desenvolvimento websites guabiruba em Iporã do Oeste


Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Iporã do Oeste na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Município de Iporã do Oeste
"Água boa"Bandeira indisponívelBrasão indisponívelHino
Aniversário1 de junho
Fundação1988 (31Â anos)
Emancipação1 de junho de 1989
Gentílicoiporã-oestino[1]
LemaCom empenho, justiça e trabalho implantaram eternos primores
Prefeito(a)Lúcio Mallmann (PMDB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Iporã do Oeste em Santa CatarinaIporã do Oeste Localização de Iporã do Oeste no Brasil
26° 59' 16" S 53° 32' 06" O26° 59' 16" S 53° 32' 06" O
Unidade federativaSanta Catarina
MesorregiãoOeste Catarinense IBGE/2008[2]
MicrorregiãoSão Miguel do Oeste IBGE/2008[2]
Municípios limítrofesMondaí, Riqueza, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Descanso
Distância até a capital790Â km
Características geográficas
Área202,369 km² [3]
População8Â 930 hab. Estimativa de 2017
Densidade44,13 hab./km²
Altitude557 m
ClimaMesotérmico Cfa
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,759 alto PNUD/2010[4]
PIBR$ 117Â 808,929 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 14Â 088,61 IBGE/2008[5] Vista parcial da área urbana do município de Iporã do Oeste. 2
Cidade vista de longe
Nevoeiro fotografado do alto da R.Monte Alverne, ~607 metros acima do nível do marIporã do Oeste é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Sua população em 2015 era de 8 823 habitantes.
Índice1 Topônimo
2 História
3 Turismo
4 Economia
5 Geografia
6 Festas e atrações
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externasTopônimo[editar | editar código-fonte]
"Iporã" é um termo de origem tupi que significa "rio bonito", através da junção dos termos 'y (rio) e porang (bonito).[6] Uma alusão à boa água encontrada pelos primeiros colonizadores nas matas repletas de araucárias do município[carece de fontes?]. Mata de araucárias em meio a área urbana
História[editar | editar código-fonte]
O povoamento da região de Iporã do Oeste teve início em 1926. Um ano antes, a localidade, que ainda se chamava Vila Pinhal, recebeu a Coluna Prestes.
Seus primeiros colonizadores foram descendentes de imigrantes alemães e italianos, atraídos pela abundância de araucárias e pela excelente qualidade da água.
Em 13 de novembro de 1953, Pinhal tornou-se distrito de Mondaí e recebeu o nome de Iporã. Com a emancipação político-administrativa, em 1988, um plebiscito decidiu pela adoção do nome atual.Turismo[editar | editar código-fonte]
Os habitantes divertem-se nos clubes sociais e a cultura é valorizada nos grupos de dança folclórica, do grupo de patinação Asas da Liberdade, da Associação Coral Iporã do Oeste, das bandinhas e do CTG Herança Pampeana. Vista parcial da área urbana do município de Iporã do Oeste
Economia[editar | editar código-fonte]
A principal atividade econômica do município é a agropecuária, com destaque para a agricultura familiar. Planta-se fumo, soja, mandioca e frutas cítricas. A criação não é diversificada, apenas cria-se gado de leite, suínos e aves. O setor industrial inclui artefatos de cimento, erva mate, esquadrias, construção civil, farinha de milho e trigo, embutidos, panificação e confeitaria, vestuário, artesanato, móveis, cerâmica; implementos agrícolas e refrigeração. Área rural do município de Iporã do Oeste
Geografia[editar | editar código-fonte]
Iporã do Oeste está localizada a uma altitude de 557 metros acima do nível do mar, na Latitude de 26º98?8?, e na Longitude de 53º53?5? a Oeste de Greenwich. O clima é subtropical, com temperaturas máxima de 28°C, mínima de ?4, C e média de 18°C. Frequentemente ocorrem geadas no município. O solo é do tipo terra roxa estruturada, Citossolo e Cambissolos. O relevo é constituído de planalto de superfícies planas, onduladas e montanhas fortemente dissecadas, de formação basáltica. A vegetação predominante é de mata nativa, embora bastante prejudicada pela devastação, e composta de grápia, cedro, canafístola, angico, rabo-de-bugio, açoita-cavalo, louro, canela, mamica-de-canela e canjerana. Já o reflorestamento é composto de eucalipto e pinus. Existem, ainda, as áreas agricultáveis. A hidrografia é representada por inúmeros lajeados e riachos, todos desembocando no Rio Uruguai. Paisagem invernal na área rural do município
Festas e atrações[editar | editar código-fonte]
FAIC ? Feira Agropecuária, Industrial e Comercial.Referências? História de Iporã do Oeste no site do IBGE? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 15 de fevereiro de 2014Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010Â ? NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de municípios de Santa Catarina por data de criação
Lista de municípios de Santa Catarina por população
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Página da Prefeitura
Página da Câmara dos Vereadores Geada em Iporã do Oeste Foto panorâmica de Iporã do Oeste
vdeRegião Metropolitana do Extremo Oeste  Núcleo metropolitanoBandeirante * Barra Bonita * Belmonte * Cunha Porã * Descanso * Dionísio Cerqueira * Flor do Sertão * Guaraciaba * Guarujá do Sul * Iporã do Oeste * Iraceminha * Itapiranga * Maravilha * Paraíso * Princesa * Romelândia * Santa Helena * São João do Oeste * São José do Cedro * São Miguel do Oeste * Tunápolis  Área de expansãometropolitanaAbelardo Luz * Anchieta * Bom Jesus * Bom Jesus do Oeste * Caibi * Campo Erê * Coronel Martins * Entre Rios * Formosa do Sul * Galvão * Ipuaçu * Irati * Jardinópolis * Modelo * Mondaí * Novo Horizonte * Ouro Verde * Palma Sola * Riqueza * Saltinho * Santa Terezinha do Progresso * Santiago do Sul * São Bernardino * São Domingos * São Lourenço do Oeste * São Miguel da Boa Vista * Tigrinhos Santa Catarina,  Brasil
Portal do Brasil Portal de Santa Catarina

POSTAGENS RELACIONADOS


DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM IPU


desenvolvimento websites guabiruba em Ipu

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Ipu na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM IPUAÇU


desenvolvimento websites guabiruba em Ipuaçu

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Ipuaçu na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM IPUÃ


desenvolvimento websites guabiruba em Ipuã

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Ipuã na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO

DESENVOLVIMENTO WEBSITES GUABIRUBA EM IPUBI


desenvolvimento websites guabiruba em Ipubi

Encontre desenvolvimento websites guabiruba em Ipubi na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

LER ARTIGO