desenvolvimento sistema em Sanharó


Encontre desenvolvimento sistema em Sanharó na Web4business - Desenvolvimento de Sistemas e Sites Personalizados.

Desenvolvimento

Acto ou efeito de desenvolver.
Crescimento.
Ampliação.
Minuciosidade.


Sistema

Conjunto de partes, coordenadas entre si.
Conjunto de partes similares.
Forma de governo ou constituição política ou social de um Estado: _sistema republicano_.
Combinação de partes, por forma que concorram para certo resultado.
Plano.
Modo de coordenar as noções particulares de uma arte, ciência, etc.
Modo, hábito, uso: _o meu sistema de vida_.
Método.
Conjunto de leis ou de princípios, que regulam certa ordem de fenómenos: _o nosso sistema planetário_.
Conjunto de intervalos musicais elementares, compreendidos entre os dois limites sonoros extremos, apreciáveis ao ouvido.

Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.?Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Sanharó
Bandeira indisponívelBrasão indisponívelHino
Aniversário24 de dezembro
Fundação1948 (71Â anos)
Gentílicosanharoense
Prefeito(a)Heraldo de Sidônio (PSB)(2017 – 2020)
Localização
Localização de Sanharó em PernambucoSanharó Localização de Sanharó no Brasil
08° 21' 39" S 36° 33' 57" O08° 21' 39" S 36° 33' 57" O
Unidade federativaPernambuco
MesorregiãoAgreste Pernambucano IBGE/2008[1]
MicrorregiãoVale do Ipojuca IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesBelo Jardim(ao leste) e Pesqueira(ao oeste)São Bento do Una
Distância até a capital196Â km
Características geográficas
Área256,183 km² [2]
População24Â 556 hab. estatísticas IBGE/2014[3]
Densidade95,85 hab./km²
Altitude653 m
ClimaSemiárido BSh
Fuso horárioUTC?3
Indicadores
IDH-M0,603 médio PNUD/2010[4]
PIBR$ 126 444 mil IBGE/2012[5]
PIB per capitaR$ 5Â 522Â 55 IBGE/2012[5]Sanharó é um município brasileiro do estado de Pernambuco.Índice1 História
2 Geografia
3 Economia
4 Turismo
5 Cultura
6 Esporte
7 Referências
8 Ligações externasHistória[editar | editar código-fonte]
As terras onde hoje se localizam o município pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. No início do século XVIII, foi fundada a povoação de Sanharó por José Francisco Leite, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.
O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.
O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.Geografia[editar | editar código-fonte]
Localiza-se a uma latitude 08º21'38" sul e a uma longitude 36º33'56" oeste, estando a uma altitude de 653 metros. Sua população estimada em é de 17.627 habitantes. Possui uma área de 256Â km².
Sanharó é banhado pelo rio Ipojuca, que mais além deságua no Oceano Atlântico.Economia[editar | editar código-fonte]
Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, é conhecida como a cidade do queijo e do leite. Turismo[editar | editar código-fonte]
Dentre as maiores festas está a do padroeiro; Sagrado Coração de Jesus, realizada no mês de outubro e do co-padroeiro; São Sebastião que se realiza no mês de fevereiro.
Pelo mês de setembro realiza-se a feira do leite, com vaquejadas, concurso leiteiro, rodeios e show ao vivo.
Outra atração da cidade é a Festa do Beco. Realizada sempre na última semana do ano. Participam pessoas de todas as idades, e de todas as tendências políticas e de várias condições sociais. É uma Festa exclusiva para homens. Nesse mesmo período do ano, a cidade também abrigava a divertida Festa do Peba, que também recebia com muito bom gosto as mulheres da cidade, especialmente as esposas dos frequentadores da Festa do Beco. Outra festa anárquica/etílico é de "sancoquinho", realizada sempre depois da festa de São Sebastião.
No mês de maio acontece a cavalgada das amazonas, reunindo mulheres de todos os municípios vizinhos. Já no mês de setembro é a vez dos homens colocarem suas montarias. O importante é que em ambas, terminam todos juntos numa grande festa.
No mês de junho acontece a Festa do Curral, que é uma grande confraternização de amigos no curral de gado da cidade onde acontece durante o ano inteiro nas teças feiras a tradicional feira de gado. Festa regada a musica regional e muita alegria.
Também no mês de junho acontece festas do São João, nos 4 sábados do mês cantores famosos vem animar a cidade, as festas de São João de Sanharó é um destaque nas cidades do interior, assim convidando gente de toda região.Cultura[editar | editar código-fonte]
O município tem forte tradição na música, possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos grandes e eternos músicos Manuel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino.
Em 1956 sobre a regência do grande mestre Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o "Salve a Retreta", e sob o solo de clarinetas em "O Guarani" de Carlos Gomes, conquistou o título de "Segunda Melhor Banda do Interior", falou-se até que merecia o primeiro lugar, conquistado pela Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima.
Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros de Sanharó, que nos trazem toda a tradição e emoção dos tiros de bacamarte e espalham cultura e por onde passam. Possui também dentre outras coisas, o grupo de Coco da Barriguda; o bloco da porca e as as orquestras de frevo no carnaval; o Palhoção do Povo e as quadrilhas no São João; e a grandiosa Feira do Leite, que acontece todos os anos.
Todos os anos no município acontece o espetáculo da Paixão de Cristo, uma peça realizada por atores da cidade sob a direção de Tcharles Henrique Amorim da Silva o professor de teatro, música, e dança da cidade. Jovens da cidade ensaiam para em dois dias realizar o espetáculo e convida à todos para irem assistir.
Também realizado pelo professor Tcharles Henrique Amorim da Silva a cidade tem um grupo de quadrilha estilizada, a Quadrilha Arrasta-pé, que todos os anos compete em várias cidades e já foi premiada em muitas competições.Em 2019,após o desligamento de alguns brincantes da junina citada acima, através do Coordenador do SCFV (adolescente) Kaique Mello, surge a quadrilha RAÍZES DO NORDESTE. Que conta ainda com a coordenação de Lina Paiva, Wallace Santos e Victor Wesley.
A RAÍZES vem para seu primeiro São João com ajuda externa, que é do ator/bailarino/diretor artístico e roteirista, Calvin Santana, Recifense, 24 anos, veio à convite do Kaique Mello para dar seguimento ao projeto junino do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) adolescente, que atende jovens e adultos.
Com a ajuda da prefeitura a cidade também realiza um concurso de quadrilha todos os anos, onde quadrilhas estilizadas podem vir e participar.Esporte[editar | editar código-fonte]
O município realiza todos os anos o campeonato rural, com times da cidade.
Na cidade tem a seleção que os melhores jogadores com até 20 anos são escalados para jogar na copa do interior, uma competição com os melhores jogadores do interior. Em 2017 a seleção de sanharó chegou na semi-final do campeonato, onde foi desclassificado na cidade de Cachoeirinha.
Existe os campeonatos também realizado pela prefeitura do município de futsal masculino e feminino. Referências? a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008Â ? IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010Â ? «Estimativa Populacional 2014». Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014Â ? «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013Â ? a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2014Â
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Confederação Nacional de Municípios
Ministério das Minas e Energia, 2005. Diagnóstico do município de Sanharó. Projeto Águas.
IGGE Cidades@
IBGE. Documentação Territorial do Brasil
Portal do Brasil
Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.