Villa Maria e o Liceu de Humanidades de Campos, umas das áreas mais bonitas de Campos.Liceu de Humanidades de Campos
Livraria Ao Livro Verde (livraria mais antiga do Brasil, construída em 1844, figura no Livro Guinness dos Recordes como a livraria mais antiga do Brasil)
Obelisco de Campos dos Goytacazes (construído em 1911)
Palácio da Cultura e Pantheon
Praça do Santíssimo Salvador
Praça Dr. Nilo Peçanha (atual jardim São Benedito)
Torre da Fábrica de Tecidos (construída em 1885)
Praça 4 Jornadas
Praça de Don'Ana
Praça do Flamboyant
Jockey Club de Campos dos Goytacazes (Hipódromo Lineo de Paula Machado) (Desativado, foi a leilão em 2011. Possui novo proprietário.)
Praça do Horto (Pertencente ao conjunto de casas ao lado do Horto Municipal. É o único conjunto de casas que não é condomínio fechado no bairro que foi urbanizado na década de 70)
Estrutura urbana[editar | editar código-fonte]
Educação[editar | editar código-fonte]
Referência na área universitária por abrigar instituições como Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF, antigo Cefet-Campos), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Estácio de Sá, Universidade Candido Mendes (UCAM), Instituto Superiores do CENSA (ISECENSA), Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Faculdade Batista Fluminense, e Faculdade Redentor (Facredentor) e por abrigar escolas de ensino médio na área particular como o Colégio João XXIII, pH Sistema de Ensino, Anglo Campos, CEFA Objetivo, Colégio Alpha, Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora,Colégio Externato Campista, Colégio Eucarístico, Colégio Pró-Uni, Instituto Dom Bosco Salesiano, Escola Adventista e na área pública como o Liceu de Humanidades de Campos, Escola Estadual Constantino Fernandes, Escola Estadual Thieres Cardoso, Escola Estadual João Barcelos Martins, IFF Campus-Centro, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) e E.T.E. Agrícola Antônio Sarlo, Colégio Estadual Alcebíades Schwartz (CEAS).
Dentre as instituições de educação mais antigas da região, estão:Liceu de Humanidades de Campos (fundado em 1847)
Faculdade de Direito de Campos (obras iniciadas em 1869), (Novo prédio obras iniciadas em 1998)
Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel - CENPR (Fundado em 1904)
Colégio Estadual Alcebíades Schwartz - CEAS (Criado em 24 de março de 1905)
Instituto Federal Fluminense (Antigo CEFET) (Construído em 1909, e fundado em 1910)
Colégio Batista Fluminense (Hoje colégio e faculdade Batista, fundado em 1912)
Colégio Bittencourt (Fundado em 1914)
Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) (fundado em 1925)
Faculdade de Medicina de Campos (Obras iniciadas em 1925)
Colégio Eucarístico (Fundada em 1941)
Externato Campista International School (Fundada em 1949)
Instituto Dom Bosco Salesiano (Construído em 1959)
Instituto Profissional Laura Vicunha
Colégio Santos Dumont
Saúde[editar | editar código-fonte]
Vista do Hospital Ferreira Machado.
Hospital Beneficência Portuguesa
Hospital Geral de Guarus (HGG)
Hospital Ferreira Machado (atendendo toda região Norte e Noroeste)
Hospital Geral Dr. Beda
Hospital Unimed
Hospital Pró Clinicas (Hospital Geral Dr. Beda Unidade II)
Prontocardio
Hospital São José em Goitacazes
Posto de Saúde de Ururaí
Hospital de Travessão
Hospital de Santo Eduardo
Hospital Escola Alvaro Alvim
Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes
Hospital Psiquiátrico Henrique Roxo
Hospital Psiquiátrico João Viana
Hospital dos Plantadores de Cana
Centrocor Serviços Médicos Ltda.
P.U (Posto de Urgência) Saldanha Marinho
P.U (Posto de Urgência) Guarus
UPA 24 horas em Guarus
A cidade conta ainda com mais de 60 UBS(Unidades básicas de saúde)
Transporte[editar | editar código-fonte]
O principal meio de transporte em Campos são os ônibus, mas o município também conta com o transporte realizado por algumas vans, legalizadas e não legalizadas. Em Campos, circulam mais de 350 ônibus, de 2 consórcios rodoviários diferentes e uma empresa, divididos em 3 lotes cada.
Os consórcios são: Lote 1, Consórcio Planície, de cor verde, corresponde as empresas Auto Viação São João e Jacarandá. Lote 2, Consórcio União, de cor amarela, corresponde as empresas Turisguá, São Salvador, Cordeiro e Siqueira. E o lote 3, de cor azul, operado pela empresa Rogil.
O preço atual da passagem no perímetro da cidade - bairros e distritos - é de R$ 2,75.
