montar pagina em Dom Expedito Lopes


Encontre montar pagina em Dom Expedito Lopes na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Montar

Colocar-se sobre (uma cavalgadura).
Colocar sobre.
Fornecer o que é preciso a; estabelecer: _montar uma fábrica_.
Ser capaz de conter ou abranger.


Montar

Pôr-se a cavalo.


Montar

Ter importância, importar: _que monta isso_?


Montar

Dar lanço em leilão.
Importar ou valer; atingir.


Montar

Elevar-se a certa quantia ou valor: _a despesa montou a dez contos_.


Montar

Apascentar ou fazer lenha em montes.


Montar

Pôr-se a cavalo.
Colocar-se sobre alguma coisa, como sobre um cavalo.

Antes de se emancipar à categoria de Cidade, o território de Dom Expedito Lopes, no Estado do Piauí, era uma grande fazenda cujos proprietários sesmeiros eram da cidade de Oeiras, donde era termo. A fazenda de nome "Cabeça" era referenciada pelo pico de serra em formato de um imponente busto humano, que sobressaía além das matas verdes da época. Atualmente pode ser localizada às margens da rodovia BR-316, próximo ao atual povoado Buriti Grande. A referida Serra era ponto de referência e denominou o nome da Fazenda "Cabeça", depois povoado do mesmo nome, que pertencia ao termo de Oeiras/PI. Esta fazenda se emancipou em 1963 para município de Dom Expedito Lopes/PI. O local também era ponto de descanso dos escravos, que naquela época (entorno de 1700 e 1800) faziam uso do direito de folgar aos domingos (mesmo assim, obrigados a ir à missa pela manhã). Ao lado da serra havia correnteza com pequenas cachoeiras, cuja rodovia divide o local, de uma a Serra, e do outro, as marcas da correnteza, atualmente seca. O local ficou conhecido como "Saco dos Negros". Naquela época, a terminologia "saco" tinha também o significado de "tolerância", ou seja, o limite que o saco comporta até a boca e não tolera, não cabe mais nada. "Saco dos Negros" era o local onde os escravos negros podiam ficar livremente sem tolerar os castigos corporais e do trabalho. (Edvaldo Martins de Carvalho, martinsvalto@gmail.com)
Município de Dom Expedito Lopes
"Cabeço"BandeiraBrasão indisponívelHino
Aniversário5 de abril
Fundação1963
Gentílicodom expedito lopense
LemaProgresso
Prefeito(a)Valmir Barbosa de Araújo (PDT)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Dom Expedito Lopes no PiauíDom Expedito Lopes Localização de Dom Expedito Lopes no Brasil
06° 57' 32" S 41° 38' 27" O06° 57' 32" S 41° 38' 27" O
Unidade federativaPiauí
MesorregiãoSudeste Piauiense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoPicos IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesSanta Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Ipiranga do Piauí, Picos
Distância até a capital288 km km
Características geográficas
Área219,070 km² [2]
População6Â 587 hab. IBGE/2010[3]
Densidade30,07 hab./km²
ClimaTropical
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,635 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 25Â 972,981 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3Â 864,45 IBGE/2008[5]Dom Expedito Lopes é uma cidade do estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense.
A origem do município se deu em homenagem a D. Francisco Expedito Lopes que foi o primeiro Bispo de Oeiras sendo a sua posse no ano de 1949.
O município tem 6.569 habitantes e 219,072Â km². Foi criado em 1963, a partir de sua emancipação da cidade de Oeiras.
Bastante conhecida pela produção e beneficiamento de frutas como buriti e caju, assim como pela exportação da castanha de caju para outros estados, e até países. Dom Expedito Lopes, também chamado de D.E.L. por seu habitantes é uma bela cidade, tranquila e pacata, buscando sempre formar bons cidadãos através da educação (uma das melhores do estado) e do esporte.
Uma de suas maiores características é a grande rivalidade política entre a população,que no período das eleições municipais se divide entre "rabo fino" e "boca preta".
O maior evento cultural é a realização dos festejos de São João Batista, no bairro Codó. Anualmente temos também o DELFOLIA (carnaval fora de época) e a Festa do Caju, geralmente no mês de novembro de cada ano.
A cidade é composta pelos bairros: Centro, Codó, Alto da Bela Vista, Alto da Boa Vista, Pequis, Cajueiro e Novo Cajueiro. Também há as localidades Mirolândia, Baixa Grande, Baixa do Juazeiro, Baixa das Carnaíbas, Baixa do Varandado, Saco do Agreste, Buriti Grande, Sitiozinho e Gaturiano.Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â
Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.