Em Campos, está situada uma das empresas de ônibus mais antigas do Brasil? a Empresa São Salvador, que tem 85 anos de fundação.
Campos possui dois terminais rodoviários: a Nova Rodoviária Roberto Silveira e a Rodoviária Shopping Estrada, além do Terminal Urbano Luis Carlos Prestes, localizado na Beira-Rio, área central da Cidade.
O transporte aéreo possui voos para Vitória (ES), Macaé (RJ), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Seguro (BA) e para a cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Na praia do Farol de São Tomé, fica localizado o heliporto da Petrobras, que leva os funcionários das plataformas da bacia de CamposCultura[editar | editar código-fonte]
A cerâmica, o couro, a palha e a madeira são os materiais de destaque em seu artesanato.[carece de fontes?]
Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos. Havendo grande tradição cultural e política na região da chamada baixada Campista.[carece de fontes?]Palácio da Cultura, que abriga a Biblioteca Pública Municipal, localizado na Rua Barão de Miracema, Pelinca.
Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, localizado na Praça São Salvador, Centro.
Casa de Cultura Olavo Cardoso, localizado na Avenida 7 de Setembro, Centro.
Casa de Cultura Villa Maria, localizada na Praça do Liceu.
Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, localizado em Conselheiro Josino.
Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, Localizada em Goitacazes.
Teatro Municipal Trianon
Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
Centro de Eventos Populares Osório Peixoto(CEPOP), localizado no bairro Jockey Club.
Teatro SESC, localizado no Centro.
Teatro SESI, localizado em Guarus.
Outro famoso atrativo local é o Farol de São Tomé ,que foi projetado pelo engenheiro francês Gustavo Eiffel, responsável por projetar grandes obras como a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (EUA) e a Torre Eiffel, em Paris (França).Bibliotecas[editar | editar código-fonte]
Biblioteca Municipal[editar | editar código-fonte]
Uma biblioteca municipal também é um dos lugares do turismo de uma cidade e e conforme a lista do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas .[15] o município de Campos dos Goytacazes tem as seguintes bibliotecas municipais: Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, a Biblioteca Pública Municipal do Farol de São Thomé e a Biblioteca Municipal Conselheiro JosinoReligião[editar | editar código-fonte]
Cúpula da Igreja Principal da Administração Apostólica de Campos, construída em estilo neoclássico, desde os anos 1990.
Catedral de São Salvador, 1973. Arquivo Nacional.
Em 2010, o censo do IBGE apontou que o município de Campos tem uma maioria católica de 232,5 mil moradores, equivalentes a 51% dos habitantes. Os demais se dividem entre evangélicos, vários religiões e ateus, sendo que os evangélicos somam 144 mil moradores; 63,8 mil não têm religião; 10,9 mil são espíritas; 3,5 mil são de outras religiões cristãs e 3,8 mil são Testemunhas de Jeová.Igreja Católica na Cidade[editar | editar código-fonte]
Campos possui, desde 1922, uma diocese própria para atender a população católica, criada pelo Papa Pio XI. Além da diocese, no território de Campos também foi criada em 2002 pelo Papa João Paulo II, a Administração Apostólica São João Maria Vianney, que utiliza exclusivamente o rito romano e a disciplina antiga da Igreja, dessa maneira enquanto os fiéis católicos são atendidos pela Diocese, os fiéis católicos do mesmo território ligados a missa antiga, são atendidos pela Administração,[16] formando por isso, uma situação única no mundo no direito e na liturgia da Igreja Católica.Igreja Protestante na Cidade[editar | editar código-fonte]
A Cidade possui grandes templos de Igrejas Evangélicas, destacando O templo da Igreja Universal do Reino de Deus (sede), a Igreja Evangélica Semear, a Igreja Bola de Neve, a Igreja Batista de Eldorado, a Primeira Igreja Batista de Goitacazes , Igreja Batista da Paz, Primeira Igreja Batista de Campos (Fundada em 1891), Igreja Cristã Maranata e Assembleia de Deus.No mês de Novembro de 2013 foi inaugurado pela então AEC (Associação Evangélica de Campos) com apoio da Secretaria de Meio Ambiente o Bosque das Oliveiras, localizado no monte da Codim, a 2,5Â km do Aeroporto Municipal de Campos dos Goytacazes, o espaço é usado por evangélicos da mais variadas denominações evangélicas como um lugar de tranquilidade, reflexão da Bíblia, oração. No lugar foram plantados mais de 30 pés de oliveiras. O Bosque das Oliveiras está situado ao lado da Torre da AEC, de onde pode se apreciar a vista de toda baixada (ainda do primeiro andar), e até pode ser visto a Usina eólica da praia de gargaú na Cidade de São Francisco de Itabapoana.
Esporte[editar | editar código-fonte]
Futebol[editar | editar código-fonte]
A cidade de Campos dos Goytacazes tem, como principais clubes de futebol: o Americano Futebol Clube (1914), campeão do campeonato brasileiro de seleções estaduais, representando o estado do Rio de Janeiro e campeão brasileiro do módulo Azul ambos em 1987, é o único clube da cidade que teve um atleta convocado para uma Copa do Mundo, trata-se de Poly, na Copa do Mundo de 1930; o Goytacaz Futebol Clube (1912), vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série B em 1985 e detentor da 5ª maior torcida do estado; o Clube Esportivo Rio Branco (1912), o único clube no Brasil a vestir a cor rosa em seu uniforme principal, é também o clube que Didi (bicampeão mundial e inventor da Folha-seca) defendeu antes de sair de Campos para conquistar o mundo; e o Campos Atlético Associação (1912), conhecido como Roxinho devido às cores do seu uniforme (roxo, preto e branco), clube este fundado por negros em 26 de outubro de 1912. O antigo Leão da Coroa, como era chamado, fez fronte a seus adversários enquanto vigorou a disputa do Campeonato Campista, que veio a ter fim por volta da década de 70 face a fusão do antigo estado do Rio de Janeiro com o estado da Guanabara, o que marcou negativamente a estrutura do futebol do interior fazendo com que muitas equipes, principalmente de Campos e Niterói, desaparecessem do cenário futebolístico. Somado a isso, o profissionalismo cada vez premente fez que estas equipes se perdessem no tempo, mas nunca na memória e principalmente no coração de seus torcedores.
O clássico citadino, entre o Americano e o Goytacaz, conhecido como Goyta-Cano, é um dos maiores clássicos de futebol do interior do estado do Rio de Janeiro, por reunir as equipes mais vitoriosas da região, que se confrontam desde a década de 1910.
Campos tem como principal estádio o estádio Ary de Oliveira e Souza.
Jiu-Jitsu
Campos é referência no esporte e cidade sede de equipes renomadas no Estado como a equipe Nova União, Aliance, Tawanda, Appolo. É o berço de campeões como Ari Santos, que tem sido destaque no MMA. Além disso, promove diversas atividades relacionadas à pratica do esporte, bem como: Campeonatos, Congressos, Projetos Sociais. A cidade têm sido cada vez mais reconhecida através de inúmeros atletas que disputam e vencem campeonatos de jiu-jitsu pelo Brasil à fora, com destaque para Ari Santos, Matheus Silva (Pururuca), Thiago Martins (Bambu), Lucas Velemen (Pezão), Alexandre Manske, entre outros. A cidade conta ainda com vários centros de treinamento de alto nível, como: Arena Champ´s, Setor Fitness, Centro de Treinamento Nova União, Centro de Treinamento Vitor Santos.Basquetebol[editar | editar código-fonte]
Campos tem a equipe de basquetebol em cadeiras de rodas da ONG Esporte Sem Fronteiras,[17] que detém vários títulos (campeões fluminenses em 2003, 2004 e 2006, campeões regionais 2004, 2006 e 2008, onde enfrentaram equipes de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, além de campeões internacionais da Copa Vindimia, disputada na cidade de Mendonza, na Argentina, nos anos de 2004 e 2006)Judô[editar | editar código-fonte]
A cidade tem um judô bastante competitivo, tendo tido, nos últimos anos um avanço inédito no ranking estadual. Em 2009 e 2010, a equipe Projex-ADFL (Associação Desportiva Fernandes Leandro) trouxe dois títulos inéditos de campeonato por equipe no circuito estadual e títulos sul-americanos, colocando o nome da cidade nos anais do esporte campista. Posteriormente a equipe saiu da academia Projex deixando de ser Projex-ADFL e ficando apenas como ADFL, equipe que continua dando títulos inéditos para a cidade, ficando inclusive entre as 10 melhores equipes do estado por dois anos seguidos.Ciclismo[editar | editar código-fonte]
Em Campos dos Goytacazes, no dia 6 de agosto, é realizada a segunda prova ciclística mais antiga do Brasil, desde 1944,[carece de fontes?] tendo, como o seu idealizador, Gerardo Maria Ferraiuoli, o "Patesko", prova que faz parte do circuito nacional e que atrai alguns dos melhores atletas do país. Destaca-se na prática da modalidade downhill, tendo uma das melhores pistas do Brasil no Morro do Itaoca. A pista é bastante técnica e proporciona uma das melhores visões da cidade.Ambientação de "Escrava Isaura"[editar | editar código-fonte]
O "Solar dos Ayrises", situado na zona rural deste município, seria o ambiente que teria inspirado Bernardo Guimarães ao escrever seu famoso livro "A Escrava Isaura", obra fictícia romântica; nela o autor registrou: "Era nos primeiros anos do reinado do Sr. D. Pedro II. No fértil e opulento município de Campos de Goitacases, à margem do Paraíba, a pouca distância da vila de Campos, havia uma linda e magnífica fazenda. Era um edifício de harmoniosas proporções, vasto e luxuoso, situado em aprazível vargedo ao sopé de elevadas colinas cobertas de mata em parte devastada pelo machado do lavrador (...) A casa apresentava a frente às colinas. Entrava-se nela por um lindo alpendre todo enredado de flores trepadeiras, ao qual subia-se por uma escada de cantaria de seis a sete degraus. Os fundos eram ocupados por outros edifícios acessórios, senzala, pátios,currais e celeiros, por trás dos quais se estendia o jardim, a horta, e um imenso pomar, que ia perder-se na barranca do grande rio."[18]Notas? Nota linguística: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Campos dos Goitacases. A grafia correta é Campos dos Goitacases porque prescreve-se o uso das letras "I" e "S" para palavras de origem tupi. A palavra significa nômades e refere-se aos goitacás (ou goitacases), povo que habitava a região. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada de goytacazes para goitacases..topônimo: topónimoReferências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 3 de dezembro de 2012Â ? «Censo Populacional 2015 - Estado do Rio de Janeiro». Censo Populacional 2015 - Estado do Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 2 de janeiro de 2016Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 29 de Julho de 2013Â ? [1]? [2]? «IBGE | Cidades | Rio de Janeiro | Campos dos Goytacazes | Histórico». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 5 de janeiro de 2018Â ? «IBGE | Cidades | Rio de Janeiro | Campos dos Goytacazes | Histórico». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 6 de janeiro de 2018Â ? «CIDAC». cidac.campos.rj.gov.br. Consultado em 5 de janeiro de 2018Â ? a b «BDMEP - série histórica - dados diários - temperatura mínima (°C) - Campos». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 13 de setembro de 2014Â ? a b c «BDMEP - série histórica - dados diários - temperatura máxima (°C) - Campos». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 13 de setembro de 2014Â ? «BDMEP - série histórica - dados diários - precipitação (mm) - Campos». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 13 de setembro de 2014Â ? «BDMEP - série histórica - dados mensais - precipitação total (mm) - Campos». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 13 de setembro de 2014Â ? «NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DO BRASIL». Instituto Nacional de Meteorologia. Consultado em 5 de junho de 2018Â ? Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - Relação de Bibliotecas Públicas no Estado do Rio de Janeiro - novembro de 2013. SNBP. Acesso feito em 16 de setembro de 2017.? Carta pastoral de D. Fernando Areâs Rifan sobre os dez anos da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, 10 anos de graça, reflexão e missão. 2012. Pág.: 19.? http://www.esportesemfronteiras.com.br? Graziela Escocard Ribeiro (2009). «Muito além da ficção: "A escrava Isaura" de livro se transformou em novela, virou lenda e até assombração». Essentia Editora. Consultado em 20 de abril de 2016Â
Ver também[editar | editar código-fonte]
Interior do Rio de Janeiro
Norte Fluminense
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da prefeitura (em português)
Camara municipal de campos (em português)
http://www.cadecampos.com.br/article/historia-e-cultura-de-campos-dos-goytacazes.html
Campos dos Goytacazesvde50 cidades mais populosas do Brasil   São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília
Salvador
Fortaleza
Belo Horizonte
Manaus
Curitiba
Recife
Goiânia

Belém
Porto Alegre
Guarulhos
Campinas
São Luís
São Gonçalo
Maceió
Duque de Caxias
Campo Grande
NatalTeresina
São Bernardo do Campo
Nova Iguaçu
João Pessoa
Santo André
São José dos Campos
Jaboatão dos Guararapes
Osasco
Ribeirão Preto
UberlândiaSorocaba
Contagem
Aracaju
Feira de Santana
Cuiabá
Joinville
Aparecida de Goiânia
Juiz de Fora
Londrina
AnanindeuaPorto Velho
Niterói
Belford Roxo
Serra
Caxias do Sul
Campos dos Goytacazes
Macapá
Florianópolis
Vila Velha
São João de Meritivde Hierarquia urbana do Brasil
Demografia do Brasil
Municípios do Brasil
vdeMetrópolesMetrópoles globais
São Paulo
Metrópoles nacionais
Brasília
Rio de Janeiro
Metrópoles regionais
Belém
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Goiânia
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
vdeCapitais regionaisCapitais regionais A
Aracaju
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Florianópolis
João Pessoa
Maceió
Natal
São Luís
Teresina
Vitória
Capitais regionais B
Blumenau
Campina Grande
Cascavel
Caxias do Sul
Chapecó
Feira de Santana
Ilhéus/Itabuna
Joinville
Juiz de Fora
Londrina
Maringá
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Uberlândia
Montes Claros
Palmas
Passo Fundo
Porto Velho
Santa Maria
Vitória da Conquista
Capitais regionais C
Araçatuba
Araguaína
Arapiraca
Araraquara
Barreiras
Bauru
Boa Vista
Cachoeiro de Itapemirim
Campos dos Goytacazes
Caruaru
Criciúma
Divinópolis
Dourados
Governador Valadares
Ijuí
Imperatriz
Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo
Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha
Macapá
Marabá
Marília
Mossoró
Novo Hamburgo/São Leopoldo
Pelotas/Rio Grande
Petrolina/Juazeiro
Piracicaba
Ponta Grossa
Pouso Alegre
Presidente Prudente
Rio Branco
Santarém
Santos
São José dos Campos
Sobral
Sorocaba
Teófilo Otoni
Uberaba
Varginha
Volta Redonda/Barra Mansa
vdeCentros sub-regionaisCentros sub-regionais A
Alfenas
Anápolis
Apucarana
Bacabal
Bagé
Barbacena
Barra do Garças
Barretos
Bento Gonçalves
Botucatu
Cabo Frio
Caçador
Cáceres
Caicó
Cajazeiras
Campo Mourão
Castanhal
Catanduva
Caxias
Colatina
Crateús
Erechim
Floriano
Foz do Iguaçu
Franca
Francisco Beltrão
Garanhuns
Guanambi
Guarabira
Guarapuava
Iguatu
Irecê
Itajaí
Itaperuna
Itumbiara
Jacobina
Jaú
Jequié
Ji-Paraná
Joaçaba
Lages
Lajeado
Lavras
Limeira
Macaé
Manhuaçu
Muriaé
Nova Friburgo
Ourinhos
Paranaguá
Paranavaí
Parnaíba
Passos
Pato Branco
Patos
Patos de Minas
Pau dos Ferros
Paulo Afonso
Picos
Pinheiro
Poços de Caldas
Ponte Nova
Quixadá
Redenção
Rio Claro
Rio do Sul
Rio Verde
Rondonópolis
Santa Cruz do Sul
Santa Inês
Santa Rosa
Santo Ângelo
Santo Antônio de Jesus
São Carlos
São João da Boa Vista
São Mateus
Serra Talhada
Sinop
Sousa
Teixeira de Freitas
Toledo
Tubarão
Ubá
Umuarama
Uruguaiana
Centros sub-regionais B
Abaetetuba
Assu
Afogados da Ingazeira
Alagoinhas
Altamira
Andradina
Angra dos Reis
Araranguá
Araras
Araripina
Arcoverde
Ariquemes
Assis
Avaré
Balneário Camboriú
Balsas
Bom Jesus da Lapa
Bragança
Bragança Paulista
Breves
Brumado
Brusque
Cacoal
Cametá
Campo Maior
Capanema
Caratinga
Carazinho
Cataguases
Chapadinha
Cianorte
Concórdia
Conselheiro Lafaiete
Cruz Alta
Cruz das Almas
Cruzeiro do Sul
Currais Novos
Eunápolis
Frederico Westphalen
Guaratinguetá
Gurupi
Itabaiana
Itaberaba
Itaituba
Itajubá
Itapetininga
Itapeva
Itapipoca
Itaporanga
Ituiutaba
Ivaiporã
Janaúba
Linhares
Mafra
Palmares
Paragominas
Parintins
Pedreiras
Presidente Dutra
Registro
Resende
Ribeira do Pombal
Santana do Ipanema
Santo Antônio da Platina
São João del-Rei
São Lourenço
São Miguel do Oeste
São Raimundo Nonato
Senhor do Bonfim
Tefé
Teresópolis
Tucuruí
União da Vitória
Valença
Viçosa
Videira
Vilhena
Vitória de Santo Antão
Xanxerê
vdeCentros de zonaCentros de zona A
Acaraú
Açailândia
Adamantina
Além Paraíba
Almeirim
Almenara
Alta Floresta
Amparo
Aquidauana
Aracati
Aracruz
Araçuaí
Arapongas
Araxá
Assis Chateubriand
Barra do Corda
Barreiros
Bebedouro
Belo Jardim
Birigui
Bom Jesus
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Caetité
Caldas Novas
Camacan
Camaquã
Campo Belo
Campos Novos
Canindé
Canoinhas
Capelinha
Carangola
Carpina
Catalão
Catolé do Rocha
Caxambu
Ceres
Cerro Largo
Codó
Colinas do Tocantins
Conceição do Araguaia
Conceição do Coité
Cornélio Procópio
Corumbá
Corrente
Cruzeiro
Curitibanos
Cururupu
Curvelo
Diamantina
Diamantino
Dianópolis
Dois Vizinhos
Dracena
Encantado
Esperantina
Estância
Estrela
Fernandópolis
Formiga
Frutal
Governador Nunes Freire
Goiana
Goiás
Guanhães
Guaporé
Guaraí
Guaxupé
Ibaiti
Ibirubá
Icó
Imbituba
Ipiaú
Iporá
Irati
Itabaiana
Itabira
Itacoatiara
Itamaraju
Itapetinga
Ituverava
Jacarezinho
Jales
Jandaia do Sul
Januária
Jaru
Jataí
João Câmara
João Monlevade
Juína
Jundiaí
Lagarto
Lagoa Vermelha
Laranjeiras do Sul
Limoeiro
Limoeiro do Norte
Lins
Loanda
Macau
Macaúbas
Mamanguape
Marau
Maravilha
Marechal Cândido Rondon
Medianeira
Mineiros
Mirassol d'Oeste
Mogi Guaçu
Monteiro
Montenegro
Morrinhos
Mundo Novo
Naviraí
Nossa Senhora da Glória
Nova Andradina
Nova Prata
Nova Venécia
Oeiras
Olímpia
Osório
Ouricuri
Palmas
Palmeira das Missões
Palmeira dos Índios
Pará de Minas
Paraíso do Tocantins
Parauapebas
Patrocínio
Penápolis
Penedo
Pesqueira
Pinhalzinho
Pirapora
Pires do Rio
Piripiri
Pombal
Ponta Porã
Porangatu
Porto Nacional
Porto Seguro
Primavera do Leste
Propriá
Quirinópolis
Rolim de Moura
Russas
Salgueiro
Salinas
Santa Fé do Sul
Santa Inês
Santa Maria da Vitória
Santo Antônio de Pádua
Santiago
São Bento do Sul
São Borja
São Félix do Araguaia
São Gabriel
São Jerônimo
São José do Rio Pardo
São Luís de Montes Belos
São Luiz Gonzaga
São Miguel dos Campos
Sarandi
Seabra
Serrinha
Soledade
Sorriso
Surubim
Tabatinga
Taquara
Tatuí
Telêmaco Borba
Tijucas
Timbaúba
Timbó
Tocantinópolis
Torres
Três Corações
Três de Maio
Três Lagoas
Três Passos
Três Rios
Tupã
Unaí
União dos Palmares
Uruaçu
Vacaria
Venâncio Aires
Votuporanga
Xique-Xique
Centros de zona B
Abaeté
Abelardo Luz
Abre Campo
Afonso Cláudio
Água Boa
Água Branca
Águas Formosas
Aimorés
Alegrete
Alexandria
Alto Araguaia
Alto Longá
Alto Parnaíba
Amambai
Amarante
Amargosa
Andirá
Andradas
Anicuns
Anísio de Abreu
Aparecida
Apiaí
Apodi
Araguaçu
Araguari
Araguatins
Araioses
Araputanga
Arara
Araruama
Araruna
Arcos
Arinos
Arroio do Meio
Arvorezinha
Auriflama
Avelino Lopes
Baependi
Bambuí
Bariri
Barra
Barra Bonita
Barra de São Francisco
Barra do Bugres
Barras
Barracão
Bataguassu
Batalha
Bela Vista
Belém do São Francisco
Bicas
Boa Esperança
Boa Vista do Buricá
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus do Itabapoana
Boquira
Braço do Norte
Brasileia
Brejo Santo
Buritis
Caculé
Camapuã
Cambuí
Camocim
Campina da Lagoa
Campo Novo do Parecis
Campos Altos
Campos Belos
Canguaretama
Canindé de São Francisco
Canto do Buriti
Capanema
Capão da Canoa
Capim Grosso
Capinzal
Capitão Poço
Capivari
Caracol
Carauari
Carmo do Paranaíba
Carutapera
Casca
Cassilândia
Castelo
Castelo do Piauí
Cerejeiras
Chapadão do Sul
Chopinzinho
Cícero Dantas
Coelho Neto
Colíder
Colinas
Coluna
Comodoro
Confresa
Congonhas
Constantina
Coronel Vivida
Coxim
Cristal do Sul
Crixás
Cruz
Cruzília
Curimatá
Delmiro Gouveia
Desterro
Dores do Indaiá
Entre Rios de Minas
Esperantinópolis
Espírito Santo do Pinhal
Espumoso
Euclides da Cunha
Eirunepé
Extrema
Fátima
Faxinal
Floresta
Fortaleza dos Nogueiras
Fronteiras
Gandu
Garça
Garibaldi
General Salgado
Getúlio Vargas
Gilbués
Goianésia
Goiatuba
Goioerê
Grajaú
Guaíra
Guajará-Mirim
Guaraciaba do Norte
Guararapes
Horizontina
Ibicaraí
Ibirama
Ibotirama
Ilha Solteira
Indaial
Inhumas
Ipanema
Ipu
Iracema
Itaberaí
Itacarambi
Itamonte
Itaocara
Itapaci
Itapajé
Itapiranga
Itápolis
Itapuranga
Itaqui
Itararé
Itaúna
Ituporanga
Iturama
Jaciara
Jacutinga
Jaguaquara
Jaguariaíva
Jaguaribe
Jaicós
Jardim
Joaíma
João Pinheiro
Juara
Jussara
Lábrea
Lago da Pedra
Lagoa da Prata
Lambari
Leme
Leopoldina
Livramento de Nossa Senhora
Lorena
Lucas do Rio Verde
Lucélia
Luzilândia
Machado
Malacacheta
Manga
Mantena
Maracaçumé
Matão
Matinhos
Miranda
Miracema do Tocantins
Mirinzal
Mococa
Monte Alegre
Monte Alto
Monte Aprazível
Monte Carmelo
Mostardas
Muçum
Nanuque
Natividade
Nazaré
Neópolis
Niquelândia
Nonoai
Nossa Senhora das Dores
Nova Londrina
Nova Mutum
Nova Petrópolis
Oliveira
Orlândia
Osvaldo Cruz
Olho d'Água das Flores
Ouro Fino
Ouro Preto do Oeste
Palmeira
Palmeira d'Oeste
Palmeirópolis
Pão de Açúcar
Paracatu
Paraguaçu Paulista
Paraisópolis
Paramirim
Paranacity
Paranaíba
Parelhas
Passa-e-Fica
Patu
Paulistana
Peçanha
Pedra Azul
Pedro II
Pedro Afonso
Peixoto de Azevedo
Piancó
Pinheiro Machado
Pio XII
Piraju
Piracuruca
Pitanga
Pitangui
Piumhi
Poções
Ponte Serrada
Pontes e Lacerda
Porteirinha
Porto Calvo
Porto União
Posse
Presidente Epitácio
Presidente Getúlio
Presidente Juscelino
Presidente Venceslau
Princesa Isabel
Prudentópolis
Quatis
Quedas do Iguaçu
Rancharia
Resplendor
Riachão do Jacuípe
Rio Bonito
Rio Negro
Rio Pomba
Rio Real
Rodeio Bonito
Roncador
Rubiataba
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Sananduva
Sanclerlândia
Santa Bárbara
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Filomena
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Maria do Suaçuí
Santa Vitória do Palmar
Santana
Santana do Livramento
Santo Antônio
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
Santos Dumont
São Bento (Maranhão)
São Bento (Paraíba)
São Benedito
São Domingos
São Francisco
São Gabriel da Palha
São Gotardo
São João Batista
São João do Ivaí
São João do Piauí
São João dos Patos
São João Nepomuceno
São Joaquim da Barra
São José do Cedro
São José do Egito
São João do Rio do Peixe
São João Evangelista
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Mateus do Sul
São Miguel
São Miguel do Araguaia
São Miguel do Tapuio
São Paulo do Potengi
São Sebastião
São Sebastião do Caí
São Valentim
São Vicente Férrer
Sapé
Seara
Sena Madureira
Senador Pompeu
Serafina Corrêa
Serra Dourada
Serro
Simões
Simplício Mendes
Sinimbu
Siqueira Campos
Sobradinho
Sombrio
Sumé
Tabira
Taguatinga
Taió
Taiobeiras
Tangará
Tapejara
Tapes
Taquaritinga
Tarauacá
Tauá
Tenente Portela
Terra Nova do Norte
Teutônia
Tietê
Tramandaí
Três Pontas
Tucumã
Tucunduva
Turmalina
Tutóia
Uiraúna
Umarizal
União
Uruçuí
Valença
Valença do Piauí
Valente
Várzea da Palma
Vazante
Venda Nova do Imigrante
Veranópolis
Viana
Vigia
Vila Rica
Virginópolis
Visconde do Rio Branco
Vitorino Freire
Xaxim
Xinguara
Wenceslau Braz
Zé Doca
Referências: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regiões de Influência das Cidades 2007 (10 de outubro de 2008), [3] Configuração da Rede Urbana do Brasil (junho de 2001)vde Cidades históricas do Brasil segundo o IPHANRegião Centro-Oeste
Acorizal
Barão de Melgaço
Brasília
Cáceres
Cavalcante
Corumbá de Goiás
Corumbá
Crixás
Cuiabá
Diamantino
Goiás
Jaraguá
Luziânia
Miranda
Niquelândia (Tupiraçaba)
Pilar de Goiás
Pirenópolis
Poconé
Santa Cruz de Goiás
Vila Bela da Santíssima Trindade
Região Nordeste
Acaraú
Alcântara
Andaraí
Aquiraz
Aracati
Aratuípe
Areia
Bom Jesus da Lapa
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cachoeira
Cairu (Morro de São Paulo)
Camamu
Campo Maior
Canavieiras
Caravelas
Caruaru
Feira de Santana
Flores
Fortaleza
Garanhuns
Goiana
Icó
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ilhéus
Ipojuca
Itaparica
Jaboatão dos Guararapes
Jacobina
Jaguaripe
João Pessoa
Juazeiro
Laranjeiras
Lençóis
Maragogipe
Marechal Deodoro
Monte Santo
Moreno
Natal
Nazaré
Nazaré da Mata
Oeiras
Olinda
Parnaíba
Penedo
Pesqueira
Petrolina
Piracuruca
Piranhas
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Seguro (Arraial d'Ajuda)
Recife
Rio de Contas
Rio Formoso
Russas
Salvador
Santa Cruz Cabrália
Santa Luzia do Norte
Santa Rita
Santo Amaro
Santo Antônio de Jesus
São Cristóvão
São Félix
São Francisco do Conde
São Lourenço da Mata
São Luís
Sirinhaém
Sobral
Tamandaré
Tracunhaém
Triunfo
Valença
Vera Cruz
Vicência
Viçosa do Ceará
Vitória de Santo Antão
Região Norte
Almas
Pontal
Arraias
Barcelos
Belém
Boa Vista
Borba
Bragança
Cametá
Chapada da Natividade
Conceição do Tocantins
Costa Marques
Dianópolis
Itacoatiara
Macapá
Manaus
Monte do Carmo
Natividade
Paranã
Porto Nacional
Rio Branco
Santarém
Tefé
Região Sudeste
Angra dos Reis
Areias
Bananal
Barão de Cocais
Belo Vale
Cabo Frio
Caeté
Campos dos Goytacazes
Cananeia
Cantagalo
Catas Altas
Conceição da Barra
Congonhas
Coronel Xavier Chaves
Cunha
Diamantina
Embu das Artes
Guaratinguetá
Iguape
Ilhabela
Itabirito
Itanhaém
Itu
Jacareí
Jundiaí
Mariana
Mogi das Cruzes
Ouro Preto
Paraty
Petrópolis
Pindamonhangaba
Piranga
Pitangui
Prados
Resende
Resende Costa
Rio de Janeiro
Sabará
Sacramento
Santa Bárbara
Santa Luzia
Santana de Parnaíba
Santos
São Gonçalo do Rio Preto
São João del-Rei
São João Marcos
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Mateus
São Paulo
São Pedro da Aldeia
São Sebastião
São Vicente
Serro (Milho Verde)
Sorocaba
Taubaté
Teresópolis
Tiradentes
Ubatuba
Valença
Vila Velha
Vitória
Região Sul
Antonina
Castro
Curitiba
Florianópolis
Guaraqueçaba
Laguna
Lapa
Morretes
Paranaguá
Pelotas
Rio Grande
São Borja
São Francisco do Sul
São Miguel das Missões
Temas afins
Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas
Lista do patrimônio histórico no Brasil
vde Rio de Janeiro Portal ? Geografia, Política, Cultura, EsportesCapitalRio de JaneiroDivisão regional vigente (desde 2017)Regiões geográficas intermediárias e imediatasDivisão regional extinta (vigente até 2017)Mesorregiões e microrregiõesRegiões demarcativasBaixada Fluminense ? Grande Niterói ? Interior ? Leste Fluminense ? Litoral ? Região dos Lagos ? Serra Fluminense (Sul Fluminense ? Vale do Paraíba)Regiões Metropolitanas e RIDEsRio de JaneiroMais de 1.000.000 habitantesRio de Janeiro ? São GonçaloMais de 700.000 habitantesDuque de Caxias ? Nova IguaçuMais de 400.000 habitantesCampos dos Goytacazes ? Belford Roxo ? Niterói ? São João de MeritiMais de 200.000 habitantesPetrópolis ? Volta Redonda ? Magé ? Itaboraí ? Macaé ? Cabo FrioMais de 100.000 habitantesMesquita ? Nova Friburgo ? Barra Mansa ? Nilópolis ? Teresópolis ? Angra dos Reis ? Queimados ? Resende ? Maricá ? Araruama ? Itaguaí ? Itaperuna ? Barra do Piraí ? Japeri ? Rio das OstrasSudeste, Brasil
Portal do Brasil Portal do Rio de Janeiro

POSTAGENS RELACIONADOS


4WEB INFORMATICA EM CAMPOS GERAIS


4web informatica em Campos Gerais

Encontre 4web informatica em Campos Gerais na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

4WEB INFORMATICA EM CAMPOS LINDOS


4web informatica em Campos Lindos

Encontre 4web informatica em Campos Lindos na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

4WEB INFORMATICA EM CAMPOS NOVOS


4web informatica em Campos Novos

Encontre 4web informatica em Campos Novos na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

4WEB INFORMATICA EM CAMPOS NOVOS PAULISTA


4web informatica em Campos Novos Paulista

Encontre 4web informatica em Campos Novos Paulista na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO